conecte-se conosco


Cidades

APA de Conceição da Barra alia esporte e preservação ambiental

Publicado

O esporte é uma das formas da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APACB) promover a preservação ambiental. Só neste mês de fevereiro, a Unidade de Conservação, sob a gestão do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), foi palco de dois eventos esportivos que uniram atividade física e de conscientização ambiental.

A unidade recebeu, nos dias 02 e 09 de fevereiro, respectivamente, a 1ª etapa da Copa Norte Capixaba de Mountain Bike (MTB) e a 1ª etapa da Copa Norte Capixaba de Corrida de Rua. As competições reuniram atletas, entusiastas de esporte e visitantes, promovendo o contato direto com a natureza e destacando a importância da preservação local.

Na Copa Norte Capixaba de MTB, cerca de 200 ciclistas participaram da competição, enfrentando percursos desafiadores na APA. A categoria Sport percorreu 40 quilômetros, enquanto a categoria PRO encarou um trajeto de 50 quilômetros por trilhas na mata de restinga e estradas do interior da área.

Já a corrida de rua contou com 730 inscritos. A largada aconteceu em frente ao Centro Tamar, com percursos de 5 e 10 quilômetros para adultos, além de trajetos adaptados para crianças, variando de 40 a 200 metros, conforme a faixa etária.

Leia mais:  6ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba é lançada durante dia de campo

Além das competições, os eventos incluíram ações de educação ambiental, como a “Trilha do Sagui”, um percurso guiado por monitores que apresentou aos participantes a biodiversidade da restinga. Também foram realizadas atividades sobre a importância das áreas protegidas na conservação da fauna e flora.

Para o gestor da Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, Gilcimar Pereira, as iniciativas reforçaram o compromisso com a valorização dos recursos naturais. “Essas competições acontecem em um cenário privilegiado, dentro de uma unidade de conservação fundamental para a biodiversidade local. Queremos que os participantes vivenciem esse contato com a natureza e compreendam a importância da preservação ambiental”, destacou.

publicidade

Cidades

Vitória nomeia aprovados em processo seletivo para atuarem na Saúde do município

Publicado

Prefeitura de Vitória nomeou mais 38 profissionais para atuarem na Saúde do município, por tempo determinado, de acordo com os Editais de Convocação 067/2025 e 068/2025. A publicação está no Diário Oficial desta terça-feira (25).

Dentre os nomeados para as vagas estão auxiliares de consultório dentário, assistente farmacêutico, arteterapeuta, assistente social, médicos clínicos, pediatra, ginecologista, técnico de edificações e técnicos de enfermagem.

Os candidatos aprovados devem entregar os documentos exigidos na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória. O prazo para entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira (31) e vai até sexta-feira (4) da mesma semana, das 8 às 17 horas.

É necessária a apresentação do comprovante de inscrição (impresso) e dos documentos que comprovem as informações declaradas no ato da inscrição.

Leia mais:  PMVV avança em políticas públicas voltadas para o bem-estar animal
Continue lendo

Cidades

Palestra em escola de Pinheiros alerta para a escalada da violência contra a mulher

Publicado

– A psicóloga Gabriela Andrade da Silva levou um tema urgente para as alunas da Escola Emir de Macedo Gomes na última terça-feira (18). Em alusão ao mês da mulher, a palestra “As Múltiplas Facetas da Violência Contra a Mulher” trouxe um panorama preocupante da realidade enfrentada por milhares de brasileiras – e que também se reflete no município de Pinheiros.

– Durante o encontro, Gabriela apresentou dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil, no Espírito Santo e na cidade. Somente entre janeiro e março deste ano, foram registrados 33 casos de violência contra mulheres e cinco ameaças, além de outros episódios de agressão.

– A psicóloga destacou que o problema não escolhe classe social e está presente em diversos bairros, mas com maior incidência em Santo Antônio, Jundiá, Pinheirinho e no distrito de São João do Sobrado.

– A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para levar informação e conscientização às jovens, promovendo um debate necessário sobre o combate à violência e os caminhos para romper esse ciclo. Gabriela continuará visitando outras escolas da rede municipal para ampliar a discussão e fortalecer a rede de apoio às vítimas.

Leia mais:  6ª edição do Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba é lançada durante dia de campo

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana