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Cachorro se desespera ao ver dono ser preso e levado por viatura

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Inconformado com a separação, o cãozinho chegou a entrar na viatura e, por fim, acompanhou o veículo latindo sem parar

Que os cachorros são os amigos são os melhores amigos dos homens ninguém duvida, mas um cãozinho de Umuarama, no noroeste do Paraná, protagonizou uma cena, na madrugada deste sábado (4), que mostrou que essa relação de fidelidade entre o animal e os seres humanos é, realmente, para todas as horas.

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Seu tutor, um morador de rua, acabou preso e levado por uma viatura da Polícia Militar depois que depredou luminárias na Praça Santos Dumont. Enquanto o homem tentava explicar aos policiais a motivação de sua revolta – segundo ele, todos os seus pertences foram roubados – o cão não saiu do seu lado e ficava entre ele e os PM’s sempre que possível. 

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Cão seguiu viatura até que se perdeu pelas ruas

O suspeito, preocupado em deixar seu animal de estimação sozinho, chegou a implorar levassem o cachorro junto para a delegacia, mas não teve jeito. “Roubaram minhas coisas, imagina se roubam suas casa. Eu não estou oferecendo resistência. Deixa meu cachorro ir junto, então deixa meu cachorro ir junto”, disse aos policiais.

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Inconformado com a separação, o cãozinho chegou a entrar na viatura e precisou ser retirado pelos policiais. Mas ele não desistiu e deu várias voltas em torno do veículo para tentar encontrar outra entrada. Sua última esperança foi acompanhar a viatura policial latindo desesperadamente, mas em certo momento, acabou ficando para trás e perdendo seu tutor e amigo de vista. 

“Ele tinha uma cachorro, ele disse que era dele, só que infelizmente não teria como a gente conduzir esse cachorro junto com ele para a delegacia. Porque aqui não teria um lugar para ele ficar adequado. Então, ele acabou ficando no local”, explicou o soldado Schnaider. 

O andarilho foi autuado por dano ao patrimônio público. 

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Com 10 horas de diferença, casal morre no mesmo dia após 74 anos de união: ‘Almas gêmeas’, diz genro

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Um casal morreu no mesmo dia após sete décadas de união, em Votuporanga, no interior de São Paulo.

Odileta Pansani de Haro e Paschoal de Haro partiram com dez horas de diferença, no dia 17 de abril, dois dias depois de completar 74 anos de matrimônio.

Odileta nasceu em Mirassol, enquanto Paschoal era de Bálsamo, cidade vizinha a cerca de 14 quilômetros de distância. Mas, a história de amor, que atravessou décadas, começou na praça da Matriz em Votuporanga, quando ela tinha 15 anos e ele, 18, como conta o genro Luciano Leal.

Ainda conforme Luciano, o que eles não esperavam é que uma correntinha seria o cupido do relacionamento.

Na época, Paschoal se entretinha rodando a corrente, quando, por um descuido, ela se desprendeu e caiu no braço de Odileta. Com a troca de olhares e risadas, nasceu a paixão do casal. Desde então, conversas por cartas tornaram-se testemunhas do namoro.

Na primeira carta, datada de 3 de dezembro de 1947, Paschoal escreveu: “Desejaria viver ao teu lado, adivinhar os teus desejos, fazer-te feliz porque só assim eu seria feliz também. Acredito que jamais pensarei em outra mulher. Mesmo que viva mil anos me lembrarei de ti e dos momentos felizes que passei ao teu lado.”

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Em outra, datada de 12 de julho de 1949, Odileta escreveu para Paschoal e o chamou de “meu anjo”: “No domingo saí, eram sete horas, e voltei às oito. E quinta, estava tão chato sem você. De você não me esqueci e nem hei de esquecer”.

No dia 15, dois dias antes de partirem, celebraram com a família os 74 anos de casados, entre afetos, assim como fizeram desde o primeiro dia em que se conheceram.

“Essa paixão digna de um filme, ao qual sempre falavam que partiriam juntos e assim o fizeram, assim cumpriram. Vieram, se viram e venceram essa grande paixão que sempre um teve pelo outro e deixaram essa família linda. Ficou o legado deles para toda a eternidade”, se emociona o genro.

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Brasil

Professores da rede estadual de SP passarão a ser avaliados a partir deste ano

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Além dos docentes, a equipe gestora, composta por diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, também será submetida a esse processo; primeira avaliação terá início em 26 de junho

O governo de Tarcísio de Freitas, do Tarcísio de Freitas, implementará um novo sistema de avaliação para todos os professoresda rede estadual de São Paulo, tanto efetivos quanto não efetivos. As avaliações ocorrerão semestralmente, com a primeira delas programada para iniciar no dia 26 deste mês. Além dos docentes, a equipe gestora, composta por diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, também será submetida a esse processo.

A Secretaria da Educação do estado destaca que a iniciativa visa aprimorar diversos aspectos das práticas educativas, incluindo metodologias de ensino, gestão de sala de aula, comunicação e liderança. A primeira avaliação, a ser realizada no primeiro semestre, terá um caráter formativo, sem atribuição de notas ou penalidades. Já a avaliação do segundo semestre será somativa e poderá impactar a continuidade do profissional na rede.

Os alunos participarão do processo avaliativo, fornecendo feedback sobre os professores e a equipe gestora. Em contrapartida, os docentes também avaliarão a equipe gestora, que, por sua vez, fará a avaliação dos diretores. Cada profissional será analisado de acordo com sua área de atuação, com ênfase em aspectos como a dinâmica em sala de aula e a capacidade de comunicação.

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Após a realização das avaliações, os resultados serão organizados em um “painel de resultados”. Para os professores, esse painel incluirá dez critérios, como a avaliação dos alunos e da equipe gestora, além de dados sobre presença e participação em programas de formação. O desempenho final será indicado por um sistema de cores, que utilizará verde, amarelo e vermelho.

“Cada profissional será avaliado de acordo com a sua área de atuação. Enquanto para os professores o foco é a dinâmica em sala de aula e as metodologias adotadas, para o trio gestor o objetivo é identificar aspectos como a comunicação, o apoio ao desenvolvimento dos docentes e o engajamento. O eixo do processo avaliativo dos diretores é a liderança positiva e o compromisso com a aprendizagem e indicadores dos estudantes”, informa a secretaria de Tarcísio de Freitas.

Os diretores terão a responsabilidade de fornecer feedback aos professores, enquanto o dirigente regional de ensino, com o suporte do supervisor, fará o mesmo com os diretores. Todo o feedback gerado estará acessível na Secretaria Escolar Digital, garantindo que todos os profissionais envolvidos possam consultar os resultados e as orientações recebidas.

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