conecte-se conosco


Política e Governo

ALES reconhece trabalho de lideranças evangélicas no ES

Publicado

Sessão solene aconteceu na última sexta-feira (29) foi realizada em alusão ao Dia da Proclamação do Evangelho

A Assembleia Legislativa (Ales) realizou na tarde desta sexta-feira (29) Sessão Solene em alusão ao 31 de outubro – Dia da Proclamação do Evangelho.  Houve a entrega da Comenda do Mérito Legislativo Pastor Oliveira de Araújo, destinada a homenagear lideranças religiosas evangélicas que se destacam no exercício de ministérios e funções pastorais no Espírito Santo. 


Ao todo, 30 pastores foram selecionados para receber a medalha num reconhecimento oficial do Legislativo estadual à importância do trabalho pastoral realizado.

O proponente da Solene, deputado Alcântaro Filho (Republicanos) ao destacar a relevância do Dia da Proclamação do Evangelho considerou que os evangélicos vivem um contexto “muito difícil”. Conforme disse, a missão evangélica estaria sendo prejudicada por limitações impostas por legislações e avanços de novos costumes, músicas e conteúdos de internet contra as igrejas, amparados no apoio da “grande mídia”.

“Nunca vimos no Brasil avanços tão grandes contra a igreja de Deus, mas eles não prevalecerão, a proclamação do Evangelho vencerá”, afirmou. 

Leia mais:  Freitas visita obras do Governo no Norte e diz que estão prestes a acabar

Apoio 

O discurso de Alcântaro foi reforçado pela fala do pastor Bruno Caetano Simplício, da Igreja Batista Atitude Vitória, ao declarar que os fieis evangélicos continuarão sendo atacados nas redes sociais e em muitos outros lugares. 

“Mas aquele que abre uma porta que ninguém pode fechar é o Deus a quem servimos; por isso não temos que melhorar o nosso discurso, temos simplesmente que pregar a verdade”, acrescentou em meio à leitura de várias passagens da Bíblia. 

O pastor Evaldo Carlos dos Santos, da 1ª Igreja Batista da Praia da Costa, falou em nome dos homenageados, agradecendo o Parlamento estadual e o deputado Alcântaro Filho pelo reconhecimento à importância do trabalho religioso realizado por todos os que receberam a comenda. 

Reforma 

O Dia Nacional da Proclamação do Evangelho foi instituído pela Lei nº 13.246, de 12 de janeiro de 2016. 

O dia 31 de outubro simboliza o início da Reforma Protestante, quando o monge alemão Martinho Lutero afixou 95 teses teológicas na porta da igreja do castelo de Wittënberg. 

Leia mais:  Governo do Estado entrega obras e serviços na área de saneamento e saúde, em Guarapari

Homenageados 

Pedro Sergio Noia (Bruno Simplício)
Ronei Gomes e Lima
Valmir Lima Santos
Severino José Quirino
Claudio Fernandes Pereira de Abreu
Evaldo Carlos dos Santos 
Bruno Caetano Simplicio
José Nildo Gomes
Ismael Anderson Gomes da Silva
Uziel de Jesus
Orlando Luiz de Carvalho
Alcilesio Pedro Santos
Eduardo Júlio Tonoli
João Manoel Rodrigues
Eduardo Vieira Gomes
Delano Maia dos Santos
Robson Belisário Couto
Orlando Carrafa dos Santos
Osmano Amaral Candido
Josemar Rissi
John  Richard Nobre Campos
Apostolo Jair de Oliveira
Jorge Daniel de Assis
Augusto César Silva Matos
Miguel Ramos
Valdo Ribeiro Dos Santos
William Teixeira Barcellos
Roberto Carlos Rosa Santos
Miqueias Holz
Alvaro Bertoni de Lima

publicidade

Política e Governo

Gandini quer garantir por lei distribuição de uniformes gratuitos aos estudantes

Publicado

Deputado vai retomar tramitação de projeto apresentado em 2023, agora com o objetivo de tornar o benefício anunciado pelo governo Casagrande um direito permanente dos estudantes capixabas

A distribuição gratuita de 200 mil uniformes escolares para alunos da rede pública estadual, anunciada na semana passada pelo governador Renato Casagrande (PSB), tem origem em uma proposta apresentada em 2023 pelo deputado estadual Fabrício Gandini (PSD). O parlamentar comemora a decisão do governo de tornar a iniciativa uma política pública e afirma que vai retomar a tramitação do Projeto de Lei nº 356/2023 para garantir que o direito dos estudantes seja preservado em lei.

“Quando protocolei esse projeto, pensei nos milhares de alunos que enfrentam dificuldades para ter um uniforme digno. Agora, com o anúncio do governo, esse sonho começa a se tornar realidade. Mas quero ir além: vamos garantir esse direito no papel, para que nunca mais possa ser retirado”, afirmou Gandini.

De acordo com o governo do Estado, serão oferecidos dois kits de uniforme — que conta com camisetas, calça e bermuda tactel. As peças serão distribuídas gratuitamente a partir de 2026 para estudantes do ensino médio.

Leia mais:  Governo anuncia pacote de investimentos de R$ 50 milhões para escolas da Rede Estadual

O modelo, inclusive, será escolhido por meio de uma consulta on-line com os próprios alunos, que apresentaram cinco propostas de design. Para votar, basta acessar o site da Secretaria de Estado da Educação (www.sedu.es.gov.br), até o dia 26 de maio.

Hoje, os alunos precisam comprar seus uniformes, que chegam a custar até R$ 45 por peça.

“Tem aluno que vai para escola se alimentar. A medida representa mais do que um benefício material: é um ato de valorização da educação pública. Garantir o uniforme é garantir dignidade, pertencimento e igualdade”, destacou o deputado.

Gandini também defende que o programa avance e inclua a distribuição de calçados escolares. “Essa é mais uma etapa que precisamos alcançar. A escola pública precisa acolher com dignidade, e o uniforme completo é um símbolo disso”, finalizou.

O Projeto de Lei 356/2023 estava parado na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa, mas voltou a tramitar ontem, após o parecer do relator, Dary Pagung (PSB), favorável à constitucionalidade, ter sido aprovado por unanimidade pelos membros do colegiado.

Leia mais:  Laboratório do Idaf terá sistema on-line para resultados de análise da qualidade do leite

Com o anúncio do governo, Gandini fará ajustes para adequar o texto à nova política estadual, sem abrir mão da consolidação do benefício como direito permanente dos estudantes.

Continue lendo

Política e Governo

Sala de teleconsultas é inaugurada na Serra e deve atender moradores de 24 cidades

Publicado

A sala de teleconsultas atenderá, inicialmente, Gastroenterologia Adulto. Consultas serão feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h

A sala de teleconsultas que atenderá a população da Serra e de outras 23 cidades da região foi inaugurada nesta segunda-feira (19). O ambiente está localizado no Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), em Jardim Limoeiro.

A inauguração faz parte de uma ação do governo do Estado, que, por meio da Secretaria de Saúde estadual (Sesa), está implantando salas de teleconsulta em todo o Espírito Santo. Estiveram presentes no evento o governador Renato Casagrande e outras autoridades municipais e estaduais.

Teleconsultas em 15 especialidades médicas

A sala da Serra recebeu um investimento de 14,46 milhões para o serviço na Região Metropolitana de Saúde e ofertará, inicialmente atendimentos em gastroenterologia adulto, com 24 consultas previstas. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Entretanto, o projeto é para 15 especialidades médicas entre atendimento adulto (angiologia cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, urologia e endocrinologia) e pediatria (cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia e psiquiatria).

Leia mais:  Governo do Estado entrega novas instalações da Divisão de Homicídios de Vila Velha

De acordo com Sesa, até o final de maio todos os municípios da Região Metropolitana deverão concluir a implantação de suas salas de teleconsulta. Segundo o governador, a tecnologia é um aliado essencial para melhorar os atendimentos no estado, nesses casos.

Queremos que todos os municípios tenham salas para atendermos as pessoas com menor tempo de espera. Em algumas especialidades médicas há dificuldade em achar profissionais. Assim, a teleconsulta figura como uma opção de ampliar ao médico especialista. Essa é uma forma de adiantar uma consulta ou encaminhamento. Ao todo, estamos ofertando 10 mil consultas para a Região Metropolitana de Saúde.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana