Política e Governo
Arnaldinho inicia segundo mandato com mudanças estratégicas no secretariado
Publicado
04/01/2025 - 01:59
Após assumir o segundo mandato como prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo anunciou, na quarta-feira (1º), mudanças estratégicas na equipe de secretariado e a criação de três novas pastas – uma delas para ajudar no enfrentamento à violência contra as mulheres. As primeiras mudanças, envolvendo seis cargos, foram publicadas no Diário Oficial do Município (DIO) na quinta-feira (2).
“As mudanças estratégicas nesta nova gestão vão unir experiência e inovação. Nosso foco é melhorar cada vez mais os serviços para atender à população, principalmente, as pessoas que mais precisam do poder público, bem como enfrentar os desafios da nossa cidade potencializando o desenvolvimento sustentável”, explicou Arnaldinho.
Os vereadores eleitos Joel Rangel e Anadelso Pereira vão ocupar as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e de Esporte e Lazer, respectivamente. Como ambos vão se licenciar de seus mandatos parlamentares, os suplentes George Alves e Adriana Meireles assumirão as respectivas cadeiras no Legislativo canela-verde. Anadelso vai atuar no lugar de Fabiano Rossato, subsecretário de Esporte e Lazer que ocupava interinamente a função à frente da pasta.
Joel estava à frente do Instituto de Previdência de Vila Velha (IPVV). Ele substitui Adriana Peixoto Miguel que, por sua vez, passa a comandar a Secretaria Municipal de Controle e Transparência. E quem assume o lugar de Joel no IPVV é Caio Candido, auditor aposentado da Receita Federal. Já Antônio Francisco de Abreu, que ocupava a Secretaria de Controle e Transparência agora vai responder pela pasta do Planejamento.
Educação
Entre as mudanças no primeiro escalão da Prefeitura de Vila Velha, destaca-se também a nomeação de Carla Cabidel para a Secretaria de Educação. Ela é servidora efetiva de Vila Velha desde 2009 e já atuou como professora, pedagoga e diretora escolar.
O novo chefe de gabinete do prefeito é o advogado Samuel Paiva. Ele assumiu no lugar de Carlos Roberto Carneiro, que deixou a função para ocupar o cargo de procurador-geral da Câmara de Vila Velha.
Novas pastas
As alterações foram publicadas no DIO desta quinta-feira (02). Mas Arnaldinho antecipou também a criação de três novas secretarias. O prefeito informou que o projeto criando as secretarias de Relações Institucionais, de Turismo e de Defesa da Mulher será encaminhado em breve para apreciação da Câmara de Vereadores.
Arnaldinho disse que o vice-prefeito Cael Linhalis, que já comandou a pasta de Planejamento na primeira gestão, vai assumir a Secretaria de Governo, no lugar de Maria do Carmo Neves, que vai comandar a futura pasta de Relações Institucionais.
Com a reformulação, a Secretaria de Cultura e Turismo será desmembrada, visando potencializar ainda mais o desenvolvimento turístico como um dos pilares econômicos de Vila Velha. O nome do futuro ocupante do cargo será anunciado em breve.
Defesa da Mulher
Já a Secretaria Municipal de Defesa da Mulher terá como objetivo ajudar a fazer o enfrentamento à violência doméstica em Vila Velha.
“Precisamos colocar mais energia para o enfrentamento à violência contra as mulheres na nossa cidade, que, infelizmente, aparece como uma das mais violentas no Espírito Santo. Esse é um problema muito grave e, na maioria das vezes, as mulheres são vítimas dentro das próprias residências, por seus maridos e companheiros. E elas precisam de apoio, de políticas públicas, para ajudar a romper esse ciclo de violência, já que, na maioria dos casos, dependem economicamente dos agressores”, disse Arnaldinho, que em breve anunciará quem ocupará a pasta.
O prefeito lembrou ainda que, com o objetivo de ajudar a reduzir a violência contra a mulher e garantir atendimento adequado em um único espaço, no município, a Prefeitura de Vila Velha está construindo a Casa da Mulher Brasileira, a primeira do Espírito Santo. A previsão é de que essa obra – em parceria com os governos estadual e federal –, seja inaugurada no primeiro semestre de 2025.
O terreno, localizado em Praia das Gaivotas, possui 4.430 m², sendo que a área em construção terá 1.343,91 m², com cerca de 50 salas. O espaço, quando estiver pronto, vai funcionar 24h e reunirá, num mesmo local, nove serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. A Casa da Mulher terá capacidade para realizar três mil atendimentos por ano.
Serão oferecidos serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, promotoria de Justiça especializada, Núcleo Especializado da Defensoria Pública, Juizado de Violência Doméstica, alojamento de passagem, brinquedoteca, central de transporte e ações de autonomia econômica.
Confira a lista de todos os secretários de Vila Velha:
Vice-prefeito: Carlos Aurélio Linhalis (Cael)
Vai assumir, em breve, a Secretaria de Governo, conforme antecipou o prefeito. Bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração com ênfase em Gestão, atuou por mais de 30 anos na Caixa Econômica Federal, onde foi gerente-geral de Agência, gerente Regional do Norte do Espírito Santo e superintendente Regional da Região Sul do Estado. Também foi presidente da Cesan e professor universitário do curso de Administração, na Faculdade de Ciências Econômicas.
Secretário de Administração: Rodrigo Magnago de Hollanda Cavalcante
Graduado em Direito. Já foi secretário de Administração e Gestão de Cariacica; secretário de Administração de Cachoeiro de Itapemirim; e diretor Administrativo e Financeiro do Instituto Estadual de Meio Ambiente.
Secretária de Assistência Social: Leticia Goldner
Graduada em Serviço Social pela Ufes, é professora universitária e especialista em processos socioeducativos com crianças e adolescentes. Há nove anos atua na gestão da Secretaria de Assistência Social de Vila Velha, captando recursos para projetos e programas do Terceiro Setor e coordenando o funcionamento do Centro Pop, dos serviços de Abrigamento e das ações de Vigilância Socioassistencial.
Secretário de Comunicação: Felício Corrêa da Costa Neto
Formado em Publicidade, já atuou como vereador de Vila Velha (1983-1989); subsecretário de Estado da Casa Civil; diretor da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV); diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa; secretário de Comunicação de Cariacica, Serra, São Mateus e Vila Velha. Também foi secretário de Turismo de São Mateus, assessor parlamentar; consultor de Marketing Político e coordenador de diversas campanhas eleitorais.
Secretária de Controle e Transparência: Adriana Peixoto Miguel
Deixa a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade para assumir a nova função. Graduada em Administração de Empresas pela Faesa e em Direito pela UVV, cursou MBA em Auditoria e Controles Internos (pela Legis&Juris), e se especializou nas áreas de Petróleo (pelo Centro de Pesquisas da Universidade Federal do Rio de Janeiro), e de Compliance (pela Faculdade de Direito de Vitória). Também concluiu Mestrado em Processo Civil (pela UFES) e acumulou vasta experiência profissional atuando como advogada na área cível e advogada do Instituto de Previdência de Viana; como assessora jurídica da Procuradoria de Vitória, e como vice-presidente e membro da Comissão de Compliance da OAB/ES.
Secretário de Cultura: Roberto Patrício Júnior
Músico e compositor desde o início da década de 2000, fundou diversas bandas musicais (incluindo Macucos), atuou como gestor cultural e realização de eventos, foi gestor de carreiras artísticas e nos últimos anos viveu na Europa, realizando diversos projetos da área cultural, incluindo a direção de eventos do Teatro da Luz, em Lisboa (Portugal).
Secretário de Defesa Social e Trânsito: Major Rogério Gomes dos Santos
Graduado em Direito e no Curso de Formação de Oficias da PM, é especialista em Gestão Policial Militar e Segurança Pública pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública. Atuando como policial militar há 22 anos, foi gestor e fiscal de convênios e contratos na Diretoria de Administração de Frota da PMES, no Quartel do Comando-Geral, e também já exerceu os cargos de Comandante de Pelotão (em São Mateus e Conceição da Barra) e de Comandante de Companhia (em Colatina, Marilândia, São Domingos do Norte, Pancas, Alto Rio Novo e Governador Lindenberg).
Secretário de Desenvolvimento Econômico: Everaldo Colodetti
Formado em Administração, com especialização em Gestão de Crédito, Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, acumulou vasta experiência profissional atuando como funcionário de carreira do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) – onde exerceu os cargos de diretor de Crédito e Fomento e diretor Executivo – e também como secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra.
Secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade: Joel Rangel
Graduado em Direito e pós-graduando em Políticas Públicas, possui cinco mandatos parlamentares na Câmara de Vila Velha. Já foi secretário de Assistência Social da PMVV, onde implementou o Sistema Único da Assistência Social e fortaleceu os Conselhos Municipais. Também fez parte do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social e representou a instituição no Conselho Estadual de Assistência Social do Espírito Santo. No período de 2018 a 2020, assumiu o cargo de diretor-geral da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e a Secretaria de Gestão de Pessoas.
Secretária de Educação: Carla Lima de Moraes Cabidel
Licenciada em Pedagogia com habilitação em Magistério, é pós-graduada em Psicopedagogia e em Gestão Educacional: Inspeção, Orientação e Supervisão. Possui vasta experiência na rede privada, onde atuou em diversas funções. É efetiva da Rede Municipal de Educação de Vila Velha desde 2009, quando assumiu o cargo de professora. No ano 2012, foi efetivada como pedagoga e exerceu a Coordenadoria de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e desde 2018 atua na função de Diretora Escolar.
Secretário de Esporte e Lazer: Anadelso Pereira
Reeleito para seu quarto mandato de vereador em 2024, Anadelso – que chegou a atuar como secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha no primeiro mandato do prefeito Arnaldinho Borgo – é graduado em Gestão Pública e tem uma trajetória marcada não só pela atuação na área de esportes, mas também pela dedicação a projetos sociais voltados às mulheres e ao incentivo à prática desportiva nas comunidades, como aulas gratuitas de zumba (Projeto Ritmos Pura Vida), jiu-jítsu e capoeira.
Secretária de Finanças: Adinalva Maria da Silva Prates
Graduada em Ciências Contábeis, trabalha como gestora pública desde 1996, atuando na Controladoria-Geral de Itapemirim; na Superintendência e Gerência do CREA-ES; na Presidência do Instituto de Previdência de Viana; e na Controladora Geral e Secretaria de Finanças do município de Teixeira de Freitas (BA). Também já exerceu os cargos de subsecretária Financeira da Secretaria de Educação e de secretária de Finanças de Vila Velha; de secretária de Finanças de Viana; de secretária Executiva de Obras de Vitória; de chefe do Núcleo de Contabilidade da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo e de gerente do Fundo Estadual de Assistência Social da Secretaria de Assistência do Governo do Estado.
Chefe de Gabinete: Samuel Paiva
Graduado em Direito, possui experiência na administração pública. Atuou como gerente da Procuradoria-Geral do Município na atual gestão, gerente de Apoio Judicial e assessor técnico. Foi responsável por fortalecer a relação da Prefeitura com instituições judiciais, contribuindo para a eficiência e a transparência nos processos administrativos e jurídicos.
Secretária de Governo: Maria do Carmo Neves
Em breve ela assumirá a futura Secretaria de Relações Institucionais, conforme antecipou o prefeito. Bióloga com mestrado em Ecologia de Ecossistemas e pós-graduação em Educação Ambiental, adquiriu experiências profissionais atuando como gerente socioambiental, assessora técnica e coordenadora de programas e projetos socioambientais em Vila Velha. Também foi chefe de Gabinete Parlamentar de Arnaldinho Borgo, durante os dois mandatos dele como vereador.
Secretário de Meio Ambiente: Ricardo Klippel
Graduado em Ciências Biológicas (UVV), possui pós-graduação em Engenharia Ambiental (Ufes) e ganhou grande experiência atuando como analista ambiental efetivo da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha; e também como gerente de Recursos Hídricos, coordenador de Recursos Naturais e coordenador de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha.
Secretária de Obras e Projetos Estruturantes: Menara Cavalcante
Graduada em Direito, adquiriu experiência profissional atuando como presidente da Comissão de Licitação e Pregoeira do município de Cariacica; como coordenadora de Suprimentos de Vila Velha; gerente de Licitações da Secretaria de Saúde de Serra; coordenadora de Aquisições Internacionais do Projeto Estado Presente, do Governo do Espírito Santo; subsecretária Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica; e subsecretária de Defesa Social de Cariacica.
Secretário de Planejamento: Antônio Francisco de Abreu
Formação: Bacharel em Administração de Empresas – FACCACI Extensão Universitária em Consultoria Empresarial – Universidade de Brasília. Extensão Universitária em Gestão Pública – Universidade Coorporativa CAIXA e Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência: Lopes Irmão e Cia Escriturário 1982/1985 – Banestes Administração e Serviços Ltda – Escriturário 1986/1987 – Banco do Estado do Espírito Santo S/A – Subencarregado de Serviços – CÂMBIO 1987/1989 – Caixa Econômica Federal – Gerente Geral Geral/Gerente Regional de Canais e Atendimento e Gerente Regional de Governo 1989/2017 – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sul-Litorânea do ES – Gerente de Agência 2018 – Cesan – Assessor da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente 2019-2023 – GEAP – Fundação de Seguridade Social – Gerente de Unidade 2023.
Secretário de Proteção e Defesa Civil: Carlos Marcelo D’Isep Costa
Graduado em Tecnologia Mecânica (Ufes), cursou pós-graduação em Análise de Sistemas (UVV) e mestrado em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas/RJ). Também foi coronel da reserva remunerada do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo e comandante-geral e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil. Com sua experiência e conhecimento, vem atuando na área de Proteção e Defesa Civil do município de Vila Velha desde 2019.
Secretária de Saúde: Cátia Cristina Vieira Lisboa
Administradora de Empresas formada pela UVV, pós-graduada nos cursos de Auditoria em Saúde pela Faesa e de Gestão em Saúde pela USP. Ganhou experiência profissional atuando como secretária municipal de Saúde, subsecretária de Apoio Estratégico e diretora de Unidade de Saúde da Prefeitura de Vitória; como 2º vice-presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES) e também como secretária municipal de Saúde de Vila Velha, cargo que ocupa desde 2021.
Secretário de Serviços Urbanos: Raphael do Nascimento
Formado em Gestão Pública, foi coordenador das equipes de Tapa-Buracos e de todas as Regionais da Secretaria de Obras da Prefeitura de Vila Velha, já atuou como escriturário do Banco do Brasil e assessor parlamentar da Câmara Municipal de Vila Velha. Exerce o cargo de secretário de Serviços Urbanos da PMVV desde 2021.
Secretário de Tecnologia e Inovação: Abel Neto
Profissional de Tecnologia da Informação com mais de 20 anos de experiência no setor privado, é graduado em Tecnologia da Informação pela Microsoft e Oracle, com especialização nas áreas de Estratégia de TI, Análise de Sistemas e Administração de Banco de Dados. Sua experiência sólida como analista de sistemas e administrador de banco de dados contribuiu de forma decisiva para o sucesso de projetos de inovação e eficiência operacional da Prefeitura de Vila Velha, onde promove excelência tecnológica atuando como secretário de Tecnologia e Inovação desde 2021.
Procurador-Geral do Município: Vitor Soares Silvares
Formado em Direito, é pós-graduado em Direito Processual Civil pela FDV e mestre em Direito Processual pela Ufes. Foi assessor de nível superior para Assuntos Jurídicos do Tribunal de Justiça do Espírito Santo; subprocurador de Vitória; procurador-geral da Serra e autor do livro “A (in)eficácia das decisões do STF em sede de Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão”, um estudo acadêmico que visa propiciar ao leitor uma nova perspectiva sobre o tema.
Presidente do IPVV: Caio Candido
Formado em Agronomia e Direito, com especialização em Direito Público e Direito Processual Público. Foi professor de Direito Tributário e exerceu diversos cargos na Receita Federal do Brasil, como delegado, subsecretário de Fiscalização e membro da Missão Especial de Combate ao Crime Organizado no Espírito Santo. Também foi supervisor regional do Programa do Imposto de Renda no Estado, chefe do Serviço de Tributação e coordenador do Serviço de Tecnologia e Sistemas de Informação da Delegacia da Receita Federal. Já como engenheiro agrônomo, atuou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Emater-ES).

Política e Governo
Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’
Publicado
08/07/2025 - 20:37
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (08), a ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL), que permite a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. Durante a solenidade, o Estado do Espírito Santo aderiu ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Novo Viver Sem Limite, do Governo Federal, que prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões em ações voltadas às pessoas com deficiência. Com a adesão, o Estado fica habilitado a apresentar projetos e obter recursos para executá-los.
“Temos um trabalho de inclusão muito forte e queremos fazer muito mais. Cerca de 7% de quem vive no Espírito Santo têm alguma deficiência e essas pessoas precisam de um acolhimento ainda maior. Queremos que todos tenham oportunidades. Por isso, é importante essa parceria para consolidar os programas do Governo do Federal com o que já temos implementados aqui, como o Transcol + Acessível e a Central de Intermediação de Libras. São ações importantes na vida de quem as utiliza”, afirmou o governador.
O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, vinculada à Secretaria da Casa Civil (SCV), elaborou um plano de trabalho com 45 tópicos para projetos que poderão ser apresentadas ao Governo Federal nas áreas de Cultura, Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Direitos Humanos, Esporte e Mobilidade.
O subsecretário de Estado de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, João Bosco Dias, destaca a importância da assinatura do Termo. “A adesão ao Novo Viver Sem Limite é um marco para as minorias e os grupos vulnerabilizados. Com a assinatura do Termo, vamos ampliar as ações às pessoas com deficiência no nosso Estado, garantindo ainda mais dignidade a elas”, ressaltou.
“Nesse Brasil tão grande, nós precisamos da cooperação federalista, envolvendo Governo, Estados e Municípios, para a gente ter a transformação necessária. O Novo Viver Sem Limite envolve 95 ações e, só na primeira etapa, 11 ministérios. É um plano construído a muitas mãos”, disse a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Anna Paula Feminella.
As futuras ações com recursos federais vão se somar a iniciativas já implantadas pelo Governo do Espírito Santo. O Sistema Transcol, por exemplo, possui 100% da frota acessível, e o serviço Transcol + Acessível, hoje com 11 vans, vai contar com 30 veículos até o fim do ano. Em março deste ano, foi inaugurado o Centro de Excelência de Esportes para Pessoas com Deficiência, em Vitória, que já é referência no País.
Ampliação da central de libras
A novidade sobre a Central de Intermediação de Libras (CIL) é que agora a pessoa com deficiência auditiva e/ou surda usuária de Libras pode acessar o serviço de qualquer lugar e não apenas a partir da dependência de algum prédio público estadual. No ano passado, foram 2.026 atendimentos da Central, e, neste ano, já foram mais de 1 mil.
A interpretação ocorre por meio de videochamadas, e o serviço funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
O acesso se dá por meio do aplicativo “Icom”, disponível nos sistemas IOS, Android e Windows, ou diretamente pelo link: https://call.icom-libras.com.br/es/chamada/video?svId=59193927-b794-4783-85-0f431d29ab5c&preCall=false&queue=icom. Há, ainda, cartazes em repartições públicas com um QR Code para acesso.
Política e Governo
Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima
Publicado
08/07/2025 - 20:35
Aproximadamente R$ 407 milhões já foram garantidos pelo Governo do Espírito Santo a prefeituras capixabas com repasses diretos, sem burocracia, por meio do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas. O objetivo é tornar os municípios resilientes aos efeitos extremos do clima, por meio de ações de prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres, de prevenção a eventos hidrológicos extremos, e de conservação e revitalização de recursos hídricos.
O prazo para que as prefeituras enviem à Secretaria do Governo (SEG) pleito de recursos do Fundo Cidades 2025 para a execução de obras vencerá nesta terça-feira (08). A assinatura do termo de Adesão ao Programa Cidades Resilientes (Procire) é obrigatório para a formalização do pedido. Caso o município ainda não tenha aderido, é necessário procurar a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
Proteção à vida
Com repasses do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, que foi criado de forma inédita e inovadora no país em 2023, o Governo do Estado garante aos municípios recursos para elaboração de projetos e execução de obras que resultam em preservação de vidas, proteção ao patrimônio e promoção do desenvolvimento sustentável do Estado.
Desde março de 2023, já foram asseguradas autorizações para transferências às prefeituras, visando à elaboração de mais de 160 projetos e à execução de mais de 80 obras. “Foi o próprio governador Renato Casagrande quem sugeriu a criação do Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas”, afirma a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, ao ressaltar a importância das ações de prevenção e mitigação, diante dos eventos climáticos que têm se mostrado cada vez mais intensos em nível mundial.
A titular da SEG explica que são realizadas transferências diretas, fundo a fundo, aos municípios que pleitearam recursos, seguindo critérios previstos na legislação que regula o Fundo e com análise técnica realizada por uma comissão integrada pelas Secretarias do Governo (SEG), da Agricultura de Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento (Setades) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), além do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).
Pleitos
Os municípios devem encaminhar solicitação de recursos à SEG para a elaboração de projetos e execução de obras para que seja analisada pelas secretarias envolvidas. Na análise, entre os critérios observados estão o grau de risco da área, relevância de ameaças e vulnerabilidades, número de pessoas diretamente beneficiadas pelo investimento, garantia da segurança hídrica e impacto ao meio ambiente.
Investimentos
Fazem parte da lista de obras realizadas e em execução, drenagem e pavimentação de vias públicas; macrodrenagem; muros de contenção de encostas e taludes; execução de cortina atirantada; muros de arrimo; proteção superficial de erosão; desmonte de blocos rochosos; reforço estrutural para estabilização de rocha em área de risco; construção de dique; barragem; bacia de contenção de enxurradas; drenagem e estabilização rochosa; e construção de reservatório enterrado para captação de águas pluviais.
“Temos obras já entregues à população e em execução em todas as regiões do nosso Estado. São investimentos de grande importância, que diante de fortes chuvas, já se mostraram eficazes na proteção à vida e ao patrimônio de milhares de capixabas. Entre esses investimentos estão a estabilização de uma grande encosta na Rua Lino Ribeiro Soares, na Sede de Muniz Freire; outras obras de proteção de encosta em Bom Jesus do Norte; a de bacia de contenção de enxurradas e sedimentos no Córrego da Areia, em São José do Calçado, além de contenções também em Viana e Cariacica, na Grande Vitória. Todas protegem não só residências e seus moradores, mas também o comércio e demais atividades econômicas”, argumenta a secretária Emanuela Pedroso.
Além de autorizações para obras, o Governo também anunciou recursos para que as prefeituras elaborem projetos estruturantes de adaptação às mudanças climáticas, com valor de até R$ 500 mil para cada município. Os pleitos devem ser encaminhados pelas prefeituras à Secretaria de Estado do Governo até o próximo mês de setembro.
Histórico
Em 2013, o Espírito Santo foi alvo de fortes chuvas que causaram uma tragédia. Era então a primeira gestão do governador Renato Casagrande e foi criado o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – Cidades, por meio da Lei Complementar 712.
Em 2014, o governo estadual repassou recursos aos municípios visando ao aumento da capacidade de resposta das cidades às fortes chuvas registradas no ano anterior.
Em 2019, o Governo do Estado reativou o Fundo Cidades. Em 2020, repasses foram feitos pelo Governo para que houvesse compensação de perdas dos municípios com a extinção do Fundo para a Redução das Desigualdades Regionais (FRDR).
Em 2022, o objetivo dos repasses foi a promoção do equilíbrio regional do Estado. E para a gestão 2023-2026, o Governo do Espírito Santo instituiu o Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, inserido no eixo do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas com o objetivo de realizar ações de prevenção e mitigação em áreas de risco de desastres; de prevenção a eventos hidrológicos extremos, e de conservação e revitalização de recursos hídricos, visando à preservação de vidas e à promoção do desenvolvimento sustentável do Estado.

MPES firma parceria com CREA-ES e Prefeitura para vistoria em casarões históricos de São Mateus

João Pedro celebra ‘início dos sonhos’ no Chelsea sem esconder tristeza por queda do Fluminense

Pesquisadores fazem descoberta surpreendendo e encontram rãs a 4.000 metros de altitude na Tanzânia

Cessão de espaço da União vai permitir que Associação de Pescadores de Regência tenha sua própria rampa de barcos

Teleconsulta chega aos 78 municípios do Espírito Santo
São Mateus


MPES firma parceria com CREA-ES e Prefeitura para vistoria em casarões históricos de São Mateus
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, formalizou na...


São Mateus encerra participação histórica na Feira dos Municípios com protagonismo e valorização cultural
Após quatro dias intensos de programação, São Mateus encerrou sua participação na Feira dos Municípios com um saldo extremamente positivo....


São Mateus tem 25 vagas para curso técnico gratuito, com inscrição até 11 de julho
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de vagas gratuitas em cursos técnicos em parceria com a Secretaria de...
Política e Governo


Estado amplia alcance de central de libras e adere ao plano nacional ‘Novo Viver sem Limite’
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quarta-feira (08), a ampliação da Central de Intermediação de Libras (CIL), que...


Governo já garantiu mais de R$ 400 milhões para municípios capixabas se tornarem resilientes aos efeitos extremos do clima
Aproximadamente R$ 407 milhões já foram garantidos pelo Governo do Espírito Santo a prefeituras capixabas com repasses diretos, sem burocracia,...


TCU aponta superfaturamento em obras no Porto de Vitória
Dano aos cofres públicos é de quase R$ 23 milhões; cinco pessoas foram responsabilidades e multadas Uma decisão do Tribunal de...
Segurança


Advogada envolvida em roubo milionário é presa em sítio no ES
O assalto aconteceu em julho de 2024, em apartamento em Vila Velha, e a advogada já havia sido presa. Segundo...


Idosa tem R$ 1,5 mil do auxílio-doença roubados após sair de banco na Serra
Criminosos vigiaram a vítima dentro da agência, localizada em Jacaraípe. A idosa foi agredida com coronhadas Uma idosa de 68 anos foi...


Guarda Civil Municipal de Linhares prende 162 pessoas nos seis primeiros meses do ano e reforça combate à criminalidade
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Linhares vem se destacando pelo trabalho firme e constante no enfrentamento à criminalidade. Somente...
Camisa 10


João Pedro celebra ‘início dos sonhos’ no Chelsea sem esconder tristeza por queda do Fluminense
Jovem de 23 anos, que sonha com a seleção brasileira, saiu aplaudido por ingleses com mais entusiasmo e espera ‘completar...


Equipe capixaba conquista título sul-americano de karatê
A equipe capixaba formada por Claudina Aguiar, Helen Tatagiba e Victória Tatagiba se sagrou campeã do Campeonato Sul-Americano de Karatê,...


Renato Gaúcho exalta jogadores do Fluminense antes de jogo contra o Chelsea: ‘São inteligentes’
Fluminense e Chelsea se enfrentam nesta terça-feira (8), às 16h (de Brasília), em Nova Jersey, nos Estados Unidos, pela semifinal da Copa do Mundo...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Pinga fogo17/09/2021 - 10:57
Pinga-Fogo – Setembro
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas