conecte-se conosco


São Mateus

Aprovadas mais 14 indicações ao Executivo

Publicado

São Mateus – Na sessão ordinária desta semana, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, 14 Indicações (321 a 334/2022), duas Moções de Congratulação (025 e 026/2022) e dois Projetos de Lei (021 e 022/2022). Usaram a Tribuna Livre no Pequeno Expediente o coronel Alexandre Ramalho (ex-secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social), a presidente do Conselho Tutelar de São Mateus, Lessenilda Paula da Silveira, e a equipe do Sest/Senat.

Em rápidas palavras, o coronel Ramalho explicou que atua há 33 anos na área de segurança, tendo ingressado na Polícia Militar em 1989. Ele listou avanços que obteve quando comandou a Sesp e pontuou o que entende como solução para os problemas que afetam a segurança dos capixabas e brasileiros. Disse inclusive que é preciso atualizar a legislação, inclusive o Código Penal e o Código de Processo Penal, além de maior diálogo envolvendo o Ministério Público, o Judiciário e o Congresso Nacional. O coronel Ramalho é pré-candidato ao Senado.

PROPOSIÇÕES APROVADAS
Confira, a seguir, as proposições aprovadas por unanimidade, com os respectivos autores, na sessão ordinária do dia 17 de maio.

INDICAÇÕES

Adeci de Sena
• Reforma da academia popular e do playground do Nativo, e contratação de profissional de Educação Física para ministrar aulas de ginástica aeróbica
• Aquisição de caminhão-caçamba para atender aos produtores rurais do Distrito de Nativo de Barra Nova

Leia mais:  Estudante apresenta a vereadores estudo que estimula projetos de iniciativa popular

Ciety Cerqueira
• Articular captação de recursos, nos governos estadual e federal, para construção de prédio para o Ceim 13 de Setembro, no Assentamento Córrego da Areia
• Construção de quadra poliesportiva coberta no terreno ao lado da Escola Km 35, em Nova Aimorés

Cristiano Balanga
• Extensão de rede de água na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Litorâneo
• Extensão de rede elétrica, com instalação de postes com luminárias, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Litorâneo

Delermano Suim
• Término do calçamento da Rua Recanto das Iaras, no Bairro Morada do Ribeirão
• Pavimentação asfáltica da Rua Ernandes Rufino da Silva, que liga o cais da Pedra D’Água à Rodovia Othovarino Duarte Santos

Gilton Gomes
• Aquisição de brinquedos pedagógicos para os centros de educação infantil da rede municipal
• Instalação de brinquedos adaptados para uso das crianças com necessidades especiais nos playgrounds, escolas e centros de educação infantil da rede municipal

Leia mais:  Idosos são os mais indecisos em São Mateus

Isael Aguilar
• Pavimentação da Rua Ambrósio Lino dos Santos, na Comunidade Santa Maria
• Liberação de recursos financeiros para a realização da 2ª Cavalgada da Amizade, em Nova Lima, no dia 3 de julho de 2022

Lailson da Aroeira
• Reitera a Indicação 193/2022, para calçamento das ruas Antônio dos Santos e Alaíde Silva Mattos, situadas no entrocamento com a Avenida Maria Calixto Conceição, no Bairro Bom Sucesso II

Lailson da Aroeira e Isael Aguilar
• Calçamento da Avenida Gileno Santos, no Bairro Ayrton Senna

MOÇÕES

Delermano Suim
– VOTO DE CONGRATULAÇÃO ao Sest/Senat, pelos relevantes serviços prestados na Cidade de São Mateus-ES.

Paulo Fundão
– VOTO DE CONGRATULAÇÃO ao Sr. Márcio Lyrio, diretor da Escola Santa Clara e do Polo da Universidade Norte do Paraná (Unopar), pelos relevantes serviços prestados na Cidade de São Mateus-ES

publicidade

São Mateus

Vereadora Ciety participa de reunião na APAE sobre atendimentos prioritários e acolhida das pessoas com deficiência

Publicado

Na ocasião, estiveram presentes, a diretora da APAE, Maria Aparecida da Silva Britto, Eduardo Ribeiro Moraes, Diretor Geral do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, Ludnéia Francisco, representando a mãe do Grupo Autista, Vanete Timóteo e outros convidados

Na tarde de segunda-feira (04), na sede da APAE de São Mateus, a Vereadora Ciety Cerqueira, participou de uma reunião de alinhamento sobre atendimentos prioritários e acolhida das pessoas com deficiência, referenciados em nosso município, a fim de estabelecer um fluxo de atendimento para essa demanda.

Na ocasião, estiveram presentes, a diretora da APAE, Maria Aparecida da Silva Britto, Eduardo Ribeiro Moraes, Diretor Geral do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, Ludnéia Francisco, representando a mãe do Grupo Autista, Vanete Timóteo e outros convidados.

A diretora da APAE, Maria Aparecida da Silva Britto, relatou sobre a reivindicação o atendimento prioritário nos estabelecimentos de saúde e demais órgãos públicos de atendimento para as pessoas com deficiência, sendo necessária uma maior humanização nesses atendimentos.

O gestor do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, Eduardo Ribeiro Moraes , falou que é necessário estabelecer regras de protocolo para atendimento e que está sendo construído uma comissão para trabalhar essa demanda de prioridade para pessoas com deficiência, junto ao hospital.
Disse ainda que, o HRAS trabalha com a classificação de risco “Protocolo de Manchester”. Portanto, o protocolo está sendo construído, e convidou a APAE para que disponibilize uma equipe multidisciplinar para organizar o fluxo de atendimento de porta de atendimento do HRAS.

Leia mais:  Aprovada ferrovia de Ipatinga a São Mateus, passando por Barra de São Francisco

Por fim, a Vereadora Ciety Cerqueira, falou sobre a necessidade de criação do projeto de lei para que em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos competentes sejam regulamentados o processo de atendimento prioritário para pessoas com deficiência.

Continue lendo

São Mateus

Placas educativas revelam flora e fauna da restinga e encantam frequentadores da orla de Guriri

Publicado

As placas educativas instaladas na orla de Guriri compõem a estratégia de informação e conscientização do Projeto Nossa Restinga. As fotos estampadas, que revelam em detalhes a biodiversidade da restinga

Lançado em abril de 2022, o Projeto surgiu da necessidade de preservar aquele ecossistema, que contém plantas que fixam as dunas e impedem seu avanço em direção à parte urbanizada da orla, e é também a fronteira vegetal entre a Mata Atlântica e o oceano, com um importante papel para a diversidade da fauna.

O secretário municipal de Meio-Ambiente, Ricardo Louzada, lembrou que as ações de preservação e recuperação começaram com a demarcação da área de proteção e a construção das passarelas. “O Projeto Nossa Restinga é uma continuidade desse processo. A consciência ambiental coletiva é um dos objetivos mais importantes. Sem ela, não existe preservação”. 

FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA

 

As belas fotos das placas exigiram mais que apenas um olhar fotográfico atento. A preferência é para as imagens produzidas por pesquisadores da área ambiental, o que enriquece o aspecto educativo da ação.

Leia mais:  Na segunda sessão de 2022, mais três projetos de lei aprovados

A nomenclatura científica, o nome popular e outras informações ajudam na familiarização com as espécies. “As pessoas precisam saber o que é da restinga e o que é invasor. Muita gente acha que castanheiras, casuarinas e coqueiros, por exemplo, são nativos e não são” – complementa Ricardo Louzada.

PRATA DA CASA

A consciência ambiental vem crescendo também junto aos mateenses. Entre os fotógrafos que tiveram suas fotos selecionadas está a pesquisadora local Bárbara Teixeira Costa, autora de uma das fotos que ilustra a matéria. Ela é moradora de São Mateus e cursa o oitavo e último período de Ciências Biológicas no Ceunes.

A foto escolhida foi a de uma Libélula, que ela flagrou em uma mata na Estrada das Meleiras. “Vi a mata, peguei a máquina e entrei com a certeza de que teria belas imagens. E foi o que aconteceu” – contou Bárbara, que tem 21 anos e fotografa “mato e bichos desde os 15.”

Conforme contou a orgulhosa mãe de Bárbara, Otília Maria dos Santos Costa Coelho, servidora municipal, “aos 15 anos ela escolheu um equipamento fotográfico ao invés de uma festa. De lá para cá está constantemente se aperfeiçoando em fotografia, ao mesmo tempo em que se dedica com afinco aos estudos e pesquisa ambiental.”

Leia mais:  Aprovada ferrovia de Ipatinga a São Mateus, passando por Barra de São Francisco

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana