conecte-se conosco


Cidades

Barrigueira, Marquiori e Foletto discutem ações na região do Patrimônio do Bis

Publicado

Moradores da região estão convidados para encontro

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, e o secretário Municipal de Planejamento, Edson Marquiori, recebem nesta quarta-feira (12) o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, para uma reunião no Patrimônio do Bis, às 19h, envolvendo moradores do local e envolvendo toda a região: Córrego do Refrigério (comunidades São Pedro, Nossa Senhora da Saúde), Córrego Santa Joana e Córrego do Ouro.

Na oportunidade serão tratados os seguintes assuntos: primeira etapa de adesão ao programa Calçamento Rural, do Governo do Estado; solicitação do Programa Energia Mais Produtiva a conversão dos sistemas monofásicos para trifásicos; substituição de centros de transformações de baixa para alta tensão da região do Córrego do Ouro e asfaltamento da estrada que liga o Corpo de Bombeiros ao patrimônio do Bis, passando pelo Córrego do Refrigério.

“A Secretaria de Agricultura quer contribuir ainda mais com Nova Venécia. Visto as demandas das comunidades, reforçamos o convite a todos os moradores para, juntos, batermos um papo para definirmos como vamos avançar e ajudar ainda mais o desenvolvimento local desse povo trabalhador que tanto contribui para os estado do Espírito Santo”, disse Foletto.

Leia mais:  Prefeitura de Águia Branca recebe veículo da SEAG

Edson Marquiori exaltou o trabalho que vem sendo realizado entre governo e comunidades do interior. “Estamos trabalhando juntamente com o Governo do Estado para melhorar e desenvolver ainda mais as condições de vida do homem do campo que tanto contribui para o desenvolvimento do nosso município”, exalta Marquiori.

O prefeito Lubiana Barrigueira destacou que é importante a participação da comunidade e moradores do local na reunião. “Quero agradecer ao Paulo Foletto que mais uma vez virá a Nova Venécia trazer boas notícias. Desta vez vamos debater sobre vários assuntos relevantes para os moradores da região. Quem puder ir será de grande importância para discutirmos as prioridades juntos, de forma participativa”, convida o prefeito.

publicidade

Cidades

Conceição da Barra e Linhares conhecem o programa ES Inteligente

Publicado

Dando continuidade à expansão do programa ES Inteligente, que visa estruturar Parcerias Público-Privadas (PPP) voltadas à modernização urbana e à sustentabilidade, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) visitou, nesta semana, os municípios de Conceição da Barra e Linhares. O objetivo foi apresentar a iniciativa a prefeitos e secretários, buscando ampliar a adesão ao programa.

Nessa terça-feira (14), a equipe do banco foi recebida pela Prefeitura de Conceição da Barra, litoral norte do Estado. O vice-prefeito, Marquinhos das Palmeiras, destacou a relevância do programa como uma oportunidade de tornar a cidade mais moderna e sustentável, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida da população.

“Estamos dando um passo importante rumo ao futuro de Conceição da Barra. O Bandes, por meio do Programa ES Inteligente, nos apresentou a possibilidade de modernizar nossa cidade, investindo em energia limpa, iluminação pública eficiente e soluções inovadoras para o bem-estar da nossa população”, afirmou Marquinhos das Palmeiras.

á nesta quarta-feira (15), um encontro em Linhares buscou também apresentar a metodologia de estruturação dos projetos de cidades inteligentes. O vice-prefeito de Linhares, Franco Fiorot, ressaltou o impacto positivo do programa na gestão pública e na melhoria dos serviços municipais.

Leia mais:  Iniciada obra de pavimentação e drenagem do bairro Padre Gianni, em Nova Venécia

“Para tornarmos Linhares uma cidade realmente inovadora e focada em soluções que tragam benefícios para os linharenses, com maior celeridade e eficiência na gestão pública, é fundamental aderirmos a parcerias estratégicas como essa, promovida pelo Governo do Estado e pelo Bandes. Este programa visa transformar nosso município em um exemplo de inteligência, tecnologia e inovação”, enfatizou Franco Fiorot.

O ES Inteligente tem como missão estruturar soluções urbanas nos municípios capixabas. Atualmente, são mais de 20 municípios aderentes ao projeto, que recebem apoio técnico sem custos para implementar iniciativas como modernização da iluminação pública, ampliação da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia limpa.

Saiba mais sobre o ES Inteligente
O Programa ES Inteligente é uma iniciativa do Bandes, em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), para projetos de PPPs que promovam a modernização e o desenvolvimento dos municípios capixabas.

Nesta parceria, o Bandes atua como agente de governança, facilitando a interlocução entre o Governo, instituições reguladoras e os municípios. Já o IPGC é o responsável pela elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental (EVTEJA), oferecendo uma assessoria integral que acompanha o projeto em diversas etapas, desde a concepção até a implementação. O sucesso do programa é evidenciado pela adesão de mais de 30% dos municípios do Espírito Santo, servindo como referência para outros estados brasileiros.

Leia mais:  Mulheres conquistam espaço e liderança na indústria

Continue lendo

Cidades

Investimentos portuários impulsionam desenvolvimento de Vila Velha

Publicado

A empresa Vports concluiu um conjunto de obras estratégicas que representam um marco para a infraestrutura portuária de Vila Velha e a economia capixaba. Com um investimento de R$ 180 milhões, a revitalização da estrutura ferroviária localizada na área portuária posiciona o município como ponto-chave em uma nova rota logística entre o Centro-Oeste brasileiro e o Espírito Santo.

Especialmente voltada para o transporte de fertilizantes e farelo de soja, a nova estrutura oferece maior eficiência, agilidade e capacidade, promovendo ganhos significativos na logística de exportação. A ferrovia, que conecta Goiás, o Triângulo Mineiro e o Espírito Santo, tem potencial para aumentar em 5 milhões de toneladas o volume de cargas movimentadas pelo porto, contribuindo para uma ampliação de 80% em sua capacidade operacional até 2029.

Depois de um crescimento modesto em 2023, o comércio exterior do Espírito Santo movimentou, pelos portos capixabas – incluindo os de Vila Velha – um total de US$ 20,96 bilhões de janeiro a outubro de 2024. Foi o melhor desempenho desde o início da série histórica, em 2013. Houve um aumento de 56,2% nas importações e 12,1% nas exportações em relação ao mesmo período do ano passado. A Vports tem ampliado a capacidade de movimentação de cargas e o Terminal de Vila Velha passa por modernizações para garantir eficiência ainda maior.

Leia mais:  Ações gratuitas de empreendedorismo e cidadania recebem mais de 11 mil visitantes no ES

Para o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, as melhorias colocam o município canela-verde em posição de destaque no cenário logístico brasileiro: “O porto de Vila Velha é muito mais do que um terminal de cargas. Ele é uma porta de entrada para o desenvolvimento que conecta nosso município às principais rotas logísticas do país. Esses investimentos reforçam nosso papel como um elo estratégico para o crescimento econômico do Espírito Santo e do Brasil”, destacou.

Outro destaque na orla portuária de Vila Velha foi a reforma dos berços 905 e 206, do Terminal de Paul, fundamentais para a movimentação de ferro gusa e combustíveis. Com melhorias que incluem a pavimentação de 5 mil metros quadrados do cais e a recuperação estrutural de 6 mil metros quadrados, as obras empregaram 22 toneladas de aço e 3 mil metros cúbicos de concreto, garantindo maior produtividade e segurança nas operações.

“Essas obras não apenas fortalecem a infraestrutura, mas também criam oportunidades para atrair novos negócios e investimentos para Vila Velha. O porto é um ativo estratégico que beneficia toda a nossa população, seja gerando empregos diretos ou dinamizando a economia local”, afirmou Arnaldinho Borgo.

Leia mais:  Prefeitura de Águia Branca recebe veículo da SEAG

Já os silos horizontais de Capuaba, com capacidade total para armazenar 80 mil toneladas de grãos e outros granéis sólidos vegetais, também passaram por revitalizações, fortalecendo a infraestrutura portuária de Vila Velha.

Com esses investimentos da VPorts, Vila Velha consolida sua posição estratégica no mapa logístico nacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e fortalecendo sua vocação como um dos principais polos portuários do Brasil.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana