A ALPV expôs livros para que as pessoas adeptas da boa leitura, pudessem pegá-los de forma gratuita. A exposição aconteceu no bairro Jardim Camburi, em Vitória.
Por Paulo Roberto Borges – Correspondente
Vitória – Esse papo de que o livro perdeu seu espaço no universo da cultura e do conhecimento através da sua aquisição e leitura, é narrativa de quem não conhece o segmento literário brasileiro.
No sábado (14), a Associação Livros para a Vida (ALPV), com o seu lema “Despertar e Redespertar o Amor pela Leitura”, promoveu o Programa “Pegue, Leia e Repasse”, no Unique Mall, no bairro de Jardim Camburi, em Vitória. Ali expôs livros para que as pessoas adeptas da boa leitura, pudessem pegá-los, gratuitamente. O acesso, foi grande, numa demonstração clara de interesse pela leitura, desmistificando as narrativas que a leitura feita em celular teria dado o tiro de misericórdia no livro. Essa narrativa é risível, até porque, o mercado literário brasileiro está aquecido, com vendas significativas e muitos lançamentos com assuntos que vêm despertando o interesse das pessoas em adquiri livros. Isso sem contar iniciativas como a promovida pela ALPV. Só nesse evento em Jardim Camburi foram doados 307 livros de vários temas e abordagens.
De acordo com Rosa Maria Crivilin, coordenadora geral e membro da Associação Livros Para a Vida, os livros são doações que a ALPV recebe e são repassados para as pessoas. Os livros novos que recebem, são ofertados gratuitamente aos alunos de escolas previamente escolhidas, mas o projeto de leitura nas escolas está sendo reestruturado e em 2025 “vamos retornar com força”. E explica: “Não são aos professores, são dados diretamente aos alunos”, disse ela. “Como forma de despertar o interesse pela leitura, pelo livro”, enfatizou.
Quando se adota uma escola, explica, todos os alunos são presenteados e os livros são deles e vão embrulhados de presente. “Já presenteamos escolas do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia”, afirma Rosa Crivilin, “Aqui no Estado foram escolas de Ecoporanga, Vitória, Viana e Domingos Martins”, completa.
O programa Pegue, Leia e Repasse, saiu pela primeira vez da Praia do canto para o Shopping Unique Mall, em Jardim Camburi, mas outros eventos devem acontecer no futuro em outros bairros.
Como tudo começou
O Programa “Pegue, Leia e Repasse” é uma iniciativa da Associação Livros para a Vida, que tem a finalidade de incentivar a leitura literária por meio da distribuição de bons livros usados. Teve início em 14 de fevereiro de 2022, no Dia Internacional de Doação de Livros.
Rosa Crivilin conta que, “com uma mesinha na lateral do shopping Centro da Praia, na Praia do Canto”. Na ocasião, segundo relata Rosa, foram 30 livros na primeira ação pública da ALPL, que é uma ONG. Hoje são 130 livros em cada ação que acontece uma vez por semana no mesmo local, às terças-feiras, das 10 às 12 horas.
Ainda segundo a coordenadora, “mais de 8.600 leitores/livros presenteados e as pessoas são orientadas a repassarem depois que lerem no seu tempo, é claro”. E completa: “É imensurável, quando ficamos sabendo e temos evidências destes repasses. A nossa corrente literária só cresce”.
Para maiores informações os interessados podem entrar em contato através de www.alpv.org.br, também por @alpv.org.br e [email protected]. Ou pelo telefone (27) 99243-7527
————————————————————
* Informações dos organizadores do evento.
* Fotos: Paulo Roberto Borges / Pauta1