Cidades
Associações de moradores mostram sua importância em Vitória e podem ser exemplo
Publicado
17/01/2020 - 12:31
Por Paulo Borges – Correspondente
Vitória – As associações de moradores, dependendo de onde e de quem esteja à frente da entidade, tem ocupado um importante lugar no universo político-administrativo dos governos municipais. Outro fator que conta é se o governante tem a consciência de que deve ouvir a comunidade nas suas demandas, se está aberto ao diálogo saindo do lugar muito comum aos governantes de que estão no poder para se servir e fazer política partidária voltada para camarilhas e grupos sem qualquer interesse no desenvolvimento do município.

O prefeito da capital capixaba, Luciano Rezende (Cidadania).
Em Vitória a presença das associações nas decisões e atendimento de suas demandas pela Prefeitura tem merecido elogios dos moradores. O prefeito Luciano Rezende (Cidadania) e seu secretariado fazem um trabalho de parceria com essas entidades que vem dando certo e resolvendo questões que, por essa proximidade prefeito-morador, resolve muitas dessas demandas sem grandes atropelos. Para quem vive o dia-a-dia nesse trabalho voluntário nas associações e tem a necessidade de procurar setores da Prefeitura de Vitória sabe como isso é uma verdade. É muito difícil não ser atendido pelo próprio secretário. Um exemplo disso foi um fato acontecido recentemente por ocasião das fortes chuvas que se abateram sobre a capital semana passada.
Na Norte Sul, importante via que liga Vitória ao município de Serra ficou alagada e em seu piso abriu-se enormes crateras causando prejuízo aos motoristas. O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Jardim Camburi (Amojac), Jair Teixeira Filho, que também teve o pneu e roda do seu veículo vítima da cratera, ajudou a desviar o trânsito e entrou em contato com a Prefeitura falando da situação. O próprio secretário municipal da Central de Serviços, Nathan Medeiros acionou assessores e em poucos minutos estavam no local, inclusive com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. E era tarde da noite. Em tempo: a rodovia, apesar de passar pelo bairro de Jardim Camburi é de responsabilidade do Governo do Estado, através do DER. A agilidade da municipalidade em atender os chamados impressiona. Falas existem, mas a Prefeitura e seus servidores demonstram a vontade e capacidade de atender as demandas da população.
Em Vila Velha o prefeito Max Filho herdou do pai, Max Mauro, as reuniões regulares com as comunidades, na maioria das vezes representadas pelas associações de moradores. Mas devido à complexidade do município as demandas maiores do que a capacidade da Prefeitura de atendê-las, traz ao cidadão comum a impressão de que pouca coisa é resolvida. O município é grande e os problemas, principalmente de alagamento de alguns bairros, é crônico e necessita de grande investimento que depende de recursos complementares em nível federal e estadual.
Em São Mateus, Norte do Estado, também existem associações de moradores em quase todos os bairros. Foram criadas e incentivadas, em sua maioria, ainda no período do ex-prefeito, Pedro dos Santos Alves. O problema é a interferência exagerada nessas instituições, com vereadores elegendo seus cabos eleitorais e fazendo delas uma entidade a serviço de interesse eleitorais (eleitoreiros) que fogem a sua finalidade para a qual foram criadas. Mas, ainda muito comum no interior, é que o cabo eleitoral ali colocado começa a aparecer demais sendo ameaça a quem o colocou ali. A reação do “patrocinador” é desidratar a associação tornando-a praticamente inoperante.
Em Linhares e Conceição da Barra a prática é muito parecida. Isso estende pelos municípios daquela região. Prefeito e comunidade não tem conexão direta através de uma sistemática de intermediação feita pelas associações. O vereador é o único canal de comunicação com o prefeito e, se o parlamentar for adversário, a comunidade está alijada do diálogo, na elaboração de projetos em conjunto com a prefeitura.
Vitória tem um exemplo a ser seguido, guardadas as devidas particularidades de cada cidade.

Cidades
Prefeitura de Jaguaré debate criação de Associação de Segurança Pública com sociedade organizada
Publicado
19/08/2022 - 12:43
Encontro reuniu representantes de entidades da sociedade civil e poder público; participação da sociedade em decisões de Segurança Pública é opinião em comum para todos os participantes
Em reunião realizada entre representantes da Prefeitura Municipal de Jaguaré, da Câmara Municipal e de entidades da sociedade civil, foram debatidas propostas para a criação de uma associação com forte representatividade que possa promover e apontar ações estratégicas para garantir efetivamente a segurança pública no município, em substituição ao Conselho Municipal de Segurança Pública – Comsej.
O encontro foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito Marcos Guerra, do subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, do secretário municipal de Planejamento Urbano, Robson Grobério, o presidente da Câmara, Jean Costalonga e o vereador Tião Soprani.
Também estiveram presentes, o comandante da Polícia Militar, Major Borba, o sargento Rogério Pontes, o soldado Renan Brumatti, de Vila Valério, a presidente da CDL, Maria Cristina de Lima e o presidente do Sindicato Rural, Jarbas Nicoli e representantes de diversas entidades civis, além de membros do Comsej. Durante a reunião foi apresentada a situação do Conselho e foi apresentada a possibilidade de um novo modelo de organização, no formato de associação.
Em busca do melhor formato
Toda forma de organização que busque melhorias para a sociedade é válida. Em especial numa área tão sensível a todos nós, que é a Segurança Pública. Esta reunião tem o objetivo de avaliar o melhor caminho a seguir com autoridade, pois aqui estão reunidos atores da sociedade que ajudam a impulsionar o desenvolvimento municipal. Portanto, é preciso que todos se dediquem e estudem uma solução em conjunto com a sociedade, pois, a Constituição Federal afirma que a Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos”, ressaltou o prefeito Marcos Guerra.
Opinião seguida também pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, para quem a participação da sociedade é fundamental. “Nós incentivamos a participação das pessoas em todos os assuntos que dizem respeito à vida comunitária. Em especial, os assuntos relacionados à segurança, que
Necessidade de reestruturação
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Robson Grobério, o encontro resultou em ações concretas. “É sempre bom ter um novo modelo para avaliarmos, nesse caso a associação. Mas, a maioria decidiu por tentar reestruturar o Conselho novamente. Para tanto, criamos uma comissão para levantar as possibilidades”, destacou Grobério.
“O Comsej foi criado em 1997 com o intuito de aproximar a PM das pessoas e, na época isso trouxe muitos benefícios para Jaguaré, que ficou conhecida por ter o melhor Conselho Municipal do Estado, por isso esse órgão é muito importante funcionando de forma adequada”, afirmou o subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz.
O comandante da 18ª Companhia Independente de Jaguaré, Major Tiago Borba destacou a importância da participação da comunidade nas decisões dos assuntos relacionados à segurança. “Esses assuntos só podem apresentar caráter definitivo e duradouro se houver a participação da comunidade. O que as forças de segurança, isoladamente, podem fazer é muito limitado por que o tema Segurança Pública é muito amplo e complexo. Vai muito além de posicionar viaturas nas ruas e fazer patrulhamento. É preciso interação com a comunidade, troca de informações, debate sobre prioridades, dos anseios, das dores que as comunidades carregam”, pontuou o comandante. Major Borba ainda lembrou que o tema Segurança Pública envolve todos na sociedade, posto que é uma necessidade básica do ser humano. “Sem segurança você não consegue fazer nada”, afirmou.
O professor, gestor social e advogado Bernardo Augusto Gomes Rodrigues, destacou que o debate realizado teve uma particularidade significativa, que foi o envolvimento de vários segmentos. “Aqui estiveram reunidos, poderes públicos locais, as forças de segurança, produtores rurais, líderes comunitários. O grande destaque foi a necessidade desse envolvimento e participação, além de comprometimento das pessoas em órgãos que buscam o bem estar da sua população. Pouco importa a forma que seja organizada a sociedade civil. Que seja por conselho, associação, desde que atenda a necessidade de ter pessoas envolvidas nesse processo de organizar a sociedade civil de jaguaré. Isso é importante”, afirmou o Professor Bernardo.
A decisão dos presentes foi a criação de uma comissão para tratar dos assuntos do Conselho e a possibilidade de criação de uma associação. Outra reunião já está marcada para daqui a duas semanas com o objetivo de levantar informações sobre o conselho e as características de um formato associativo.
Cidades
Senac-ES abre novas vagas gratuitas para curso de Técnico em Estética
Publicado
19/08/2022 - 10:33
O Senac-ES acaba de abrir 20 vagas gratuitas para o curso de Técnico em Estética. Desta vez, além dos requisitos socioeconômicos, como renda familiar inferior a dois salários mínimos, pessoas egressas da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados, os candidatos participarão de um processo seletivo com avaliação escrita em língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico e redação dissertativa sobre um tema da atualidade. Os interessados devem ter mais de 18 anos e estar cursando o 2ª ano do Ensino Fundamental em diante.
As inscrições acontecem nos dias 6 e 8 de setembro, na unidade do Senac de Vila Velha, localizada no bairro Divino Espírito Santo. Já a prova escrita está agendada para o dia 22 de setembro, das 9h às 11h , no auditório do Senac Vila Velha. O resultado será divulgado no dia 3 de outubro, após as 18h, no site www.es.senac.br.
O período de matrículas e apresentação da documentação comprobatória será de 4 a 7 de outubro, também na unidade Senac de Vila Velha, onde o curso será ministrado a partir do dia 13 de outubro. Todas as informações sobre requisitos, prazos e o conteúdo do teste escrito está disponível no edital do programa no site da instituição.

Leo Dias é condenado a detenção pela Justiça após treta com Tiago Leifert

Capixabas ajudam Brasil a conquistar bronze no Mundial de canoa havaiana em Londres

Advogada reconhece papel da Câmara na defesa das mulheres

Prefeitura de Jaguaré debate criação de Associação de Segurança Pública com sociedade organizada

Luiz Fux estabelece que Eduardo Cunha está impedido de se eleger
São Mateus


Advogada reconhece papel da Câmara na defesa das mulheres
Tesoureira da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a advogada Penélope Quintão Hemerly Soares teve o seu...


Festival ‘Forró de Raiz em Barra Nova’ terá 16 bandas e 4 Dj’s
O festival será uma homenagem a Luiz Geraldino, mateense mestre sanfoneiro de 8 baixos Fãs, simpatizantes e público em geral...


Cantora mateense Ester Fraga vai gravar seu 1° DVD durante Festa da Cidade
A cantora se apresenta no dia 25/09 (domingo), e este será o primeiro DVD da sua carreira “Estamos preparando tudo...
Política e Governo


Twitter do governador Renato Casagrande é hackeado
O perfil ganhou um novo nome: 1inh Network, e fez o primeiro tuíte na página por volta das 18h12 A...


Pesquisa Ipec governo ES: Casagrande tem 52%; segundo lugar tem empate técnico
Levantamento foi feito com 608 entrevistados face a face entre 14 e 16 de agosto e tem margem de erro...


Candidatura de mulheres no ES teve aumento de apenas 3% em comparação a 2018
Segundo especialista, ambiente machista reflete na pouca participação feminina na política De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 740 pedidos...
Segurança


Corpo com sinais de estrangulamento é encontrado dentro de saco plástico em Viana
O corpo estava dentro de um saco plástico preto. A vítima é um homem que estava sem documentos e, por...


Operação contra corrupção e tráfico de drogas cumpre mandados no ES
Ao todo, estão sendo cumpridos dois mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão em casas, empresas e...


Internos da Penitenciária Agrícola realizam reforma em casa de acolhimento para crianças de Viana
Material usado foi totalmente custeado pelos internos Internos da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes) foram os responsáveis pela transformação dos...
Camisa 10


Capixabas ajudam Brasil a conquistar bronze no Mundial de canoa havaiana em Londres
Jefferson Cabral, Carlos Fernando Bolsanello, João Paulo Helal e Wesley Oliveira fizeram história ao trazerem a primeira medalha ao ES...


Segunda rodada do campeonato da 3ª Divisão vai movimentar estádios dos bairros e interior neste domingo (21)
Neste domingo (21), as equipes do Campeonato de Futebol Amador da 3ª Divisão vão entrar em campo pela segunda rodada...


US Open anuncia premiação recorde
Torneio de tênis começa no próximo dia 29 A federação norte-americana de tênis (USTA) e organização do US Open anunciaram...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Rumos da Política02/04/2021 - 09:50
Rumos da Política – 1ª Quinzena de Abril