conecte-se conosco


Cidades

Antes e depois: loja em Iconha é reformada após destruição na enchente de janeiro

Publicado

Em 25 anos de comércio, a proprietária Jussara Conte nunca havia passado por uma situação tão devastadora.

Janeiro foi um mês marcado pelas intensas chuvas no Espírito Santo, que ocasionaram em prejuízos para muitos comerciantes. Para apoiar a reestruturação de seus negócios, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) disponibilizou uma linha especial de crédito, com recursos do Fundo Reconstrução ES, para atender empresários dos municípios declarados em situação de emergência ou em estado de calamidade pública na época.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Em 25 anos trabalhando como proprietária de comércio em Iconha, Jussara Conte conta que viu sua loja sendo completamente invadida pela água e pela lama. Hoje, ela enfrenta os desafios que a pandemia do novo Coronavírus(Covid-19) impõe ao segmento. Mas em janeiro, a chuva alagou e destruiu as duas lojas que estavam sob sua responsabilidade: uma papelaria e uma loja multimarcas. “Eu tinha acabado de fazer uma reforma na loja quando veio a enchente. Foi muito inesperado, a minha funcionária me ligou para avisar, mas eu não acreditei que fosse chegar a uma proporção tão grande de estragos”, disse a proprietária.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Os móveis foram completamente afetados com a lama: a madeira que fazia parte da estrutura estufou, e com isso, a Jussara precisou que toda a mobília fosse reformada. Além disso, as mercadorias, os equipamentos e até alguns documentos que ficavam na loja foram danificados. “A enchente trouxe muita lama. Toda a parte elétrica da loja foi destruída, os cabos de internet também, eu perdi muita coisa. Fiquei nervosa com tudo isso, nunca tinha visto nada parecido acontecer assim na minha vida”, lembrou Jussara Conte.

Com a linha Reconstrução ES, a empresária viu a esperança em reformar a loja e retomar com o funcionamento normal. “Procurei o Bandes, porque precisava de ajuda para reconstruir tudo, além das despesas fixas que eu já tinha, como o pagamento dos funcionários”, disse ela. A linha de crédito possibilitou que ela comprasse novas mercadorias, contratasse um marceneiro para refazer os móveis, substituir os manequins que foram perdidos, e finalmente voltar a atender os clientes. Um dos pontos destacados por ela foi o benefício da linha ao trazer juros baixos e acessíveis ao comerciante.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

“O Bandes tem um papel social importante no fomento às atividades produtivas, especialmente em momentos em que a economia se retrai por causa de crises, como as chuvas ou a pandemia, atualmente. Neste momento, o banco se faz presente e participa da articulação de alternativas e soluções para disponibilizar o apoio necessário aos empresários de todos os setores produtivos, com acesso mais fácil ao crédito, para que possam retomar às suas atividades”, afirmou o diretor-presidente do banco capixaba, Maurício Cézar Duque.

Leia mais:  Projeto de lojas virtuais no ES auxilia vendas de pequenos empreendedores na pandemia
publicidade

Cidades

Previsão é de chuva forte e temporais nesta semana no ES

Publicado

A chuva também vem acompanhada por fortes rajadas de vento e descargas elétricas, que podem ocasionar queda de árvores

Após um fim de semana de sol e calor – o que era muito esperado por grande parte dos capixabas – a previsão é de que o tempo volte a ficar instável nos próximos dias no Espírito Santo. Chuva forte e temporais são previstos para o estado.

De acordo com o Climatempo, um sistema de baixa pressão que se forma na costa do Sudeste do Brasil pode evoluir a um ciclone subtropical. Isso vai favorecer a formação de nuvens carregadas e espalhar chuva forte e temporais no estado capixaba.

A previsão é de que a semana comece com chuva no estado e sobre a região da capital, com grandes volumes acumulados e alto risco para transtornos como alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de encostas.

A chuva também vem acompanhada por fortes rajadas de vento e descargas elétricas, que podem ocasionar queda de árvores.

Para esta segunda-feira (06), pancadas devem se concentrar nos períodos da tarde e da noite, mas não são esperados grande volumes. Já na terça-feira (07), a chuva ganha força e pode ocorrer a qualquer hora do dia, em todo o estado.

Para a quarta-feira (08) são esperados fortes temporais, inclusive na Grande Vitória, já no início do dia. A chuva vai persistir até o fim da semana, de forma expressiva. 

Leia mais:  Concurso: Prefeitura de Vila Velha divulga lista de aprovados. Confira!
Continue lendo

Cidades

Sesport faz entrega da reforma de campo society no bairro Barcelona, na Serra

Publicado

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, esteve na noite desta sexta-feira (03), na Serra, onde fez a entrega da reforma de campo society do bairro Barcelona. A obra, orçada em R$ 324.404,14, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e a Prefeitura Municipal da Serra.

O equipamento ocupa um espaço de 1837,44 metros quadrados e recebeu drenagem e substituição de grama natural por grama sintética, com altura mínima de 44 milímetros, com estabilizantes de cor e proteção ultravioleta, inclusive grama branca para linhas demarcatórias. O campo também recebeu a instalação de novas traves em tubo de aço galvanizado com rede, dois bancos de reservas com cobertura de policarbonato em formato de arco e calçada.

Localizado na praça do bairro Barcelona, a obra substitui o antigo campo, que era de grama natural, mas já estava “careca”, ou seja, com uma série de falhas. Com a reforma, o gramado vai atender às exigências da Confederação Brasileira da modalidade 7 Society, podendo receber até mesmo competições da modalidade.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, comentou a importância da intervenção. “Durante a pandemia, em nenhum momento o Governo do Estado, por meio da Sesport, deixou de investir em infraestrutura esportiva. E este campo é mais uma prova disso. Uma obra que vai beneficiar toda essa região, proporcionando esporte, saúde e lazer para os moradores, afastando também crianças e adolescentes das drogas e da violência e os aproximando do esporte”, destacou.

Leia mais:  Detran convoca suplentes da 1ª fase do CNH Social para matrícula on-line
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana