conecte-se conosco


Cidades

Bammuja completa 15 anos de história em Jaguaré

Publicado

Com a participação de grande parte da juventude do município, a Bammuja celebra quinze anos de história encantando o público de Jaguaré e de várias cidades do Estado com apresentações marcantes

A Banda Musical Municipal de Jaguaré – Bammuja, celebra nesta segunda-feira, 10/03, 15 anos de história de atuação no município. Ao longo dessa trajetória, a corporação brilhou em inúmeros eventos importantes, como a Feira dos Municípios de 2024, além de vitórias em competições estaduais e nacionais, como o título de campeão do Concurso Interestadual em Iguaba Grande – RJ, em 2016.

Mais do que uma banda de marcha, a Bammuja é símbolo de dedicação, talento e emoção. Com um repertório que vai do clássico ao popular, encanta públicos de todas as idades com disciplina, alegria e cultura por onde passa. Durante esses quinzes anos de história já passaram pela banda centenas de jovens que aprimoraram seu comportamento na adolescência, graças ao trabalho desenvolvido pelos profissionais e voluntários que trabalham na banda.

Banda é orgulho do município

Em 2025, a Bammuja já tem a agenda repleta de compromissos, pronta para continuar representando Jaguaré. Com carisma e músicas de alta qualidade, a banda sempre oferece momentos inesquecíveis para todos que acompanham. A Banda é mantida pela Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O maestro e fundador, João Paulo Rigo Barros, ressalta a participação de todos que já fizeram parte da corporação.

Leia mais:  Freitas sugere inclusão de mais quatro trechos de vias ao programa Terra Firme

“Quero parabenizar todos os integrantes que já passaram pela banda! Cada momento que vivemos juntos, dando o nosso melhor nas avenidas, foi inesquecível e valeu cada esforço por representar, orgulhosamente nosso município. Ensinar música para crianças e adolescentes é uma missão que nos enche de orgulho, e a Bammuja, que é um orgulho do município, sempre estará de portas abertas para receber novos talentos”, afirmou o maestro.

História

Os primeiros ensaios foram realizados na escola Emef Marciano Altoé no Bairro Boa Vista 2. Inicialmente com 40 alunos com instrumentos de uma antiga banda do município e instrumentos doados pelo maestro fundador, a banda ficou instalada na escola até o ano de 2022. Hoje sua sede fica na rua João Pariz Nº 126, no Centro da cidade.

 

Títulos

2014

•      XII Confabani (Estadual Etapa I) – Itapemirim-ES

1º – Lugar Pavilhão Nacional

2º – Regente Mor

3º – Lugar Corpo Musical

•      II Confabani (estadual etapa II) – Piúma-ES

1º – Lugar Pavilhão Nacional

1º – Lugar Baliza

2º – Lugar Regente Mor

3º – Lugar Corpo Musical

Vice-campeão Capixaba na Categoria Musical Juvenil no índice técnico.

Leia mais:  ES Solidário para vítimas das fortes chuvas no sul do Espírito Santo

 

2015

•      XII Confabani (estadual etapa única) – Itapemirim-ES

1º Lugar Corpo Musical

1º Lugar Pavilhão

1º Lugar Regente Mor

1º Lugar Baliza

2º Lugar Regência

Campeão do Concurso Interestadual em Iguaba Grande – RJ

 

2016

•      XIII Confabani (estadual etapa única) – Itapemirim-ES

2º Lugar Corpo Musical

3º Lugar Pavilhão

1º Lugar Regente Mor

1º Lugar Baliza

1º Lugar Baliza Masculino

2º Lugar Regência

 

2017

•      XIV Confabani (estadual etapa única) – Itapemirim-ES

1º Lugar Corpo Musical

1º Lugar Pavilhão

1º Corpo Coreográfico

1º Lugar Regente Mor

1º Lugar Baliza

1º Lugar Baliza Masculino

2º Lugar Regência

 

2019

•      Concurso Estadual Etapa Única – Jaguaré-ES

1º Lugar Corpo Musical

1º Lugar Pavilhão

1º Lugar Regente Mor

1º Lugar Baliza

1º Lugar Baliza Masculino

1º Lugar Regência

 

2023

Concurso Festcobanfs Serra-ES

2º Lugar Corpo Musical

1º Lugar Regência (1ºLugar Geral

1º Regente Mor

1º Baliza feminino

1º Baliza Masculino

1º Pavilhão Nobre

 

2024

Concurso Festcobanfs Serra-ES

2º Corpo Musical

1º Baliza feminino (1ºLugar Geral)

2º Pavilhão Nobre

1º Regente Mor (1ºLugar Geral)

3º Lugar baliza masculino

publicidade

Cidades

Destaque na produção de café conilon, Jaguaré investe na qualidade do produto

Publicado

Prefeitura de Jaguaré promove ações e incentiva produtores de café conilon a investirem na melhoria da qualidade do café; todo produtor de café conilon está apto a pleitear o Selo de Indicação Geográfica, que abre as portas do mercado internacional para o produtor jaguarense

Jaguaré se destaca no País pelo grande volume na produção do café conilon, base econômica do município. Com base nesse fato, a Prefeitura Municipal, nos últimos quatro anos, tem investido em proporcionar preparação para o produtor. Assim, nesse período foram ofertados seminários e treinamentos para aquisição de conhecimento pelo produtor.

Além disso, está na Câmara Municipal aguardando votação, Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon. Recentemente, no dia 12 de março, a Prefeitura promoveu reunião com representantes da Federação dos Cafés do Espírito Santo – Fecafés, entre eles o presidente da instituição e da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianelo, para esclarecimentos sobre o Selo de Indicação Geográfica. Essa é mais uma iniciativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido no município.

Agregar valor

A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destaca a importância do selo para o município. “Vai valorizar o nosso café conilon, garantir a qualidade, a originalidade, agregar valor e garantir aos cafeicultores o certificado para acesso a outros mercados – especialmente ao mercado internacional. Isso vai promover o desenvolvimento rural, social, econômico e turístico do município. Será uma oportunidade a mais para fixar o jovem no campo. Enfim, vamos potencializar e dar maior visibilidade ao conilon de Jaguaré”, ressaltou Vera Backer.

Leia mais:  ES Solidário para vítimas das fortes chuvas no sul do Espírito Santo

A Fecafés é a instituição que representa a Indicação Geográfica do conilon. A federação é a representante legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, além de ser a entidade mantenedora do selo. A instituição é composta por quatro cooperativas: Cooabriel; Coopbac; NaterCoop e CafeSul. A federação atua em parceria com o Sebrae, Incaper e, em Jaguaré com a Prefeitura Municipal que encampou o projeto.

O gerente corporativo de Novos Negócios da Cooabriel, Alexandre Costa Ferreira, explica que qualquer produtor pode pleitear o selo. “Quem pode pleitear o selo é todo produtor de café Conilon que tem a sua propriedade dentro da área delimitada, que no caso da Indicação Geográfica do conilon capixaba é todo o território do Espírito Santo. Então todos os produtores podem pleitear o Selo da Indicação Geográfica”, ressaltou.

Valorização

A importância da obtenção do selo pelo produtor passa pela valorização do café produzido. O selo tem algumas características que garante que aquele café passou por processo diferente que o qualifica como produto autêntico e genuinamente capixaba. Na prática, um café com o Selo IG, tem mais possibilidade de alcançar novos mercados, inclusive em nível internacional. O acesso ao mercado internacional depende de inúmeros fatores, porém o selo atesta e garante a origem, a sustentabilidade e a qualidade, características essenciais para internacionalização do café conilon.

Leia mais:  Detran|ES orienta proprietários de ciclomotores sobre o registro do veículo a partir das novas regras

Critérios

No caso da Indicação Geográfica do conilon do Espírito Santo, o café tem que ser café especial acima de oitenta pontos ou mais, a propriedade tem que ser sustentável e estar no território capixaba. “Esses critérios fazem com que o café tenha resultado diferente. Então, quem tem o selo, tem a garantia de que é um produto autêntico da região e de qualidade elevada. Isso valoriza muito o produto e valoriza também o município que tem esse tipo de processo instalado”, afirmou Alexandre.

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Mais de 7 mil pessoas imunizadas nos primeiros dias da campanha de vacinação em Vitória

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana