conecte-se conosco


Moda e Beleza

Alisar o cabelo pode custar a vida. Conheça os riscos do formol

Publicado

Mulher morreu após fazer uma escova progressiva e reacendeu o debate sobre o uso do componente químico nos salões de beleza

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 35% dos fiscais que atuam nos estados e municípios relataram ter encontrado o uso irregular de formol em alisantes. No último dia 16, Leidiane Ferreira dos Santos, de 31 anos, morreu após fazer escova progressiva e, apesar de a causa ainda não ter sido confirmada, os médicoas afirmaram que havia grandes quantidades da substância no corpo da mulher.

 Leidiane Ferreira dos Santos morreu após progressiva

Leidiane Ferreira dos Santos morreu após progressiva

A dermatologista Natasha Crepaldi explica os riscos de realizar o procedimento. “Os sintomas da intoxicação são variados e podem aparecer como fortes dores de cabeça, vertigem, dor de garganta, tosse, redução da frequência respiratória”. No caso de Leidiane, ela chegou a ficar internada com sintomas de falta de ar, queimação pelo corpo e irritação na pele.

A dermatologista também alerta para o risco fetal e cancerígeno da substância. “Não adianta procurar no rótulo, porque a substância tem muitos nomes diferentes. Na dúvida, pedir para ver a certificação dos produtos que, regulamentados, têm o número de registro da Anvisa”.

De acordo com o artigo 273 do Código Penal, o uso de formol é considerado infração sanitária e crime hediondo. No entanto, a especialista destaca a importância de procurar locais seguros e profissionais bem qualificados, com boa reputação, já que não é raro os produtos serem alterados com um pouco da substância para ter a ação pontecializada.

A Polícia Civil considera a morte por alergia a produtos químicos da escova progressiva como uma das causas mais prováveis da morte da mulher.

Outra substância perigosa

De acordo com a Anvisa, o glutaraldeído (glutaral) é outra substância usada de forma irregular para alisar cabelos. Por ter a composição química semelhante à do formol, os riscos para a saúde também são parecidos.

A coordenadora de Serviços de Interesse para a Saúde da Anvisa, Alice Souza, fala sobre os malefícios do formol.

Leia mais:  Moda praia capixaba ganha espaço em feira internacional
publicidade

Moda e Beleza

7 penteados da Juliette do BBB 21 para se inspirar e arrasar

Publicado

Slide 2 de 8

Os fios ondulados deixam o penteado ainda mais charmoso!

Slide 3 de 8

Rabo de cavalo despojado – Outra opção é um rabo de cavalo bagunçadinho, com duas mechas soltas na frente.

Slide 4 de 8

Com lenços – O lenço é o acessório preferido das sisters do BBB 21! Juliette não ficou de fora e usou o item no ‘estilo camponesa’ em diversos momentos.

Slide 5 de 8

Slide 6 de 8

Slide 7 de 8

Slide 8 de 8

Leia mais:  7 penteados da Juliette do BBB 21 para se inspirar e arrasar
Continue lendo

Moda e Beleza

Tatuagem desaparece em 1 ano e evita arrependimentos; entenda

Publicado

Uma tatuagem com duração de um ano é o sonho de todo ex-casal arrependido que se precipitou na hora de demonstrar amor “eterno”. A boa notícia é que ele agora pode ser realizado em Nova York: o estúdio Ephemeral Tattoo, que abriu em março, no Brooklyn, é o primeiro a oferecer tatuagens feitas com uma tinta especial que desaparece em até 15 meses. 

Ephemeral Tattoo: a tatuagem que some em quase um piscar de olhos.

A tinta parece muito com a comum, usada em tatuagens reais mundo afora. A diferença é que, com o passar do tempo, ela vai se apagando até que o desenho suma da pele por completo. “Tire uma foto. Ela vai durar mais”, diz uma publicação do estúdio no Instagram. 

O líquido foi desenvolvido pelos dois sócios do estúdio, os engenheiros químicos Vandan Shah e Brennal Pierre, ao longo dos últimos seis anos. O produto já foi testado em mais de 200 tatuagens e já seguiu para aprovação dos órgãos regulatórios.

Josh Sakhai, também co-fundador da loja, diz que a maioria dos clientes que chegam até a Ephemeral estão realmente interessados na tinta que some. “Aqueles que temem o que é permanente, mas que gostam de tatuagem são o nosso principal alvo”, diz. 

Em entrevista à “Vogue” americana, o tatuador enfatizou que a tinta age na região subcutânea. “São tatuagens de verdade, aplicadas por tatuadores de verdade. As tatuagens não são aplicadas só na superfície, elas não são tatuagens de adesivos de longa duração.

Leia mais:  Delineador azul é tendência! Inspire-se no visual das famosas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana