conecte-se conosco


Entretenimento

Assembleia Legislativa sedia lançamento do livro ‘Biografia do Abismo’

Publicado

O lançamento vai reunir acadêmicos, políticos e a imprensa para uma reflexão sobre os rumos da democracia nacional e a necessidade do diálogo sem extremismos.

No próximo dia 4 de julho, às 16h30, o Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Espírito Santo será palco do lançamento do livro “Biografia do Abismo”, uma obra escrita pelo cientista político Felipe Nunes e o jornalista Thomas Traumann, que discute a crescente polarização política e social do país.

A obra alerta para o extremismo político, que torna as pessoas menos flexíveis em suas convicções e limita a capacidade de reagir a eventos novos, influenciando as escolhas eleitorais. O livro também propõe uma reflexão sobre como esse extremismo afeta a democracia brasileira, com foco na centralidade da identidade política.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado Marcelo Santos, tem destacado este tema como um desafio para as relações interpessoais e políticas, posicionando-se contra toda forma de polarização. “Estamos enfrentando um momento em que o diálogo e a compreensão mútua estão sendo substituídos por opiniões extremas, o que não beneficia nossa democracia, pelo contrário. Essa polarização é um desafio significativo para nossa sociedade, causando mais prejuízos do que benefícios. Precisamos voltar a promover um diálogo construtivo e um ambiente onde ideias diversas possam ser debatidas com respeito mútuo”, contou.

Leia mais:  Fim de semana começa com feiras em Santa Teresa e Marechal Floriano

O evento será aberto ao público, e a imprensa está convidada a participar. “Esse lançamento é também um convite para que possamos refletir sobre esses desafios que enfrentamos e encontrar caminhos para uma convivência mais harmoniosa e produtiva”, concluiu o presidente da Casa de Leis.

Data: 4 de julho

Horário: 16h30

Local: Salão Nobre da Assembleia Legislativa

publicidade

Entretenimento

Festividades folclóricas de Conceição da Barra resgatam tradições quilombolas

Publicado

Neste final de semana, a Festa de São Benedito e São Sebastião vai movimentar a Vila de Itaúnas, um dos principais balneários do município. A programação conta com apresentações de diversos grupos de Reis de Boi, Jongo, Ticumbi, banda de Congo e procissão de São Benedito.

O presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra, Lucas Conchavo dos Santos, ressalta a importância do apoio da iniciativa privada ao evento. “A maior parte dos nossos grupos são formados por descendentes quilombolas, que lutam para não deixar nossas tradições morrerem, e a Suzano é uma parceira nessa luta. A empresa tem dado a sua contribuição social e garantido a manutenção da nossa cultura”, ressalta Lucas.

Visualização da imagem

A Festa de São Benedito e São Sebastião também foi realizada nas Comunidades Córrego do Alexandre e Barreiras, na sede de Conceição da Barra, entre os dias 10 e 12 de janeiro. O evento é um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Funcultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Leia mais:  Fim de semana começa com feiras em Santa Teresa e Marechal Floriano

Visualização da imagem

Programação

17/01 – Sexta-feira

18h – Novena de São Sebastião, na igreja

19h – 1º Ato do Alardo de São Sebastião, do Mestre Lucas, na praça

19H – Apresentações de Reis de Boi do Mestre Antônio Conceição; Jongo de Sant’Ana, da Mestra Maria Amélia; o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu; o Reis de Boi de Mestre Nenê.

21h – Ensaio geral do Ticumbi do Bongado, do Mestre Wantuil Gomes, na casa de João Velho

18/01 – Sábado

8h – Chegada do Ticumbi do Bongado na ponte de Itaúnas, com recepção das Pastorinhas

10h – Missa a São Benedito, na capela

11h30 – Apresentação do Ticumbi de Itaúnas, na capela

13h – Apresentação do Rei de Bois de Mestre Dito; Pastorinhas, da Mestra Dária Bobbio; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida, da Mestra Antônia; Jongo de São Benedito das Piabas, do Mestre Santo Reis; Jongo de São Cosme Damião, da Mestra Osmara; Capoeira do Mestre Bertinho Falcão.

Leia mais:  Festival Delírio Tropical começa nesta quarta-feira na Praia de Itapuã

17h – Procissão de São Benedito, com concentração na capela, seguida da novena a São Sebastião.

19h – Benedita de Catita, performance da artista Dekinha Paixão

19h10 – 2º Ato do Alardo de São Sebastião; Jongo de São Benedito e São Sebastião, com Mestre Benedito Conceição; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida; Reis de Boi de Mestre Dito; Jongo de São Cosme Damião; Reis de Boi de Mestre Nilo; Jongo de Nossa Senhora da Conceição; Banda de Congo Folclórico São Benedito, da Serra.

19/01 – Domingo

9h – Missa na Igreja de São Sebastião; Ticumbi do Bongado; Ticumbi de Conceição da Barra.

19h – Reis de Boi da Vila, do Mestre Lucas Maia; Jongo de Santa Isabel, do Mestre Isaque

20h – Samba de São Sebastião na Capela de São Benedito

20/01 – Segunda-feira

19h – Encerramento da programação com missa na Igreja de São Sebastião

Continue lendo

Entretenimento

Itaúnas é palco da Festa de São Benedito e São Sebastião, com mais de 20 grupos folclóricos

Publicado

Itaúnas, em Conceição da Barra, no extremo litoral norte do Espírito Santo, é palco da Festa de São Benedito e São Sebastião, realizada pela Associação de Folclore de Conceição da Barra. O evento faz parte do Encontro dos Grupos Folclóricos de Conceição da Barra, atividade que chega ao fim na próxima segunda-feira (20) com as apresentações em Itaúnas.

A Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, teve início no último sábado (11), mas prossegue nesta quinta-feira (16), com o ensaio geral do Ticumbi de Itaúnas, do Mestre Nil Falcão, às 22h, no sítio do Senhor Rivis Campos. A programação de sexta-feira (17) começa às 8h, com a chegada do Ticumbi na ponte de Itaúnas. Às 17h, haverá a fincada do mastro de São Benedito pelo Ticumbi de Itaúnas.

Na sexta-feira (17), a programação prossegue às 18h, com a Novena de São Sebastião, na igreja deste santo, que é o padroeiro de Itaúnas. Às 19h, acontecerá o 1º Ato do Alardo de São Sebastião, do Mestre Lucas, na praça da igreja. Nesse mesmo local, serão realizadas as demais atividades do dia. Após a apresentação do Alardo as atrações serão o Reis de Boi do Mestre Antônio Conceição; o Jongo de Sant’Ana, da Mestra Maria Amélia; o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu; o Reis de Boi de Mestre Nenê. A programação desta sexta-feira (17) termina com o ensaio geral do Ticumbi do Bongado, do Mestre Wantuil Gomes, na casa de João Velho, no chamado sertão de Itaúnas.

A programação de sábado (18) será a mais extensa. Começa às 8h, com a chegada do Ticumbi do Bongado na ponte de Itaúnas, com recepção das Pastorinhas. Às 10h, haverá a missa a São Benedito, na capela em homenagem ao santo, onde, às 11h30, também haverá a apresentação do Ticumbi de Itaúnas. Na parte da tarde, as atividades na capela começam às 13h, com a apresentação do Rei de Bois de Mestre Dito. A programação prossegue com as Pastorinhas, da Mestra Dária Bobbio; o Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida, da Mestra Antônia; o Jongo de São Benedito das Piabas, do Mestre Santo Reis; Jongo de São Cosme Damião, da Mestra Osmara; Capoeira de Itaúnas, do Mestre Bertinho Falcão.

Leia mais:  Superprodução em Guarapari vira cenário de Dom, série da Amazon Prime

Ainda no sábado, às 17h, haverá a procissão de São Benedito, com concentração na capela em homenagem ao santo, seguida da novena a São Sebastião. Logo após, às 19h, haverá Benedita de Catita, performance da artista Dekinha Paixão, atual secretária municipal de cultura. O 2º Ato do Alardo de São Sebastião será às 19h10. Posteriormente, haverá Jongo de São Benedito e São Sebastião, com Mestre Benedito Conceição; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida; Reis de Boi de Mestre Dito; Jongo de São Cosme Damião; Reis de Boi de Mestre Nilo; que também comanda o Jongo de Nossa Senhora da Conceição. A programação do sábado (18) termina com apresentação da Banda de Congo Folclórico São Benedito, do município da Serra.

No domingo (19), a programação começa às 9h, com missa na Igreja de São Sebastião. Na parte da manhã haverá, ainda, Ticumbi do Bongado e Ticumbi de Conceição da Barra. No período da noite, às 19h, o Mestre Lucas Maia vai comandar o Reis de Boi da Vila. A programação prossegue com o Jongo de Santa Isabel, do Mestre Isaque, finalizando, às 20h, com o samba de São Sebastião na Capela de São Benedito. O último dia da festa, na segunda-feira (20), encerra a programação com uma missa na Igreja de São Sebastião, às 19h.

O significado dos grupos folclóricos

Segundo o cientista social Jefferson Gonçalves, que é secretário da Associação de Folclore, o Alardo faz alusão às Cruzadas ou Guerras Santas, guerras religiosas e militares que aconteceram na Europa Ocidental e no Oriente Médio durante a Idade Média. De um lado, há os mouros, com vestimenta vermelha, do outro, os cristãos, com a azul. O Alardo trata-se da encenação da Guerra Santa. O Samba de São Benedito é uma prática cultural do extremo sul da Bahia, em cidades como Mucuri e Nova Viçosa, e do norte do Espírito Santo, em Conceição da Barra.

Leia mais:  Luana Piovani critica Ludmilla após cantora esquecer letra do hino nacional: ‘Vergonha alheia’

O Reis de Boi é semelhante à Folia de Reis, pois ambos anunciam o nascimento do Menino Jesus e a chegada dos três Reis Magos. Uma das diferenças, afirma, é que o Reis de Boi tem a figura mítica do Boi, presente tanto na cultura do continente africano quanto do europeu. Além disso, se assemelha ao Bumba Meu Boi, do Maranhão, que também tem a morte e ressurreição do boi.

O Reis de Boi traz figuras fantásticas, como o lobisomem, e personagens da fauna local, como o tatu. As apresentações do Reis de Boi iniciam com a parte religiosa, na porta da igreja de São Sebastião. Em seguida, os grupos percorrem as casas. O Jongo é uma dança de roda com tambores e reco-reco, este último, também chamado de Canzá. Os instrumentos são tocados pelos homens, que também tiram os versos, e as mulheres dançam na roda.

O Jongo influencia em outras manifestações culturais de Conceição da Barra, já que, segundo Jefferson Gonçalves, alguns passos das danças na roda foram incorporados pelos casais no forró de Itaúnas. As Pastorinhas também anunciam o nascimento do Menino Jesus. Para isso, fazem uma coreografia com cestas e arcos de flores na porta da igreja de São Benedito.

A Festa de São Benedito e São Sebastião também foi realizada nas Comunidades Córrego do Alexandre e Barreiras, na sede de Conceição da Barra, da sexta-feira (10) até domingo (12). É um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Funcultura, do Governo do Estado do Espírito Santo. Conta ainda com patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana