conecte-se conosco


Camisa 10

Barcelona é investigado pela Uefa por comportamento racista de torcedores

Publicado

Dupla fez até gesto nazista durante duelo com o PSG, na França, pela Liga dos Campeões da Europa; equipe corre risco de jogar sem torcida no jogo de volta

Uefa abriu uma investigação contra o Barcelona devido à prisão de dois torcedores do clube durante o jogo contra o PSG. A dupla foi detida por comportamento racista e saudações nazistas na área reservada ao time catalão no estádio Parque dos Príncipes, durante a partida válida pelas quartas de final da Liga dos Campeões. O Paris Saint-Germain apresentou denúncias sobre o caso, incluindo a aprovação de crimes de guerra e insultos públicos de natureza racista. O clube francês ressaltou ser contra qualquer forma de discriminação e destacou que esse tipo de conduta não é aceitável nos estádios de futebol nem na sociedade. As reclamações foram reforçadas por associações como “SOS Racismo” e “Sportitude”. Caso o Barça seja punido no processo disciplinar, poderá ficar sem o apoio de seus torcedores nos jogos fora de casa das semifinais da Champions. Após vencer o PSG por 3 a 2 no jogo de ida, a equipe comandada por Xavi precisa de um empate para avançar no torneio europeu.

Leia mais:  Fim da novela: Neymar bate martelo, define onde vai jogar em 2025
publicidade

Camisa 10

Jogos Escolares são encerrados com a definição dos campeões da etapa final estadual infantil

Publicado

A edição 2025 dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) foi encerrada nesse sábado (12), com a definição dos campeões da etapa final estadual infantil das modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei, no Sesc de Guarapari.

No total, cerca de 8,5 mil estudantes, de 12 a 17 anos, das redes pública e privada, participaram de todas as etapas dos Jogos este ano, incluindo as disputas das modalidades individuais e coletivas.

Já a etapa final estadual infantil teve a participação de 640 atletas de 12 a 14 anos, representando instituições de ensino de 34 municípios. Confira todos os campeões no fim do texto.

Modalidades individuais
Além das modalidades coletivas, foram realizadas entre os meses de junho e a primeira semana de julho as seletivas das modalidades individuais. Foram 16 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

Fases nacionais
Agora, os campeões capixabas vão ter pela frente as fases nacionais da competição. Em setembro, em Brasília (DF), será a vez do juvenil, de 15 a 16 anos, na disputa dos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB); e, em outubro, em Uberlândia (MG), do infantil, de 12 a 14 anos, nos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), competição realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Leia mais:  Com capixabas na equipe, Seleção Brasileira de Beach Soccer é campeã invicta da Zona Norte da Liga Evolución

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, comentou sobre os Jogos e os desafios que os atletas do Estado terão na sequência. “Encerramos mais uma edição dos Jogos Escolares do Espírito Santo, com milhares de jovens de todo o Estado vivendo experiências inesquecíveis por meio do esporte. Essa é uma política pública que vai além da competição: promove cidadania, transmite valores e revela talentos. Agora é olhar para frente e irmos com tudo para Brasília e Uberlândia. Nos Jeb’s do ano passado batemos nosso recorde de medalhas, com 69 pódios. Temos certeza que, este ano, conquistaremos ainda mais”, comentou Nunes.

Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino pública e privada do Estado, além de promover a ampla mobilização da juventude estudantil capixaba em torno do esporte.

A competição visa também a fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, a possibilitar a identificação de talentos nas escolas e a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, bem como a aplicação de conhecimento e a ampliação das oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

Leia mais:  Fim da novela: Neymar bate martelo, define onde vai jogar em 2025

Confira quais foram os campeões da etapa final estadual infantil:

BASQUETE

FEMININO – UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho (Vila Velha)

MASCULINO – Centro Educacional São Camilo (Cachoeiro de Itapemirim)

FUTSAL

FEMININO – EMEF David Gomes (Ibatiba)

MASCULINO – Colégio Marista (Vila Velha)

HANDEBOL

FEMININO – CELP (Cachoeiro de Itapemirim)

MASCULINO – Colégio Castro Alves (Cariacica)

VÔLEI

FEMININO – Escola São Domingos (Vitória)

MASCULINO – Escola São Domingos (Vitória)

Continue lendo

Camisa 10

Hugo Cibien vence primeira corrida noturna da história da Copa Truck

Publicado

O capixaba Hugo Cibien conquistou um feito inédito no último sábado (12), ao vencer a primeira corrida noturna da história da Copa Truck e toda a categoria de caminhões no automobilismo mundial, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). O piloto conta com o patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), da Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo (Sesport).

Essa foi também a primeira vitória de Cibien na competição. Ele venceu de ponta a ponta a corrida que abriu a quinta das nove etapas da temporada 2025, largando da pole position e resistindo à forte pressão dos adversários durante toda a prova. O piloto cruzou a linha de chegada com apenas 0,329s de vantagem sobre Rafa Lopes, com Arthur Scherer chegando em terceiro, lado a lado, apenas 0,052s atrás.

“Fiz história duas vezes, sendo o primeiro capixaba e também vencendo uma prova noturna. Não foi fácil, sobretudo com a pressão do Scherer nas voltas finais, mas consegui segurar ‘na unha’ e deu tudo certo. Correr à noite é muito mais agradável, com menos calor, então desejo que essa prova se repita muitas outras vezes”, destacou Hugo Cibien.

Leia mais:  Fim da novela: Neymar bate martelo, define onde vai jogar em 2025

O triunfo ganha ainda mais destaque por ter ocorrido em uma corrida com grid invertido e após uma preparação desafiadora. O caminhão do piloto havia sofrido uma quebra na etapa anterior, em Tarumã (SP), e foi remontado sem tempo para testes. Mesmo assim, o capixaba mostrou força nos treinos e soube administrar com maestria a corrida noturna, que teve a presença de safety car e disputa intensa pela liderança até a última volta.

Já no domingo (13), na segunda corrida da etapa, Cibien largou da oitava posição, mas precisou frear bruscamente na largada para evitar um acidente, caindo para o 40º lugar. Mesmo assim, fez uma corrida de recuperação, cruzando a linha de chegada em quinto na categoria Elite. Uma punição de dez segundos o fez cair para o sexto lugar, mas sem tirar o brilho do desempenho no fim de semana.

Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)
Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo, em ICMS.

Leia mais:  Sesport abre votação popular para definir os homenageados 2021 da Calçada da Fama

O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana