Medicina e Saúde
Brasil investiga 1º caso de fungo fatal super-resistente a medicamentos
Publicado
09/12/2020 - 16:10
Anvisa emitiu alerta sobre paciente da Bahia que, provavelmente, foi infectado pelo Candida auris
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta, nesta segunda-feira (7/12), sobre um possível caso de paciente com Candida auris, identificado em hospital da Bahia. O fungo é um dos mais temidos do mundo, por ser super-resistente a medicamentos e levar à morte de 30% a 60% dos infectados.
O fungo foi encontrado em amostra de “ponta de cateter” de um paciente internado em UTI. A matéria recolhida já passou por testes no Laboratório Central da Bahia e no Laboratório do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Serão realizadas, ainda, análises fenotípicas e por sequenciamento genético, antes do caso ser oficialmente confirmado.
Identificou-se o C. auris, pela primeira vez, no ouvido de um paciente no Japão, em 2009. De lá para cá, vários países tiveram casos confirmados: a Venezuela precisou lidar com um surto do fungo em 2012 e 2013, a Inglaterra, em 2015, e a Colômbia, em 2016.
Um dos principais desafios é detectar o fungo corretamente, já que a maioria dos laboratórios de referência do país não tem capacidade para identificar o C. auris. A recomendação da Anvisa é que os serviços de saúde reforcem a vigilância laboratorial, para evitar surtos do fungo.
Este micro-organismo é muito confundido com o fungo responsável pela candidíase comum, mas não reage aos medicamentos usuais, nem aos desinfetantes e detergentes utilizados com mais frequência em hospitais. A Anvisa ainda não sabe ao certo como o C. auris é transmitido, mas há indícios de que a contaminação aconteça por contato em superfícies ou de pessoa para pessoa.

Medicina e Saúde
Vacinados contra a covid-19 no ES não tiveram efeitos colaterais, diz subsecretário de Saúde
Publicado
22/01/2021 - 11:54
Ele destacou que o Espírito Santo vive uma estabilidade tanto na taxa de contágio quanto na ocupação de leitos de UTI há algumas semanas
Mais de 5 mil capixabas já foram imunizados contra o novo coronavírus. As primeiras 101 mil doses da vacina CoronaVac chegaram ao Espírito Santo na segunda-feira (18) e começaram a ser distribuídas para os municípios na terça (19). Segundo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o balanço desta primeira etapa, até o momento, é positiva.
Reblin relatou que ainda não foi registrada nenhuma situação de efeito colateral com a vacina, que está sendo aplicada, prioritariamente, em idosos que vivem em asilos, profissionais da área da saúde que trabalham diretamente com pacientes infectados e em indígenas aldeados. “Tudo tem transcorrido de forma absolutamente tranquila em todas as cidades do Estado. Segundo nossos registros, até o início da tarde de quinta, tínhamos um pouco mais de 5 mil pessoas vacinadas”, contabiliza.
Ele acredita que, com a liberação de um sistema online de registro feito pelo Ministério da Saúde, esse número pode ser maior já que atualmente a contabilidade é manual e naturalmente demora a atualização mais frequente.
O subsecret´ário vê com esperança a chegada de dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindas da Índia, e que devem ser entregues ainda nesta sexta-feira no Brasil. Ele afirma que o diálogo com o Ministério da Saúde é constante. “As vacinas vindas da Índia irão para a Fiocruz e serão distribuídas para os Estados. Nós estamos aguardando qual será a quantidade destinada a cada Estado e quais os grupos que serão definidos para receber esta vacina”, informou, lembrando que o Ministério pode ser que modifique o público-alvo das vacinas nessa fase.
O Espírito Santo, no momento, vive um quadro de estabilidade em relação à pandemia de covid-19. Com uma ocupação de leitos de UTI em 77%, o subsecretário acredita que não haverá mudança significativa no mapa de risco a ser apresentado no final da tarde desta sexta. “Nós temos alguma estabilidade nas internações há algumas semanas e continuamos monitorando, diariamente, esta situação. Se houver necessidade de ampliarmos os leitos de UTI, nós faremos essa ampliação para que a nossa taxa de ocupação não ultrapasse a faixa de 80%”, afirmou.
Pacientes de Manaus
Os 36 pacientes vindos de Manaus (AM) chegaram na noite de ontem ao Espírito Santo. Eles tiveram que ser transferidos a vários Estados devido ao sistema de saúde colapsado do Amazonas e da crise da falta de oxigênio. “Infelizmente, em Manaus, pacientes em enfermaria já precisavam de um cuidado mais intensivo. Eles foram avaliados ao chegar aqui. Alguns foram para UTI, foram entubados pois o quadro assim o exigia e outros permaneceram em leitos de enfermaria”, finalizou.
Medicina e Saúde
Vacina contra a Covid-19 é aplicada em mais de 5 mil pessoas no Estado
Publicado
21/01/2021 - 21:20
A primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19) já foi aplicada em 5.110 pessoas no Espírito Santo. Os dados são do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria da Saúde (Sesa), referentes às vacinas aplicadas até as 15h desta quinta-feira (21). As doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, começaram a ser distribuídas pela Secretaria da Saúde na terça-feira (19), para atender ao público-alvo definido pelo Plano Nacional de Vacinação (PNI) na primeira etapa da fase 1 da campanha de vacinação.
Os municípios da Região Metropolitana de Saúde realizaram, até o momento, a imunização de 1.223 pessoas; nos municípios da Região Sul foram 2.475; nos municípios da Região Central foram 644 vacinados; e os municípios da região Norte totalizaram 768 pessoas imunizadas.
A vacinação ocorrerá em duas doses, com um intervalo de tempo de quatro semanas. Para a aplicação da segunda dose, a Secretaria da Saúde realizará uma nova distribuição às Regionais, o que deve ocorrer na segunda semana do mês de fevereiro.
Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19
Para a primeira etapa da fase 1, a imunização se dará pelos trabalhadores da saúde (42.273); pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência (2.970); pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (210) e indígenas aldeados (2.793), em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina. O público idoso acima dos 75 anos não institucionalizados (155.760 capixabas) será contemplado com a disponibilidade de mais imunizantes, na segunda etapa da fase 1.
Ainda segundo determinações do Ministério da Saúde, a população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 foi priorizada seguindo os critérios de exposição à infecção, além de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina.
Em relação à imunização dos profissionais da saúde, os critérios utilizados, segundo a Resolução CIB N° 007/2021, leva-se em consideração: os profissionais vacinadores; os das Instituições de Longa Permanência para Idosos; os trabalhadores de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19, dos hospitais referências; trabalhadores da Urgência e Emergência; enfermaria dos hospitais Covid-19; e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); profissionais da sala vermelha de Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs e PAs); e profissionais dos Centros de Referência para a Covid-19, na Atenção Básica.

Flordelis: Filha diz que pagou R$ 5 mil para executar pastor

Governo amplia mais 30 leitos para atendimento à Covid-19 no sul do Estado

Novo Terminal de Itaparica é entregue à população nesta sexta-feira (22)

Final da Libertadores: decreto do Governo autoriza até 10% da capacidade do Maracanã

Governo do Espírito Santo divulga 41º Mapa de Risco Covid-19
São Mateus


São Mateus: Qualificar ES abre 60 vagas em retorno de cursos presenciais
O ano de 2021 começou com boas oportunidades para quem deseja se qualificar gratuitamente. O Programa Qualificar ES, desenvolvido pela...


Visitas suspensas nas unidades prisionais de São Mateus
A Secretaria da Justiça (Sejus) suspendeu as visitas sociais nas unidades prisionais de São Mateus, considerando o 40º Mapa de Risco...


Governador oficializa início do funcionamento do SAMU 192 na região norte
O Governo do Estado oficializou, nesta quarta-feira (20), o início do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU...
Política e Governo


Governo amplia mais 30 leitos para atendimento à Covid-19 no sul do Estado
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (22), a disponibilização de mais 30 leitos adultos exclusivos ao...


Novo Terminal de Itaparica é entregue à população nesta sexta-feira (22)
O Governo do Estado entregou à população, nesta sexta-feira (22), o novo Terminal Urbano de Itaparica, em Vila Velha. Foram...


Governador Casagrande inaugura obras de infraestrutura em Ibatiba
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (21), no município de Ibatiba para a inauguração e o acompanhamento...
Segurança


Justiça nega pedido de liberdade para acusado de assassinar ex-governador Gerson Camata
A magistrada responsável pelo julgamento do pedido alegou que não há fatos novos que possam justificar a liberdade do réu...


Operação Estado Presente resulta em sete prisões no sul do Estado
Na última quarta-feira (20), forças de segurança deflagraram a Operação Estado Presente, no sul do Estado. Polícias Civil (PCES) e...


Polícia Militar apreende duas submetralhadoras de fabricação caseira em Aracruz
Durante patrulhamento no bairro Segatto, na sede de Aracruz, a equipe de Força Tática avistou dois individúos em atitude suspeita,...
Camisa 10


Final da Libertadores: decreto do Governo autoriza até 10% da capacidade do Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou decreto, nesta sexta-feira, autorizando a realização da final da Copa Libertadores,...


Flamengo bate o Palmeiras, cola no Inter e acirra ainda mais o Brasileirão
Rubro-Negro domina ações e vence confronto direto pelas primeiras posições do Brasileirão. Time agora é o 3º colocado O sonho...


Muricy se nega a assumir o São Paulo. Sem saída, Diniz fica
Conselheiros que sustentam Casares querem que Muricy assuma. O coordenador não aceita. Raí e Daniel Alves querem Diniz. Ambiente caótico...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado
-
Moda e Beleza21/04/2020 - 17:12
Rolinho de Jade – O que é, como funciona, benefícios e como usar