conecte-se conosco


Camisa 10

Bebê de 11 meses anda de snowboard e vira sensação na web

Publicado

A jovem chinesa Wang Yuji mostra grande desenvoltura e se sai muito bem sobre a prancha

Ela ainda não sabe andar, mas já desliza suavemente pela pista de neve. Com apenas 11 meses, uma bebê e sua prancha de snowboard se tornaram um fenômeno da internet na China, o país-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. Faltando pouco mais de dois meses para o início dos jogos, que serão realizados em Pequim entre os dias 4 e 20 de fevereiro, a pequena Wang Yuji, muito bem protegida do frio, se prepara para fazer uma descida em cima da prancha, sob os olhares atentos dos pais.

Wang Yuji, snowboard

Ao contrário de muitos principiantes, que se esforçam para manter o equilíbrio em cima de um pedaço de madeira que escorrega sobre a neve, a bebê mostra uma desenvoltura desconcertante para sua idade.

Wang Yuji, snowboard

“Colocamos umas botas nela e vimos que ela conseguia se manter de pé”, explicou a mãe, Fan Xueyin. “Então a levamos para uma pequena elevação e a observamos deslizar com a prancha”, acrescentou.

Yuji descobriu a neve no início de novembro, durante um período de férias com a família. Desde então, a pequena se junta todas as manhãs com outros praticantes, muito mais velhos do que ela, nas pistas da estação de esqui de Thaiwoo, em Chongli Zhangjiaku, uma das localidades que receberão provas dos próximos Jogos Olímpicos.

Wang Yuji, snowboard

Situada a cerca de 150 quilômetros de Pequim, Chongli Zhangjiaku sediará eventos de esqui cross-country, biatlo, salto de esqui, esqui estilo livre e snowboard.

Desde que Pequim foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos, a China tem investido forte nos esportes de inverno. As estações de esqui se multiplicaram pelo país e milhões de chineses, ansiosos por atividades de lazer, começaram a praticar esqui e snowboard.

Wang Yuji, snowboard

O pai de Yuji, Wang Shu, é um desses convertidos que resolveram adotar o snowboard. Animado pelo talento de sua filha, afirma que pretende se tornar um instrutor para ajudar a pequena a evoluir no esporte mais adiante.

Wang Yuji, snowboard

Quando Yuji não está de pé deslizando sobre a prancha, ela engatinha na neve fresca e tenta dar os primeiros passos.

Wang Yuji, snowboard

Seus vídeos têm dezenas de milhões de visualizações nas redes sociais chinesas, e a pequena “snowboarder” recebeu o apelido de “Beibei” (“Bebê”) de seu exército de admiradores online.

Wang Yuji, snowboard

Em Thaiwoo, ela é reconhecida por muitos que passam, que aproveitam a oportunidade para tirar fotos e postar nas redes sociais: “Muita gente nos diz: ‘Ela é supertalentosa, deveria participar dos Jogos Olímpicos no futuro'”, contou a mãe, com um sorriso no rosto.

Wang Yuji, snowboard

“Certamente que seria maravilhoso para ela conseguir uma medalha para seu país. Mas ainda é muito pequena”, frisou. “Quando ela crescer, vai fazer o quiser, e respeitaremos sua decisão”.

 

Leia mais:  Recordista de jogos pelo Brasil Gerson Victalino morre aos 60 anos

publicidade

Camisa 10

Ainda sem reforços, Flamengo de Paulo Sousa inicia ano com 24 remanescentes do grupo de 2021

Publicado

“Emprestados” para o começo do estadual, Ramon e João Gomes estão à disposição de Fábio Matias, enquanto Lázaro e Matheus França vêm trabalhando sob orientação do português

O Flamengo vai se reforçar, e Paulo Sousa deixou isso claro em suas primeiras entrevistas. Ele entende que é preciso qualificar o plantel. Mas, além de melhorar o nível, é preciso também encorpar o grupo. O treinador deu o start em 2022 com um plantel enxuto, composto por apenas 24 remanescentes do grupo que encerrou a temporada passada.

São dois goleiros: Diego Alves e Hugo Souza
Seis laterais: Isla, Matheuzinho, Rodinei, Filipe Luís, Renê e Ramon*
Quatro zagueiros: Rodrigo Caio (indisponível), Léo Pereira, Gustavo Henrique e David Luiz
Quatro volantes: Willian Arão, Thiago Maia, Andreas e João Gomes*
Três meias: Arrascaeta, Everton Ribeiro e Diego
Cinco atacantes: Gabigol, Bruno Henrique, Pedro, Michael e Vitinho

Por questões de ordem médica e planejamento, o número cai para 22 atletas. Rodrigo Caio, em recuperação de nova cirurgia, e Matheuzinho, que testou positivo para Covid-19, não se reapresentaram na última segunda-feira. O lateral-direito, porém, se junta ao grupo no próximo dia 17.

Além disso, João Gomes e Ramon, que já integravam o elenco profissional, foram “emprestados” para o grupo designado para disputar as primeiras rodadas do Carioca. Fábio Matias, técnico do sub-20, é quem vem tocando a preparação para o estadual desde a saída de Maurício Souza. Em compensação, Lázaro e Matheus França vêm treinando com Paulo Sousa. A “promoção”, porém, não impede que a dupla atue no estadual.

Do grupo que terminou a temporada passada, saíram nos últimos dias o goleiro César, o atacante Kenedy e o volante Piris da Motta. Gabriel Batista, fora dos planos da comissão técnica, treina à parte e deixará o Flamengo tão logo que chegue uma proposta interessante para as duas partes. Gabriel tinha situação encaminhada para o futebol europeu, mas esta acabou dando para trás. Apesar da mudança de panorama, o jogador de 23 anos não seguirá na Gávea.

Enquanto Paulo Sousa aguarda peças para encorpar seu elenco, a equipe dirigida por Fábio Matias faz seu primeiro jogo-treino neste sábado, às 16h, contra o Nova Iguaçu, no Ninho do Urubu.

Leia mais:  Diego Alves é diagnosticado com covid-19 e desfalca novamente o Fla
Continue lendo

Camisa 10

Marechal Floriano recebe etapa do Campeonato Estadual de Ciclismo

Publicado

Mais de 200 atletas capixabas vão disputar, no domingo (16), o Campeonato Estadual MTB XCM de Ciclismo. Organizada pela Federação Espirito Santense de Ciclismo (FESC), a competição conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio do programa Chamamento Público para Eventos.

A prova será realizada em dois percursos distintos: um de 69 quilômetros, para os atletas profissionais, e outra de 49 quilômetros, para os ciclistas amadores. A largada das duas provas acontecerá às 8 horas, em frente ao campo Bom de Bola do município.

Válida ainda como a última etapa do campeonato de 2021, a prova contará com mais de 20 categorias, entre Elite, Master e Pessoa com Deficiência (PCD).

O evento contará com um investimento de, cerca de, R$ 66 mil por parte da Sesport. Esse apoio, segundo Marcos Duarte, o presidente da FESC, foi fundamental para a realização da competição.

“O apoio do Governo do Estado é muito importante para o fomento do esporte. Os custos para a realização de um evento como esse são muito altos, afinal temos que arcar com toda a estrutura. Vale frisar também a importância de competições como essa para o alto rendimento, mas também para o lado social, afinal o ciclismo é um esporte democrático, que pode começar a ser praticado por pessoas de todas as idades”, contou.

Congresso técnico

Antes da prova, que será realizada no domingo, o Campeonato Estadual de Ciclismo promoverá, com os atletas inscritos, um congresso técnico virtual. A ação está prevista para ser realizada, nesta sexta-feira (14), às 20 horas, pela página da Federação no Instagram (@fesc_ciclismo).

Leia mais:  Atleta mateense conquista dois títulos no estadual de Jiu-jitsu
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana