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Banestes negocia mais de R$ 61 milhões em propostas de Crédito Rural na maior feira de agronegócio do Estado

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O recém-lançado Plano Safra 2024/2025, com disponibilidade de Crédito Rural do Banestes, já começou a render bons frutos. O banco esteve presente na maior feira de agronegócio capixaba, a Cooabriel, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho, em São Gabriel da Palha, região noroeste do Estado. Durante o evento, o Banestes realizou mais de R$ 61 milhões em 102 propostas de Crédito Rural para produtores de diferentes regiões do Espírito Santo, resultado cinco vezes maior em relação à participação do Banestes na edição do ano passado.

O banco estadual anunciou recentemente a disponibilidade de R$ 1 bilhão para financiamentos de Crédito Rural no Estado, pelo Plano Safra 2024/2025. Os recursos são destinados para produtores e cooperativas rurais fortalecerem as atividades agrícolas e de pecuária já consolidadas, além de incentivar novas culturas e criações, e estarão vigentes até o dia 30 de junho de 2025.

“A presença do Banestes na Feira de Agronegócios Cooabriel é uma excelente oportunidade de estarmos ainda mais próximos do produtor rural capixaba. Temos um excelente atendimento e experiência nas demandas dos produtores, além do diferencial da presença em todos os 78 municípios capixabas. Encerramos a Safra anterior, 23/24, com um crescimento de 60% do volume de liberações em relação à Safra de 22/23, com incremento de 70% na receita. Temos uma excelente expectativa de fechamento de negócios para esta nova Safra e estamos à disposição dos produtores de todo o Estado”, destacou o diretor de Negócios do Banestes, Carlos Artur Hauschild.

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O presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, ressaltou a relevância do patrocínio do banco à maior feira do Estado. “A Feira Cooabriel é uma excelente oportunidade de estudarmos ainda mais as necessidades dos agricultores, além de podermos conhecer mais de perto as tendências tecnológicas nas áreas de insumo, implementos e máquinas, que contribuem para o aprimoramento técnico dos produtores”, disse.

O banco esteve presente com um estande de cerca de 64 metros quadrados, localizado em posição estratégica na Feira e desenvolvido com uma estrutura moderna, acolhedora e propícia para a realização de negócios durante o evento. Além da recepção com cafés e aperitivos, os clientes receberam brindes exclusivos do Banestes, como guarda-sóis, bonés, camisas, mochilas e outros.

Além de clientes, estiveram no estande o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço; o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli; e membros da diretoria da Cooabriel.

Ao todo, mais de 70 colaboradores do Banestes trabalharam diretamente no evento, desde diretores, passando pela Superintendência e Gerência da área, até o corpo técnico especializado na análise e liberação do Crédito Rural.

Segundo os organizadores, o evento superou todas as expectativas e reuniu mais de 20 mil pessoas durante os três dias de realização. A Feira de Agronegócios contou com mais de 80 empresas expositoras, distribuídas em estandes, que apresentaram o que há de melhor no mercado, em termos de maquinários e equipamentos, insumos, tendências tecnológicas e produtos financeiros.

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Crédito Rural Banestes

As linhas de Crédito Rural oferecidas pelo Banestes têm condições especiais, com taxas reduzidas e subsidiadas, que proporcionam aos produtores de todos os portes o custeio da produção e o investimento na atividade produtiva, aumentando a competitividade.

A linha adequada é definida conforme o projeto a ser financiado. O primeiro passo que o produtor rural deve seguir é procurar o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ou o escritório técnico terceirizado de confiança para buscar orientações e elaboração do projeto.

O Banestes conta com escritórios técnicos credenciados em todo o Espírito Santo e também agências orientadas para prestar todo o apoio e atendimento ao produtor rural. Para a liberação do crédito, o banco vai verificar a regularidade socioambiental da propriedade, e existe a possibilidade de desconto na taxa contratada, caso o produtor apresente regularidade no Cadastro Ambiental Rural ou comprove a aplicação de alguma prática sustentável em sua propriedade.

Para solicitar recursos, o agricultor deverá entrar em contato com a agência Banestes de sua região. O atendimento estará apto a orientá-lo na escolha da linha de crédito que melhor atende à finalidade desejada. É importante que o produtor rural observe, além da taxa de juros da operação, se o valor e o prazo são adequados para a finalidade desejada. Todas as informações serão fornecidas no momento do atendimento. As informações sobre a Rede de Agências do Banestes estão disponíveis em www.banestes.com.br.

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Operação Verão: Procon-ES fiscaliza bares, quiosques e restaurantes no interior do Estado

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Na última segunda-feira (13), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) iniciou a Operação Verão nos municípios de Aracruz, Linhares e São Mateus. A ação visa fiscalizar bares, quiosques e restaurantes para garantir a conformidade desses estabelecimentos com as legislações Estadual e Federal, e promover a segurança, qualidade dos serviços e o bem-estar dos consumidores.

Ao longo da operação, diversos aspectos estão sendo abordados, como a cobrança obrigatória ilegal da taxa de serviço de 10%, a presença de placas comunicando a cobrança da taxa de Couvert Artístico, a clareza na precificação, as formas de pagamento, a proibição da imposição de consumação mínima, a cobrança de multa por perda de comanda, a presença de placas obrigatórias e a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor para consulta, entre outras legislações.

Durante a ação, foram encontradas nos locais diferentes irregularidades, como cardápios não traduzidos em braile, cardápios sem a identificação dos produtos que contêm ou não glúten e a ausência de placas informativas sobre as formas de pagamento. Os estabelecimentos que estiverem em desacordo com a legislação serão autuados, sendo sujeitos a processos administrativos e, possivelmente, a multas.

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A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, explicou a importância da prática fiscalizatória neste período: “Com as férias, os consumidores passam a frequentar mais esses estabelecimentos e, consequentemente, as irregularidades vão aparecendo por meio das denúncias. A Operação Verão é fundamental para garantir justamente que tudo esteja em conformidade com as legislações Estadual e Federal.”

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3134-8499.

É importante que o consumidor apresente cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF) e dos comprovantes da compra ou da prestação de serviço (nota fiscal, ordem de serviço, contrato, boletos, entre outros).

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Levantamento da EDP mostra que energia recuperada de furto em 2024 daria para abastecer Cariacica por um mês

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Mais de 34 mil fiscalizações foram realizadas nesse período nos 70 municípios capixabas atendidos pela concessionária

Um levantamento realizado pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, constatou que a quantidade de energia recuperada de furto em 2024, na sua área de concessão no estado, daria para abastecer por um mês o município de Cariacica. No período, a concessionária fiscalizou 34.483 instalações com suspeitas de irregularidades, tais como manipulações ou desvios no medidor, recuperando, nas ações de combate ao furto de energia, 42,31 GWh.

Em 110 casos, as inspeções ocorreram com a presença de peritos policiais, ocasionando na condução de 53 suspeitos à delegacia para a adoção de medidas cabíveis após a constatação da prática de furto de energia elétrica.

De acordo com a EDP, os altos investimentos em tecnologia são fundamentais para combater esse crime. Já que o sistema computacional adotado pela concessionária detecta potenciais alvos de irregularidade por meio da análise dos diversos padrões de consumo dos clientes. Esse mapeamento permite um melhor direcionamento das equipes especializadas para as inspeções em campo, munidas de equipamentos de última geração. Como o furto de energia é crime, as operações podem ser realizadas com o apoio das autoridades policiais.

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A EDP reforça que somente profissionais habilitados podem manusear a rede elétrica com toda técnica e os equipamentos de segurança necessários. As ligações clandestinas oferecem risco e prejuízos a toda a população, já que parte dos custos acaba sendo diluída na conta de todos, de acordo com a regulamentação vigente.

Crime

O furto de energia elétrica é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro e que traz prejuízos para além da Concessionária. Isso porque, como determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a tarifa de energia também inclui as perdas elétricas e o custo da energia usada irregularmente, sendo repassado a todos os consumidores.

Além da aplicação de multa e da pena de reclusão, que pode ser de um a quatro anos, o proprietário do estabelecimento irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Risco à vida

O furto de energia, além de ser uma prática perigosa e que pode provocar a morte, também traz risco de sobrecarga à rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

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De acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia (Abradee), a ligação clandestina é quarta maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

Com intuito de coibir cada vez mais o furto de energia, a EDP pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores: pelo site www.edponline.com.br, aplicativo EDP Online, Agências de Atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.

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