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Cidades

Após um ano de gestão da Terceira Ponte, caiu em 27% o número de acidentes com motocicletas

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Neste domingo (22), completa um ano que a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) assumiu a gestão da Terceira Ponte, da Rodovia do Sol e da Ciclovia da Vida. Após um ano sem pedágio, não foi registrado um aumento significativo de usuários, limitando-se a 3,5% de veículos a mais trafegando na Terceira Ponte. Apesar deste aumento, foi constatada uma redução no número de acidentes, o que se estende ao longo de todo o trecho da rodovia ES-060 gerido pela Companhia.

Com o fim do pedágio, a nova gestão dos serviços de atendimento ao usuário, a implantação de mais uma faixa na Terceira Ponte e a implantação de melhorias nos equipamentos e tecnologias utilizadas foi verificada uma redução de 9% no número de acidentes, se comparado aos períodos de janeiro a novembro de 2023 e 2024.

Na Terceira Ponte, a redução é ainda maior, chegando a 21% no geral e 27% de redução de acidentes envolvendo motociclistas. Atualmente, passam, em média, 87.000 veículos diariamente pela Terceira Ponte.

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Já a Ciclovia da Vida, que significa um marco para a mobilidade urbana ativa e sustentável, tem desempenhado com eficácia o seu principal papel de proteção à vida. Até novembro, foram mais de 717.327 acessos desde a sua inauguração.

Ao todo, foram mais de 7.500 usuários socorridos pelas equipes operacionais da Ceturb-ES, sem mencionar os atendimentos prestados nas ocorrências envolvendo incêndios e animais.

“Completamos um ano de gestão com muitas conquistas, mas também com a consciência de que ainda temos muito a fazer. Enfrentamos desafios como a necessidade de constante manutenção da infraestrutura e a adaptação às novas demandas da mobilidade urbana. No entanto, estamos preparados para enfrentar esses desafios e continuar avançando”, pontuou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes.

“Nossos próximos passos incluem a ampliação da rede de ciclovias, a melhoria da sinalização e a implementação de novas tecnologias para otimizar a gestão do tráfego. Acreditamos que, com o apoio de todos, poderemos transformar a Rodovia do Sol e a Terceira Ponte em modelos de eficiência e segurança para todo o País”, complementou Antunes.

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A diretora de Gestão de Rodovias, Natasha Sollero, destacou os avanços nesse primeiro ano de gestão da Rodovia do Sol e Terceira Ponte, com a execução de vários projetos e as melhorias operacionais, em termos de equipamentos e tecnologias, demonstrando bons resultados. “O objetivo principal do nosso trabalho é a segurança e o conforto dos usuários, e os avanços realizados têm contribuído diretamente para um atendimento mais célere, garantindo a trafegabilidade dessas vias e colaborando para a mobilidade de toda a região da Grande Vitória”, ressaltou Natasha Sollero.

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Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

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A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

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Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

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Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

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Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

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Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

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