conecte-se conosco


Cidades

Alunos de Divino de São Lourenço participam de aula de campo sobre educação ambiental e saúde pública

Publicado

Atividade reforçou a importância da reciclagem e da eliminação de criadouros do mosquito da dengue

Na última sexta-feira (25), os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Juvenal Nolasco, localizada em Divino de São Lourenço, participaram de uma aula de campo na Associação Recicla Divino. A visita foi promovida dentro da disciplina eletiva “S.O.S. Saúde”, com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos sobre a relação entre meio ambiente e saúde pública.

Durante a atividade, os estudantes puderam observar de perto os processos de coleta e destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos. Além disso, compreenderam como o acúmulo de lixo pode contribuir para a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito da dengue, e de roedores transmissores de enfermidades, como a leptospirose.

A aula proporcionou um momento de aprendizado significativo, mostrando na prática como o descarte inadequado de resíduos impacta diretamente a saúde da população. Os alunos também conheceram o trabalho social desenvolvido pela associação, que reutiliza sobras de alimentos, como ração para animais, contribuindo para o controle de resíduos e diminuindo a presença de roedores.

Leia mais:  ​Importação de carros pelos portos de Vila Velha ganha novo impulso

“A grande diferença nesta aula foi percebermos que não podemos descartar o lixo de qualquer forma. Isso traz problemas tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública”, destacou o professor Manoel Estevão Neves Valladão, responsável pela atividade.

A estudante Gabrielle Marcelino Borges também comentou a experiência: “Essa aula fez diferença, pois ficou fácil compreender o processo da reciclagem e suas vantagens. Foi uma aula diferente, vimos que nem tudo pode ser descartado de qualquer forma, pois isso pode nos prejudicar.”

publicidade

Cidades

Secti abre mais de mil vagas para cursos de qualificação profissional voltados às mulheres

Publicado

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do programa Qualificar ES, em parceria com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados exclusivamente ao público feminino. Ao todo, 1.370 vagas estão disponíveis, em 28 municípios, nos turnos da manhã e à tarde.

O programa Mulher Viva+, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres, é voltado ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas e à promoção da igualdade de gênero, reunindo políticas e projetos que fortalecem os direitos das mulheres capixabas.

Independência

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância de direcionar oportunidades de qualificação exclusivamente às mulheres.

“Acreditamos que investir na qualificação profissional das mulheres é uma das formas mais eficazes de transformar realidades. É um passo para o fortalecimento da autonomia, da geração de renda e da valorização das comunidades onde essas mulheres vivem”, explicou Bruno Lamas.

Leia mais:  Pancas registra quatro tremores de terra em menos de cinco horas, afirma rede sismográfica

Aulas e inscrições

As aulas terão início no dia 24 de junho e vão até 09 de setembro de 2025, com cursos distribuídos em diversas áreas do conhecimento, alinhados às necessidades do mercado de trabalho e às vocações locais. Pela manhã, os encontros vão acontecer das 8h às 12h. Já no turno da tarde, das 13h às 17h.

Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios: ter 16 anos ou mais, residir no município onde o curso será ofertado e se identificar com o gênero feminino. Para se inscrever, basta clicar aqui.

As candidatas classificadas deverão comparecer ao polo indicado para efetivar a matrícula entre os dias 18 e 23 de junho. 

 

Continue lendo

Cidades

Vitória é 2ª capital com maior índice de desenvolvimento na Educação, aponta Firjan

Publicado

A capital capixaba continua registrando resultados significativos na Educação. Dessa vez, Vitória foi destaque no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Divulgado no último dia 8 de maio, o estudo coloca Vitória como a segunda capital com o maior indicador na Educação, atrás apenas de Curitiba. No índice geral, onde além da educação também são considerados os pilares de emprego e renda e saúde, a capital se destacou como a 3ª mais desenvolvida do país. 

De acordo com a Firjan, o IFDM Educação foi desenvolvido para avaliar tanto a oferta quanto a qualidade da educação básica em escolas públicas e privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O indicador considera variáveis como o percentual de crianças de até 3 anos matriculadas em creches, a adequação da formação dos professores que lecionam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a oferta de educação em tempo integral, as taxas de abandono escolar e de distorção idade-série, além do desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental.

Leia mais:  ​Importação de carros pelos portos de Vila Velha ganha novo impulso

Com base nos indicadores e na escala de desenvolvimento, Vitória registrou um índice de 0,7934, estabelecendo-se como segunda melhor capital, atrás apenas de Curitiba, que registrou 0,8394. É o melhor resultado de Vitória na série histórica do IFDM, iniciada em 2013. 

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, falou com orgulho sobre mais um indicador positivo. “Esse é o melhor resultado desde o início do IFDM, em 2013 — um marco que evidencia o compromisso da nossa cidade com a qualidade do ensino público. Essa conquista não é apenas da Secretaria, é de cada professor, cada gestora e gestor escolar, cada profissional da rede, dos nossos estudantes e das famílias que caminham conosco. O resultado que coloca Vitória como sendo a terceira capital mais desenvolvida do país, reforça que a educação caminha de mãos dadas com a saúde, o emprego e a renda”, completou. 

O IFDM

Vitória foi reconhecida como a 3ª capital mais desenvolvida do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Com nota geral de 0,8200, Vitória ficou atrás apenas de Curitiba e São Paulo, se destacando nos pilares de emprego e renda, saúde e educação.

Leia mais:  Pancas registra quatro tremores de terra em menos de cinco horas, afirma rede sismográfica

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana