conecte-se conosco


Entretenimento

Associação Livros para a Vida (ALPV) promove Programa “Pegue, Leia e Repasse” em Vitória

Publicado

A ALPV expôs livros para que as pessoas adeptas da boa leitura, pudessem pegá-los de forma gratuita. A exposição aconteceu no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Por Paulo Roberto Borges – Correspondente

Vitória – Esse papo de que o livro perdeu seu espaço no universo da cultura e do conhecimento através da sua aquisição e leitura, é narrativa de quem não conhece o segmento literário brasileiro.

No sábado (14), a Associação Livros para a Vida (ALPV), com o seu lema “Despertar e Redespertar o Amor pela Leitura”, promoveu o Programa “Pegue, Leia e Repasse”, no Unique Mall, no bairro de Jardim Camburi, em Vitória. Ali expôs livros para que as pessoas adeptas da boa leitura, pudessem pegá-los, gratuitamente. O acesso, foi grande, numa demonstração clara de interesse pela leitura, desmistificando as narrativas que a leitura feita em celular teria dado o tiro de misericórdia no livro. Essa narrativa é risível, até porque, o mercado literário brasileiro está aquecido, com vendas significativas e muitos lançamentos com assuntos que vêm despertando o interesse das pessoas em adquiri livros. Isso sem contar iniciativas como a promovida pela ALPV. Só nesse evento em Jardim Camburi foram doados 307 livros de vários temas e abordagens.

Leia mais:  Entenda polêmica entre BBB Naira Azevedo e família de Marília Mendonça

De acordo com Rosa Maria Crivilin, coordenadora geral e membro da Associação Livros Para a Vida, os livros são doações que a ALPV recebe e são repassados para as pessoas. Os livros novos que recebem, são ofertados gratuitamente aos alunos de escolas previamente escolhidas, mas o projeto de leitura nas escolas está sendo reestruturado e em 2025 “vamos retornar com força”. E explica: “Não são aos professores, são dados diretamente aos alunos”, disse ela. “Como forma de despertar o interesse pela leitura, pelo livro”, enfatizou.

Quando se adota uma escola, explica, todos os alunos são presenteados e os livros são deles e vão embrulhados de presente. “Já presenteamos escolas do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia”, afirma Rosa Crivilin, “Aqui no Estado foram escolas de Ecoporanga, Vitória, Viana e Domingos Martins”, completa.

O programa Pegue, Leia e Repasse, saiu pela primeira vez da Praia do canto para o Shopping Unique Mall, em Jardim Camburi, mas outros eventos devem acontecer no futuro em outros bairros.

Como tudo começou

O Programa “Pegue, Leia e Repasse” é uma iniciativa da Associação Livros para a Vida, que tem a finalidade de incentivar a leitura literária por meio da distribuição de bons livros usados. Teve início em 14 de fevereiro de 2022, no Dia Internacional de Doação de Livros.

Leia mais:  Pai de MC Kevin fala sobre a morte do filho: 'Foi uma emboscada'

Rosa Crivilin conta que, “com uma mesinha na lateral do shopping Centro da Praia, na Praia do Canto”. Na ocasião, segundo relata Rosa, foram 30 livros na primeira ação pública da ALPL, que é uma ONG. Hoje são 130 livros em cada ação que acontece uma vez por semana no mesmo local, às terças-feiras, das 10 às 12 horas.

Ainda segundo a coordenadora, “mais de 8.600 leitores/livros presenteados e as pessoas são orientadas a repassarem depois que lerem no seu tempo, é claro”. E completa: “É imensurável, quando ficamos sabendo e temos evidências destes repasses. A nossa corrente literária só cresce”.

Para maiores informações os interessados podem entrar em contato através de www.alpv.org.br, também por @alpv.org.br e [email protected]. Ou pelo telefone (27) 99243-7527

————————————————————

* Informações dos organizadores do evento.

* Fotos: Paulo Roberto Borges / Pauta1

publicidade

Entretenimento

Cauã Reymond ameaça Humberto Carrão de agressão e leva invertida da ex-mulher

Publicado

Ator está no meio de outras tretas após desentendimento com Bella Campos

Genteee, o que tá acontecendo com Cauã Reymond? O galã tá se revelando cada vez mais… e não é de um jeito bom, viu?

Depois de se desentender feio com a atriz Bella Campos, com quem faz par romântico na novela, agora ele quase saiu no tapa com Humberto Carrão! Isso mesmo: quase teve porrada nos bastidores!

Segundo a coluna do jornalista Valmir Moratelli, da Veja, o motivo da confusão foi, no mínimo, muito bobo. Carrão, que tem um jeitinho mais afetuoso de lidar com as pessoas — daquele tipo que fala pegando no braço, sabe? — acabou irritando Cauã.

O ator perdeu a linha e soltou um “não toca em mim!”. E num outro momento, ainda ameaçou: “se fizer de novo, eu te bato!”. O clima ficou tão pesado que a produção teve que intervir pra evitar o pior.

Mas segura essa, porque a situação de Cauã só afunda! A ex-mulher dele, a modelo Mariana Goldfarb, resolveu jogar mais lenha na fogueira e saiu em defesa de Bella Campos. Olha o que ela escreveu nas redes sociais:

Leia mais:  Pai de MC Kevin fala sobre a morte do filho: 'Foi uma emboscada'

“Tudo que eu falei sobre misoginia, violência, machismo… está vindo à tona. Ninguém quis escutar. Agora vou assistir de camarote.”

Mariana GoldfarbReprodução Instagram

🔥 Aí tem, hein?

Mariana já falou, mais de uma vez, que viveu um relacionamento tóxico, abusivo e manipulador com Cauã. Teve até relato de agressão psicológica e tortura emocional.

E não para por aí! Grazi Massafera, ex do ator, postou um story um tanto quanto irônico no Instagram. Na imagem, ela aparece segurando uma caneca com uma mensagem pra lá de sugestiva… Será indireta? Alfinetada?

A pergunta que não quer calar: Cauã está mostrando quem ele realmente é? Ou tá só passando por uma fase difícil 🤔?

Seguimos de olho! Porque de galã… ele tá virando vilão de quinta! 🐍

Continue lendo

Entretenimento

Últimos Refúgios produz documentário sobre Corredor de Vida de Santa Teresa

Publicado

A produção audiovisual está em fase de captação de recursos. As empresas patrocinadoras podem deduzir o investimento do Imposto de Renda

O Instituto Últimos Refúgios prepara-se para produzir um documentário sobre o corredor ecológico localizado em Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo. O média-metragem “Corredor de Vida Santa Teresa: Conexões da Mata Atlântica” vai abordar a importância da área que abrange a Reserva Ecológica Augusto Ruschi, a Estação Biológica de Santa Lúcia, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão (sede do Instituto Nacional da Mata Atlântica – INMA), a Reserva Natural Olhos D’água, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Goiapaba-Açu, entre outros espaços. 

Segundo Leonardo Merçon, fotógrafo de natureza e fundador do Instituto, o Últimos Refúgios já atua na região de Santa Teresa há muitos anos, porém o documentário é um passo a mais para promover o maior equilíbrio entre as pessoas e a natureza, bem como o desenvolvimento sustentável da região.

Visualização da imagem

O município capixaba foi escolhido por ser uma das regiões mais biodiversas do mundo, com espécies importantes de animais e plantas, tais como colibris, anfíbios, bromélias, orquídeas e árvores de grande porte. Santa Teresa é sede do INMA, uma referência de conservação e pesquisa nacional do bioma por ter um acervo biológico de cerca de 120 mil espécimes da fauna e 53 mil registros da flora brasileira, atraindo pesquisadores do país inteiro. 

Leia mais:  Festa da Uva de Linhares terá rota por parreirais, shows musicais e apresentações culturais

Visualização da imagem

“Sempre ouvi que Santa Teresa possui uma das maiores biodiversidades do mundo e isso me chamou a atenção. Quando precisamos definir um lugar para focar as atividades do instituto, escolhemos a localidade porque acreditamos que é necessário trabalhar para proteger essa riqueza. Muitas espécies que a região abriga estão ameaçadas de extinção, como o pássaro saíra-apunhalada, o macaco muriqui-do-norte e a águia harpia”, conta.

Visualização da imagem 

Visualização da imagem

De acordo com o fotógrafo, o instituto realizará expedições a Santa Teresa nos próximos dois anos para registrar imagens e entrevistas, além de mostrar a relevância do INMA para conectar pessoas e instituições com o objetivo da conservação do bioma. “Queremos conversar com os moradores e profissionais da área do meio ambiente para conhecer histórias e entender os desafios enfrentados”, explica Leonardo. 

Visualização da imagem

Recursos 

Atualmente, o documentário “Corredor de Vida Santa Teresa: Conexões da Mata Atlântica” está na fase de mobilização de recursos. A iniciativa foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, legislação que permite que empresas deduzam até 100% do Imposto de Renda devido ao patrocínio de projetos culturais, ainda podendo receber contrapartidas de comunicação e marketing.

Leia mais:  Entenda polêmica entre BBB Naira Azevedo e família de Marília Mendonça

Visualização da imagem

De acordo com Leonardo, as marcas que apoiarem a produção audiovisual serão representadas nos materiais e nas ações de comunicação e divulgação e de educação ambiental promovidas em escolas públicas e instituições sociais. “Essa é uma oportunidade para empresas se associarem a uma instituição que atua na causa ambiental. Conquistamos o respeito da sociedade graças a nossa dedicação, honestidade e forma responsável de lidar com o recurso público. Nossos produtos culturais são valorizados nacionalmente. Já são 14 livros publicados e dezenas de produções audiovisuais, sempre entregando mais que o prometido”, ressalta. 

Visualização da imagem

Segundo Raphael Gaspar, diretor de Projetos do Instituto Últimos Refúgios, 60% do previsto já foi captado. Um dos apoiadores confirmados é o Grupo Águia Branca. “Convidamos mais empresas a serem protagonistas de um movimento de fortalecimento das reservas ecológicas de Santa Teresa e de proteção da biodiversidade da Mata Atlântica. As que tiverem interesse em fazer parte dessa iniciativa podem entrar em contato com o Últimos Refúgios”, afirma Raphael.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana