conecte-se conosco


Cidades

Alerta para mais chuva forte e raios a partir desta quinta-feira no Espírito Santo

Publicado

Previsão do Climatempo é para muitas pancadas de chuva ao longo do dia, além de raios e vento forte. Mau tempo deve continuar até o domingo (21)

A forte chuva que chegou ao Espírito Santo no início desta semana deve continuar pelo menos até o domingo (21).  Nesta quinta-feira (18), a previsão é para muitas pancadas de chuva ao longo do dia, acompanhadas de raios e vento forte. O risco de temporais aumenta à tarde e à noite em todo o Estado. 

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) também faz alerta para mais chuva nesta quinta-feira (18), que pode vir acompanhada de trovoadas e rajadas de vento. Na Grande Vitória, apesar do tempo chuvoso, o dia segue abafado e com temperatura mínima de 24 °C e máxima de 33 °C.

TEMPORAIS ATÉ DOMINGO

Segundo o Climatempo, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se organiza e ganha força sobre o Sudeste do Brasil, favorecendo a intensificação de áreas de instabilidade sobre a região que vão espalhar muitas nuvens carregadas sobre o Espírito Santo.

Entre a sexta-feira (19) e o domingo (21) este padrão meteorológico segue configurado e ainda ajuda na formação de muitas nuvens carregadas, mantendo alta as condições de chuva frequente e volumosa, ainda com risco alto de temporais pontuais (quando podem ocorrer raios e vento forte, com rajadas entre 50 e 70 km/h).

Há um alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamentos de terra e queda de barreira em áreas de encosta e queda de árvores, interrupção de energia e destelhamento de imóveis durante os eventos de tempestades.

PREJUÍZOS

Uma forte chuva, com direito a trovoada, atingiu parte do Espírito Santo na noite desta quarta-feira (17). Na Grande Vitória, diversas ruas ficaram alagadas e, em algumas regiões, houve registro de queda de energia elétrica, por causa dos trovões, além de queda de árvores e destelhamento de casas e hospitais.

Leia mais:  MPES requer afastamento do prefeito de Marataízes
publicidade

Cidades

SPTC começa emissão do novo modelo de Carteira de Identidade

Publicado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), realizou as adaptações necessárias para iniciar a emissão do novo modelo de Carteiras de Identidade (RG), em conformidade com a Resolução Federal. A partir desta segunda-feira (1º), os cidadãos que solicitarem o documento de identificação passarão a receber o modelo novo, totalmente reformulado.

“É importante lembrar que a solicitação da nova carteira não é obrigatória, pois as identidades do modelo antigo continuam tendo validade em todo o território nacional. A substituição dos documentos pelo novo modelo será feita de forma gradual. Portanto, não é necessário ter pressa em pedir o documento novo”, frisou o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda.

O novo modelo contém todas as informações que já existiam nas carteiras de Identidade antigas, e foi acrescido de outras informações relevantes sobre o cidadão. A cédula também conta com recursos de segurança mais eficientes, para evitar falsificações.

“Foto, nome, filiação, data de nascimento, CPF, entre outras informações, são dados que já estamos habituados a encontrar no atual RG. Outros dados foram acrescidos, um que inclui um Código QR, que serve de comprovação de autenticidade do documento e dificulta falsificações”, afirmou o superintendente de Polícia Técnico-Científica, perito Renato Koscky Junior.

Além disso, o chefe do Departamento de Identificação (DEI), perito João Carlos Quemelli, explicou que alguns campos podem ser acrescidos, a pedido do cidadão. “A nova cédula de identificação poderá incluir o PIS, PASEP/NIS; CPF; DNI; título de leitor, identidade funcional/profissional; tipo sanguíneo e fator RH; carteira de trabalho; número de cartão social de saúde; certificado militar; condições específicas de saúde; nome social, sendo que todos esses campos não são obrigatórios”, disse.

Quemelli esclareceu ainda, que os requerimentos para o preenchimento dos dados não obrigatórios serão feitos por meio de formulários específicos, disponíveis para a população nos postos de identificação. No caso de inclusão de nome social, é necessário que o requerente seja maior de idade, caso contrário, será necessária a autorização de um responsável legal. Já com relação ao campo sobre condição especial de saúde, a SPTC ainda aguarda a Regulamentação Federal.

Como solicitar o novo RG?

Leia mais:  MPES requer afastamento do prefeito de Marataízes

O procedimento para dar entrada na Carteira de Identidade continua do mesmo jeito, lembrando que não é obrigatório tirar um novo documento, pois o modelo antigo continua válido em todo o território nacional.

Cidadãos que precisam de uma identidade podem fazer a solicitação nos Postos de Identificação espalhados pelo Estado. A primeira via de Carteira de Identidade é emitida gratuitamente. A segunda via tem custo de R$ 61,98.

Informações sobre documentos necessários, agendamento eletrônico e outras podem ser verificadas no link <https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg> ou pelo telefone 3382-5024.

Continue lendo

Cidades

Linhares: Secretaria de Educação abre inscrições com oferta de mil vagas para seis formações

Publicado

A Secretaria de Educação de Linhares está com mil vagas abertas para os servidores municipais da rede municipal de ensino interessados em participar de uma das seis formações continuadas que serão ofertadas pelo Município. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (1º/3) e devem ser realizadas pelo link http://linhares.sisp.com.br/login. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Os servidores podem se inscrever em umas das seguintes capacitações: Transtorno de Aprendizagens e Neuroeducação: Novos horizontes (30h); Neuroeducação e processos de aprendizagens (40h); Libras para todos: Inclusão, cidadania e acessibilidade – nível 1 (50h); Libras para todos: Ampliando o conhecimento – nível 2 (50h); Libras para todos: Consolidando a aprendizagem – nível 3 (50h); e Literatura surda: Estudo e prática – nível 2 e 3 (20h).

Para realizar a inscrição é necessário escolher a formação e inscrever na data e horário disponíveis.  Quem já possui cadastro no Portal de Cursos deve acessar informando o CPF e/ou email e senha. Quem ainda não possui o cadastro é necessário clicar em “cadastre-se” para realizá-lo.

A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, informou que esses são os primeiros cursos formatados para o ano de 2021. “Temos planejado diversas formações para este ano e, em breve, abriremos as inscrições para os cursos de Metodologias Ativas e Ensino Híbrido, direcionado a todos os professores, Trilhas, para os professores de Alfabetização e Neurociência Aplicada à Educação para todos os profissionais da rede municipal de ensino”, explicou a secretária.

O acesso do encontro remoto será disponibilizado somente pelo link http://linhares.sisp.com.br/login. A liberação da aula aos cursistas ocorrerá 30 minutos antecedentes ao encontro e a presença estará vinculada ao acesso pelo portal. O certificado será emitido 30 dias após o término da formação, mediante a avaliação contida no Portal de Cursos na aba Questionário.

Curso e respectivas vagas:

– Transtorno de Aprendizagens e Neuroeducação: Novos horizontes – 300 vagas;

– Neuroeducação e processos de aprendizagens – 200 vagas;

– Libras para todos: Inclusão, cidadania e acessibilidade, nível 1 – 200 vagas;

– Libras para todos: Ampliando o conhecimento, nível 2 – 100 vagas;

– Libras para todos: Consolidando a aprendizagem, nível 3 – 100 vagas;

– Literatura surda: Estudo e prática, nível 2 e 3 – 100 vagas.

Leia mais:  Estudantes capixabas são classificados para Programa Jovem Parlamento Brasileiro
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana