conecte-se conosco


São Mateus

Artigo – Petrocity Portos e seus desafios

Publicado

Por Cássio Caldeira

Por diversas vezes assisti a apresentação do projeto Petrocity Portos. Um projeto muito bem elaborado, com estudos minuciosos de viabilidade técnica, com um playback de curto prazo, com investidores potenciais que acreditam e bancam o projeto, com o apoio expressivo de uma sociedade tão carente de emprego e renda, portanto não há motivos para colocar em dúvida a concretização desse audacioso projeto.

Resultado de imagem para petrocity sao mateus

Lembrando que esse projeto já foi aprovado pela Secretaria Especial de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Secretaria de Patrimônio da União e Marinha do Brasil, ou seja, o projeto já foi aprovado por quem tinha que aprovar o que se discute nesse momento é meramente uma licença ambiental.

Porém temos vistos algumas lideranças com indiferença ou pior com discursos pessimistas e outros literalmente torcendo contra. Na minha ótica situação puramente normal, pois um projeto de tamanha envergadura incomoda e fere interesses de grandes grupos que sempre quiseram ter a hegemonia do poder e total controle da situação pertinente aos seus interesses pessoais e empresariais, não tendo a mínima preocupação com o interesse coletivo de toda uma sociedade hoje tão carente de emprego e renda.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus distribui cesta básica com produtos estragados

Fico preocupado quando olhamos para a esfera política que acompanha de camarote toda a situação e lembro que no período eleitoral generalizaram o mesmo discurso que trabalharia incansavelmente pela retomada do desenvolvimento principalmente na região norte do estado.

Sabemos que é um projeto privado, mas a falta de boa vontade política nessa questão deixa grandes interrogações no ar, pois fica tudo sem sentido para não dizer decepcionante. Principalmente quando a classe menos favorecida sempre é a mais prejudicada.

Porém o projeto com toda certeza seguirá em frente, provavelmente com atrasos para a alegria de muitos, mas se viabilizará pois:

1. Não depende de dinheiro público, o capital é privado;
2. Conheço o projeto é muito bem estruturado e fundamentado;
3. Tem até o momento as aprovações necessárias do governo Federal;
4. Tem o apoio expressivo de toda uma sociedade otimista;
5. Muitos contratos já assinados com previsão de início ainda para este primeiro trimestre;
6. O projeto vem de encontro a necessidade e a integração regional do transporte de cargas;
7. Pela necessidade da dinâmica reprimida de cargas ociosas no norte noroeste do estado, sul da Bahia e leste de Minas Gerais;
8.Todos os contratos necessários para a construção do Porto para com as empresas construtoras já foram assinados inclusive com as empresas que irão operar o porto;
9.Possui o reconhecimento técnico de entidades tais como: ANTAC, SEPE, SPU, MARINHA DO BRASIL E PREFEITURA MUNICIPAL;
10. Já está em andamento os cursos de preparação, formação e capacitação de mão de obra, portuária assinado com prefeituras do norte do estado.

Leia mais:  Sessão itinerante da Câmara, em Nestor Gomes, ajudou a destruir narrativas de aliados do prefeito

Enfim, poderia colocar mais 10 ações adicionais extruturantes e efetivas, apenas a título de esclarecimentos da situação atual do projeto Petrocity.

Finalizando, do meu ponto de vista, tudo será apenas uma questão de tempo curto tempo por sinal, pois a classe trabalhadora tem pressa, os empresários precisam de novos horizontes e a sociedade não é mais burra e com toda certeza saberá como sempre lutar pelos seus ideais!
Quanto aos pessimista, sinto em dizer que já não há mais como voltar atrás, o projeto Petrocity já é uma realidade e não vamos perder o bonde do desenvolvimento no norte do estado.

Cássio Caldeira, 
Empresário, diretor da Qualimec,

São Mateus-ES.

publicidade

São Mateus

Rodrigo da Cozivip recebe medalha da Câmara: “Nós somos apaixonados por São Mateus”

Publicado

Homenagem pe de autoria do vereador presidente Paulo Fundão

São Mateus – Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada por unanimidade no plenário, a homenagem ao empresário Rodrigo Azevedo Batista (Rodrigo da Cozivip) foi concretizada num ambiente descontraído e de gratidão. A entrega da Medalha Amigos de São Mateus aconteceu na noite desta segunda-feira (9/12), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão, durante a sessão ordinária do Parlamento Municipal. A homenagem faz parte das celebrações dos 480 anos de São Mateus, cuja entrega de títulos, medalhas e comendas honoríficas foi concentrada na sessão solene realizada em 30 de novembro, no Sesc.

Ao recepcionar o homenageado, o anfitrião Paulo Fundão destacou virtudes do empreendedor, classificando-o como “grande amigo”. O presidente do Legislativo lembrou inclusive que apoiou a candidatura de Rodrigo a deputado estadual, em 2022, pleito em que o empresário recebeu 10.971 votos.

Descontraído, Rodrigo utilizou a tribuna para agradecer a honraria. E começou brincando com os parlamentares. “Desculpe-me, pois não tenho o dom da palavra; meu negócio é marmita”, ressaltou, lembrando o segmento industrial em que se projetou como fornecedor principalmente do segmento de petróleo e gás.

Leia mais:  Ondas de mosquitos invadem São Mateus e população pede a volta do Fumacê

Rodrigo ressaltou que ele e o irmão e sócio Marcus de Azevedo Batista (prefeito eleito de São Mateus) chegaram à cidade há 24 anos, “puxando a cachorrinha”. Ao valorizar a homenagem, ressaltou que ao deixar Linhares para empreender em São Mateus encontrou um novo lar: “Aqui me tornei homem, empresário, pai”.

Sem esconder a emoção, Rodrigo reforçou que estava muito orgulhoso pelo reconhecimento: “Nós somos apaixonados por São Mateus”. O empresário ainda elogiou o Parlamento Municipal: “Grande emoção em falar que vocês fazem a diferença. Os vereadores de São Mateus fazem a diferença. Tem que ter vocês no jogo. Estou muito feliz de estar aqui hoje, do fundo do meu coração”.

O linharense Rodrigo Azevedo Batista nasceu em 16 de agosto de 1975. Casado com Viviane Bonfim Azevedo, é pai de Sara e Rodrigo Filho.

MAIS HOMENAGENS

Na sessão desta segunda-feira, a Câmara de São Mateus entregou títulos e comendas a outros três homenageados. Rômulo Brito Sírio e a esposa Júlia Peruchi Guimarães Brito receberam títulos de cidadania honorária “Cidadão Mateense”, em homenagem proposta pelo vereador Paulo Fundão. O cantor Carlinhos Rocha (Carlos Santos Rocha) recebeu a “Comenda de Mérito Herinéa Lima Oliveira”, por indicação do vereador Carlinho Simião. Todas as homenagens foram aprovadas por unanimidade.

Leia mais:  Acidente entre carreta, caminhão e moto deixa 3 feridos e trava BR 101

Continue lendo

São Mateus

PF cumpre mandados em ação contra desvio de dinheiro em São Mateus e Pedro Canário

Publicado

Investigadores apuram o favorecimento de empresas em 250 licitações, com valor total de R$ 5 milhões

Agentes da Polícia Federal cumpriram, na manhã nesta terça-feira (10), 18 mandados de busca e apreensão em uma ação que investiga o desvio de recursos públicos em São Mateus e Pedro Canário, decorrentes do direcionamento de licitações para beneficiar empresários. 

As investigações, segundo a Polícia Federal, indicam uma série de fraudes em licitações que favoreceram empresas específicas. De acordo com a PF, duas dessas empresas venceram 250 licitações públicas, com contratos que somados chegam a R$ 5 milhões.

Ao todo, 50 policiais federais participaram da ação, que teve ainda o apoio da Corregedoria-Geral da União. 

O objetivo da operação, de acordo com a PF, é colher elementos sobre a relação entre empresários e servidores públicos municipais, bem como quantificar os prejuízos causados ao erário. 

Além das buscas e apreensões, a 3ª Vara Criminal de São Mateus determinou o bloqueio de valores em contas bancárias até o limite das contratações apuradas, como medida para assegurar o ressarcimento ao patrimônio público.

Leia mais:  Sessão itinerante da Câmara, em Nestor Gomes, ajudou a destruir narrativas de aliados do prefeito

De acordo com a apuração dos investigadores da Polícia Federal, também teria ocorrido uma movimentação financeira intensa entre os empresários envolvidos e servidores públicos, além de familiares.

No cumprimento das medidas cautelares, foram apreendidos sete veículos e bloqueados valores depositados em contas bancárias dos investigados. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana