conecte-se conosco


São Mateus

Artigo – Petrocity Portos e seus desafios

Publicado

Por Cássio Caldeira

Por diversas vezes assisti a apresentação do projeto Petrocity Portos. Um projeto muito bem elaborado, com estudos minuciosos de viabilidade técnica, com um playback de curto prazo, com investidores potenciais que acreditam e bancam o projeto, com o apoio expressivo de uma sociedade tão carente de emprego e renda, portanto não há motivos para colocar em dúvida a concretização desse audacioso projeto.

Resultado de imagem para petrocity sao mateus

Lembrando que esse projeto já foi aprovado pela Secretaria Especial de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Secretaria de Patrimônio da União e Marinha do Brasil, ou seja, o projeto já foi aprovado por quem tinha que aprovar o que se discute nesse momento é meramente uma licença ambiental.

Porém temos vistos algumas lideranças com indiferença ou pior com discursos pessimistas e outros literalmente torcendo contra. Na minha ótica situação puramente normal, pois um projeto de tamanha envergadura incomoda e fere interesses de grandes grupos que sempre quiseram ter a hegemonia do poder e total controle da situação pertinente aos seus interesses pessoais e empresariais, não tendo a mínima preocupação com o interesse coletivo de toda uma sociedade hoje tão carente de emprego e renda.

Leia mais:  Câmara mateense aprovada sessão solene de homenagem às mulheres

Fico preocupado quando olhamos para a esfera política que acompanha de camarote toda a situação e lembro que no período eleitoral generalizaram o mesmo discurso que trabalharia incansavelmente pela retomada do desenvolvimento principalmente na região norte do estado.

Sabemos que é um projeto privado, mas a falta de boa vontade política nessa questão deixa grandes interrogações no ar, pois fica tudo sem sentido para não dizer decepcionante. Principalmente quando a classe menos favorecida sempre é a mais prejudicada.

Porém o projeto com toda certeza seguirá em frente, provavelmente com atrasos para a alegria de muitos, mas se viabilizará pois:

1. Não depende de dinheiro público, o capital é privado;
2. Conheço o projeto é muito bem estruturado e fundamentado;
3. Tem até o momento as aprovações necessárias do governo Federal;
4. Tem o apoio expressivo de toda uma sociedade otimista;
5. Muitos contratos já assinados com previsão de início ainda para este primeiro trimestre;
6. O projeto vem de encontro a necessidade e a integração regional do transporte de cargas;
7. Pela necessidade da dinâmica reprimida de cargas ociosas no norte noroeste do estado, sul da Bahia e leste de Minas Gerais;
8.Todos os contratos necessários para a construção do Porto para com as empresas construtoras já foram assinados inclusive com as empresas que irão operar o porto;
9.Possui o reconhecimento técnico de entidades tais como: ANTAC, SEPE, SPU, MARINHA DO BRASIL E PREFEITURA MUNICIPAL;
10. Já está em andamento os cursos de preparação, formação e capacitação de mão de obra, portuária assinado com prefeituras do norte do estado.

Leia mais:  Nillis é pré-candidato a prefeito e diz estar preparado para o desafio

Enfim, poderia colocar mais 10 ações adicionais extruturantes e efetivas, apenas a título de esclarecimentos da situação atual do projeto Petrocity.

Finalizando, do meu ponto de vista, tudo será apenas uma questão de tempo curto tempo por sinal, pois a classe trabalhadora tem pressa, os empresários precisam de novos horizontes e a sociedade não é mais burra e com toda certeza saberá como sempre lutar pelos seus ideais!
Quanto aos pessimista, sinto em dizer que já não há mais como voltar atrás, o projeto Petrocity já é uma realidade e não vamos perder o bonde do desenvolvimento no norte do estado.

Cássio Caldeira, 
Empresário, diretor da Qualimec,

São Mateus-ES.

publicidade

São Mateus

Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus

Publicado

As vagas são para o programa Qualificar-ES, do Governo do estado e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (19)

São Mateus – Vai até amanhã (quinta-feira, 19) o prazo para inscrições gratuitas para concorrer à vagas em até dois cursos profissionalizantes, com certificado, pelo programa Qualificar-ES, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico – Sectides.

São diferentes editais e a distribuição de vagas prioriza os moradores dos bairros onde acontecerão as aulas: os cursos de Confeitaria (noturno) e Tortas e Massas (vespertino), por exemplo, são preferencialmente para moradores do Bairro Vitória, enquanto no curso de Inglês Básico as vagas são prioritariamente para moradores do Bairro Boa Vista.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.qualificar.es.gov.br até o dia 19/05/2022. A lista de classificados será publicada dia 01/06/2022 e as aulas terão início dia 07/06/2022.  

 

ATENÇÃO AOS LOCAIS DISPONIBILIZADOS:

BAIRRO AYRTON SENNA

Opções de cursos: Assistente de Secretaria Escolar (matutino), Assistente Administrativo (vespertino), Auxiliar de Departamento Pessoal (noturno), Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão (matutino, vespertino e noturno)

Leia mais:  Escalão avançado da presidência da república já está em São Mateus

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – CRJ de São Mateus

Endereço: Avenida Gileno Santos,495 – Ayrton Senna, São Mateus – ES

 

BAIRRO VITÓRIA

Opções de cursos: Tortas e Massas (vespertino), Confeitaria (noturno) 

Local dos cursos: Centro de Referência da Juventude – Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES

 

BOA VISTA

Opção de curso: Inglês Básico (matutino)

Local do curso: Secretaria Municipal de Assistência Social

Endereço: Rua Dr. Ademar de Oliveira Neves, 100 – Boa Vista, São Mateus – ES

CURSOS EXCLUSIVOS PARA MULHERES – PARCERIA COM O AGENDA MULHER

Opção de curso: Bolos e suas Variações (matutino) 

Local do Curso: Paróquia de Santo Antônio (Paróquia Daniel Comboni)    

Endereço: Avenida Dom José Dalvit, 995 – Vitória, São Mateus – ES    

 

REQUISITOS

Para inscrever-se é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no Município de São Mateus, onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de Saúde, a idade mínima é de 18 anos.

Leia mais:  Prefeito Daniel dá Ordem de Serviço para obras na periferia da cidade

Continue lendo

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  Prefeito Daniel dá Ordem de Serviço para obras na periferia da cidade

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  Quando dei uma "Carteirada" no STF

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana