Visando a acelerar o processo de licenciamento ambiental para garantir o início das obras do porto da Petrocity, o Poder Legislativo mateense coordena movimento nas regiões norte e noroeste do estado para criação de uma frente parlamentar pela Instalação do Centro Portuário de São Mateus (CPSM).

Presidente da Câmara, vereador Jorge Recla.
Seis câmaras de vereadores da região já aderiram à proposta: Linhares, Sooretama, Jaguaré, Pedro Canário, Conceição da Barra e Montanha, com a meta de aumentar a adesão de parlamentos de outros municípios, conforme relatou o presidente Jorge Recla, na sessão de quinta-feira (27). “Na semana passada visitamos seis cidades na intenção de criar esta frente e todas abraçaram esta causa conosco. Na próxima semana, vamos continuar fazendo visitas às câmaras do norte e noroeste, buscando apoio para que a gente pressione o Iema e o Governo do Estado para que libere as licenças necessárias para o início das obras”. Pressa para aprovar PDM
Enquanto aguarda a liberação do licenciamento ambiental, a Petrocity informou que pretende iniciar as obras este ano, a partir da instalação da sede administrativa do porto. “Para isso acontecer, a prefeitura precisa enviar para a Câmara, imediatamente, o projeto de lei que trata da revisão do Plano Diretor Municipal – PDM”, alertou Jorginho. “Imagino que terça-feira ele deve estar pronto. Estamos sempre cobrando do engenheiro que está à disposição só para fazer isso. Só estão faltando alguns dados para colocar e encaminhar para cá o projeto”, esclareceu o vereador da base governista, Aquiles Moreira.O parlamentar informou que também estão caminhando as articulações de deputados com o governo do estado. “Já teve reunião com alguns deputados no palácio, junto com o governador, referente a essa liberação do Iema”.
Explicações
Por sugestão da presidência, o parlamento concordou em convidar representantes da prefeitura para explicarem o andamento do processo de construção do projeto de revisão do PDM, na reunião das Comissões
Permanentes.
Os vereadores presidentes das comissões expediram ofícios convidando o secretário de Meio Ambiente Antônio Ricardo Cassa Louzada; secretário de Obras, Infraestrutura e Transporte, Valter Luiz Pigati e representantes do setor de engenharia da secretária dele, para comparecerem à reunião do dia 09 de março, às 15 horas, no plenário Lizete Conde Rios.