conecte-se conosco


Cidades

Aos 102 anos, idoso vai realizar curso profissionalizante no Senai junto com o filho

Publicado

Entre dois cursos, ele preferiu o de manutenção de computadores, de olho na tecnologia

Com o sonho de estudar e aprender cada vez mais, o aposentado Pedro Francisco de Souza, de 102 anos de idade, vai voltar para a sala de aula. Ele irá se ingressar em um curso profissionalizante no Senai, em Vitória, juntamente com o filho, de 46 anos.

O aposentado segue nos estudos do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Agora, ele vai começar um curso de reparador de computadores, com carga horária de 160 horas e duração de 2 meses.

Nascido em 1918, no município Catu, na Bahia, ele criou 14 filhos trabalhando com barro, fazendo telhas e pisos. Atualmente o senhor Pedro é o estudante mais velho da rede de ensino da Capital capixaba e dividirá a sala de aula com o filho André de Souza, de 46 anos, com quem mora no Espírito Santo.

Nesta sexta-feira (25), o idoso visitou o Centro de Ensino Tecnológico do Senai Tecnologia (IST), em Vitória, para conhecer os cursos e as instalações do local. A visita foi acompanhada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pela presidente da Findes, Cris Samorini.

Animado para o novo desafio, o aposentado explicou o motivo do curso escolhido, mesmo com outras opções disponíveis.

“O mundo está moderno e eu quero fazer parte dele. Escolhi a opção na qual acredito que estudarei coisas novas: o curso de computador. As coisas mudaram muito ao longo dos anos, ainda tenho muito a aprender, e vou conseguir graças a essa oportunidade”.

Homenagem

No dia 16 de junho, o idoso foi homenageado pela Câmara Municipal de Vitória, com a Comenda Zygmunt Bauman. A honraria é concedida a personalidades que tenham se destacado na contribuição para a construção de um pensamento contemporâneo em suas respectivas áreas.

Leia mais:  Governador visita Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim
publicidade

Cidades

Prefeito de Água Doce do Norte, Abrão Linconl inaugura SAMU 24h

Publicado

O prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincol (PSD), inaugurou na manhã desta segunda-feira, (02) de agosto de 2021, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192.

“Uma grande conquista para nossa cidade. Médico 24hs. Atendimento Samu 24hs já é uma realidade que venha muitas e muitas outras coisas, Água Doce voltando a crescer”, disse o prefeito Abraão Lincol. árias pessoas estiveram presentes, bem como segmentos sociais e vereadores.

 

Leia mais:  ES ultrapassa marca de 27 mil casos confirmados de covid-19; mais 32 mortes foram registradas em 24 horas
Continue lendo

Cidades

Governo do Estado abre 26 mil vagas em cursos de qualificação profissional on-line e gratuitos

Publicado

O Governo do Espírito Santo abriu, nesta terça-feira (03), as inscrições para 26 mil vagas de qualificação profissional. Os cursos, que fazem parte do programa Qualificar ES, são on-line e destinados a moradores de todo o Estado. Uma novidade do edital é o lançamento dos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Elaboração de Projetos On-line.

As inscrições seguem até o dia 10 de agosto, no site www.qualificar.es.gov.br. Podem concorrer pessoas com idade mínima de 16 anos completos na data do lançamento do edital, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. No caso do curso de Cuidador de Idosos, a idade mínima necessária é de 18 anos.

“Os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, mostram um saldo de 6.010 postos de trabalho no Espírito Santo no mês de junho. No ano de 2021, já são mais de 30 mil novos vínculos de trabalho no Estado. Já estamos vendo a retomada da geração de empregos, um dos sinais de recuperação econômica. Neste processo, os capixabas também precisam gerar renda própria, seja por meio da ocupação dessas vagas, seja se lançando no mundo do empreendedorismo. O governador Renato Casagrande acredita que é por meio da educação e da qualificação profissional que o Governo garante aos capixabas a oportunidade de crescimento. Este é o papel do programa Qualificar ES”, ressaltou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

São 2 mil oportunidades em cada um dos 13 diferentes cursos, todos com carga horária de 120 horas. É permitida a realização de uma inscrição por CPF e e-mail, em uma opção de curso. A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso. A relação dos candidatos classificados será divulga no dia 18 de agosto no site do programa.

Em caso de dúvidas ou identificando qualquer problema no cadastro ou inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o suporte do programa, pelo e-mail [email protected].

Confira as oportunidades:

CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
Auxiliar Administrativo 120h 2000
Assistente de Recursos Humanos – Novo 120h 2000
Bolos e suas Variações 120h 2000
Cuidador de Idosos (Somente para maiores de 18 anos) 120h 2000
Educação Especial e Inclusiva 120h 2000
Elaboração de Projetos On-line – Novo 120h 2000
Empreendedorismo e Inovação 120h 2000
Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas 120h 2000
Inglês Básico 120h 2000
Inglês Intermediário 120h 2000
Maquiagem 120h 2000
Segurança do Trabalho 120h 2000
Word e Excel 120h 2000
TOTAL    26.000

Leia mais:  Jaguaré inicia entrega de kit escolar aos alunos da rede municipal
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana