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Avaliações Diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática ficam disponíveis até segunda-feira (27)

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Prazo para acessar o link das avaliações, que terminaria nesta terça-feira (21), foi prorrogado pela Sedu.

A Secretaria da Educação (Sedu) prorrogou o prazo de disponibilização do link para as Avaliações Diagnósticas de Língua Portuguesa e Matemática para até a próxima segunda-feira (27). Os alunos terão mais este tempo em função da necessidade de ajustes técnicos e adaptação de algumas escolas e estudantes quanto ao uso da plataforma e aplicativo para a realização das avaliações.

As datas de aplicação das demais avaliações não foram alteradas, permanecem de acordo com o cronograma já divulgado anteriormente pela Secretaria.

Avaliação Diagnósticas

As avaliações diagnósticas começaram a ser aplicadas no último dia 15  com os alunos da Rede Estadual de Ensino, para identificar as aprendizagens e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2019. Será um importante momento para levantar evidências e identificar possíveis defasagens de aprendizagens. A partir da análise dos resultado, poderá se ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades consolidadas, para nortear o planejamento, as propostas de intervenções pedagógicas, além da continuidade do processo educativo.

As avaliações não serão pontuadas e poderão ser realizadas pelos estudantes em casa, no formato on-line. Aqueles que não tiverem acesso à internet poderão realizá-las na escola, quando as aulas presenciais retornarem, por meio de equipamentos na unidade de ensino, ou ainda, no formato impresso, caso haja necessidade.

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O processo de realização das avaliações pelos estudantes será monitorado pela direção escolar e pela Subgerência de Avaliação Educacional da Sedu, por meio da plataforma do CAED/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora).

Todo o trabalho foi elaborado pela Sedu, em parceria com o CAED, tendo como base o Currículo do Espírito Santo (Educação Infantil e Ensino Fundamental), de 2018, e o Currículo Básico Escola Estadual (Ensino Médio), de 2009. “As respostas das avaliações realizadas no formato on-line serão coletadas automaticamente por uma plataforma de resultados. Já as realizadas de forma impressa deverão ser lançadas pelo professor aplicador na plataforma. Os resultados serão analisados e disponibilizados para as escolas por meio de relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes”, afirmou a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

Cronograma

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, que são o público-alvo das avaliações diagnósticas neste momento, deverão seguir um cronograma que será direcionado por Componentes Curriculares para cada etapa de ensino.

– 15 a 27/07: Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9ª ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

– 22 a 27/07: Filosofia e Sociologia, para o Ensino Médio (2ª e 3ª séries), e Inglês para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

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– 29/07 a 03/08: História e Geografia, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª séries);

– 05 a 10/08: Ciências, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e de Física, Química e Biologia para estudantes do Ensino Médio (1ª a 3ª séries).

Veja aqui as informações sobre as Avaliações Diagnósticas:

Local: O aluno poderá realizar as avaliações em casa (no formato on-line) e na escola (formato on-line ou impresso) quando as aulas presenciais retornarem. (Quem não conseguir realizar a avaliação neste momento, poderá fazê-la quando as escolas voltarem às atividades presenciais).

Acesso: O link de acesso está disponível desde a última quarta-feira (15), dentro de cada turma no Google Sala de Aula.

Monitoramento:  a direção escolar, por meio da plataforma do CAED, poderá monitorar a realização das avaliações dos estudantes; e a equipe da Subgerência de Avaliação Educacional/Sedu também realizará o monitoramento de toda a Rede Estadual.

Resultados: As respostas das avaliações realizadas no formato on-line serão coletadas automaticamente. Já as realizadas de forma impressa, no retorno das aulas presenciais, deverão ser lançadas pelo professor aplicador na plataforma. Após a realização das avaliações de todos os Componentes Curriculares previstos, as escolas receberão relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes.

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Suzano inicia construção de nova fábrica de papel em Aracruz

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O empreendimento conta com investimento de R$ 1,17 bilhão. A previsão para as obras é de pouco mais de um ano e meio

Suzano realiza nesta quinta-feira (18), às 11h, a cerimônia que marca o início da construção de uma nova fábrica da empresa em Aracruz, na região Norte do Espírito Santo, com o lançamento da pedra fundamental, que simboliza o começo das obras. 

O evento contará com a presença do governador Renato Casagrande (PSB). A previsão para as obras é de pouco mais de um ano e meio. No primeiro trimestre de 2026 devem começar as contratações de funcionários para a nova fábrica. 

O novo empreendimento conta com investimento de 1,17 bilhão, conforme apurou a coluna Mundo Business.

Serão destinados R$ 650 milhões na construção de uma fábrica de papel tissue (destinada a fabricar por exemplo rolos de papel higiênico), e R$ 520 milhões na substituição de uma caldeira de biomassa em um dos maiores complexos fabris de produção de celulose da companhia, localizado no município capixaba.

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Com isso, a companhia irá exportar a partir do Espírito Santo papel higiênico suficiente para abastecer 10 milhões de famílias pelo Brasil, tornando o Estado um exportador do produto, segundo a coluna. 

A fábrica de tissue, produto utilizado na confecção de itens de higiene e limpeza como papel higiênico, guardanapo, papel toalha e lenços umedecidos, terá capacidade para produzir 60 mil toneladas, ou 1,1 milhão de rolos por dia, além de duas linhas de conversão do material em papel higiênico. Essa quantidade soma aos outros 1 milhão de rolos/dia da fábrica de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado.

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Parceria Secti e Senac leva educação profissional às comunidades quilombolas do Espírito Santo

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), torna público o termo de parceria 016/2024. O termo de parceria estabelece ações a serem implementadas visando à capacitação de indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna, no município de Itapemirim.

O objetivo desta parceria é viabilizar oportunidades de educação profissional por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), buscando atender aos princípios de inclusão social e promoção da equidade, alinhados aos objetivos do programa. A transparência na seleção de candidatos e a inclusão de turmas exclusivas são medidas que reforçam o compromisso das instituições com o acesso igualitário à educação.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essa parceria entre a Secti e o Senac, que visa capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna. É mais do que uma colaboração entre instituições; é um compromisso conjunto com a inclusão social e a promoção da equidade. Reconhecemos não apenas a importância econômica local da comunidade, mas também seu papel vital na preservação da cultura quilombola e na conservação ambiental da região. Com essa parceria, estamos não apenas oferecendo oportunidades de educação profissional, mas também valorizando e fortalecendo essas comunidades”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

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A Comunidade Quilombola de Graúna não é apenas reconhecida pela contribuição econômica local, mas também pela preservação da cultura quilombola e o papel crucial na conservação ambiental da região. O acordo estabelece as responsabilidades de cada parte envolvida. Ao Senac, cabe a disponibilização de recursos técnicos e pedagógicos, bem como a oferta de instrutores para ministrar os cursos.

Por sua vez, à Secti, é atribuída a disponibilização de espaço físico e a manutenção das instalações necessárias para a realização das atividades educacionais. A concessão de 30 vagas para as turmas, conforme as diretrizes do Programa Senac Gratuidade (PSG), é um dos pontos centrais do acordo.

O público-alvo prioritário consiste nos membros da comunidade quilombola, com idade a partir de 16 anos e diferentes níveis educacionais. Esses indivíduos, em sua maioria, têm renda familiar de um a dois salários mínimos, sendo importante ressaltar que muitos não estão formalizados como Microempreendedores Individuais (MEI).

Essa parceria entre Senac e Secti representa um passo significativo na promoção da educação profissional e na valorização das comunidades quilombolas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado do Espírito Santo.

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