conecte-se conosco


Moda e Beleza

Bolsa meia-lua ganha protagonismo na moda

Publicado

As bolsas meia-lua e de crochê têm dominado as ruas na Europa, tornando-se os acessórios queridinhos de fashionistas e influenciadores. Essas peças, que combinam estilo retrô e contemporâneo, prometem conquistar também os armários brasileiros em breve, mais especificamente no verão.

Bolsa Meia Lua Monograma - Soberana Acessórios

A bolsa meia-lua é um acessório que traz um charme vintage e, com seu design curvado e minimalista, oferece uma combinação perfeita entre funcionalidade e elegância. Inspirada nas formas dos anos 1990, ela tem reaparecido nas passarelas e nas coleções de diversas marcas renomadas, como Celine, Coperni e Prada. As bolsas são versáteis, indo do casual ao formal com facilidade, e disponíveis em diversas cores.

Bolsa Meia Lua Monograma - Soberana Acessórios

Enquanto isso, as bolsas de crochê resgatam uma estética artesanal e sustentável, duas características que estão em alta na moda global. No Brasil, elas nunca saem de moda, e se destacam tanto em looks de praia quanto em combinações urbanas, trazendo um toque de aconchego e descontração. Marcas como Altuzarra e Miu Miu têm explorado esse material em suas coleções, transformando o crochê em uma escolha estilosa para todas as estações.

Samanta Farias, designer e consultora de moda, explica a popularidade e a dualidade da bolsa meia-lua. “Quando falamos da bolsa meia-lua, falamos de diversas possibilidades. Elas são um diferencial em qualquer look, o que as tornam tão atraentes. O formato curvado, seja em tamanhos maiores, seja em menores, pode ser confeccionado em materiais mais pesados, como couro, ou em opções mais leves, como tecidos e até plástico”, cita.

Um dos atrativos da meia-lua é ser versátil e ter elementos de design que a diferenciam de outros modelos de bolsa, destaca Fernando Lackman, stylist e produtor de moda. “O formato traz à peça uma porção de atributos positivos. Um dos principais é o conforto que faz ‘milagres’, a flexibilidade de caber muitos objetos e a de se encaixar ergonomicamente no corpo, trazendo o maior conforto possível”, enumera.

Leia mais:  Batom roxo se torna tendência entre as famosas

Por outro lado, as bolsas de crochê têm raízes ainda mais profundas, ligadas a tradições artesanais que datam de séculos. Inicialmente popularizadas como itens feitos à mão, essas bolsas sempre estiveram associadas a um estilo de vida mais relaxado e sustentável. “Em uma época em que a moda tende a ser ‘descartável’, itens ligados à manualidade se destacam como grandes diferenciais no mercado. As bolsas de crochê são um excelente exemplo dessa mudança no comportamento de consumo, pois combinam tradição artesanal com o desejo por produtos únicos e duradouros”, comenta Samantha. 

Fernando complementa que as bolsas de crochê estão adentrando em possibilidades além do casual. “O crochê vem caminhando na moda como uma especialidade que oferece traços de produtos de luxo. A cada temporada, mais se vê a atuação de crocheteiras em acessórios e roupas, isso tem colocado o crochê nesse lugar de destaque. Os artigos feitos com essa técnica podem combinar com looks que vão do casual aos de gala com uma facilidade enorme”, afirma. 

Como usar 

Para aderir à bolsa meia-lua, Fernando Lackman aconselha entender como adequá-la ao estilo pessoal, mas atentando ao material da peça. “Elas são para qualquer ocasião. A depender apenas da matéria-prima utilizada em sua confecção, esse modelo atrai qualquer look”, alerta. Segundo ele, do streetwear ao casual chique ou criativo, a bolsa meia-lua é sinônimo de identidade de quem sabe que para estar na moda basta escolher os itens certos. Com o fim do inverno se aproximando, Samantha indica que é interessante optar por esse modelo de bolsa em cores clássicas, como preto e marrom. No entanto, para fugir do óbvio, investir em tons de cereja é uma excelente opção. 

Leia mais:  Saias da Prada são as novas peças desejadas do momento em várias versões

Quando se trata das bolsas de crochê, as combinações de cores e texturas são amplamente diversificadas e dependem do estilo que se deseja alcançar. “Tons neutros e naturais, como bege, marrom e branco, são escolhas seguras para quem busca versatilidade. Porém, cores vibrantes e contrastantes podem transformar a bolsa em um ponto focal do look. No que diz respeito às tendências, o uso de materiais sustentáveis e a incorporação de elementos como contas, miçangas e bordados estão em alta, agregando valor artesanal e identidade cultural ao acessório”, destaca a consultora. 

Contudo, por serem peças delicadas e de uma trama mais aberta, cuidados especiais são essenciais para manter a qualidade e a aparência da bolsa de crochê. “Não é recomendado carregar muito peso em bolsas de crochê para não deformar os pontos. Ao adquirir uma peça em crochê é importante levar em conta os acabamentos para evitar que as linhas se soltem e desfaçam a trama. Já para lavagem, precisa haver cautela”, recomenda Fernando.

publicidade

Moda e Beleza

Aprenda a decorar as unhas para o Natal e o Ano-Novo

Publicado

Veja o passo a passo para deixar a sua esmaltação mais bonita para as festas de fim de ano

As preparações para as comemorações de fim de ano já começaram! Além da roupa e da maquiagem, as unhas fazem toda diferença na composição do look para essa época festiva. A nail art (ou arte de unha, em português), em especial, ajudam a dar um toque a mais ao visual.

Para quem ainda não decidiu a cor de esmalte e o estilo de decoração, Silmara de Almeida, manicure que atende pelo GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços, preparou sugestões de artes para as unhas, uma para o Natal e outra para o Ano-Novo. Confira!

Unha para o Natal

1º passo: sabemos que a cor mais representativa do Natal é o vermelho. Para entrar no clima, você pode começar a preparar as unhas realizando a esmaltação. Atualmente, existem diversas tonalidades de vermelho que você pode utilizar para inovar. Repita mais uma camada do processo, dando o total de duas demãos.

Leia mais:  Moda masculina vê mudança de comportamento do público

2º passo: após o primeiro passo da esmaltação, aplique nas unhas dos dedos anelar e indicador uma base fosca.

3º passo: para dar um toque ainda mais especial, você pode aplicar uma joia de sua preferência na unha no dedo do meio.

4º passo: em seguida, aplique uma camada de esmalte extrabrilho apenas nas unhas dos dedos sem base fosca. Pronto, simples assim!

Francesinha é uma decoração clássica para o RéveillonImagem: Re_sky | Shutterstock

Unha para o Ano Novo

1º passo: o branco é a cor do Ano-Novo, não é mesmo? Para quem quer iniciar 2025 com o clássico que nunca sai de moda, comece fazendo uma camada de esmaltação usando um esmalte cor branco transparente.

2º passo: em seguida, utilize um esmalte cor branco para fazer a francesinha. O tamanho fica a seu critério: pode ser fina, média ou grossa.

3º passo: para dar um toque ainda mais especial, você pode utilizar uma esponja própria para as unhas, para aplicar um glitter de sua preferência. Basta dar algumas apalpadas de leve nas unhas, optando sempre do meio para a ponta.

Leia mais:  Veja por que incluir maquiagens em stick no dia a dia

4º passo: após isso, aplique mais uma camada de esmalte cor branco transparente acima do glitter, para fazer o acabamento.

5º passo: para quem gosta de dar um toque final, aplique uma joia de sua preferência no dedo anelar. Na unha do dedo do meio, cole um adesivo próprio para as unhas, pegando a parte da francesinha até a cutícula.

6º passo: para dar um acabamento, finalize com uma camada de esmalte extrabrilho.

Continue lendo

Moda e Beleza

3 penteados para as festas de fim de ano

Publicado

Veja opções que estão em alta nesta temporada e como reproduzi-los em casa

As festas de fim de ano são o momento ideal para apostar em penteados que unam praticidade e estilo, garantindo um visual marcante para cada celebração. Nesta temporada, os modelos mais desejados refletem a influência das tendências que brilharam ao longo do ano, como as ondas, os coques desestruturados e as tranças laterais, que dominaram as redes sociais.

Por isso, o cabeleireiro Paulo Persil, especialista em penteados para noivas, revela técnicas práticas e dicas para realçar o cabelo. Com passos simples e acessíveis, ele ensina como transformar qualquer visual com penteados sofisticados, sem abrir mão da praticidade de produzi-los em casa.

1. Ondas glamourosas

As ondas nos cabelos duminaram a década de 80 e são tendência esse anoImagem: Roman Samborskyi | Shutterstock

De acordo com Paulo Persil, para garantir ondas com muito volume, tendência que dominou a década de 1980 e voltou com tudo esse ano, é preciso “preparar os cabelos com mousse, para facilitar a modelagem, em seguida usar um babyliss para criar ondas definidas e finalizar com os dedos para dar um efeito mais natural”.

Leia mais:  6 dicas para controlar a oleosidade da pele no verão

Para garantir a fixação do penteado, o profissional orienta: “não esqueça de aplicar um spray fixador, como o Charming, da Cless Cosméticos, para manter o penteado intacto durante toda a celebração, sem pesar nos fios.”

2. Coque despojado

O coque despojado é uma escolha moderna e elegante para as festas de fim de anoImagem: Ekateryna Zubal | Shutterstock

O coque despojado é uma escolha moderna e elegante para as festas de fim de ano. “Para criar esse penteado, prenda os cabelos em um rabo de cavalo baixo e torça os fios para formar o coque. Para um visual mais descontraído, deixe algumas mechas soltas ao redor do rosto, e dê um toque luminoso e saudável”, sugere o cabeleireiro.

3. Trança lateral

A trança lateral é ideal para quem gosta de um visual romântico e detalhadoImagem: Kourdakova Alena | Shutterstock

Para quem prefere um visual romântico e detalhado, as tranças elaboradas são uma ótima opção. “Gosto da versão lateral, mais despojada”, elege o profissional. O passo a passo para criar esse penteado também é simples. “Para criar o look, comece desembaraçando bem os fios, depois aplique uma pequena quantidade de pomada nas mãos, como a Charming Efeito Matte, da Cless Cosméticos, distribuindo ao longo das mechas, para ajudar a controlar e eliminar o frizz”, explica Paulo Persil.

Leia mais:  4 penteados com lenço rápidos e fáceis de fazer se você tem o cabelo cacheado

“Jogue todo o cabelo para um lado e inicie uma trança clássica ou embutida, deixando algumas mechas soltas na parte da frente para um acabamento mais natural. Puxe delicadamente as laterais da trança para dar um efeito mais volumoso e descontraído, e finalize com um toque de spray fixador, para garantir que o penteado dure a noite inteira”, finaliza o cabeleireiro. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana