conecte-se conosco


Internacional

Bilionário vai ao espaço no domingo com transmissão via internet

Publicado

Richard Branson vai ao espaço no domingo a bordo do foguete da Virgin Galactic. O voo terá transmissão ao vivo pela internet

O bilionário britânico Richard Branson viajará ao espaço no domingo (11) a bordo do foguete VSS Unity, da sua própria empresa de astro-turismo Virgin Galactic Holding Inc. Batizada de missão Unity 22, outros cinco passageiros acompanharão o magnata.

O VSS Unity partirá do espaçoporto Spaceport America, construído pela Virgin Galactic em Los Cruces, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. O voo está marcado para às 10 horas, horário de Brasília, e será transmitido ao vivo pela internet.

A Virgin Galactic não usa um foguete clássico para lançar sua nave, mas um avião que decola de uma pista e depois solta, na altitude, a nave espacial que leva acoplada. Acho chegar no espaço, a nave liga seus motores e depois desce planando.

Interior do avião espacial da Virgin Galactic. — Foto: Divulgação/Virgin Galactic

A Unity 22 será a quarta missão tripulada da empresa de Branson além da atmosfera da Terra, mas o lançamento do VSS Unity será o primeiro teste de voo com tripulação completa, formada por seis passageiros – dois pilotos e quatro “especialistas da missão”, com o multimilionário britânico entre eles.

Tripulação da VSS Unity — Foto: Divulgação/Virgin Galactic

Tripulação da VSS Unity

O plano de voo

O foguete VSS Unity será transportado por um jato de porta-aviões de dupla fuselagem chamado VMS Eve (batizado em homenagem à mãe de Branson) a uma altitude de 15 km, onde a Unidade será liberada e impulsionada por foguetes em uma ascendência quase vertical ao extremo da atmosfera. As informações são da Reuters.

No ápice do voo, cerca de 89 km acima do deserto do Novo México, a tripulação passará por alguns minutos de ausência de peso antes de começar a descida para a Terra.

A previsão é que o voo tenha duração de 90 minutos e termine onde começou, em uma pista do Spaceport America – o primeiro espaçoporto projetado para fins comerciais, construído em 2011.

A corrida espacial dos milionários

Richard Branson não é o único multimilionário que pretende ir ao espaço. No dia 20 de julho, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, pretende viajar em uma nave espacial de sua empresa Blue Origin.

A competição é feroz entre os dois, que posicionaram suas empresas no setor do turismo espacial, com voos suborbitais curtos.

 

Leia mais:  Astronauta no espaço dá conselhos sobre viver em isolamento

publicidade

Internacional

Japão prorroga estado de emergência por covid-19

Publicado

País registra um aumento de casos da doença uma semana depois do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio

O Japão prorrogou nesta sexta-feira (30) a emergência sanitária por covid-19 em Tóquio e a ampliou para outras quatro regiões, após o aumento dos contágios, uma semana depois do início dos Jogos Olímpicos.

“Decretamos o estado de emergência para Saitama, Chiba, Kanagawa e Osaka”, afirmou o primeiro-ministro Yoshihide Suga, antes de acrescentar que a medida, já em vigor em Tóquio e Okinawa (sul), foi estendida até 31 de agosto.

Na quinta-feira (29), o Japão registrou mais de 10 mil casos de coronavírus pela primeira vez, o que levou autoridades e especialistas a advertirem para o risco que implica a propagação da variante Delta.

O surto no país é comparativamente pequeno. Desde o início da pandemia, foram registradas 15.000 mortes, e o governo nunca adotou medidas de confinamento rígido. Apenas 25% da população está completamente vacinada.

O recorde de casos acontece em pleno desenvolvimento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nas últimas 24 horas, foram registrados 27 novos contágios, o maior número diário desde o início do evento esportivo, segundo o comitê organizador.

“O contágio está se espalhando a uma velocidade nunca antes vista”, especialmente dentro e ao redor da região de Tóquio, disse o primeiro-ministro Suga.

“A variante delta altamente contagiosa se impõe rapidamente e, se o aumento de infectados, não parar é possível que os hospitais fiquem lotados”, alertou.

Anteriormente, a ministra da Saúde, Norihisa Tamura, afirmou que o governo queria enviar uma “mensagem forte” ao prorrogar o estado de emergência, já que a variante Delta agora responde por “mais de 50% dos casos” em Tóquio.

O atual estado de emergência em Tóquio restringe o horário de funcionamento de bares e restaurantes e proíbe a venda de bebidas alcoólicas. Os especialistas alertam para um relaxamento de seu cumprimento e um aumento de casos entre os jovens.

Leia mais:  Covid-19: produzir vacina pode levar meio milhão de tubarões à morte
Continue lendo

Internacional

Com mais de 3 mil casos, Tóquio bate novo recorde de casos de Covid-19 em meio às Olimpíadas

Publicado

É o segundo dia seguido com recorde de casos; foram 16 pessoas ligadas ao jogos diagnosticadas com a doença, mas nenhum atleta

Em meio a Olimpíadas, Tóquio registrou pelo segundo dia consecutivo um novo recorde de casos de Covid-19 em um só dia desde o início da pandemia. Foram 3.177 pessoas infectadas com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Na terça-feira, foram 2.848 pessoas diagnosticadas com a doença.

Nas últimas 24 horas, 16 pessoas ligadas aos jogos olímpicos testaram positivo para a Covid-19, mas nenhum atleta. Ontem foram sete casos, o número mais baixo de casos desde o dia 19 de julho, quando apenas 3 ocorrências ligadas aos Jogos foram registradas. O número total agora é de 176 casos, sendo 18 deles de atletas.

Leia mais:  Trump afirma que vacina contra covid-19 pode chegar 'em semanas'
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana