conecte-se conosco


São Mateus

Artesanato de São Mateus é destaque em documentário audiovisual

Publicado

Produção “Mãos e Mentes Mateenses” explora a contribuição do artesanato para a economia local e preservação da memória cultural

A cultura do artesanato ganha destaque em um novo documentário audiovisual intitulado “Mãos e Mentes Mateenses”, que busca revelar as histórias por trás das mãos talentosas e das mentes criativas que moldam a identidade cultural do município de São Mateus (ES). Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Suzano e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), o projeto, que será lançado nos dias 21 a 23 de fevereiro, na Feira Cores e Sabores de Guriri, celebra a economia criativa e o impacto do artesanato no desenvolvimento socioeconômico da região.

De acordo com a produtora Clemia Soares Santana, a produção mergulha na vida dos artesãos locais, destacando todo o processo de criação: da concepção e inspiração à produção e comercialização das peças. Além disso, a obra explora a contribuição do artesanato para a economia local, sua relevância na preservação da memória cultural e sua capacidade de integrar gerações.

Visualização da imagem

Uma das entrevistadas pelo projeto é Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti, que atuou como consultora de Relacionamento Social da Suzano no Norte do Espírito Santo. “A companhia está presente há muitos anos na região e tem uma relação próxima e de respeito com os povos originários e tradicionais, respeitando sempre a cultura e os saberes locais. Prova disso, são os projetos incentivados pela empresa em parceria com as associações quilombolas e comunitárias, que fomentam as produções artesanais e o empreendedorismo dentro das comunidades. Esse documentário vai dar luz ao rico trabalho artesão, que é tão importante para a renda de famílias e para a manutenção de tradições ancestrais”, ressalta Rafaela.

Leia mais:  Marcos Batista participa de encontro do Podemos

Exibição no cinema

Para celebrar o Dia do Artesão, o documentário “Mãos e Mentes Mateenses” terá uma exibição especial e aberta ao público no Cine Ritz São Mateus, marcado para o dia 19 de março. Este evento vai reunir artesãos, parceiros e a comunidade para um momento de valorização e reconhecimento da cultura local.

A produção audiovisual também terá espaço na Feira Cores e Sabores, em Guriri, entre os dias 21 e 23 de fevereiro. No local, haverá um stand institucional, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o documentário, interagir com os artesãos participantes e ter acesso a materiais exclusivos do projeto.

Histórias que emocionam e inspiram

A produção conta com depoimentos emocionantes de artesãos locais, empresários e entidades que apoiam a cultura e a economia criativa. Empresas e organizações locais também compartilham suas experiências, demonstrando como o artesanato fortalece a economia criativa e a sustentabilidade na região.

Conforme Clemia Santana, entre os objetivos do projeto está a valorização do artesão; reconhecer a importância dos artesãos na preservação da cultura e na geração de renda; promover a economia criativa e mostrar o impacto do artesanato na mobilização de recursos e na redução do desemprego; e sensibilização do público por meio da aproximação das pessoas do universo do artesanato, reforçando o pertencimento cultural.

Leia mais:  Editorial - Novo governo e a esperança de São Mateus ocupar um lugar digno na constelação dos municípios prósperos do Espírito Santo

Visualização da imagem

Serviço

21 a 23 de fevereiro: Stand do documentário na Feira Cores e Sabores – Edição Guriri;

19 de março: Exibição do documentário no Cine Ritz São Mateus, no Shopping São Mateus;

Acompanhe as atualizações no Instagram: @maosementessm

publicidade

São Mateus

Viação São Gabriel adquire novos ônibus Ideale para o transporte de funcionários da Marcopolo em São Mateus

Publicado

A Viação São Gabriel, empresa com sede em Colatina (ES) e atuação nos segmentos de fretamento, turismo e transporte rodoviário intermunicipal, está renovando sua frota com a aquisição de unidades zero quilômetro do modelo Marcopolo Ideale. Os novos ônibus, produzidos em Caxias do Sul (RS), representam um avanço na modernização da operação da empresa capixaba.

Para garantir uma experiência de viagem ainda mais qualificada, as carrocerias possuem sistema de ar-condicionado da marca Spheros, Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para acessibilidade, itinerário eletrônico branco âmbar e poltronas executivas.

Os novos ônibus serão empregados no transporte de funcionários da fábrica da Marcopolo, localizada em São Mateus (ES). Além disso, as unidades já saíram da fábrica personalizadas com busdoor promovendo a certificação Great Place to Work (GPTW), que reconhece a Marcopolo como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Leia mais:  Pais de crianças autistas se reúnem para criar Centro Especializado em Reabilitação na cidade de São Mateus

Continue lendo

São Mateus

Dois são feridos e carro é destruído em acidente com carreta em São Mateus

Publicado

Duas pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, após um carro e uma carreta se envolveram em um acidente no final da manhã de sábado (15), no Km 67 da BR-101, perímetro de São Mateus.

As imagens mostram o veículo destruído após colidir com uma carreta (veja vídeo acima). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Roberto Silvares, uma delas em estado grave.

Ainda não foram divulgadas informações sobre a dinâmica do acidente. Procuramos a Eco 101, concessionária que administra a via, mas não obtivemos retorno até o momento da publicação da matéria. 

Leia mais:  Ciclista e motociclista morrem em acidente na BR-101, em São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana