conecte-se conosco


São Mateus

Prefeito Daniel Santana inaugura unidade de saúde no bairro Seac

Publicado

A UBS era uma antiga reivindicação dos moradores que eram obrigados a buscar atendimento em unidade longe de suas casas

São Mateus – Para alegria da comunidade do bairro Seac, o prefeito de São Mateus, Daniel Santana inaugurou nesta sexta-feira (5) a Unidade Básica de Saúde (UBS), Almerinda Santos de Freitas, antiga reivindicação dos seus moradores. Em seu discurso o prefeito falou da importância daquela obra, que foi possível com a colaboração de vários parceiros como o ex-deputado federal, Jorge Silva (SD) que destinou uma emenda parlamentar de R$ 750 mil, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura. “Ninguém trabalha sozinho e a Prefeitura não consegue trazer recursos e por isso precisamos do apoio dos vereadores e dos deputados”, disse Daniel, lembrando que também é da periferia e sabe como se comporta as pessoas dessas regiões da cidade. “Se aproximam da gente e não pedem nada em troca”, completou.

O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, enfatizou em seu pronunciamento, que a nova UBS, Almerinda Santos de Freitas vai disponibilizar aos moradores do bairro Seac, todos os serviços que uma Estratégia de Saúde da Família pode oferecer. Na oportunidade destacou que “a UBS foi construída para comportar duas Estratégias de Saúde da Família, já prevendo uma ampliação da população assistida, daí a possibilidade de contemplar mais uma equipe, para dividir a população do bairro, dando mais conforto e qualidade na prestação no serviço de saúde da comunidade”.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão (PP), falou da importância da participação do Poder legislativo no atendimento as demandas da população e ali estava uma parceria que possibilitou a conquista de uma importante benfeitoria para a população.

A família de Almerinda Santos de Freitas, cuja unidade recebe o seu nome, esteve presente e a sua filha Flávia Freitas, destacou a atuação da sua falecida mãe que ajudava as pessoas procurando buscar medicamentos e se interessando em servir a quem a procurava. Almerinda viveu 30 anos no bairro Seac e teve atuação destacada e humanitária, daí a lembrança do seu nome para dar a nova unidade inaugurada e que, a escolha do seu nome, foi unanimidade entre todos que a conheceram.

O vereador Cristiano Balanga aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito Daniel que disponibilize uma ambulância de apoio no horário de atendimento da UBS. O prefeito prontamente se comprometeu a atender a demanda do vereador.

Além do prefeito Daniel Santana, dos familiares de Almerinda Santos de Freitas, do presidente da Câmara, Paulo Fundão; do secretário de Saúde, Henrique Follador e do vereador Cristiano Balanga secretários municipais e lideranças comunitárias do bairro também compareceram ao evento de inauguração da Unidade Base de Saúde

Mágoa

O ex-vereador, Vilmar do Seac disse que ficou alegre com a iniciativa do prefeito de concluir a obra da unidade, mas se sentiu triste ao não ser citado nos discursos das autoridades, principalmente do presidente da Câmara, Paulo Fundão. Ele lembra que foi o autor da solicitação – da construção da UBS no bairro – ao então prefeito Amadeu Boroto e ainda conseguiu com o ex-deputado federal, Jorge Silva uma emenda parlamentar no valor de R$ 750 mil para aquisição do terreno e do início da obra.

Vilmar foi vereador por oito anos e mora no bairro Seac há 32 anos e exerce a função de comerciante.

Atendimento

A nova Unidade Básica de Saúde vai atender os bairros e localidades de Nova Era, Córrego da Estiva, Rodocon e Km 10, além dos moradores do bairro Esplanada (Seac). A USB Almerinda Santos de Freitas começa a funcionar no final da próxima semana e suas instalações seguem os padrões da arquitetura do Ministério da Saúde, para garantir mais eficiência, segurança e comodidade da população.

Leia mais:  Carlinhos Lyrio busca diálogo com outras frentes políticas
publicidade

São Mateus

Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola

Publicado

A Prefeitura de São Mateus continua os trabalhos de recuperação das estradas rurais que foram obstruídas ao longo do tempo. O objetivo é garantir o melhor trânsito de veículos e pedestres e facilitar o escoamento da produção agrícola. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca.

Desta vez, as equipes fizeram a manutenção nas estradas da Comunidade Cricaré, na região de Nova Lima. No local foram realizados trabalhos de patrolamento, reabertura de vias, limpeza das estradas e construção de saídas de água da chuva.

A Patrulha Mecanizada da Prefeitura está atuando em todas as regiões de São Mateus, mantendo um cronograma de atendimento.

Leia mais:  Prefeitura abre buraco e em seis meses não consegue fechá-lo
Continue lendo

São Mateus

Secretaria de Educação promove Live sobre: ‘O autismo e suas faces’

Publicado

A neurologista infantil Ellen Rodrigues Teixeira será a convidada especial para a Live

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza hoje (13) uma Live sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), “O Autismo e suas Faces”. O evento será transmitido no canal de YouTube da SME, às 18h30. 

A iniciativa do Setor de Educação Especial da SME vai contar com a participação de Ellen Rodrigues Teixeira, neurologista infantil e especialista no assunto. Ela abordará sobre o diagnóstico, níveis de autismo e os caminhos de atendimento na Rede Pública de Saúde da criança com autismo.

A coordenadora do Setor de Educação Especial da SME, Sandra Scarpatti, explica que em anos anteriores, a SME sempre se manifestou com encontros e fóruns para pais ou responsáveis de estudantes dessa modalidade de ensino. Este ano, a live foi a forma escolhida para levar mais informações sobre o autismo e dialogar sobre o assunto neste momento pandêmico.

CONSCIENTIZAÇÃO

Abril é considerado o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é dar visibilidade ao tema que, muitas vezes, não é debatido na sociedade. Desde 2008, a ONU instituiu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.    

ESPECIALISTA

A palestrante Drª Ellen Rodrigues Teixeira, é neurologista infantil, especializada no atendimento de neurologia da infância e adolescência, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), atuando em São Mateus e no Centro Regional Especializado (CER) em Nova Venécia.

Leia mais:  Partido Verde São Mateus em luto por falecimento de Marlusse Pestana Daher
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana