conecte-se conosco


Cidades

Aumenta ocorrências com pipas na rede elétrica no Norte do Estado durante a quarentena

Publicado

Número de interrupções, entre 1 de abril e 15 de maio, foi 200% superior do mesmo período de 2019 

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para o aumento expressivo de ocorrências relacionadas a pipas na rede elétrica durante o mês de abril e a primeira quinzena de maio, período que coincide com a recomendação das autoridades para o isolamento social e suspensão das aulas escolares, como prevenção ao contágio pela Covid-19. Entre 1 de abril e 15 de maio, foi registrada uma elevação de 200% no número de clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido no Norte do Estado. Cerca de 14 mil foram afetados sendo que, no mesmo período de 2019, esse número foi de 6 mil. No número de ocorrências, foram 67 ordens, valor 560% maior ante o mesmo período de 2019, quando foram registradas 12 ocorrências.

Em Linhares, o aumento no número de ocorrências foi de cerca de 400%, que passou de 07 registradas entre o dia 01 de abril e 15 e maio de 2019, para 26 ocorrências no mesmo período de 2020. O número de clientes que foram afetados e tiveram o fornecimento de energia interrompido em 2020 por conta das pipas, durante os 45 dias, foi de 5.411.

São Mateus e Aracruz também estão entre os municípios da região Norte que registraram um aumento na falta de energia por motivo de pipas na rede elétrica.

Neste contexto de pandemia, em que o fornecimento de energia elétrica se torna mais essencial, seja para abastecer unidades de saúde, hospitais, mercados e residências, o impacto das interrupções é ainda mais preocupante. Além disso, o crescimento dessas ocorrências traz outra ameaça: o risco de graves acidentes.

Afonso Celso da Silva, gestor executivo de operação EDP, reforça a importância da prática segura da brincadeira e para o respeito às orientações do isolamento social. “Sempre trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança, ainda mais neste período de quarentena. Sabemos que o cerol e linha chilena ainda são muito utilizados e, dependendo de sua composição, podem ser condutores de energia, com potencial de causar sérios acidentes com quem está brincando e com outras pessoas. Em período de isolamento social, é recomendável priorizar brincadeiras em que não seja necessário sair de casa.”

O gestor ressalta que as linhas de pipas com cerol ou produtos cortantes causam desligamentos ao romper os cabos de energia e, também, podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação e serem puxadas, interrompendo o fornecimento de energia para os moradores da região. 

 Orientações para empinar pipas de forma segura

  • Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com os fios de alta tensão aumenta o risco de acidentes graves e fatais, além do perigo de quedas;

  •  Além de serem proibidos, o cerol e a chamada “linha chilena” trazem risco para quem está empinando a pipa e também para terceiros, como motociclistas e pedestres, além de oferecem perigo no contato com a rede de energia. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;

  • Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

–  Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba no poste para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede.

–  Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede;

Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar sequelas como queimaduras e, em casos mais extremos, causar a morte. Para conscientizar a população e orientar crianças e adultos sobre como reduzir os riscos na hora de brincar, a EDP e o Instituto EDP realizam projetos com as comunidades dos municípios onde a concessionária atua. Mais informações sobre segurança com energia elétrica podem ser acessadas no site www.edp.com.br/seguranca.

Em caso de ocorrências com a rede elétrica, os clientes devem entrar em contato por meio do site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online para smartphone ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo 0800  721 0707. Para registro de falta de energia, é possível também enviar SMS para 28037 com a mensagem Sem Luz.

Números de clientes que ficaram sem energia nos últimos 45 dias* por município

(*período 01 de abril a 15 de maio)

 

REGIÃO NORTE

 

 

Município

 

Número de clientes que ficaram sem energia

ARACRUZ

1.073

CONCEICAO DA BARRA

117

ECOPORANGA

199

FUNDAO

421

LINHARES

5.411

PINHEIROS

130

SAO MATEUS

5.681

SOORETAMA

426

Leia mais:  Inscrições abertas para o concurso público de Vila Velha
publicidade

Cidades

Detran esclarece sobre o funcionamento do órgão entre 14 a 18 de junho

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que, em razão da Portaria nº 115-R, publicada no Diário Oficial do Estado, no último sábado (12), que trata da classificação dos municípios no Mapa de Risco Covid-19, o atendimento ao público nas unidades durante a semana compreendida entre esta segunda-feira (14) e sexta-feira (18) funcionará da seguinte maneira:

  • Municípios em risco alto: atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
  • Municípios em riscos moderado e baixo: atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

É possível que alguns agendamentos tenham sido feitos em data anterior ao início de vigência da portaria, que é atualizada semanalmente pelo Governo do Estado, precisem ser refeitos pelo site www.agendamento.es.gov.br. O Detran|ES lamenta o transtorno.

O órgão reforça que, em atendimento a uma solicitação feita pelo Detran|ES, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a prorrogação dos prazos de procedimentos de trânsito. Dessa forma, está prorrogado por tempo indeterminado o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC), vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data da publicação da Portaria do Contran nº 214/21, em 26 de março de 2021, assim como o prazo de validade das ACC, Permissão para Dirigir (PPD) e CNH vencidas no mesmo período.

O Detran|ES reafirma que, por meio do site www.detran.es.gov.br, o cidadão pode realizar cerca de 60 serviços nas áreas de habilitação, veículos e infrações, que podem ser feitos de forma on-line, sem precisar sair de casa. Dentre os principais serviços on-line estão: emissão de boletos, renovação de CNH, segunda via de CNH, licenciamento anual do veículo, comunicado de venda, recursos de multas, de suspensão, cassação e indicação do real condutor.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO ALTO: Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Ecoporanga, Ibatiba, Iúna, Marataízes e Pinheiros.

Leia mais:  Capixabas têm madrugada com temperaturas de até 10ºC nesta segunda. Veja previsão!
Continue lendo

Cidades

Capixabas têm madrugada com temperaturas de até 10ºC nesta segunda. Veja previsão!

Publicado

Dados que podem informar se houve recorde de frio ainda não foram divulgados

O inverno ainda não começou de forma oficial, mas já está dando sinais de que está chegando. Quem precisou acordar cedo nesta segunda-feira (14), precisou encarar um friozinho ‘de pocar’. Os dados que podem informar se houve recorde de frio ainda não foram divulgados, mas uma prévia mostra temperaturas de até 10ºC em cidades capixabas.

De acordo com medições das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), não oficiais para recordes, as menores temperaturas até as 6 h orasforam de 10,3ºC em Santa Teresa; 11,8ºC em Venda Nova do Imigrante; 16,1ºC em Alegre e 16,2ºC em Vila Velha.

Segundo informações do Incaper, a segunda-feira será com diminuição da quantidade de nuvens pelo Estado e apenas é esperada chuva rápida no início do dia nas regiões Nordeste e Grande Vitória. A madrugada é fria pelo Estado, mas ao longo do dia a temperatura diurna aumenta em todas as regiões capixabas.

Recorde de frio

Se muitos capixabas já consideram que 20º C já é motivo para se cobrir, imagina com uma temperatura de 9,5 ºC? Foi este o friozinho registrado na cidade de Venda Nova do Imigrante, por volta das 5h do dia 11 de maio. Até então, recorde de frio no Espírito Santo em 2021.

Leia mais:  Barra de São Francisco adere ao Programa Cidade Empreendedora
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana