conecte-se conosco


Cidades

Blitz flagra infrações e retira vans escolares de circulação em Vila Velha

Publicado

Para coibir o transporte irregular e clandestino de estudantes, uma operação integrada fiscalizou vans escolares e motoristas na tarde dessa quinta-feira (12), no bairro Alecrim, em Vila Velha, no período da entrada de alunos em escolas da região. A fiscalização foi realizada atendendo a uma solicitação da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV) e participaram, além dos agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), profissionais da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT).  
 
Durante a blitz, cinco transportes escolares foram abordados e 14 autos de infração foram registrados por condutas proibidas pela legislação de trânsito. Desses, dois veículos foram removidos para o pátio credenciado do Detran|ES. A DDT lavrou, ainda, dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) devido a transportadores trabalharem sem os cursos especializados obrigatórios, o que configura o exercício irregular de profissão. Além disso, o condutor de um automóvel que transitava no local também foi multado e o veículo removido porque estava com o Licenciamento atrasado e o motorista não era habilitado. 
 
Entre as principais infrações, destacam-se condutas que colocam em risco a segurança dos estudantes, como “Conduzir o veículo com equipamento obrigatório ineficiente/inoperante”; “Transitar com o veículo em desacordo com as especificações e com falta de inscrição e simbologia necessária à identificação, quando exigidas pela legislação”; “Transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente” e “Dirigir veículo sem ter cursos especializados obrigatórios”. 
 
“Flagramos vans escolares sem equipamentos obrigatórios, como cintos de segurança para os alunos, tacógrafo, com pneus carecas e veículo inclusive sem a mínima identificação de escolar. Ou seja, sem as mínimas condições de circular, colocando em risco a segurança de crianças e adolescentes. Para combater esses tipos de condutas, somamos forças a outros órgãos para cumprir o papel de fiscalizar quem infringe a lei, ainda mais quando se trata do ir e vir de jovens e, quando previsto na legislação, retirar de circulação os que não estão aptos a prestar o serviço. Fica sempre o alerta também para os pais e responsáveis na hora da contratação, pois devem verificar se o transporte é de fato regular”, exclama o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato. 
 
O titular da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), delegado Mauricio Rocha, destacou a importância da ação no combate ao transporte irregular e na demonstração de que o poder público está vigilante. “A fiscalização das vans que realizam transporte escolar tem um caráter educativo, além de punir aqueles que infringem a legislação de trânsito, colocando em risco a vida dos estudantes. O objetivo é garantir que veículos e condutores estejam em conformidade com as exigências de segurança, assegurando um transporte adequado para as crianças”, afirma. 
 
Balanço da operação:   

Leia mais:  Aprovado o Projeto que prevê câmeras nas salas de licitações em Linhares

05 vans escolares abordadas e um automóvel; 

14 Autos de infrações; 

03 veículos removidos; 

02 Termos Circunstanciados por exercício ilegal da profissão. 
 
Denúncia     
 
Caso perceba alguma irregularidade no transporte escolar, basta registrar a denúncia pelo telefone 0800 022 11 17 ou no e-mail [email protected]. É indispensável indicar o local onde ocorre a irregularidade, como o nome da escola, e as características do veículo, como a placa, para agilizar o trabalho dos agentes de fiscalização do Detran|ES.  

publicidade

Cidades

“Ônibus estava cheio e sentei na escada”, conta estudante que caiu de Transcol em Vitória

Publicado

O acidente impressionante, que aconteceu na noite de quarta-feira (4), no Centro de Vitória, foi registrado por câmera de segurança

A estudante Aundrea Camporeze, de 17 anos, arremessada de um ônibus do Sistema Transcol em movimento durante uma curva, no Centro de Vitória, contou que estava sentada nas escadas do veículo no momento do acidente. 

Em entrevista a adolescente relatou que o ônibus estava muito cheio e por conta disso precisou se sentar nas escadas no meio de duas pessoas. 

O acidente impressionante aconteceu por volta das 18h40 desta quarta-feira (4) e foi registrado por uma câmera de segurança.

“Eu lembro que naquele horário do Ifes x Vitória, o ônibus acabou se atrasando. Era para estar lá 18h10, mas se atrasou uns 20 minutos. Ele estava cheio, normalmente, sempre com pressa”, contou. 

Ela relatou que, por estar sentada nas escadas, a todo momento precisava se levantar para que pessoas pudessem entrar ou sair do ônibus, e que em determinado momento, acabou ficando próxima à porta do veículo. 

“Eu acabei sentando no meio de duas pessoas naquelas escadas da porta. Aí eu fiquei lá até o Parque Moscoso. Acabava levantando para as pessoas descerem. Então, naquele momento no Parque Moscoso, entrou uma pessoa, onde eu estava sentada entre duas pessoas, e acabei ficando naquela escada abaixo. Na curva do Parque Moscoso, o corpo acabou indo para perto da porta, mas não encostei. A porta abriu e eu acabei caindo”, relatou Aundrea. 

Leia mais:  Mateuzinho é eleito prefeito de Conceição da Barra

A estudante lembra que, ao cair do ônibus, foi ajudada por pessoas do próprio coletivo, após o veículo parar a cerca de 50 metros do local do acidente.

Foram as próprias pessoas que estavam no local que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Com a queda, a adolescente acabou tendo perdas materiais, como os óculos de grau e o telefone celular, que ficaram totalmente destruídos.

Aundrea, inclusive, quase foi atropelada por um carro, mas conta que sequer percebeu a aproximação do automóvel no momento. 

“Quem veio me ajudar foi o pessoal que estava no 123, e o ônibus parou a poucos metros dali. Aí veio uma enfermeira me ajudar, o pessoal ligou para o Samu e recolheu meus materiais, que estavam caídos no chão. Eu não percebi porque acabei me ajoelhando de costas e depois sentei, então não vi o carro chegando”, disse. 

A jovem foi levada ao hospital, onde permaneceu internada até esta quinta-feira (5), momentos antes da entrevista. Ela relatou que não teve ferimentos graves, mas ainda sente dor no joelho.

“Agora estou melhor, mas o joelho ainda dói. Nos dedos, as luxações melhoraram, mas aqui embaixo dói ainda”, relatou. 

“Estava correndo”, diz mãe da adolescente

A mãe da estudante descreveu que a filha  voltava da escola no momento do acidente e reafirmou que o ônibus estava lotado.

“O ônibus lotado e o motorista ‘chutando’, tanto é que ele nem viu. A menina contou que ele não viu o que havia acontecido. Quando as pessoas gritaram, ele parou”, descreveu a mãe. 

O que a empresa de ônibus diz sobre o ocorrido?

Por meio de uma nota, a GVBus lamentou o ocorrido e informou que, assim que tomou conhecimento do fato, tirou o ônibus de circulação para vistoria e colocou outro em substituição.

“O motorista acionou o Samu imediatamente para socorrer a vítima e o boletim de ocorrência foi registrado no local”, descreve a empresa.

Além disso, também é destacado que, as circunstâncias do acidente ainda estão em apuração. “Mas, é importante destacar que todos os ônibus do Sistema Transcol são equipados com um dispositivo de segurança que impede que a porta se abra com o coletivo em movimento”.

“O GVBus, por sua vez, ressalta que todos os ônibus do Sistema Transcol passam por vistoria e manutenção periódicas nas garagens. Eles são retirados de circulação quando constatado algum problema, são reparados e reencaminhados para atendimento à população”, finaliza a nota. 

Leia mais:  Prefeito de Sooretama fica ferido após se envolver em acidente
Continue lendo

Cidades

Grave acidente na BR-101 deixa um morto e dois feridos em Aracruz

Publicado

Colisão aconteceu no quilômetro 193, no distrito de Guaraná

Uma pessoa morreu em um grave acidente na BR-101. O acidente aconteceu nesta quinta-feira (5) na altura do distrito de Guaraná, em Aracruz. 

O impacto da batida deixou os veículos com as frentes completamente destruídas.

Segundo informações preliminares, três pessoas estavam envolvidas no acidente. Uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As outras duas foram socorridas e encaminhadas para um hospital da região.

Durante o atendimento às vítimas, o trânsito precisou fluir no sistema de pare e siga por cerca de duas horas, sendo liberado posteriormente.

Leia mais:  Banestes realiza nova edição do Feirão Acordo Fácil
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana