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Bandes dá dicas para expandir seu negócio

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Para investir na expansão, empresas capixabas podem procurar o Bandes e obter recursos para investimento em infraestrutura, maquinário, aquisição de insumo, entre outros.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem como principal função promover financiamento para o desenvolvimento de negócios e, por consequência, da economia do Espírito Santo. Com este objetivo, entre as atividades do banco está a orientação de empreendedores que têm estabilidade local e desejam expandir seu negócio para outras cidades, mas não sabem quais medidas devem ser tomadas.

Nessa parceria com os empreendedores do Estado, o Bandes tem como principal função promover financiamento para o desenvolvimento de negócios e, por consequência, da economia do Estado do Espírito Santo. Ao longo dos anos, o banco já investiu em diversos setores, como os de economia verde, economia criativa, agronegócio, microcrédito, Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), Parcerias Público-privadas (PPP), entre tantos.

Além disso, o Bandes atua na Secretaria Executiva do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), e é agente técnico e financeiro do Programa Reflorestar, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Alguns empreendedores já possuem estabilidade local e desejam expandir seu negócio para outras cidades, mas não sabem quais medidas devem ser tomadas. Se você se encaixa nesse perfil, fique atento: o banco convidou o gerente de Planejamento e Processos do Bandes, Sávio Caçador, para dar cinco dicas de sucesso para alavancar seu negócio e expandi-lo para outros locais do estado do Espírito Santo.

Dica 1) Gestão organizacional

É preciso estar com a casa arrumada antes de pensar em uma expansão. Tendo, por exemplo, um alinhamento interno a respeito de qual é a missão da empresa, seus valores e sua visão. Esse alinhamento é a base para garantir a consolidação da empresa, pois auxilia na determinação de objetivos, estratégias e posicionamento.

E, lembre-se, investir em filiais ou franquias em outros munícios demanda um novo processo de construção da imagem, por isso o posicionamento das filiais e franquias não pode divergir do da matriz. Mantenha tudo alinhado com os novos funcionários e franqueados, pois o nome da sua empresa estará presente em locais que você talvez não possa acompanhar diretamente.

Dica 2) Conhecer o mercado da nova região

Estude o mercado local da região em que se pretende expandir! Se possível, invista em pesquisas feitas por sua própria equipe. Visite negócios similares ao seu e entenda as demandas deles. Procure saber os índices de sucesso do setor no local (empresas fecham com frequência? quais as oportunidades e desafios? quais índices de crescimento do setor? quantos concorrentes há no local?…), consulte economistas da região, entre outros profissionais.

Outra opção é consultar dados coletados por fontes de confiança, como instituições de pesquisa, dados levantados pelo Município, Governo do Estado e Governo Federal e outras instituições ligadas à área do negócio.

Dica 3) Estar atento às tendências de consumo

Novos consumidores, novas demandas! Conheça seu novo cliente e descubra suas preferências, invista em pesquisas com moradores da região. Atente-se: é necessário também acompanhar as tendências de consumo do país, expertise que pode colocar você à frente dos concorrentes locais.

Dica 4) Conhecer as ações dos seus concorrentes

Analise a concorrência. Isso ajudará a tomar inúmeras decisões, como a localização, produtos e estratégias de vendas. O objetivo é levantar informações que possam ser adaptadas para seu negócio, como também o que você não deve fazer. Neste processo, você deve se atentar ao que seu concorrente está fazendo para se destacar no mercado, como ele se comunica com o cliente, como ele divulga seus produtos e que tipos de resultados ele está tendo.

Dica 5) Investir na divulgação da empresa

Para se tornar conhecida na região em que se pretende instalar, a empresa deve investir na divulgação por meio de ações de marketing e canais de comunicação, para fortalecer e cristalizar a imagem/marca da empresa no segmento em que ela atua: página institucional, presença nas redes sociais e mídias tradicionais.

Auxílio no desenvolvimento do Estado

O Bandes é um banco público estadual criado em 20 de fevereiro de 1967 e desde então trabalha em conjunto com o micro, pequeno, médio e grande empreendedor, seja no campo, seja na cidade.

Nessa parceria com os empreendedores do Estado, o Bandes tem como principal função promover financiamento para o desenvolvimento de negócios e, por consequência, da economia do Estado do Espírito Santo. Ao longo dos anos, o banco já investiu em diversos setores, como os de economia verde, economia criativa, agronegócio, microcrédito, Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), Parcerias Público-privadas (PPP), entre tantos.

Além disso, o Bandes atua na Secretaria Executiva do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes), e é agente técnico e financeiro do Programa Reflorestar, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

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Mãe reencontra filho após mais de 10 anos em hospital de Cachoeiro

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Silvano Ote Aguiar está internado na Santa Casa há cerca de 100 dias, após sofrer um acidente de trânsito. Hospital conseguiu localizar a mãe, que mora em MG

Um momento de emoção e esperança. Após ficar 100 dias internado sem identificação na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do estado, um paciente conseguiu reencontrar a mãe. O momento foi proporcionado após o hospital localizar a família. A mãe não tinha notícias do filho há mais de 10 anos.

O paciente Silvano Ote Aguiar deu entrada no hospital no dia 4 de janeiro, após sofrer um acidente de trânsito. Ele foi encontrado no município de Vargem Alta, também no sul do estado, sem documento e sem conseguir se comunicar.

Trabalho de busca

Antes da emoção, veio o trabalho duro. A enfermeira Gisele Queiroz foi a responsável pela busca dos familiares de Silvano. Ela conta que entrou em contato com as prefeituras depois que o paciente conseguiu informar o nome e sobrenome. A partir daí, as buscas foram direcionadas a municípios vizinhos e, depois de quase 60 dias, a mãe do paciente foi localizada.

“Eu não aceitava ele sair daqui sem ter a família por perto. Isso me motivou a iniciar a procura, junto com o Serviço Social, para devolver a identidade dele e entregá-lo para a família. Agora estou muito realizada e feliz”, contou a enfermeira.

A mãe do paciente, Marly Ote, mora em Minas Gerais e há mais de 10 anos não tinha notícias do filho. Após viajar mais de 9 horas de carro, o reencontro foi só emoção. Após ver o filho depois de tanto tempo, Marly contou que nem conseguiu dormir no dia anterior, de tanta ansiedade.

“Valeu a pena esperar e fazer essa viagem para encontrá-lo. Deus deu uma segunda chance para ele viver e agora vou levá-lo para casa, cuidar com muito amor e carinho”, disse.

Assim que saiu do hospital, a mãe de Silvano agradeceu o empenho de toda a equipe e o cuidado que tiveram com seu filho durante o período em que ficou internado.

“Lá na minha cidade já tinham dito que esse hospital é maravilhoso e que ele estava sendo muito bem cuidado aqui. O que quero é agradecer por tudo e desejar muita saúde para todos vocês”, afirmou.

Fonte: Folha Vitória.

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Cidades

Vira-lata salva avó e neto de ataque de pitbull em Guarapari e acaba ferido

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Chamado de Covid, por aparecer no bairro durante a pandemia, o cachorro ficou muito machucado e ficará com sequelas; avó e neto saíram ilesos

A máxima que fala que o “cachorro é o melhor amigo do homem” foi colocada a prova no bairro de Meaípe, em Guarapari, no mês de agosto. O vira lata Covid, nome adotado por ele ter aparecido no bairro durante a pandemia, enfrentou um pitbull para defender uma senhora e o neto que moram no local.

Covid é querido por todos e recebe cuidados dos moradores. “Ele foi abandonado na nossa rua, estava todo maltratado e tinha muito medo das pessoas. Meu esposo, Juarez Fernandes, passou a cuidar dele dando comida, atenção e carinho. Logo começou a se identificar com as pessoas da vizinhança”, contou Cleide Fernandes.

Há cerca de um mês, a vizinha de Cleide, Elida Nascimento, foi passear com o neto e o vira lata foi atrás. “Eles estavam indo pescar na lagoa, no caminho um pitbull da vizinhança fugiu e foi em direção deles para atacar. Por sorte Covid estava perto e não aconteceu uma tragédia. Ele foi para cima do cachorro e defendeu os dois até que um homem que passava ajudou a separar a briga e tocou o pitbull para longe”.

Após o ato heroico, Covid ficou muito machucado. O vira lata foi atacado no pescoço e na pata com mais intensidade. “Ele ficou com sequelas, o tendão foi atingido. Já levamos no veterinário e todo possível foi feito. Está bem, mas ficará mancando daqui para frente”

“Ele foi incrível, o que seria de mim e do meu neto, que é uma criança, se Covid não estivesse lá? Esse cachorro salvou nossas vidas, graças a Deus”, agradeceu Elida.

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