conecte-se conosco


Entretenimento

Associação Livros para a Vida (ALPV) promove Programa “Pegue, Leia e Repasse” em Vitória

Publicado

A ALPV expôs livros para que as pessoas adeptas da boa leitura, pudessem pegá-los de forma gratuita. A exposição aconteceu no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

Por Paulo Roberto Borges – Correspondente

Vitória – Esse papo de que o livro perdeu seu espaço no universo da cultura e do conhecimento através da sua aquisição e leitura, é narrativa de quem não conhece o segmento literário brasileiro.

No sábado (14), a Associação Livros para a Vida (ALPV), com o seu lema “Despertar e Redespertar o Amor pela Leitura”, promoveu o Programa “Pegue, Leia e Repasse”, no Unique Mall, no bairro de Jardim Camburi, em Vitória. Ali expôs livros para que as pessoas adeptas da boa leitura, pudessem pegá-los, gratuitamente. O acesso, foi grande, numa demonstração clara de interesse pela leitura, desmistificando as narrativas que a leitura feita em celular teria dado o tiro de misericórdia no livro. Essa narrativa é risível, até porque, o mercado literário brasileiro está aquecido, com vendas significativas e muitos lançamentos com assuntos que vêm despertando o interesse das pessoas em adquiri livros. Isso sem contar iniciativas como a promovida pela ALPV. Só nesse evento em Jardim Camburi foram doados 307 livros de vários temas e abordagens.

Leia mais:  De Matheus e Kauan a Belo: artistas que fizeram shows clandestinos

De acordo com Rosa Maria Crivilin, coordenadora geral e membro da Associação Livros Para a Vida, os livros são doações que a ALPV recebe e são repassados para as pessoas. Os livros novos que recebem, são ofertados gratuitamente aos alunos de escolas previamente escolhidas, mas o projeto de leitura nas escolas está sendo reestruturado e em 2025 “vamos retornar com força”. E explica: “Não são aos professores, são dados diretamente aos alunos”, disse ela. “Como forma de despertar o interesse pela leitura, pelo livro”, enfatizou.

Quando se adota uma escola, explica, todos os alunos são presenteados e os livros são deles e vão embrulhados de presente. “Já presenteamos escolas do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia”, afirma Rosa Crivilin, “Aqui no Estado foram escolas de Ecoporanga, Vitória, Viana e Domingos Martins”, completa.

O programa Pegue, Leia e Repasse, saiu pela primeira vez da Praia do canto para o Shopping Unique Mall, em Jardim Camburi, mas outros eventos devem acontecer no futuro em outros bairros.

Como tudo começou

O Programa “Pegue, Leia e Repasse” é uma iniciativa da Associação Livros para a Vida, que tem a finalidade de incentivar a leitura literária por meio da distribuição de bons livros usados. Teve início em 14 de fevereiro de 2022, no Dia Internacional de Doação de Livros.

Leia mais:  Maior espetáculo da Paixão de Cristo do ES acontece nesta quinta e sexta-feira em Viana

Rosa Crivilin conta que, “com uma mesinha na lateral do shopping Centro da Praia, na Praia do Canto”. Na ocasião, segundo relata Rosa, foram 30 livros na primeira ação pública da ALPL, que é uma ONG. Hoje são 130 livros em cada ação que acontece uma vez por semana no mesmo local, às terças-feiras, das 10 às 12 horas.

Ainda segundo a coordenadora, “mais de 8.600 leitores/livros presenteados e as pessoas são orientadas a repassarem depois que lerem no seu tempo, é claro”. E completa: “É imensurável, quando ficamos sabendo e temos evidências destes repasses. A nossa corrente literária só cresce”.

Para maiores informações os interessados podem entrar em contato através de www.alpv.org.br, também por @alpv.org.br e [email protected]. Ou pelo telefone (27) 99243-7527

————————————————————

* Informações dos organizadores do evento.

* Fotos: Paulo Roberto Borges / Pauta1

publicidade

Entretenimento

“Vitória”, novo filme de Fernanda Montenegro, estreia em março

Publicado

“Vitória” conta a história de uma moradora do Rio que denunciou o crime organizado, em 2004

Vitória, longa protagonizado por Fernanda Montenegro, ganhou data oficial de estreia: o filme chega aos cinemas de todo o País no dia 13 de março.

A produção da Globoplay é dirigida por Andrucha Waddington e conta a história de uma moradora do Rio que, cansada da insegurança, resolve denunciar o crime organizado.

Da janela do seu apartamento, ela passa a filmar a venda e transporte de drogas, contando com a ajuda do jornalista Flávio Godoy, interpretado por Alan Rocha, para expor o caso na mídia. O filme também conta, no elenco, com Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas.

A narrativa é baseada na história verídica de Joana da Paz, aposentada que desmascarou uma quadrilha de traficantes e policiais corruptos na Ladeira das Tabajaras, na zona sul do Rio, em 2004. Após as denúncias, Joana foi incluída no Serviço de Proteção à Testemunha e foi apelidada de “Vitória”. Fernanda Montenegro descreve a personagem como “uma mulher que nos comove por sua coragem e seu amor”.

Leia mais:  Corpus Christi: Serra terá show da banda Rosa de Saron e tapete de 1,4 km

A identidade de Joana foi mantida em sigilo durante 17 anos pelo jornalista e só foi revelada após sua morte, em 2023, quando as filmagens do longa já haviam sido finalizadas. O filme usa como base o livro Dona Vitória da Paz, de Fábio Gusmão, jornalista que noticiou o caso.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Continue lendo

Entretenimento

Festividades folclóricas de Conceição da Barra resgatam tradições quilombolas

Publicado

Neste final de semana, a Festa de São Benedito e São Sebastião vai movimentar a Vila de Itaúnas, um dos principais balneários do município. A programação conta com apresentações de diversos grupos de Reis de Boi, Jongo, Ticumbi, banda de Congo e procissão de São Benedito.

O presidente da Associação de Folclore de Conceição da Barra, Lucas Conchavo dos Santos, ressalta a importância do apoio da iniciativa privada ao evento. “A maior parte dos nossos grupos são formados por descendentes quilombolas, que lutam para não deixar nossas tradições morrerem, e a Suzano é uma parceira nessa luta. A empresa tem dado a sua contribuição social e garantido a manutenção da nossa cultura”, ressalta Lucas.

Visualização da imagem

A Festa de São Benedito e São Sebastião também foi realizada nas Comunidades Córrego do Alexandre e Barreiras, na sede de Conceição da Barra, entre os dias 10 e 12 de janeiro. O evento é um projeto da Associação de Folclore de Conceição da Barra, realizado com recursos do Funcultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, patrocínio da Suzano e apoio da Prefeitura de Conceição da Barra e da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

Leia mais:  Corpus Christi: Serra terá show da banda Rosa de Saron e tapete de 1,4 km

Visualização da imagem

Programação

17/01 – Sexta-feira

18h – Novena de São Sebastião, na igreja

19h – 1º Ato do Alardo de São Sebastião, do Mestre Lucas, na praça

19H – Apresentações de Reis de Boi do Mestre Antônio Conceição; Jongo de Sant’Ana, da Mestra Maria Amélia; o Jongo de São Bartolomeu, do Mestre Juscelino Tatu; o Reis de Boi de Mestre Nenê.

21h – Ensaio geral do Ticumbi do Bongado, do Mestre Wantuil Gomes, na casa de João Velho

18/01 – Sábado

8h – Chegada do Ticumbi do Bongado na ponte de Itaúnas, com recepção das Pastorinhas

10h – Missa a São Benedito, na capela

11h30 – Apresentação do Ticumbi de Itaúnas, na capela

13h – Apresentação do Rei de Bois de Mestre Dito; Pastorinhas, da Mestra Dária Bobbio; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida, da Mestra Antônia; Jongo de São Benedito das Piabas, do Mestre Santo Reis; Jongo de São Cosme Damião, da Mestra Osmara; Capoeira do Mestre Bertinho Falcão.

Leia mais:  Festival de música em Vitória terá de hambúrguer a comida mexicana e torresmo

17h – Procissão de São Benedito, com concentração na capela, seguida da novena a São Sebastião.

19h – Benedita de Catita, performance da artista Dekinha Paixão

19h10 – 2º Ato do Alardo de São Sebastião; Jongo de São Benedito e São Sebastião, com Mestre Benedito Conceição; Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida; Reis de Boi de Mestre Dito; Jongo de São Cosme Damião; Reis de Boi de Mestre Nilo; Jongo de Nossa Senhora da Conceição; Banda de Congo Folclórico São Benedito, da Serra.

19/01 – Domingo

9h – Missa na Igreja de São Sebastião; Ticumbi do Bongado; Ticumbi de Conceição da Barra.

19h – Reis de Boi da Vila, do Mestre Lucas Maia; Jongo de Santa Isabel, do Mestre Isaque

20h – Samba de São Sebastião na Capela de São Benedito

20/01 – Segunda-feira

19h – Encerramento da programação com missa na Igreja de São Sebastião

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana