conecte-se conosco


Moda e Beleza

Alisar o cabelo pode custar a vida. Conheça os riscos do formol

Publicado

Mulher morreu após fazer uma escova progressiva e reacendeu o debate sobre o uso do componente químico nos salões de beleza

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 35% dos fiscais que atuam nos estados e municípios relataram ter encontrado o uso irregular de formol em alisantes. No último dia 16, Leidiane Ferreira dos Santos, de 31 anos, morreu após fazer escova progressiva e, apesar de a causa ainda não ter sido confirmada, os médicoas afirmaram que havia grandes quantidades da substância no corpo da mulher.

 Leidiane Ferreira dos Santos morreu após progressiva

Leidiane Ferreira dos Santos morreu após progressiva

A dermatologista Natasha Crepaldi explica os riscos de realizar o procedimento. “Os sintomas da intoxicação são variados e podem aparecer como fortes dores de cabeça, vertigem, dor de garganta, tosse, redução da frequência respiratória”. No caso de Leidiane, ela chegou a ficar internada com sintomas de falta de ar, queimação pelo corpo e irritação na pele.

A dermatologista também alerta para o risco fetal e cancerígeno da substância. “Não adianta procurar no rótulo, porque a substância tem muitos nomes diferentes. Na dúvida, pedir para ver a certificação dos produtos que, regulamentados, têm o número de registro da Anvisa”.

De acordo com o artigo 273 do Código Penal, o uso de formol é considerado infração sanitária e crime hediondo. No entanto, a especialista destaca a importância de procurar locais seguros e profissionais bem qualificados, com boa reputação, já que não é raro os produtos serem alterados com um pouco da substância para ter a ação pontecializada.

A Polícia Civil considera a morte por alergia a produtos químicos da escova progressiva como uma das causas mais prováveis da morte da mulher.

Outra substância perigosa

De acordo com a Anvisa, o glutaraldeído (glutaral) é outra substância usada de forma irregular para alisar cabelos. Por ter a composição química semelhante à do formol, os riscos para a saúde também são parecidos.

A coordenadora de Serviços de Interesse para a Saúde da Anvisa, Alice Souza, fala sobre os malefícios do formol.

Leia mais:  5 estampas que nunca saem de moda
publicidade

Moda e Beleza

Pele oleosa no verão: saiba o que usar e como cuidar

Publicado

Meses com maior intensidade de radiação solar e calor exigem reforço no skincare

Quem sofre com pele oleosa sabe que as altas temperaturas do verão promovem o acúmulo de oleosidade, que dá aquele aspecto brilhante indesejado e ajuda a formar cravos e espinhas.

Para aliviar o problema, a médica dermatologista e especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) Thais Bello Di Giacomo dá uma dica: “ter um spray de água termal para refrescar, lavar bem o rosto duas vezes ao dia com sabonete específico para pele oleosa e remover todo o resíduo de maquiagem e filtro solar”, orienta.

Se você está aproveitando os dias ensolarados para colocar em dia o bronzeado, considere incluir a vitamina C, poderoso antioxidante para a pele, em sua rotina skincare do rosto e seguir mais alguns passos. “A vitamina C é uma grande aliada para minimizar os efeitos do sol na pele. Um hidratante levinho após o banho também auxilia. No banho, procure evitar a água quente e o excesso de sabonete no corpo. Aplique o hidratante generosamente imediatamente após se secar” explica a dermatologista.

Skincare para pele oleosa no verão
O calor do verão estimula a oleosidade. Portanto, deve-se intensificar a rotina de skincare. A médica dermatologista recomenda:

• Lavar o rosto duas vezes ao dia e, ao retornar da praia ou piscina, lavar com sabonete anti-oleosidade.
• Vitamina C sequinha antes do filtro solar e um filtro anti-oleosidade a ser reaplicado a cada duas horas, caso estiver se expondo ao sol
• Não dormir de maquiagem
• Remover completamente o resíduo de filtro do rosto

Leia mais:  Água de Coco lança coleção inspirada em obras de Tarsila do Amaral
Continue lendo

Moda e Beleza

Da praia à balada: como montar um look confortável para aproveitar o verão

Publicado

Verão é sinônimo de calor, diversão e muita badalação. Já estamos entrando na segunda quinzena do mês mais agitado do ano e ainda tem muita gente curtindo as praias, restaurantes e shows do nosso litoral.

Mas, como se vestir com estilo, mesmo nesse calorão? O segredo é encontrar looks fresquinhos pra garantir o conforto e arrasar aonde quer que você vá!

Veja essas dicas de peças comfy e super verearíeis que trouxemos pra você e inspire-se pra sua próxima produção!!

O bom e velho short jeans é uma das peças mais curingas de um guarda-roupa de verão. De tênis ou rasteirinha é uma opção estilosa e confortável para várias ocasiões. Jogue uma terceira peça, como um kimono, e garanta um ar super cool à produção. O melhor é que a peça pode ser encontrada a partir de R$ 89,90 nas lojas de departamento.

A versatilidade da CAMISA BRANCA também é indiscutível! Mesmo aquela que você usa pra trabalhar pode compor looks incríveis, basta associa-la a peças mais causais como o short jeans ou com o biquíni, como saída de praia, e você estará pronta para arrasar! 

Aquela T-shirt “PODRINHA” é capaz de deixar qualquer produção super descolada. De short ou com uma saia fluida, a peça vai funcionar bem pra qualquer ocasião.

Investir em uma bela BOLSA também vai te ajudar a fazer várias composições. As bolsas do momento são mesmo as “handmades” ou “feitas à mão”, como as de crochê. Tem opções pra todos os bolsos e estilos, já que o modelo de uma grife renomada pode chegar a um valor superior a R$ 6.000,00.

Mais confortável que o TÊNIS CASUAL impossível! E ele também pode circular, tranquilamente, entre looks para o dia ou para a noite. Com vestido ou short jeans, ele é a opção perfeita para a balada! 

Tênis branco coringa para um visual de sucesso.

Leia mais:  Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana