conecte-se conosco


Cidades

Apresentado estudo para área de educação ambiental no Morro do Cruzeiro

Publicado

Vila Velha – Na manhã da última quinta-feira (4), o prefeito de Vilha Velha, Max Filho, apresentou o estudo para que o Morro do Cruzeiro seja inserido como anexo da Escola Parque de Jardim Colorado (área de educação ambiental). A apresentação aconteceu na sala de conferências da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

 “O Morro do Cruzeiro constitui um importante maciço rochoso com cobertura de vegetação da Mata Atlântica, uma integração com parte urbana e deve ser bem aproveitado, principalmente pelos moradores do entorno que são os bairros de Jardim Colorado, Santos Dumont, Jardim Guadalajara e Brisamar”, disse o prefeito
 
A representante da empresa contratada para execução do projeto, Márcia Dan, da Dan Engenharia, detalhou o projeto. “O local precisa de drenagem, vamos ter que nivelar pelo menos com o nível da rua para fazer uma adaptação, mas sem grandes aterros. A área que projetamos o estacionamento, é uma área tipo uma baixada, ali não tem vegetação, será uma área para fazer orquidário, viveiro de mudas, compostagem, para que as pessoas possam  manusear, botar a mão na terra”.

E completou:  “O estacionamento está composto nessa área por poucas vagas. A parte de baixo é o campo de futebol, que já foi reformado. Entre o campo de futebol e a parte lá de cima, onde tem as trilhas, é uma área de topografia muito acentuada; então, para não ter risco para as crianças, vamos preservar essa área, seria mais para pessoas fazerem um estudo melhor de plantas, uma área mais de preservação”.

O encontro tambem contou com a presença de representantes das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
 
Conheço o que tem no projeto:

– bicicletário
– vagas especias
– guarita 01
– apoio administrativo
– anfiteatro
– lago
– reciclagem
– estacionamento
– orquidário
– fitoterápicos
 – viveiro mudas
 – compostagem
 – parquinho
– pergolado
 – tendas multiuso
 – trilhas
– guarita
– sanitários e serviços
-campo de futebol (parcialmente implantado)

Leia mais:  Prefeito ouve representantes de entidades do comércio sobre impacto do Covid-19
publicidade

Cidades

Setades divulga cronograma de entrega e a primeira listagem de beneficiados do Cartão ES Solidário

Publicado

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), disponibiliza em seu site a partir desta quarta-feira (21), uma aba dedicada ao Cartão ES Solidário. Nesse espaço, o cidadão terá acesso ao cronograma de entrega do cartão nos municípios, a um guia de perguntas e respostas e poderá consultar se seu nome consta na lista de beneficiários. A lista atual, disponível no site, refere-se às pessoas que receberão os cartões entre os dias 26 e 30 de abril.

É importante ressaltar que a lista ainda não está completa. Para garantir que o benefício chegue somente a quem realmente precisa, a Setades submeteu a listagem a dois órgãos de controle, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e a Controladoria Geral da União (CGU), para que uma filtragem rigorosa fosse feita. Dessa forma, a lista com os nomes dos beneficiários será atualizada à medida que as informações forem conferidas nas instâncias de controle.

De acordo com o cronograma de entrega dos cartões, a distribuição será iniciada a partir do dia 26 de abril. Os municípios têm um prazo até o dia 27 de maio para finalizar a entrega. O cronograma foi pensado como reforço das medidas de segurança durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Assim, foi estabelecido que a entrega dos cartões será feita com base no mês de nascimento dos responsáveis legais do Cartão ES Solidário. Por exemplo: os responsáveis legais que têm direito ao cartão e nasceram no mês de janeiro, receberão o cartão no dia 26 de abril, primeiro dia da entrega. As pessoas que nasceram no mês de fevereiro, receberão o cartão no dia 27 de abril, e assim sucessivamente:

 Mês de nascimento Data de retirada do cartão
Janeiro 26 de abril
Fevereiro 27 de abril
Março 28 de abril
Abril 29 de abril
Maio 30 de abril
Junho 03 de maio
Julho 04 de maio
Agosto 05 de maio
Setembro 06 de maio
Outubro 07 de maio
Novembro 10 de maio
Dezembro 11 de maio

Dessa forma, os municípios terão 12 dias úteis para fazer a entrega dos cartões. Entretanto, nos municípios de grande porte e que concentram o maior número de pessoas beneficiadas com o auxílio, o prazo será maior. Nesses casos, as entregas poderão ser feitas em até dois dias, para evitar as aglomerações, já que o volume de pessoas nessas localidades é maior. Há também os casos dos municípios que, apesar de menores, precisaram de um período maior para organização da logística e optaram pelo calendário estendido. Sendo assim, os beneficiários do Cartão ES Solidário residentes nos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória, Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Viana, Colatina, Afonso Cláudio, São Gabriel da Palha, Ponto Belo, Vila Valério, Vila Pavão e Mucurici, poderão se guiar pelo seguinte cronograma: 

Mês de nascimento Data de retirada do cartão
Janeiro 26 e 27 de abril
Fevereiro 28 e 29 de abril
Março 30 de abril e 03 de maio
Abril 04 e 05 de maio
Maio 06 e 07 de maio
Junho 10 e 11 de maio
Julho 12 e 13 de maio
Agosto 14 e 17 de maio
Setembro 18 e 19 de maio
Outubro 20 e 21 de maio
Novembro 24 e 25 de maio
Dezembro 26 e 27 de maio

Segundo a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, concentrar as informações em um único espaço facilita a comunicação com a sociedade e fortalece a transparência do processo. “Nosso interesse é fazer com que esse benefício chegue a quem realmente precisa, dentro dos critérios estabelecidos por lei e com responsabilidade. Tivemos o cuidado de fazer o cruzamento de nossa base de dados com dois órgãos de controle para garantir tanto a legitimidade do processo quanto a coesão das informações junto à sociedade.”, reforça a secretária.

O Cartão ES Solidário

O Cartão ES Solidário é destinado às famílias que já estão na base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), caracterizadas pelo recorte de renda de extrema pobreza (renda de até R$ 147 por pessoa) e que incluem crianças de 0 a 6 anos no grupo familiar; idosos com mais de 60 anos; ou com pessoas com deficiência.

Para mais informações sobre o benefício e acesso a lista de beneficiários, acesse: https://setades.es.gov.br/cartaoessolidario

Leia mais:  Combate ao novo Coronavírus: CartãoGV ganha versão pré-paga
Continue lendo

Cidades

Escola de Vitória realiza roda de conversa on-line sobre violência contra mulher

Publicado

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, localizada em Vitória, promoveu uma live pelo Google Meet, a fim de problematizar e dialogar sobre a violência contra a mulher. A ação educativa faz parte do projeto “Conversas Filosociológicas: vozes femininas em foco”, que tem como objetivo um diálogo maior e interdisciplinar sobre temáticas relevantes da área de humanas.  

O encontro contou com a exibição de um curta-metragem sobre violência doméstica, o “Dentro de Casa”, seguido de considerações da atriz Cinthia Caetano, protagonista do curta, e de Adriane Nunes, professora da Rede Estadual e coordenadora do Cineclube Valente, que apoiou a ação. 

Além de abordar a violência contra a mulher, Cinthia Caetano falou sobre a experiência na gravação do curta e Adriane Nunes destacou a importância do cinema e do cineclubismo para a educação. Também foi realizado um debate com a participação dos estudantes sobre o tema. Entre os assuntos abordados estavam a preocupação com o aumento nos casos de violência contra a mulher no período da pandemia e também as dificuldades de as vítimas denunciarem os agressores. 

“As palestrantes chamaram atenção para os traços culturais que envolvem esse tipo de violência e a necessidade de desnaturalizar essas práticas. Destacamos ainda o fato de que não só meninas, mas também os meninos estarem assistindo a live, demonstrando sensibilidade e disposição para aprender. O momento terminou com uma apresentação surpresa de Cinthia Caetano, cantando uma música relacionada ao assunto, que sensibilizou a todos”, disse a pedagoga da Escola Arnulpho Mattos, Eliane Saiter Zorzal. 

Leia mais:  Espírito Santo registra ocupação de leitos de UTI para a covid-19 abaixo de 50%
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana