conecte-se conosco


Cidades

Alerta no ES: pode chover em um dia o esperado para um mês

Publicado

O volume de chuvas previsto para o período desta quarta-feira (19) até quinta-feira (20) pode atingir 100 milímetros no Espírito Santo, o esperado para o mês de março inteiro.

As informações foram repassadas nesta quarta durante a coletiva do Corpo de Bombeiros, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec).

Com o risco de grande precipitação de chuva, a Defesa Civil emitiu cinco alertas para tempestades de raios e chuvas intensas. A chuva mais intensa deve ocorrer nas regiões do Caparaó, Serrana e Sul do Estado.

O meteorologista Mauro Bernasconi, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), disse que em alguns locais a previsão de chuva é de 140 e 150 milímetros no mês de março.

Além disso, são esperadas chuvas de condição convectiva, ou seja, que se formam rapidamente.

São núcleos intensos, que possuem capacidade de gerar acumulados expressivos que tragam risco à população, descreve o meteorologista do Simepar.

Chuva esperadas se “retroalimentam”

Bernasconi descreve que as chuvas esperadas possuem a característica de se “retroalimentarem”, ou seja, são chuvas seguidas de evaporação e retroalimentação das nuvens.

Leia mais:  Gestão Financeira é tema de palestra on-line para empreendedores capixabas

“Tem muito calor disponível em superfície e esse calor faz com que as nuvens se retroalimentem, ou seja, ficam, de certa forma, estacionárias em certos locais”.

Ainda conforme o meteorologista, o principal risco das chuvas estacionárias é a formação de acumulados de chuva em pontos específicos do Espírito Santo. “Seja nos grandes centros urbanos ou cabeceiras de rio, e isso pode trazer bastante risco para a população”.

Corpo de Bombeiros emite orientações

Diante da previsão de fortes chuvas no Espírito Santo, o diretor de Operações do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcio Rodrigues, divulgou algumas orientações para a população.

  • A população deve estar atenta aos níveis de rios e fortes chuvas;
  • Caso percebam sinais de estalos na estrutura, movimento de massa ou afundamento na rua é necessário que os moradores saiam de áreas de risco;
  • Em casos de urgência e emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil Municipal ou Defesa Civil Geral com o número de telefone 199.

Leia mais:  MPES ajuíza ação e município de Montanha terá de solucionar emissão de resíduos sanitários
publicidade

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  MPES ajuíza ação e município de Montanha terá de solucionar emissão de resíduos sanitários

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

Cidades

Jaguaré marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

A Quinta Conferência Intermunicipal da Pessoa Idosa foi realizada em Conceição da Barra e contou com a comitiva de Jaguaré; evento contou com quase duzentos participantes e debateu políticas públicas para a pessoa idosa

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no último dia 24 de abril, na sede do Cras Quilombola, em Conceição da Barra. O tema da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, especialmente o público idoso.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguaré, em parceria com os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. A comitiva jaguarense contou com 35 participantes, entre idosos, profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow e os vereadores Elizeu Ribeiro, Dunga do São Roque e Ricardo Barros.

Leia mais:  ‘Verão Juventudes’ ouve jovens na Praia do Morro em Guarapari

Promoção dos direitos do idoso

“O principal objetivo do encontro foi promover a participação da sociedade, identificando os desafios do envelhecimento em nossos municípios. Também estamos focados em construir ações de igualdade no sentido de defender esse público, bem como promover os direitos e a cidadania de pessoas idosas, a partir da relação com a sociedade”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow.

O encontro teve como objetivo a discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à garantia dos direitos da população idosa. Durante os debates, foram elaboradas propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025.

Participação

“Os encaminhamentos se concentraram principalmente na melhoria da acessibilidade para idosos, com ênfase no transporte público e na adequação das estruturas urbanas. Buscamos propostas que promovam a inclusão e assegurem a participação ativa dos idosos em todos os espaços da sociedade”, afirmou a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaguaré, Orlania Rosa Câmara.

Ao final do evento, foram eleitos delegados e suplentes dos três municípios para representar suas respectivas cidades na conferência estadual. Conforme destacou a secretária Soriana Stabenow, as propostas apresentadas refletem o compromisso dos municípios com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas as idades.

Leia mais:  Online: leilão do Detran-ES tem carros e motos com lance inicial a partir de R$ 1,5 mil

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana