Cidades
Banestes anuncia R$ 1 bi em recursos para o Plano Safra 2023/24
Publicado
26/07/2023 - 11:37
Os recursos são destinados para produtores e cooperativas rurais fortalecerem as atividades agrícolas e de pecuária
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, na manhã dessa segunda-feira (24), a abertura do Plano Safra 2023/2024, com disponibilidade de R$ 1 bilhão para financiamentos de Crédito Rural no Estado. Os recursos são destinados para produtores e cooperativas rurais fortalecerem as atividades agrícolas e de pecuária já consolidadas, além de incentivar novas culturas e criações, e estarão vigentes até o dia 30 de junho de 2024.
O anúncio aconteceu durante o evento de Lançamento do Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo, promovido pelo Governo do Estado, no Palácio Anchieta.
O crédito estará disponível para financiar a compra de insumos, tratos de cultivo e demais custos para a manutenção da atividade agrícola ou pecuária, bem como a aquisição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, aquisição de animais, renovação e implantação de lavouras, construção e reformas, eletrificação e, inclusive, a implantação de sistemas para a geração e distribuição de energia produzida a partir de fontes renováveis, além de equipamento e demais itens relacionados a sistemas de conectividade no campo, entre outros.
Para as linhas de custeio, as taxas partem de 3,00% ao ano. As linhas de investimento têm possibilidade de parcelamento em até oito anos, a depender da cultura explorada.
O Banestes espera alcançar excelentes resultados com a nova Safra, conforme cita o diretor de Negócios e Recuperação de Ativos, Carlos Artur Hauschild. “Encerramos a Safra do ano anterior, 22/23, com um crescimento de 100% em relação à Safra de 21/22. Com isso, temos uma excelente expectativa para esta nova Safra, tendo em vista o montante de recurso disponibilizado pelo Governo, as taxas anunciadas e a diversidade de linhas para atender à crescente demanda do setor. Reforço que estamos à disposição do produtor rural capixaba”, enfatizou.
Hauschild prosseguiu: “O crédito rural está presente no DNA do Banestes, que nasceu como o banco de crédito agrícola do Estado. Essa trajetória de quase 86 anos demonstra o olhar atento que o banco tem para o produtor rural capixaba e estamos presentes em todos os 78 municípios do Estado com pelo menos uma agência física por localidade. Essa proximidade com o cliente, por meio de um atendimento individualizado, é um grande diferencial do Banestes”.
As linhas de Crédito Rural oferecidas pelo Banestes têm condições especiais, com taxas reduzidas e subsidiadas, que proporcionam aos produtores de todos os portes o custeio da produção e o investimento na atividade produtiva, aumentando a produtividade e a competitividade.
Para o café, o Banestes oferece tanto linhas de custeio quanto de investimento, e também linha de capital de giro para as indústrias de café solúvel e torrefação. Com isso, o banco financias a produção e a industrialização do café, incluindo a compra de insumos, aquisição de tratores, implementos e demais equipamentos para uso na atividade.
Para solicitar recursos, o agricultor deverá entrar em contato com a agência Banestes de sua região. O profissional estará apto a orientá-lo na escolha da linha de crédito que melhor atende à finalidade desejada. É importante que o produtor rural observe, além da taxa de juros da operação, se o valor e o prazo são adequados para a finalidade desejada. Todas as informações serão fornecidas no momento do atendimento.
Saiba mais:
Linhas de Crédito Rural Banestes (condições vigentes até 30/06/2024):
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf)
Finalidade: custeio agrícola e pecuário
A quem se destina: pequenos produtores e agricultores familiares enquadrados no Pronaf
Taxa de juros: de 3%a.a. a 6%a.a., dependendo da cultura
Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp)
Finalidade: custeio agrícola e pecuário
A quem se destina: produtores de médio porte enquadrados no Pronamp
Taxa de juros: 8%a.a.
Linha de Crédito Demais Produtores
Finalidade: custeio agrícola e pecuário
A quem se destina: demais produtores rurais
Taxa de juros: 12%a.a.
Linha de Crédito de Investimento
Finalidade: investimento agrícola e pecuário
A quem se destina: produtores rurais, independente do porte do produtor
Prazo: até 8 anos, dependendo do bem financiado e/ou projeto técnico
presentado
Taxa de juros: a partir de 10,5% a.a.
Funcafé – Crédito de Comercialização
Finalidade: conceder ao produtor rural e as suas cooperativas recursos financeiros em valor equivalente à quantidade de produto armazenado para possibilitar a venda futura em melhores condições de mercado
A quem se destina: cafeicultores e suas cooperativas de produção agropecuária
Taxa de Juros: 11%a.a
Prazo: até 12 meses
Funcafé – Financiamento para Aquisição de Café (FAC)
Finalidade: financiar a aquisição de café
A quem se destina: indústria torrefadora de café, indústrias de café solúvel, beneficiadores de café, exportadores e cooperativas de cafeicultores que exerçam as atividades de beneficiamento, torrefação ou exportação de café
Taxa de Juros: 11%a.a
Prazo: até 12 meses
Funcafé – Crédito para Capital de Giro para Indústrias de Café Solúvel e de Torrefação de Café e para Cooperativa de Produção
Finalidade: Capital de Giro
A quem se destina: indústrias de café solúvel e de torrefação de café e cooperativas de produção
Taxa de Juros: 11%a.a
Prazo: até 24 meses


A partir de sexta-feira (1º), as contas de luz dos consumidores capixabas passarão a contar com um QR Code que dará acesso à Nota Fiscal Eletrônica no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A novidade tem o objetivo de garantir mais segurança sobre a autenticidade do documento e a transparência nas informações sobre tarifas e impostos pagos no fornecimento de energia elétrica.
O novo modelo de nota fiscal para o setor elétrico, a NF3e, foi instituído pelo ajuste SINIEF 01/19, que vale para todo o País. No Espírito Santo, as concessionárias de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a emitir a conta neste formato, a partir desta sexta-feira (1º). Para facilitar o acompanhamento por parte do consumidor, as tarifas e os impostos a partir de agora estarão mais claros e detalhados.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, as mudanças na conta de luz possibilitarão maior controle, segurança e facilidade de acesso à fatura para os consumidores capixabas. “A atualização na nota fiscal de energia elétrica é um passo significativo para modernizar e simplificar a emissão das faturas. Por meio do QR Code, o consumidor poderá verificar a autenticidade da fatura, o que reforça ainda mais a segurança do documento”, destacou Benicio Costa.
Vale ressaltar que o QR Code para o pagamento da conta via Pix, muito utilizado atualmente, permanecerá disponível na fatura. Dessa forma, o cliente terá à disposição dois códigos virtuais que visam a facilitar o dia a dia. Para fazer a leitura do QR Code, basta apontar a câmera do celular para a imagem e abrir o link que aparecerá na tela.
O que é a NF3e?
O projeto NF3e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento da emissão em tempo real pelo Fisco.

Na Unidade Aracruz, acessibilidade e inclusão já são uma realidade. A empresa está com vagas abertas para PcDs nas áreas operacionais
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto, tem direcionado esforços para tornar o seu ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e acessível, proporcionando oportunidades e garantindo a equidade para todos os colaboradores(as).
João Armando Vergna Morelato, Analista de Manutenção da empresa em Aracruz, conta que o investimento em acessibilidade aumenta o sentimento de pertencimento. “É perceptível a evolução na acessibilidade que a fábrica vem implementando, para todos os tipos de deficiência. Esse movimento nos faz sentir mais pertencentes, afinal, todos somos iguais, com deficiência ou sem”, conta o profissional, que tem cegueira no olho esquerdo.
As melhorias relacionadas à acessibilidade estão avançando. Entre as principais realizações estão as adequações nas portarias, prédios administrativos, ambulatório, e a inclusão de alarmes audiovisuais. “A Suzano continua focada em intervenções e reformas necessárias nas áreas comuns para tornar suas operações completamente acessíveis e inclusivas”, afirma Joyce Rocha, gerente de Gente & Gestão da empresa em Aracruz.
Além das adaptações físicas, a cultura corporativa também reflete os valores de diversidade e inclusão priorizados pela empresa. “A Suzano vem capacitando seus funcionários e, este ano, fui um dos escolhidos para fazer um treinamento de primeira liderança”, compartilha o soldador Maurity Aurelio Viana. O colaborador tem limitação de movimento no tornozelo direito e está sendo desenvolvido para ocupar, futuramente, uma posição de liderança na empresa. “Isso mostra o quanto a Suzano está engajada em preparar seus colaboradores, independentemente de suas limitações”, finaliza.
Em âmbito corporativo, a empresa encerrou o ano de 2022 com 62,7% de áreas acessíveis em suas instalações no Brasil, representando um avanço significativo em relação a 2020 (39,2%). Mas, apesar de contar com estrutura adequada e oferecer treinamentos que tornam os novos colaboradores aptos a exercerem as suas funções, a Suzano enfrenta desafios para preencher as vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) em seus processos seletivos.
Atualmente, a empresa oferece oportunidades para PcDs nas áreas operacionais, para os cargos de Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção I; Técnico de Manutenção Elétrica III; Analista de Manutenção Júnior e Analista de Manutenção Pleno. Os interessados devem se candidatar pelo https://suzano.gupy.io/. A página também mostra os requisitos para participar de cada seleção.
“Entendemos que nem todos possuem as mesmas oportunidades e/ou qualificação profissional, e isso se agrava quando pensamos em pessoas que têm alguma deficiência. A Suzano acredita que a educação é o ponto de partida para qualquer transformação. Por isso, realiza alguns projetos de capacitação e desenvolvimento da população das regiões onde atua”, explica Joyce, acrescentando que a meta da empresa é chegar a 100% de acessibilidade até 2025, em um ambiente inclusivo e livre de preconceitos.
Uma das iniciativas que a empresa desenvolve com essa finalidade é o Programa Somar, que visa capacitar e desenvolver pessoas com deficiência. Além da capacitação, o objetivo do programa é possibilitar a participação dos inscritos em futuros processos seletivos da empresa, conforme disponibilidade de vagas. “Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Valorizar a diversidade e promover a inclusão significa assegurar um ambiente de trabalho de respeito e ética, que garante que cada um possa plenamente ser quem é e desenvolver seu potencial completo. Cada pessoa é um mundo de possibilidades”, encerra Joyce.

Tornado atinge município de Santa Catarina e causa destruição

Multidão participa do 5º Advento em Família da Igreja evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Barra de São Francisco

Mãe morre após salvar filha de 5 anos de ataque de tubarão; veja vídeo

Dengue no ES: número de casos é 10 vezes maior que em 2022

Governo do Estado anuncia transição de uso dos combustíveis fósseis para biocombustíveis, na frota da administração pública Estadual
São Mateus


Suzano emite Nota de Esclarecimento sobre ocorrência em Nova Vista, São Mateus
A Suzano é parte integrante da comunidade do Norte do ES e tem como um dos seus direcionadores “Gerar e...


São Mateus pede por reforço do videomonitoramento e combate a crimes no comércio
Pedidos por expansão do Cerco Inteligente e retorno do videomonitoramento, além de combate contra roubos no comércio, foram realizados durante...


Simpósios buscam produção de cafés de qualidade em São Mateus
O professor Fábio Luiz Partelli diz que ganho de qualidade vem com a adoção de melhoramento genético, irrigação, adensamento do...
Política e Governo


Governo do Estado anuncia transição de uso dos combustíveis fósseis para biocombustíveis, na frota da administração pública Estadual
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou um novo decreto que estabelece as medidas administrativas necessárias para transição de...


Bandes apresenta ES Inteligente para vereadores no Norte e Noroeste do Estado
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) esteve, na terça (28) e na quarta-feira (29), com representantes de Baixo...


Governo do Estado entrega máquinas e equipamentos agrícolas para 26 municípios
Mais infraestrutura para o campo. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag),...
Segurança


Militares do Corpo de Bombeiros vão apagar incêndio e encontram corpo na Serra
Polícia Militar e peritos investigadores da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa foram acionados Militares do Corpo de Bombeiros...


Quadrilha de agiotas chefiada por colombianos é alvo de operação no ES
Os dois suspeitos de agiotagem que foram presos pela Polícia Civil utilizavam armas de fogo para constranger, ameaçar e extorquir...


Governo do ES vai aumentar salários de bombeiros e policiais
O projeto de lei que estabelece os percentuais de reajuste para os profissionais das forças de segurança foi encaminhado para...
Camisa 10


Site de acompanhantes oferece R$ 200 milhões para mudar nome de time no Brasil
O site de anúncios para acompanhantes Fatal Model divulgou uma proposta para adquirir os “naming rights” do Vitória/BA O site...


Clube Saldanha da Gama conquista duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro de remo
O clube capixaba Saldanha da Gama disputou o Campeonato Brasileiro de Novos Talentos no remo e conquistou duas medalhas de...


Ex-jogador de futebol morre em acidente de carro a caminho de funeral
Papi Khomane estava acompanhado da mãe e do tio, que também vieram a óbito na tragédia O ex-jogador de futebol sul-africano Papi...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Pinga fogo17/09/2021 - 10:57
Pinga-Fogo – Setembro
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas