conecte-se conosco


Política e Governo

Apex-Brasil lança nova etapa do programa de capacitação para exportação no Espírito Santo

A meta é qualificar 200 pequenas e médias empresas no período de dois anos. Para oficializar o início e a expansão do trabalho de capacitação no estado, o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segóvia, estará com o Governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, no próximo dia 6 de fevereiro.

Publicado

As empresas capixabas com potencial exportador já podem acessar o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que inicia uma nova etapa no Espírito Santo. A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e será executada no Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). Para oficializar o início e a expansão do trabalho de capacitação no estado, o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segóvia, estará com o Governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, no próximo dia 6 de fevereiro.

O Núcleo Operacional do PEIEX já está operando em Vitória, mas as empresas capixabas podem contar, também, com o apoio de outros dois polos de atendimento: em Linhares, com foco no atendimento a empresas localizadas na região norte do estado, e outro em do Cachoeiro do Itapemirim, voltado às empresas da região sul. O PEIEX é um serviço totalmente gratuito e oferece atendimento customizado in loco, participação em oficinas de qualificação e rodadas de negócios.

“Entre 2015 e 2018 foi realizado o primeiro ciclo do PEIEX na região. Foram capacitadas 146 empresas. Nesta nova etapa, com a distribuição dos novos polos de atendimento, a Apex-Brasil ampliará sua abrangência de atuação para novos municípios, contribuindo com o fortalecimento da capacidade econômica do estado”, afirma o presidente da Apex-Brasil, Sérgio Segovia.

O subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, destacou a importância da permanência do Programa de Exportação para o Governo do Estado. “Com o intuito de promover o mercado internacional no Espírito Santo, o PEIEX tem o objetivo estratégico de diversificar a economia capixaba. Além disso, nós acreditamos que por meio da habilitação de novos empresários no processo de exportação, podemos melhorar a cultura exportadora capixaba e, consequentemente, aumentar a complexidade econômica”, diz.

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou que o PEIEX-ES é uma importante ferramenta para o crescimento internacional das empresas capixabas. “Atualmente, 98% do setor empresarial do Estado é formado por micro e pequenas empresas que, com a ajuda do PEIEX-ES, terão uma porta aberta junto ao mercado internacional. É um nicho importantíssimo a ser explorado e tenho certeza que esta é mais uma ferramenta para alavancar oportunidades ao setor produtivo, gerando o crescimento das empresas, e maior número de empregos”, afirmou.

Leia mais:  Casagrande sanciona lei de Gandini que cria política de hortas domésticas e comunitárias

A expectativa da Agência é que o PEIEX no Espírito Santo qualifique, em um período de 24 meses, 200 empresas para atuarem de forma competitiva no mercado externo. O programa visa a atender empresas brasileiras não exportadoras ou iniciantes que atuam nos diversos setores da economia. A equipe de extensionistas da FAPES já iniciou atendimento a empresas de rochas, celulose, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, cosméticos, madeira e móveis, têxtil e moda. Outros setores poderão aderir ao Programa de Qualificação.

QUALIFICAÇÃO

A capacitação oferecida pelo PEIEX tem a duração média de 40 horas. Neste período, as empresas receberão atendimento local de um técnico e orientação sobre requisitos gerenciais para a exportação. O programa envolve também a participação da empresa em Oficinas de Competitividade (cursos presenciais de curta duração sobre temas relevantes para a exportação) e na 1ª Ação de Exportação (rodadas de negócios orientativas, promovidas com comerciais exportadoras). Uma vez qualificada, a empresa poderá aderir ao portfólio de promoção comercial coordenador pela Apex-Brasil.

Para oferecer um atendimento totalmente focado na necessidade do participante, a Apex-Brasil realizará visitas para identificar o potencial exportador da empresa e avaliar do nível de preparo do negócio para o comércio exterior. Com base nas informações levantadas, será feito um diagnóstico da maturidade exportadora da empresa e, após análise, será construído um plano de trabalho voltado à qualificação para exportar.

A Apex-Brasil realiza o PEIEX em 23 estados e no Distrito Federal, com Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa cobrindo aproximadamente 1.200 municípios. Em 2019, foram atendidas mais de 3.000 empresas em todo o Brasil. Desse total, 74% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de têxtil e confecção, máquinas e equipamentos, móveis e cosméticos.

Leia mais:  Vice-governadora rebate Rigoni, defende o PSB e deputado vai para a tréplica

PERFIL EXPORTADOR

Em 2019, as exportações do Espírito Santo totalizaram US$ 8,8 bilhões, o que representou queda de 0,7% em relação aos dados de 2018. Com uma participação de 3,9% nas exportações totais do Brasil em 2019, o ES é o 9º no ranking das Unidades da Federação com maior valor exportado. O principal produto exportado pelo ES foi “minério de ferro”, com 23% das exportações em 2019 (US$ 2 bilhões), o que representa 9% do valor de todo minério de ferro exportado pelo Brasil em 2019.

O segundo produto mais exportado foram “plataformas de petróleo”, com 17% das exportações, seguido por “produtos semimanufaturados de ferro ou aços” (12%), “óleos brutos de petróleo” (12%), “celulose” (6,8%), “café cru em grão” (6,1%), “produtos laminados planos de ferro ou aços” (6%) “obras de mármore e granito” (5,5%) e “demais produtos manufaturados” (3%).

O principal mercado para as exportações capixabas é os Estados Unidos (EUA), com 28% em 2019, queda de 10% em relação a 2018. Em seguida, os principais destinos foram Países Baixos (Holanda) com 22%, China (5,7%) e Índia (4%). Em relação aos destinos, o perfil das exportações do ES é marcado pela significativa diversificação, tanto em países, quanto de regiões, sendo relevantes as participações de todos os continentes.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

SERVIÇO

Lançamento do Núcleo PEIEX-ES

DATA: 06 de fevereiro (quinta-feira)

HORA: 14 horas

LOCAL: Palácio Anchieta (Praça João Clímaco, 142, Cidade Alta, Centro, Vitória)

publicidade

Política e Governo

Parceria entre governo do ES e Nestlé abre 3,2 mil vagas em cursos gratuitos

Publicado

Iniciativa faz parte de uma expansão dos cursos oferecidos pela plataforma Formação Avançada e terá certificado internacional

Uma parceria entre o governo do Espírito Santo e a Nestlé oferece 3,2 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação, com certificado internacional.

A iniciativa faz parte de uma expansão dos cursos oferecidos pela plataforma Formação Avançada, coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Estado (Secti).

Agora, serão disponibilizadas vagas para três novas trilhas de capacitação: iniciativa para os jovens Nestlé, empreendedorismo para mulheres e capacitações para a fábrica Garoto, sendo o último com foco especialmente aos colaboradores da unidade de Vila Velha.

Os cursos são oferecidos gratuitamente por meio da plataforma Coursera, com conteúdos produzidos por instituições renomadas, como Universidade de São Paulo, Unicamp, Universidade de Yale, Google, Meta e Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Todos os cursos possuem áudio no idioma original e legendas em português. Ao final, os participantes recebem certificação internacional gratuita.

As trilhas de aprendizagem abordam temas como bem-estar, diversidade, comunicação, pensamento crítico, lógica e fundamentos do mundo digital. Já a trilha da Fábrica Garoto inclui cursos como Excel para negócios, alfabetização midiática, planejamento de projetos, módulos de inglês, entre outros.

Leia mais:  Governo do Estado inicia trabalho de elaboração do projeto de restauro e modernização do Teatro Carlos Gomes

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou a importância da atuação conjunta entre o poder público e o setor privado. A formação profissional pode usar os cerca de 85 mil desempregados no Estado, segundo levantamento realizado no primeiro trimestre deste ano.

Quando uma empresa como a Nestlé se junta ao governo para abrir portas de conhecimento, ela está ajudando a transformar realidades. Juntos, podemos oferecer oportunidades reais e gratuitas para quem mais precisa, afirmou.

De acordo com o vice-presidente de Legal & Public Affairs da Nestlé Brasil, Gustavo Bastos, a parceria reforça o compromisso da empresa com a empregabilidade e o desenvolvimento de competências no Espírito Santo.

As coleções oferecidas ampliam não apenas a oferta de conteúdos do programa, mas são capazes de potencializar a empregabilidade e o desenvolvimento das competências para o empreender de jovens e mulheres, destacou.

Como se inscrever no curso de formação da Nestlé?

As inscrições para os cursos já estão abertas e podem ser feitas no site formacaoavancada.universidades.es.gov.br. As vagas são rotativas e preenchidas semanalmente.

Leia mais:  Vice-governadora rebate Rigoni, defende o PSB e deputado vai para a tréplica

Continue lendo

Política e Governo

Venda Nova do Imigrante é oficialmente a primeira cidade inteligente do programa ES Inteligente

Publicado

A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante assinou, nesta quarta-feira (16), o contrato com a empresa vencedora da licitação para implantação da Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente na cidade. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e reuniu autoridades e convidados para marcar oficialmente o primeiro contrato do Programa ES Inteligente, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e operacionalizado pelo Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC).

A assinatura teve as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; do vice-governador Ricardo Ferraço; do secretário de Estado de Desenvolvimento, Sérgio Vidigal, do diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive; do prefeito de Venda Nova do Imigrante Dalton Perim; e dos representantes da empresa Brilha Venda Nova do Imigrante, Alessandro Urzeda e Sérgio Severo.

Com investimento de R$ 10,8 milhões, a empresa Brilha Venda Nova do Imigrante será responsável pela execução dos serviços previstos no contrato pelos próximos 25 anos. Serão instaladas 2.850 luminárias de LED, 18 pontos de Wi-Fi gratuito e 61 câmeras de videomonitoramento. Também será implantada uma usina solar de 750 kWp para abastecer 86 unidades públicas com energia limpa, o que significa uma estimativa de redução das emissões de dióxido de carbono em 2,68 mil toneladas de CO2 por ano ao longo do contrato.

“A ação permite a ampliação dos serviços disponíveis para a população, como a ampliação do uso do videomonitoramento e a disponibilização de internet livre em espaços de grande circulação, além de aumentar a eficiência do poder público. Venda Nova do Imigrante será a primeira experiência, mas temos outras três cidades (Afonso Cláudio, Vargem Alta e Alegre) em vias de publicação de edital para contratação de empresa. Tenho certeza que os gestores municipais, vendo essas cidades funcionando também vão buscar aderir ao programa”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O vice-governador Ricardo Ferraço também saudou a iniciativa do município situado na microrregião Sudoeste Serrana. “Venda Nova do Imigrante foi inteligente quando decidiu investir no agroturismo. Uma escolha que transformou a economia local e abriu caminhos para o desenvolvimento. Agora, mais uma vez, mostra inteligência e pioneirismo em confirmar essa parceria com o Governo do Estado. Um trabalho que busca otimizar a gestão pública, modernizar a infraestrutura, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a todos. E virão mais por aí”, adiantou.

Leia mais:  Governo do Estado inicia trabalho de elaboração do projeto de restauro e modernização do Teatro Carlos Gomes

Além disso, as melhorias representam uma economia de R$ 42 milhões, ou seja, uma redução de 33,48% nos gastos públicos e contribuem, ainda, com a geração de mais de 200 empregos diretos e indiretos. “Esses fatores são fundamentais para o desenvolvimento do interior capixaba, por impulsionar a economia, melhorar a qualidade de vida dos moradores e tornar a região mais competitiva”, explicou o diretor-presidente do banco, Marcelo Saintive.

A cooperação estabelecida entre o Bandes e o IPGC tem sido essencial para contribuir com a ampliação de um projeto que propõe um modelo de gestão pública inovador e transparente. A expectativa é de que as melhorias comecem a ser implementadas ainda no segundo semestre de 2025.

“A assinatura deste contrato representa um marco histórico para Venda Nova do Imigrante e isso nos enche de orgulho. Com essa iniciativa, damos um passo importante rumo a uma cidade mais moderna, segura e conectada, com soluções reais para o dia a dia da população. Agradecemos ao Bandes, ao Governo do Estado e a todos os parceiros que acreditaram nesse projeto e contribuíram para que ele se tornasse realidade”, disse o prefeito Dalton Perim.

Segundo o sócio-diretor e administrador da Brilha Venda Nova do Imigrante, Fernando de Souza Urzeda, a parceria vai garantir muito mais do que apenas a redução de custos. “A conquista dessa PPP reforça nosso compromisso com soluções sustentáveis e inovadoras que vão além da iluminação pública. Com esse projeto, levaremos ao município não apenas maior eficiência energética e redução de custos, mas também uma base tecnológica robusta que permitirá avanços em conectividade e geração de energia limpa. É uma honra contribuir para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente, segura e sustentável”, declarou. 

Todo o processo de licitação, modelagem e contratação foi elaborado com cautela e determinação por parte do banco, do IPGC e da Prefeitura, considerando que o Tribunal de Contas analisou todos os trâmites ao longo de dois anos.

Leia mais:  Vereador se destaca como representante da juventude na Câmara de Linhares

“Temos uma imensa alegria em participar deste processo histórico para o Espírito Santo. Mesmo com um longo tempo de espera, o município foi perseverante e conseguimos a confiança para seguirmos com a licitação. Além disso, a cidade é, também, um exemplo a ser seguido por outras prefeituras pelo Estado e o IPGC vai ser sempre um grande parceiro do banco na elaboração de novos projetos”, comentou o presidente do IPGC, Leonardo Santos.

Saiba mais sobre o ES Inteligente

O Programa ES Inteligente tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo como coordenador técnico e conta com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC) como parceiro para a operacionalização. O programa é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Os pacotes de serviços do programa contribuem diretamente para promover mais segurança à população, por meio da inclusão digital com Wi-Fi público; e sustentabilidade, a partir da geração de energia limpa.

Com a adesão de 24 municípios do Estado, a modelagem de soluções integradas, abrangendo cidades inteligentes —Iluminação Pública, Usina Solar Fotovoltaica e Telecomunicações — e saneamento, focado em Resíduos Sólidos Urbanos, tem grande impacto na realidade da população capixaba, representando mais de 30% dos municípios do Estado e com população atendida que chega 1,8 milhão de habitantes, ou seja, aproximadamente 40% da população capixaba.

“Por meio do Bandes e do IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados à população e aplicar no setor público a inovação e eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa a promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, acrescentou o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do Bandes, Vilker Zucolotto Pessin.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana