conecte-se conosco


Política e Governo

Assembleia aponta soluções para os desafios das bacias hidrográficas diante da crise climática

Publicado

Durante o encontro, ambientalistas farão uma apresentação com diagnóstico atual da situação hídrica capixaba, comparando experiências internacionais de recuperação de rios com o cenário local

A crise climática global e seus reflexos na disponibilidade e na qualidade da água no Espírito Santo estarão no centro do debate promovido pela Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (10), às 9h, no auditório Rui Barbosa.

Sob a presidência do deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), a reunião vai reunir especialistas, instituições e representantes da sociedade civil em busca de soluções para os desafios enfrentados pelas 14 bacias hidrográficas do Estado.

Visualização da imagem
Durante o encontro, o ambientalista Alberto Pêgo — coordenador da tradicional Descida do Rio Sena, na França, e presidente do Instituto Ecobacias — fará uma apresentação com diagnóstico atual da situação hídrica capixaba, comparando experiências internacionais de recuperação de rios com o cenário local.

Ele ressalta que o Espírito Santo vive uma “ameaça real de uma nova crise hídrica nos próximos anos”, devido à irregularidade das chuvas e aos impactos da emergência climática global.

Leia mais:  MPES promove webinário para debater a “Lei do Superendividamento”

“O Rio Sena, que já foi mais poluído que o Tietê, hoje é exemplo de despoluição e sustentabilidade. Queremos entender por que, com a mesma legislação inspirada no modelo francês, ainda não conseguimos avançar como eles. A próxima crise hídrica está vindo. Precisamos agir já”, alertou Pêgo.

Fabrício Gandini, que vem acompanhando de perto as políticas públicas voltadas à preservação das águas, destaca que o evento será uma oportunidade para reunir conhecimento técnico, experiências bem-sucedidas e propostas práticas.

“Queremos unir forças, ouvir especialistas, dialogar com a sociedade e apontar caminhos concretos. A situação das nossas bacias hidrográficas exige ação imediata. A Assembleia está atenta e mobilizada”, afirmou o parlamentar.

Além de Pêgo, também participará da reunião o presidente do Instituto Ecomares, Fábio Medeiros, que trará experiências internacionais de recuperação de rios.

Outro destaque será o lançamento do movimento global River Planet, que busca reunir iniciativas de sucesso no Brasil e no mundo em defesa das águas.

A Comissão convidou representantes do governo do Estado, comitês de bacia, organizações ambientais, setor produtivo e instituições de pesquisa para contribuir com o debate.

Leia mais:  Cachoeiro de Itapemirim recebe obras de infraestrutura e restauro do Palácio Bernardino Monteiro

publicidade

Política e Governo

Ricardo Ferraço visita Conceição da Barra neste sábado (21)

Publicado

O vice-governador vai se reunir com lideranças da região e participara do tradicional evento “A maior Moqueca do Mundo”

Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador do Espírito santo, estará neste sábado (21), no município de Conceição da Barra para duas agendas. Uma política e outra social.

Pela manhã vai se reunir com várias lideranças da região no Sítio Feitosa, no Córrega São Domingos. A intenção é ouvir as demandas dos participantes. Ferraço tem andado pelo interior do Estado consolidando as ações do governo, juntamente com o governador Renato casagrande (PSB).

Após essa agenda política, o vice Ricardo Ferraço estará presente no tradicional evento de Conceição da Barra, “A Maior Moqueca do Mundo”. Essa agenda está prevista para o período da tarde.

Leia mais:  Governo anuncia melhorias na Rodovia ES-130 e mais investimentos em Pinheiros
Continue lendo

Política e Governo

Espírito Santo é o primeiro estado a ter 100% dos órgãos com planos de integridade publicados

Publicado

O Espírito Santo acaba de alcançar um marco inédito: é o primeiro estado do País a ter 100% dos seus órgãos e entidades com planos de integridade publicados. O objetivo da conquista é reforçar o compromisso do Governo do Estado com a ética, com a prevenção e repressão à corrupção, promovendo ambientes de trabalho mais íntegros e transparentes.

A marca foi atingida com a atuação da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), por meio da Subsecretaria de Integridade (Subint), que vem trabalhando desde 2019 na implantação e no fortalecimento de políticas de integridade no setor público estadual. Ao todo, foram publicados 50 planos de integridade no Estado, número que representa 100% das instituições públicas estaduais devidamente constituídas e aptas a realizar a publicação* e beneficia diretamente 58 mil servidores. 

Mais do que punir, o Espírito Santo tem apostado na transformação da cultura organizacional das instituições públicas. A publicação de planos de integridade em todos os órgãos aptos do Executivo Estadual traz benefícios diretos e indiretos, como o aumento da transparência, a redução de riscos e conflitos internos, o fortalecimento da confiança institucional, e até a valorização dos órgãos em processos de captação de recursos e parcerias.

Leia mais:  Fraude é descoberta após cliente solicitar CPF na nota em loja de Vitória

“Esse resultado representa uma mudança de cultura na administração pública. O nosso Estado acabou de dar mais um passo à frente, mostrando que é possível investir em integridade não apenas como um instrumento de controle, mas como uma forma de melhorar o serviço público, valorizar os servidores e proteger os interesses da sociedade capixaba”, destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Para o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, o avanço é fruto de um trabalho coletivo. “Alcançamos 100% de adesão porque entendemos que a integridade é um ativo estratégico do Estado. Cada plano foi construído levando em consideração as particularidades de cada órgão, com participação ativa dos servidores e apoio técnico da Subint. Isso garante que cada órgão tenha todas as condições para efetivamente aplicar as medidas planejadas no dia a dia, e o seu plano de integridade não fique apenas no papel.”, explicou.

Ainda segundo Falcão, com essa conquista, o Espírito Santo se mantém como referência nacional na agenda de integridade pública, estimulando uma cultura organizacional baseada na ética, no respeito e, principalmente, na prevenção. O reconhecimento também se reflete em rankings e premiações, como a posição de destaque do Estado em diversas premiações relacionadas à transparência e integridade pública.

Leia mais:  MPES promove webinário para debater a “Lei do Superendividamento”

*Atualmente, dois órgãos públicos estaduais — a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) — são recém-instituídos, o que explica o fato de ainda não possuírem uma estrutura administrativa consolidada que permita a implementação efetiva de seus planos de integridade, conforme previsto na Lei 10.993 de 24 de maio de 2019. Por esse motivo, as instituições estão temporariamente isentas da obrigatoriedade de elaborar e implementar o referido programa. A meta de 100% de implementação foi calculada considerando os órgãos e entidades que já possuem a estrutura mínima necessária para conduzir o processo de forma adequada e eficiente.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana