conecte-se conosco


Cidades

Artesãos da bacia do rio Doce levam arte capixaba à 30ª Feira Nacional de Artesanato

Publicado

Importante oportunidade de negócios, exposição é a maior da América Latina e será realizada em Belo Horizonte (MG) até o dia 8

Artesãos de sete comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), em 2015, terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos na 30ª Feira Nacional de Artesanato, que acontece entre os dias 3 e 8 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Ao todo, 26 representantes de 12 grupos de artesanato, sendo sete de Minas Gerais e cinco do Espírito Santo, apresentarão seus produtos no evento, dentre eles bordados, crochês, pinturas, peças de decoração e doces artesanais. Da bacia do rio Doce, na porção capixaba, os representantes serão dos municípios de Aracruz, Regência, Povoação e Baixo Guandu, com destaque para o artesanato indígena.

Os grupos apresentarão os trabalhos em um estande coletivo, onde também será mostrada toda a trajetória do processo de reparação e da retomada de atividade das comunidades. Esse é um trabalho feito por meio de capacitações, investimentos, desenvolvimento de marca e produtos, abertura de novos mercados, entre outras ações apoiadas pela área de Economia e Inovação da Fundação Renova.

Leia mais:  Profissionais participam de formação sobre Sistema Estadual de Gestão Escolar

O Grupo Arte (Associação dos Artesãos e Assemelhados de Regência e Região) também estará presente no evento. Para a artesã Claldenisia Correia, a oportunidade será de aprendizado. “A ida à feira nos proporcionará o conhecimento do mercado. Lá, poderemos ver o que o temos de novo. Esperemos que nossa participação possa nos acrescentar e que nossas vendas sejam um sucesso”, diz.

Para o especialista em Economia e Inovação da Fundação Renova, Roberto Ruggeri, a experiência é uma oportunidade de promover as manifestações culturais dos dois Estados para visitantes do Brasil e do mundo. “Além da exposição e comercialização dos produtos, a ideia é proporcionar a convivência entre os grupos. Assim, há uma troca de conhecimentos acerca de necessidades, demandas, oportunidades de mercado. Com o evento, eles conhecem outros expositores, firmam parcerias e evoluem profissionalmente”, diz.

A expositora Andreia Luiza Tolentins Vasconcelos, do grupo Casa das Artes de Mariana, ressalta a importância da participação na 30ª Feira Nacional: “Levaremos bordados em rechilie, bordado livre, flores de crochê. Mas também levaremos, com o nosso artesanato, o nome da cidade para conhecimento de toda Minas Gerais e também de outros Estados. Assim, esperamos fazer contato com comerciantes para a revenda de nossos produtos, o que é importante para o nosso desenvolvimento e crescimento”, explica.

Leia mais:  Defesa Civil emite pela 1ª vez alerta de chuvas intensas e notifica celulares no ES

Serviço – 30ª Feira Nacional de Artesanato
Data
: de 3 a 8 de dezembro

Local: Expominas — Avenida Amazonas, 6.200, bairro Gameleira, Belo Horizonte – MG
Informaçõeswww.feiranacionaldeartesanato.com.br

 

Sobre a Feira Nacional de Artesanato

A Feira Nacional de Artesanato é o maior evento do gênero em toda a América Latina e comemora, em 2019, 30 anos de realização em Belo Horizonte. Além de beneficiar diretamente milhares de pessoas, a feira possibilita conhecer a diversidade do artesanato brasileiro e tem como premissa a valorização do cenário artístico local.

Workshops, cursos e oficinas demonstrativas, incluindo as que utilizam materiais descartados na Feira Nacional de 2018 também farão parte do evento neste ano. Os visitantes ainda poderão aproveitar, gratuitamente, shows e apresentações culturais.

publicidade

Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

Publicado

A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

Leia mais:  Defesa Civil emite pela 1ª vez alerta de chuvas intensas e notifica celulares no ES

Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

Leia mais:  Presidente da Suzano entre os CEOs que Melhor se Comunicam com Jornalistas

Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

Continue lendo

Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

Publicado

Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Leia mais:  Prefeito de Linhares participa de evento em homenagem às mulheres na Câmara Municipal

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana