Campeão pela última vez em 1995, Botafogo lidera com três pontos de vantagem em relação ao Palmeiras, vice-líder, faltando apenas nove rodadas
Campeão brasileiro pela última vez em 1995, o Botafogo chegou perto de acabar com o jejum no ano passado, mas viu a conquista escapar com uma queda de rendimento inacreditável na reta final e foi ultrapassado pelo Palmeiras, que ficou com o troféu.
Este ano, porém, o Fogão tem nova chance. E está a nove rodadas, ou menos, de gritar “é campeão!”.
CHANCES DE TÍTULO
A 29ª rodada foi encerrada no sábado (5) com resultados excelentes para o Botafogo. Foi a última rodada antes da Data-Fifa, quando o campeonato tem uma pausa para dois jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
O Fogão venceu o Athletico-PR por 1 a 0, fora de casa, com gol de Igor Jesus, atacante convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira. Para completar, viu o Palmeiras, seu principal perseguidor na tabela, empatar em 0 a 0 com o Red Bull Bragantino. E o Fortaleza, terceiro colocado, perdeu para o Grêmio na rodada.
Com os resultados, o Botafogo foi aos 60 pontos, na liderança isolada, três pontos à frente do Palmeiras (57). O Fortaleza segue em terceiro, com 55, seguido pelo Flamengo, que tem 51.
Nas contas do Departamento de Matemática da UFMG, especializado em probabilidades no futebol, o Botafogo tem 62% de chances de ser campeão brasileiro este ano.
Em termos de comparação, o time alvinegro tinha 43,8% ao final da rodada anterior, quando contava com o Palmeiras na sua cola, apenas um ponto atrás.
CONFIRA AS CHANCES DE SER CAMPEÃO
1º Botafogo – 60 pontos – 62%
2º Palmeiras – 57 pontos – 25,2%
3º Fortaleza – 55 pontos – 10%
4º Flamengo – 51 pontos – 2,6%
5º São Paulo – 47 pontos – 0,1%
TÍTULO ANTECIPADO?
Se mantiver seu aproveitamento nas próximas rodadas, o Botafogo pode até ser campeão de forma antecipada.
Um dos jogos com clima de “final antecipada” é a partida contra o Palmeiras 36ª e antepenúltima rodada do Brasileirão, quando os dois times se enfrentam no Allianz Parque, em São Paulo (SP). Dependendo dos resultados, o jogo pode decidir o título.
Até lá, o Botafogo enfrenta Criciúma (em casa), Red Bull Bragantino (fora), Vasco (casa), Cuiabá (casa), Atlético-MG (fora) e Vitória-BA (casa). Já o Palmeiras pega Juventude (fora), Fortaleza (casa), Corinthians (fora), Grêmio (casa), Bahia (fora) e Atlético-GO (fora).