Por Cássio Caldeira
Por diversas vezes assisti a apresentação do projeto Petrocity Portos. Um projeto muito bem elaborado, com estudos minuciosos de viabilidade técnica, com um playback de curto prazo, com investidores potenciais que acreditam e bancam o projeto, com o apoio expressivo de uma sociedade tão carente de emprego e renda, portanto não há motivos para colocar em dúvida a concretização desse audacioso projeto.
Lembrando que esse projeto já foi aprovado pela Secretaria Especial de Portos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Secretaria de Patrimônio da União e Marinha do Brasil, ou seja, o projeto já foi aprovado por quem tinha que aprovar o que se discute nesse momento é meramente uma licença ambiental.
Porém temos vistos algumas lideranças com indiferença ou pior com discursos pessimistas e outros literalmente torcendo contra. Na minha ótica situação puramente normal, pois um projeto de tamanha envergadura incomoda e fere interesses de grandes grupos que sempre quiseram ter a hegemonia do poder e total controle da situação pertinente aos seus interesses pessoais e empresariais, não tendo a mínima preocupação com o interesse coletivo de toda uma sociedade hoje tão carente de emprego e renda.
Fico preocupado quando olhamos para a esfera política que acompanha de camarote toda a situação e lembro que no período eleitoral generalizaram o mesmo discurso que trabalharia incansavelmente pela retomada do desenvolvimento principalmente na região norte do estado.
Sabemos que é um projeto privado, mas a falta de boa vontade política nessa questão deixa grandes interrogações no ar, pois fica tudo sem sentido para não dizer decepcionante. Principalmente quando a classe menos favorecida sempre é a mais prejudicada.
Porém o projeto com toda certeza seguirá em frente, provavelmente com atrasos para a alegria de muitos, mas se viabilizará pois:
1. Não depende de dinheiro público, o capital é privado;
2. Conheço o projeto é muito bem estruturado e fundamentado;
3. Tem até o momento as aprovações necessárias do governo Federal;
4. Tem o apoio expressivo de toda uma sociedade otimista;
5. Muitos contratos já assinados com previsão de início ainda para este primeiro trimestre;
6. O projeto vem de encontro a necessidade e a integração regional do transporte de cargas;
7. Pela necessidade da dinâmica reprimida de cargas ociosas no norte noroeste do estado, sul da Bahia e leste de Minas Gerais;
8.Todos os contratos necessários para a construção do Porto para com as empresas construtoras já foram assinados inclusive com as empresas que irão operar o porto;
9.Possui o reconhecimento técnico de entidades tais como: ANTAC, SEPE, SPU, MARINHA DO BRASIL E PREFEITURA MUNICIPAL;
10. Já está em andamento os cursos de preparação, formação e capacitação de mão de obra, portuária assinado com prefeituras do norte do estado.
Enfim, poderia colocar mais 10 ações adicionais extruturantes e efetivas, apenas a título de esclarecimentos da situação atual do projeto Petrocity.
Finalizando, do meu ponto de vista, tudo será apenas uma questão de tempo curto tempo por sinal, pois a classe trabalhadora tem pressa, os empresários precisam de novos horizontes e a sociedade não é mais burra e com toda certeza saberá como sempre lutar pelos seus ideais!
Quanto aos pessimista, sinto em dizer que já não há mais como voltar atrás, o projeto Petrocity já é uma realidade e não vamos perder o bonde do desenvolvimento no norte do estado.
Cássio Caldeira,
Empresário, diretor da Qualimec,
São Mateus-ES.