conecte-se conosco


Política e Governo

Apresentação de Coral de internos com Banda da PM encanta no Palácio Anchieta

Publicado

Dando início às festividades de fim de ano, o coral “Vozes em Busca da Liberdade”, formado por internos do sistema prisional, se apresentou no Salão São Tiago no Palácio Anchieta, em Vitória, no início da noite desta sexta-feira (06). Cerca de 40 apenados dividiram o palco com a Banda da Polícia Militar e entoaram canções natalinas, além de músicas populares. O governador Renato Casagrande e a vice-governadora Jaqueline Morais também estiveram presentes.

O evento foi realizado pela Secretaria da Justiça (Sejus), com apoio do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), da Comissão em Defesa da Vida da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), do Conselho Estadual de Igrejas (CEIGEVES) e da Associação de Pastores de Vitória (APEV).

Durante a abertura do evento, o governador Casagrande tratou a cultura como um fator de grande contribuição para o processo de ressocialização. “Quem tem condições e capacidade de cantar, de tocar um instrumento, ajuda na melhora de um ambiente como o sistema prisional”, comentou.

Leia mais:  Governador Casagrande inaugura ponte e entrega obras em Alfredo Chaves

Coral Vozes em Busca da Liberdade

O coral foi criado em abril pela Igreja Adventista Área Sul. Ele é formado por internos das seguintes unidades prisionais: Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI), Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim (CPFCI), Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI), Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC), Penitenciária de Segurança Máxima 1 (PSMA 1), Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2) e Penitenciária Estadual de Vila Velha 5 (PEVV 5).

A subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz, explica que o projeto faz parte das ações do Grupo de Trabalho Interconfessional do Sistema Prisional (Ginter) da Secretaria, que realiza trabalho socioespiritual de forma voluntária nas unidades prisionais do Estado:

“Essa apresentação de hoje é motivo de orgulho para nós. Ao trazer os internos para se apresentarem no Palácio Anchieta, junto com policiais militares, com o apoio de órgãos e instituições que acompanham o trabalho desenvolvido pela Sejus estamos demonstrando a todos do sistema prisional que a sua reintegração social é possível. Estamos trabalhando para diminuir o estigma e o preconceito contra o interno e os egressos, criando oportunidades para sua qualificação e ocupação. Foi uma bela apresentação que certamente irá ajudar a perspectiva desses internos e de seus familiares”, afirmou a subsecretária.

Leia mais:  Freitas e Fernanda Milanese conseguem na SEDU quadra para escola de Bela Vista, em Boa Esperança

O coral demonstra as ações de políticas criminais desenvolvidas pelo Governo do Estado em parceria com as instituições que atuam na efetivação da execução da pena e alcance da sua função social como fator de reintegração da pessoa humana em privação da liberdade.

publicidade

Política e Governo

Casagrande lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado de compaixão”

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.

Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.

Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.

O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.

Leia mais:  Governo do Estado vai investir mais de meio bilhão de reais em apoio à Educação nos municípios
Continue lendo

Política e Governo

Lei de autoria de Toninho da Emater que institui o Dia da Emancipação Política de Pinheiros é sancionada pelo Governo do Estado

Publicado

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou a Lei nº 12.390/2025 de autoria do deputado estadual Toninho da Emater (PSB) que institui oficialmente o Dia da Emancipação Política do município de Pinheiros, a ser celebrado anualmente em 22 de abril.

A escolha da data faz referência à emancipação político-administrativa de Pinheiros, ocorrida em 22 de abril de 1964, marco histórico que garantiu autonomia ao município do extremo Norte do Espírito Santo.

“Pinheiros é o lugar onde formei minha família e escolhi viver. Ver essa lei ser sancionada pelo Governo do Estado é uma grande honra e motivo de orgulho, porque fortalece ainda mais a identidade cultural do nosso povo”, destacou Toninho da Emater.

Desde o início de seu mandato, o parlamentar tem se posicionado como representante do extremo Norte capixaba na Assembleia Legislativa. A lei integra o conjunto de iniciativas que fortalecem o seu compromisso com a região.

“Agradeço ao governador Renato Casagrande por reconhecer a importância desse projeto para a população pinheirense. Seguiremos comprometidos com o desenvolvimento de Pinheiros e de toda a nossa região”, completou o deputado.

Leia mais:  Freitas e Fernanda Milanese conseguem na SEDU quadra para escola de Bela Vista, em Boa Esperança

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana