conecte-se conosco


Segurança

BPMA apreende arma, munições, pássaros silvestres e carne de caça em Linhares

Publicado

As apreensões aconteceram nesta sexta (24). Militares da 2º Companhia, juntamente com a equipe de Operações Táticas em Mata Atlântica (Cotama) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), apreenderam arma, munições, pássaros silvestres e carne de caça em Linhares.

Os policiais apreenderam uma espingarda calibre 36, 15 munições calibre 36, um papagaio chauá, uma jandaia e uma paca abatida. A apreensão foi realizada em Regência no município de Linhares durante atendimento de denúncia em dois pontos da região.

Uma pessoa foi conduzida à Delegacia de Linhares, juntamente com todo material apreendido.

Leia mais:  Advogado investigado pelo MPES está foragido há uma semana
publicidade

Segurança

Sargento da PM é baleado durante tentativa de assalto

Publicado

O sargento foi socorrido para um hospital de Vitória. Ele precisou passar por uma cirurgia, já que o tiro atingiu a artéria femoral

Um sargento da Polícia Militar de 49 anos ficou ferido ao reagir a um assalto, na rua Valdemar Versoza Pitanga, em Itapoã, Vila Velha. Ele seguia para a academia com a esposa, quando foi abordado por um suspeito de bicicleta.

O crime aconteceu por volta das 6h15 desta segunda-feira (16). O suspeito abordou o casal no meio da rua. O militar teria reagido, abaixando a arma do suspeito, e foi baleado pelo criminoso.

O sargento foi socorrido em uma ambulância para um hospital de Vitória. Ele precisou passar por uma cirurgia, já que o tiro atingiu a artéria femoral, mas passa bem. 

Após disparar contra o policial, o suspeito, que utilizava uma pistola ponto 40, fugiu do local. Em nota, a Polícia Civil informou que ocorrência está em andamento no plantão vigente do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

“Somente após a finalização das diligências, que ainda estão em andamento, teremos informações do caso e se há detidos”, diz a nota. 

Leia mais:  Tráfico marítimo: grupo que transporta drogas pelo mar é alvo de operação da PF no ES

Continue lendo

Segurança

Polícia Militar apresentam à CDL propostas para segurança no comércio de Linhares

Publicado

Na última quinta-feira (12), a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, a Polícia Militar e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniram para discutir e propor soluções para o avanço na segurança do comércio de Linhares.

O objetivo do encontro foi o de estreitar o relacionamento, definir e alinhar ações específicas a serem realizadas de forma integrada entre os órgãos de segurança e os comerciantes. Na ocasião, algumas propostas foram apresentadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e pelo 12º Batalhão de Polícia Militar.

No âmbito do Estado, a 1ª Cia do 12º BPM pretende instalar a sede da unidade no Centro com o objetivo de fortalecer a presença da polícia na região e facilitar os atendimentos às ocorrências. Já na esfera municipal, o secretário Coronel Jones Mattos salientou as ações já executadas, tais como o patrulhamento da Guarda Municipal e a vigilância do patrimônio através do sistema de videomonitoramento.

“O Município atua na segurança da cidade através das rondas e dos patrulhamentos diários da nossa Guarda Municipal. Em datas comemorativas, quando há maior circulação de pessoas e de dinheiro no centro comercial, aumentamos o efetivo para assegurar a segurança nos estabelecimentos. Para avançarmos cada vez mais, o poder público precisa dessa parceria com a CDL e demais órgãos a fim de fortalecer as ações de segurança. Infelizmente, o crime de menor potencial ofensivo é um problema crônico, que exige o comprometimento de todos os eixos da sociedade nesta questão”, diz Mattos.

Leia mais:  Tráfico marítimo: grupo que transporta drogas pelo mar é alvo de operação da PF no ES

Ações integradas

E para inibir a ocorrência de delitos, foi criada uma comissão voltada às ações integradas para identificar e acolher as pessoas em situação de rua, que acabam se envolvendo em crimes contra o comércio local. Até o momento, 300 pessoas em situação de rua foram cadastradas pelo Município – desse total, apenas 80 são de Linhares.

Visualização da imagem

“Quem comete crimes de menor potencial ofensivo é detido e logo volta às ruas. Há indivíduos em Linhares que já foram detidos 14 vezes. Então, temos que agir agora para ter resultado a curto, médio e longo prazo. Muitas vezes, as pessoas acreditam se tratar de um problema da polícia, da segurança municipal, mas não, é necessário um esforço conjunto da sociedade para revertermos esse quadro”, aponta o secretário.

Além das ações previstas, durante o encontro, o Coronel Jones Mattos ressaltou que, em breve, as ruas da cidade ganharão 50 agentes da Guarda Municipal qualificados para o manuseio de arma de fogo; aquisição de 35 câmeras speed dome e 50 câmeras fixas para a Central de Videomonitoramento; e incorporação da Guarda Municipal junto ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) – cujo convênio já fora firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Leia mais:  Sejus e Sectides abrem primeira turma Pronatec voltadas ao sistema prisional

Visualização da imagem

Participaram do encontro comerciantes, empresários, microempresários e representantes do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel) e do Sindicato dos Trabalhadores. Também esteve na reunião o presidente da Câmara Municipal, vereador Roque Chile.

Visualização da imagem

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana