conecte-se conosco


Cidades

Barreira sanitária: câmera termográfica é usada em passageiros do aeroporto para detectar febre

Publicado

Um dos principais sintomas da Covid-19 é a febre, seguida por tosse seca, falta de ar e complicações no pulmão à medida que a doença se agrava. Portanto, uma das formas de medir o avanço da doença é justamente monitorar os casos de febre.

Por conta disso, na segunda-feira (06), os profissionais que atuam na Barreira Sanitária implementada no Aeroporto de Vitória começaram a utilizar um medidor de temperatura – um sensor que detecta a temperatura e envia sinal ao controlador de temperatura. A ação é realizada na área de desembarque do terminal de passageiros.

A Barreira Sanitária é um mecanismo utilizado pelas autoridades governamentais que tem como objetivo prevenir riscos de contaminação e disseminação de doenças. No Aeroporto de Vitória, a medida foi organizada de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para controle e prevenção da transmissão do novo Coronavírus no Espírito Santo.

O equipamento utilizado no local desde então foi emprestado pela empresa Pred Engenharia, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e cedido à Secretaria da Saúde (Sesa).

De acordo com o subsecretário de Atenção em Saúde, Fabiano Ribeiro, a utilização deste equipamento, além da segurança tecnológica na fiscalização, também facilita o trabalho das equipes durante as ações, explicando que a pessoa passa pelo local, se direciona na câmera que mede a temperatura automaticamente e dá um sinal de alerta caso o passageiro esteja com uma temperatura mais elevada e precise ser levado para atendimento médico em uma área restrita do aeroporto. Ele destacou ainda que o equipamento é o único utilizado em barreiras sanitárias no Brasil.

Leia mais:  Bacia do rio Guandu terá R$ 135 milhões para restauração florestal em mais de 5 mil hectares

“Este equipamento facilita o trabalho, pois com o grande número de pessoas que desembarcam nos voos, não há necessidade de um contato tão próximo como quando utiliza-se termômetros comuns. Não tenho relato de outra câmera desta sendo utilizada em outras barreiras no Brasil, então isso traz o grau de comprometimento do Governo do Estado e também a incorporação tecnológica que tem sido uma marca do governo Casagrande”, explicou.

Fabiano Ribeiro disse ainda que a barreira sanitária do Aeroporto de Vitória é uma das principais formas de prevenção e controle do novo Coronavírus no Espírito Santo. “Ela foi estrategicamente instalada no local pois por mais que se tenha um número reduzido de voos acontecendo no momento, ainda há pessoas chegando de São Paulo e Rio de Janeiro, que são os principais aeroportos internacionais do País e ainda locais com grande concentração de pessoas contaminadas no Brasil”, explicou.

A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, destacou de que forma a Secti atuou para conseguir o empréstimo do equipamento, explicando que a secretaria identificou as câmeras como um importante instrumento auxiliar de identificação prévia de possíveis suspeitos de contaminação.

“A partir do estudo de viabilidade teórica de uso do equipamento, foi iniciado um processo de verificação de disponibilidade e custo desses equipamentos, em paralelo à troca de informações com a Sesa e, em especial, da Vigilância Sanitária. Pelos equipamentos terem alto custo e exigirem pessoal treinado para o uso, a decisão de compra/aluguel deveria ser ponderada. Para a avaliação de adequabilidade do equipamento, a Secti contou, também, com o auxílio de pesquisadores vinculados à Ufes e ao FindesLab. Posteriormente, a Secti também intermediou a negociação com a empresa Pred Engenharia no estabelecimento do acordo de empréstimo do equipamento para a avaliação efetiva com teste em campo no Aeroporto de Vitória. E os resultados estão sendo bastante animadores”, afirmou.

Leia mais:  Servidores da Serra terão reajuste salarial de 10,06% a partir de maio

 

Barreira Sanitária

Desde o dia 27 de março até a noite desta segunda-feira (06), 2.479 pessoas foram abordadas na Barreira Sanitária do Aeroporto de Vitória. Quinze dessas pessoas passaram pela consulta médica no ambulatório da Sesa, montado no local, e outras oito foram encaminhadas, de ambulância, para um serviço de pronto-atendimento na região. Os trabalhos são realizados todos os dias das 6h às 23h.

A equipe que atua na Barreira Sanitária no Aeroporto de Vitória é formada por um médico, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, e também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros.

O grupo faz abordagens de acolhimento e orientação sobre as medidas preventivas contra o novo Coronavírus para passageiros de outros estados brasileiros que chegam ao Espírito Santo.

publicidade

Cidades

Projeto inédito vai promover o repovoamento do Jacaré-de-Papo-Amarelo no Espírito Santo

Publicado

Parceria técnica e científica reúne esforços públicos e privados para criar modelo inédito que usa jacarés que habitam em área industrial para repovoar a sua população pelo ES

O Espírito Santo está lançando um programa inédito de conservação ambiental, com a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica para a criação de um projeto pioneiro de monitoramento, conservação e repovoamento dos jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) em Unidades de Conservação do Estado. A iniciativa utiliza como base populacional os jacarés presentes no cinturão verde da unidade de Tubarão da ArcelorMittal, maior produtora de aço no país, onde está localizada a maior e mais saudável população da espécie no estado, para promover o repovoamento e garantir a sobrevivência de uma espécie em risco de extinção.

Coordenado pelo Instituto Marcos Daniel (IMD), em parceria com a ArcelorMittal, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o programa também visa criar um modelo replicável que integre conservação ambiental, educação e desenvolvimento sustentável.

No projeto, os ovos das espécies de jacarés que habitam as lagoas da ArcelorMittal, na Serra, serão levados para uma incubadora no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, onde serão criados até um ano de idade e depois serão soltos no ambiente, promovendo o repovoamento nesta localidade e expandindo a presença do jacaré-de-papo-amarelo no Estado.

O jacaré-de-papo-amarelo, espécie símbolo da Mata Atlântica e registrado como “Em perigo” na Lista Estadual de Espécies Ameaçadas de Extinção, desempenha um papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e terrestres. Com duração prevista de até 10 anos, o projeto prevê ações como monitoramento ecológico, repovoamento com exemplares nascidos em ambientes protegidos, educação ambiental e formação de pesquisadores. Além disso, busca envolver a sociedade em práticas de conservação e promover a restauração de habitats.

Leia mais:  Governador Casagrande utiliza Ciclovia da Vida para ir ao trabalho

Para o Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Bernardo Enne, o projeto de conservação representa uma oportunidade de inovação e compromisso com a proteção ambiental. “A sustentabilidade é um valor na ArcelorMittal e está em nossa prática diária. Este valor é comprovado com a nossa produção responsável de aço, certificada pelo ResponsibleSteel, um programa independente e que garante uma produção de aço de acordo com princípios de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. E a nossa parceria com o Caiman reforça esta nossa atuação responsável. Este projeto reflete nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, conectando-se com nossas práticas de ESG. Além de proteger uma espécie em risco, ele exemplifica como empresas e instituições podem colaborar para a preservação de nosso patrimônio natural”, disse.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, também considera a cooperação entre diferentes setores fundamental para o sucesso de iniciativas de preservação. “Temos muito orgulho de iniciar este que é um modelo extremamente inovador de sustentabilidade e proteção de espécies ameaçadas de extinção. Trata-se de um verdadeiro exemplo para o mundo. A conservação da natureza e o desenvolvimento econômico e social podem caminhar lado a lado. Estamos engajados, unindo os diferentes setores da sociedade, para impedir a extinção do jacaré-de-papo-amarelo e promover a melhora da qualidade dos ecossistemas capixabas”, disse.

Leia mais:  Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba será lançado em Dia de Campo realizado na próxima terça-feira, dia 29

O coordenador do Projeto Caiman, Yhuri Nóbrega, acrescenta que o programa é o resultado de um trabalho contínuo de pesquisa e proteção. “O uso dos jacarés do cinturão verde da ArcelorMittal como população fonte para o repovoamento demonstra como ciência e sustentabilidade podem caminhar juntas. Essa iniciativa vai além da preservação da espécie, permitindo que educação e conscientização ambiental alcancem a sociedade de forma significativa”, comentou.

“Fazer parte desse importante projeto de proteção aos jacarés do papo-amarelo é, para nós, a materialização do nosso dever constitucional de proteger o meio ambiente, garantir o direito dos animais e a biodiversidade. Nesse sentido, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo busca cada vez mais estabelecer e fortalecer parcerias com os órgãos públicos, entidades civis e setores da iniciativa privada, por acreditar que a atuação articulada é extremamente eficaz para o alcance de resultados mais céleres à proteção ambiental. Preservar a fauna é preservar a vida”, concluiu Bruna Legora de Paula Fernandes, promotora de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio Operacional da Defesa do Meio Ambiente do MPES.

Além das ações de proteção e educação, o projeto prevê o acompanhamento dos resultados obtidos, como o aumento da população de jacarés-de-papo-amarelo nas áreas de repovoamento e a redução da taxa de mortalidade. As ações desenvolvidas pelo IMD, em parceria com a ArcelorMittal, também contribuem para o alcance de seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo educação de qualidade, ação climática e preservação da vida na água e na terra.

Continue lendo

Cidades

Secti abre mais de mil vagas para cursos de qualificação profissional voltados às mulheres

Publicado

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do programa Qualificar ES, em parceria com a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional voltados exclusivamente ao público feminino. Ao todo, 1.370 vagas estão disponíveis, em 28 municípios, nos turnos da manhã e à tarde.

O programa Mulher Viva+, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual das Mulheres, é voltado ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas e à promoção da igualdade de gênero, reunindo políticas e projetos que fortalecem os direitos das mulheres capixabas.

Independência

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância de direcionar oportunidades de qualificação exclusivamente às mulheres.

“Acreditamos que investir na qualificação profissional das mulheres é uma das formas mais eficazes de transformar realidades. É um passo para o fortalecimento da autonomia, da geração de renda e da valorização das comunidades onde essas mulheres vivem”, explicou Bruno Lamas.

Leia mais:  Sobe para 20 o número de mortos por causa das chuvas no ES; 7 estão desaparecidos

Aulas e inscrições

As aulas terão início no dia 24 de junho e vão até 09 de setembro de 2025, com cursos distribuídos em diversas áreas do conhecimento, alinhados às necessidades do mercado de trabalho e às vocações locais. Pela manhã, os encontros vão acontecer das 8h às 12h. Já no turno da tarde, das 13h às 17h.

Para participar, é necessário atender aos seguintes critérios: ter 16 anos ou mais, residir no município onde o curso será ofertado e se identificar com o gênero feminino. Para se inscrever, basta clicar aqui.

As candidatas classificadas deverão comparecer ao polo indicado para efetivar a matrícula entre os dias 18 e 23 de junho. 

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana