conecte-se conosco


São Mateus

Câmara convoca secretárias de Educação e de Finanças para esclarecimentos

Publicado

O requerimento aprova a convocação das secretárias para esclarecimento sobre FUNDEB, transporte escolar e situação financeira da prefeitura

São Mateus – Em requerimento aprovado por unanimidade, a Câmara de São Mateus convocou as secretárias municipais de Educação, Edna Rossim, e de Finanças, Leila Maria Oliveira de Mattos, para comparecerem à sessão legislativa da próxima terça-feira (7/12). Pelo Requerimento 029/2021, assinado por dez vereadores, as duas convocadas deverão prestar esclarecimentos em relação aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ao transporte escolar, ao percentual de folha de pagamento e à atual situação financeira da Prefeitura.

Na sessão desta semana, realizada dia 30, o Parlamento aprovou ainda, também por unanimidade, mais dois requerimentos com pedidos de informações, de autoria dos vereadores Isael Aguilar (027/2021) e Cristiano Balanga (028/2021), além de 17 Indicações, quatro Moções e um Projeto de Lei do Executivo, autorizando a contratação de guarda-vidas para a temporada de Verão.

REQUERIMENTOS
No Requerimento 027/2021, apresentado por Isael, a Câmara requer a relação de todos os repasses financeiros, realizados pelos governos Federal e Estadual, ao Município de São Mateus exclusivamente para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, desde janeiro até o momento. Requisita ainda a relação de todos os contratos celebrados para o enfrentamento da pandemia, separados por atividade e modalidade de contratação (licitação, ou dispensa de licitação). Por fim, o Parlamento requer também a relação de todos os pagamentos efetuados neste ano, devidamente separados por secretaria e número de contrato celebrado.

A Câmara Municipal aprovou também o Requerimento 028/2021, apresentado por Balanga, requisitando a relação de todos os profissionais do magistério contratados por designação temporária em 2021, além da folha salarial detalhada dessa categoria no ano em curso. Também está sendo requerido apontamento quanto a receita mensal e total do Fundeb transferida ao Município, “discriminada em Fundeb 70% e Município 30%”.

Ainda por meio deste requerimento, a Câmara requer relatório dos pagamentos realizados aos DTs do magistério, “a título de salário bruto, separados por fonte de recurso e por competência do mês”. Um segundo relatório está sendo requerido com os pagamentos “a título de salários brutos, separados por fonte de recurso, dos servidores comissionados que exercem suas atividades junto a Secretaria Municipal de Educação”.

SINDSERV
O Requerimento 029/2021 foi decidido durante a participação, na tribuna popular, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Mateus (Sindserv), Herickson Locatelli de Mattos, que defendeu reajuste salarial e concessão de abono à categoria. De acordo com o sindicalista, os servidores estão sem correção nos salários desde 2015. Ele comentou ainda a situação dos profissionais da educação, especialmente os que trabalham por designação temporária, e sobre a aplicação do Fundeb no Município.

Os vereadores reforçaram a importância de remunerar dignamente os servidores. Contudo indicaram a necessidade de saber a real situação financeira da Prefeitura, inclusive do índice de comprometimento das receitas municipais com pagamento da folha salarial.

Por isso, para esclarecer informações contraditórias, os vereadores aprovaram a convocação das secretárias municipais Edna Rossim (Educação) e Leila Maria de Oliveira Mattos (Finanças) para participação na sessão ordinária do próximo dia 7, às 15h.

Leia mais:  Nota sobre o Porto de São Mateus às comunidades do norte do Espírito Santo
publicidade

São Mateus

Vereador diz que o município de São Mateus está em situação de calamidade há cinco anos

Publicado

A declaração foi feita pelo vereador Gilton Gomes em sessão da Câmara Municipal

O clima esquentou quando, na sessão desta terça-feira (18), o vereador Gilton Gomes (PSDB), subiu à tribuna para contestar o líder do governo, Cristiano Balanga (PROS), que enaltecia as ações do prefeito Daniel Santana depois que saiu da cadeia e retornou ao cargo, garantido por uma liminar. Pia, como é conhecido o vereador Gilton Gomes, disse que desde quando o atual prefeito assumiu a Prefeitura, há cinco anos, o município está em calamidade pública. “Não existe nenhuma obra importante e São Mateus está abandonado”, disse ele. “O município está entregue às baratas”, continuou acrescentando que foi eleito para defender os interesses do povo e do município e não interesses particulares”, completou.

O vereador Gilton Gomes, que é o relator da Comissão Processante que analisa a possibilidade de abrir uma CPI contra o prefeito, disse ainda que “as escolas estão caindo e faltam médicos nos postos de saúde”. Questionado pelo líder do governo sobre o apoio que deu ao prefeito por ocasião das eleições, Pia explicou de maneira taxativa que ajudou a eleger Daniel “para ele fazer a coisa certa e não as coisas erradas como vem fazendo”.

O vereador está no seu segundo mandato e, na última eleição, depois de ficar um tempo fora da política, obteve 773 votos.

Indeferido

O historiador Eliezer Nardoto que usaria a tribuna livre, para falar sobre a situação em que vive o município e convidar a população para participar da carreata que deve acontecer nesta quarta-feira (19), teve o pedido apresentado pelo vereador Gilton Gomes, indeferido pelo presidente do Legislativo Paulo Fundão (PP). O motivo foi por ter sido feito sem o prazo necessário conforme normativa da Câmara.

Leia mais:  Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
Continue lendo

São Mateus

Abertas as inscrições para processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação

Publicado

São Mateus – Já estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para a contratação e formação de cadastro de reserva, em regime de designação temporária. A Secretaria Municipal de Educação informa que as inscrições serão realizadas exclusivamente clicando aqui , entre os dias 17 a 19 de janeiro.

O Processo Seletivo será realizado por meio das etapas de: inscrição, chamada e comprovação de títulos para a formalização do contrato. O candidato precisa ler atentamente o edital e as etapas de inscrição e chamada serão totalmente informatizadas e, é de exclusiva responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as publicações relativas ao Processo Seletivo no site da Prefeitura de São Mateus.

Leia mais:  São Mateus investe em mais ações no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana