conecte-se conosco


Cidades

Barrigueira, Marquiori e Foletto discutem ações na região do Patrimônio do Bis

Publicado

Moradores da região estão convidados para encontro

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, e o secretário Municipal de Planejamento, Edson Marquiori, recebem nesta quarta-feira (12) o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, para uma reunião no Patrimônio do Bis, às 19h, envolvendo moradores do local e envolvendo toda a região: Córrego do Refrigério (comunidades São Pedro, Nossa Senhora da Saúde), Córrego Santa Joana e Córrego do Ouro.

Na oportunidade serão tratados os seguintes assuntos: primeira etapa de adesão ao programa Calçamento Rural, do Governo do Estado; solicitação do Programa Energia Mais Produtiva a conversão dos sistemas monofásicos para trifásicos; substituição de centros de transformações de baixa para alta tensão da região do Córrego do Ouro e asfaltamento da estrada que liga o Corpo de Bombeiros ao patrimônio do Bis, passando pelo Córrego do Refrigério.

“A Secretaria de Agricultura quer contribuir ainda mais com Nova Venécia. Visto as demandas das comunidades, reforçamos o convite a todos os moradores para, juntos, batermos um papo para definirmos como vamos avançar e ajudar ainda mais o desenvolvimento local desse povo trabalhador que tanto contribui para os estado do Espírito Santo”, disse Foletto.

Leia mais:  Primeira Descida Ecológica do Rio Barra Seca

Edson Marquiori exaltou o trabalho que vem sendo realizado entre governo e comunidades do interior. “Estamos trabalhando juntamente com o Governo do Estado para melhorar e desenvolver ainda mais as condições de vida do homem do campo que tanto contribui para o desenvolvimento do nosso município”, exalta Marquiori.

O prefeito Lubiana Barrigueira destacou que é importante a participação da comunidade e moradores do local na reunião. “Quero agradecer ao Paulo Foletto que mais uma vez virá a Nova Venécia trazer boas notícias. Desta vez vamos debater sobre vários assuntos relevantes para os moradores da região. Quem puder ir será de grande importância para discutirmos as prioridades juntos, de forma participativa”, convida o prefeito.

publicidade

Cidades

Cessão de espaço da União vai permitir que Associação de Pescadores de Regência tenha sua própria rampa de barcos

Publicado

Obra será construída pela Samarco e beneficiará toda a região norte do Espírito Santo, podendo incrementar o desenvolvimento pesqueiro local

Na segunda-feira (07), foi assinada a Cessão de espaço físico em águas públicas entre a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e a Associação de Pescadores de Regência (ES) Pescador Sabino Bispo de Oliveira (ASPER), o que permitirá a ampliação das estruturas da entidade e beneficiará os mais de 100 associados da entidade. A obra será executada pela Samarco, como uma das obrigações previstas no Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, homologado no final de 2024.

A partir da cessão do espaço pela União, será construída uma rampa de barcos para acesso à foz, cuja parte frontal terá capacidade para puxar até dois barcos de até 30 toneladas, além de permitir que outras embarcações utilizem o local para manutenção de barcos. A obra tem previsão de entrega até o final deste ano.

A vila de Regência tem a pesca como uma das atividades econômicas mais importantes, razão pela qual a construção da rampa é importante. É o que atesta o presidente da ASPER, Leonidas Carlos.

“Hoje, se precisarmos fazer qualquer manutenção, precisamos nos deslocar para o estado do Rio de Janeiro. Essa rampa vai baratear nossa atividade e beneficiará não apenas a Regência, mas a todas as vilas vizinhas”, afirma. Além de Leonidas, assinou o contrato o superintendente estadual da SPU/ES, Fhilipe Pupo.

A ampliação das estruturas da ASPER faz parte das ações que visam impulsionar o desenvolvimento local do estado do Espírito Santo, principalmente aquelas ligadas à retomada das atividades aquícolas e pesqueiras.

“Buscamos continuamente recompor as áreas produtivas com as condições para produção dos pescadores, um importante elo de desenvolvimento para o estado. Para isso, é fundamental dotá-los de equipamentos e infraestrutura para a conservação, industrialização e comercialização do pescado”, analisa Camilo Farace, liquidante da Fundação Renova.

Além dele, estiveram presentes à solenidade o gerente de execução de projetos, Nilo Paiva; o coordenador de obras de Linhares, Peterson de Assis; a coordenadora do programa de Pesca da Reparação da Bacia do Rio Doce, Camila Camilo; e o gerente de Relacionamento Institucional e Governamental da Samarco, Rodolpho Samorini.

Leia mais:  Serviços essenciais: o que pode ou não funcionar no ES a partir deste domingo? Entenda!

Conforme o Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce, o projeto será financiado pela Samarco, e posteriormente será assumido pela gestão da ASPER.

As informações gerais do Acordo e sobre as obrigações de fazer da Samarco estão disponíveis em www.samarco.com/reparacao.

Continue lendo

Cidades

Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra realiza ação de educação ambiental em escola da região

Publicado

A Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APACB) realizou uma ação de educação ambiental no Centro de Educação Infantil Municipal Paulista, em São Mateus, envolvendo alunos de 3 a 5 anos. A atividade, realizada nessa quarta-feira (02), teve como objetivo despertar, desde cedo, o cuidado com o meio ambiente por meio de atividades lúdicas e educativas.

Durante a ação, foi apresentado o teatro “O toquinho que tinha um sonho”, que contou a história de um antigo toco de árvore que sonhava em voltar a ser uma árvore. A peça, com uso de fantoches, envolveu as crianças na narrativa ao incentivá-las a sugerir atitudes para que o toquinho crescesse novamente.

Além do teatro, as crianças também se encantaram com uma história cantada baseada no livro “Tata e Ruguinha, as Tartarugas Marinhas”, de Carmem Lúcia Campos. Utilizando bichos de pelúcia para dar vida aos personagens, a narrativa trouxe lições sobre a preservação marinha. A ação contou com a parceria do Centro Tamar Guriri, que levou o Museu Tamar à escola.

Leia mais:  'Super-heróis' fazem a alegria de crianças com câncer em comunidades carentes do ES

“Ao final, os alunos expressaram o que aprenderam por meio de desenhos e pinturas dos personagens e histórias apresentados, consolidando a vivência de forma criativa”, destacou a servidora do Iema que atua na Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra, Fernanda Martins.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana