conecte-se conosco


Brasil

Apagão global afeta check-in e embarques no Aeroporto de Vitória

Publicado

Apagão cibernético, causado por falha em um software de cibersegurança, paralisou voos em diversos aeroportos e afetou outros serviços importantes ao redor do mundo

apagão cibernético global tem causado transtornos nos principais aeroportos ao redor do mundo nesta sexta-feira (19). No Aeroporto de Vitória, por exemplo, as companhias aéreas Azul e Latam estão conduzindo os processos de check-in, etiquetagem e embarque de forma manual.

Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal capixaba, o processo manual aumenta o tempo desses procedimentos, o que pode ocasionar atrasos.

“A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto de Vitória informa que, neste momento, as companhias aéreas Azul e Latam estão realizando os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, o que aumenta o tempo desses procedimentos e pode ocasionar atrasos. Orientamos os passageiros que cheguem mais cedo no aeroporto”, diz a nota. 

Procurada pela reportagem, a companhia aérea Gol informou que os sistemas e as operações nos aeroportos não sofreram impactos até o momento. 

Já a Azul, informou que devido a intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação, que impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. 

Leia mais:  BNDES inaugura Tinder da infraestrutura para R$ 270 bi em projetos

“A recomendação é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, diz a nota. 

O que é o apagão cibernético global?

O apagão cibernético mundial foi causado por uma falha em um software de cibersegurança da empresa americana CrowdStrike. O problema técnico tem relação com os computadores da empresa, que informou ter tomado conhecimento de falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft.

Além de afetar as operações de instituições no exterior, a falha também atinge sistemas de transporte, redes de televisão, operadoras ferroviárias, além de outros setores da economia. 

Até o momento, não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker. A interrupção foi atribuída à CrowdStrike, uma empresa de segurança cibernética cujo software é usado por dezenas de indústrias ao redor do mundo para proteger contra hackers e violações externas.

Falhas em aplicativos de bancos no Brasil

Aplicativos de bancos brasileiros também apresentaram falhas na manhã desta sexta-feira (19). Ainda não se sabe, no entanto, se as falhas nos bancos do País têm relação com o apagão global. 

Leia mais:  Prefeito de São Paulo, Covas está infectado pelo coronavírus

Relatos feitos na plataforma Downdetector, que reúne notificações de usuários, dão conta de problemas no acesso dos aplicativos de ao menos quatro bancos. As notificações ganharam tração após às 6h, horário em que os relatos sobre o apagão global começaram.

Problema foi identificado e está sendo corrigido

O CEO da CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança por trás da falha, informou que o problema de software que deflagrou o apagão foi identificado e está sendo corrigido. 

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows”, disse o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, na rede social X (antigo Twitter), referindo-se ao sistema operacional da Microsoft. “O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada.”

Com informações do Estadão. 

publicidade

Brasil

Raio atinge casa durante chuva no interior do RN e imagem impressiona

Publicado

Um raio atingiu uma casa durante uma forte chuva que caiu na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, durante a noite de terça-feira (14).

O caso aconteceu na Rua Raimundo Libanio Rocha. De acordo com a Polícia Militar, o raio atingiu uma haste da casa que recebe o fio do poste de energia elétrica da companhia distribuidora.

Um vídeo mostra a parede da casa quebrada e a haste no chão, o que levou a Polícia Militar a isolar a área para garantir a segurança dos moradores e esperar a chegada da equipe da Neoenergia Cosern.

A polícia informou que houve queda de energia na cidade. Também foi registrada instabilidade no sinal da internet por algumas horas. Ainda segundo a PM, um idoso de 84 anos e um outro homem estavam na casa no momento que o raio caiu e não ficaram feridos.

Em nota, a Neoenergia Cosern informou que enviou uma equipe ao local na noite desta terça-feira (14) e orientou o cliente a refazer o “padrão de entrada” para ter o fornecimento restabelecido.

Leia mais:  Bolsonaro testa a sorte e faz aposta na Mega da Virada em lotérica

Continue lendo

Brasil

Vizinho confunde cortina com corpo pendurado e aciona bombeiros

Publicado

Cortinas se assemelhavam com duas pernas amarradas. Caso aconteceu em Goiás

Um caso inusitado chamou a atenção de moradores de Formosa, em Goiás, no fim de semana. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer uma pessoa que estaria pendurada na janela de uma casa.

Os militares prontamente atenderam à ocorrência, mas, ao chegar no local, uma surpresa no mínimo engraçada: o corpo, na verdade, era uma cortina amarrada.

Pela imagem registrada no local que circula nas redes sociais, é possível entender a confusão. Para quem via de fora, as cortinas se assemelham a duas pernas amarradas. A estrutura pendurada foi confundida por um vizinho da casa, que, assustado, chamou os militares.

De acordo com o portal Metrópoles, a ocorrência foi encerrada sem incidentes. Os bombeiros reforçaram a importância de atenção ao reportar emergências para evitar deslocamentos desnecessários.

Leia mais:  Mulher falece após acidente com panela de pressão; seis cuidados para sua panela não explodir
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana