conecte-se conosco


Cidades

Câmara de Vereadores de Vitória aprova proibição de utilização de banheiros Unissex

Publicado

O projeto foi aprovado por seis votos com dois contrários em sessão realizada nesta segunda-feira (6)

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que proíbe a utilização e instalação dos banheiros unissex nos espaços públicos e privados da capital capixaba. O texto foi analisado em caráter de urgência e votado em sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (6), aprovado por seis vereadores e com dois votos contrários.

O documento foi protocolado no dia seguinte após sessão em que foi discutido o uso dos banheiros do Centro de Educação da Ufes por identidade de gênero. O projeto é de autoria do vereador Gilvan da Federal (PL). A maioria do plenário, que conta com 15 parlamentares, aprovou o projeto sendo seus coautores os vereadores André Brandino (PSC), Armandinho Fontoura (Podemos), Davi Esmael (PSD), Delegado Piquet (Republicanos), Deninho Silva (União Brasil), Luiz Emanuel e Mauricio Leite (ambos do Cidadania). Votaram contra as vereadoras Karla Coser (PT) e Camila Valadão (PSOL).

A discussão do projeto começou quando o vereador Luiz Paulo Amorin (SD), integrante da Comissão de Constituição e Justiça, alegou a inconstitucionalidade do projeto. Mas, os vereadores que compõem a Comissão votaram pela sua tramitação, seguindo para a Comissão dos Direitos Humanos. Nesta Comissão, pelo fato dos seus membros serem coautores do projeto, foi levado à discussão pelo plenário.

Leia mais:  Alerta de tempestade, chuvas intensas, vendaval e granizo é emitido para 23 cidades do ES

Ao ser aberta a votação, após muitas discussões acaloradas e manifestação das pessoas que estavam nas galerias. O projeto foi aprovado. André Brandino (PSC), Armandinho Fontoura (Podemos), Dalto Nevez (PSD), Gilvan da Federal (PL), Luiz Emanuel e Mauricio Leite (Cidadania) votaram a favor. Contrários as vereadoras Camila Valadão (PSOL) e Karla Coser (PT). Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), Delegado Piquet (Republicanos), Deninho Silva e Duda Brasil (União) e Luiz Paulo Amorim (SD) não estavam presentes na hora da votação.

Uma vez aprovado, o projeto segue para a sanção ou veto do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

O Projeto de Lei

O documento foi protocolado na última quarta-feira (01), um dia após a sessão em que se discutiu o uso dos banheiros do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por identidade de gênero.

O texto propõe que os estabelecimentos que já possuem banheiros unissex mudem a finalidade para “banheiro família”. A exceção é quando se tratar de sanitários de uso exclusivamente individual.

No conceito de “banheiro família”, os parlamentares descrevem como “sanitário destinado ao uso de pais com seus filhos com idade até 12 anos”.

Leia mais:  Protesto de rodoviários em frente à Prefeitura de Vitória deixa o trânsito lento na capital

O argumentam dos vereadores é que o banheiro com uso por identidade de gênero provoca “insegurança e iminente violência” aos usuários. Justificam a criação da lei levando em consideração que o “uso de banheiros e espaços assemelhados no Brasil, na modalidade unissex, não diminuirá os casos de hostilização, humilhação e outros tipos de violência contra a população LGBTQIA+”.

Os vereadores argumentam ainda que o projeto preza pela “construção de uma sociedade melhor e mais inclusiva”.

publicidade

Cidades

Crianças e Adolescentes atendidas no Cras realizam visita às polícias civil e militar em Jaguaré

Publicado

Policiais apresentaram o trabalho dos agentes de segurança para os jovens

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SFCV do Centro de Referência em Assistência Social – Cras, participaram de uma roda de conversa com os policiais em uma visita à 18ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jaguaré e à Delegacia de Polícia Civil do município.

A visita teve o objetivo de levar as crianças a conhecer o trabalho das polícias e sua importância na sociedade, além de criar aproximação e construção de conceitos corretos sobre as forças de segurança.

Cerca de 40 crianças visitaram o espaço físico, a rotina de trabalho que envolve o atendimento, investigação, ronda, e tudo mais que envolve as ações das polícias civil e militar.

Após muita interação no bate papo com os policiais, em que os agentes responderam perguntas dos jovens sobre as ações de segurança, houve um momento de andar na viatura e ter contato com instrumentos de trabalho dos policiais como distintivo, colete à prova de bala e outros.

Leia mais:  Assembleia recebe doações para vítimas das chuvas

Continue lendo

Cidades

Suzano anuncia intenção de construir fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz (ES)

Publicado

Projeto, ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração da empresa, terá capacidade produtiva de 60 mil toneladas anuais

A Suzanoreferência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, anuncia a intenção de construir uma fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz, município localizado no norte do Espírito Santo. O projeto, ainda sujeito à aprovação por parte do Conselho de Administração da companhia, prevê que a unidade terá capacidade para produzir 60 mil toneladas anuais de tissue, produto a ser convertido em papel higiênico e papel toalha.

Inicialmente estimado em cerca de R$ 600 milhões, o projeto levará dois anos até estar concluído. Durante o período das obras, a previsão é de que sejam gerados 300 postos de trabalho. Após o início da produção, cerca de 200 colaboradores e colaboradoras, diretos e indiretos, trabalharão na unidade.

“A intenção de construirmos uma nova fábrica reforça o compromisso da Suzano com o desenvolvimento do Espírito Santo. No final de 2019, anunciamos investimento de quase R$ 1 bilhão no estado, incluindo a construção de uma fábrica em Cachoeiro de Itapemirim. A unidade entrou em operação no início de 2021 e agora, menos de um ano e meio depois, anunciamos o plano de viabilizar mais um importante investimento no estado”, afirma Walter Schalka, presidente da Suzano.

Leia mais:  Seag realiza ato de fechamento de comporta da barragem em Montanha

A construção de uma fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz está alinhada à estratégia da Suzano de avançar nos elos da cadeia, sempre com vantagem competitiva, e garantir o abastecimento ao crescente mercado brasileiro de produtos sanitários. Em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, a Suzano tem capacidade para converter papel tissue em 30 mil toneladas anuais de papéis higiênicos, o que equivale a 1 milhão de rolos por dia.

O projeto em Aracruz está sujeito à verificação de condições precedentes e ainda será submetido à análise do Conselho de Administração da Suzano e das autoridades locais competentes.

“Já estivemos presentes nos investimentos anteriores da Suzano, que contou com uso de crédito de ICMS, e continuando com a nossa política de atração criamos ambiente para que a empresa tivesse outro investimento em nosso Estado. Para nós a Suzano é uma empresa estratégica para o Estado. Temos política de uso de crédito de exportação que permite que a empresa faça negociações no mercado, desde que a atividade que seja ampliada gere emprego e ICMS. O que importa para nós é que os empreendedores tenham confiança em vir e estar no Espírito Santo. Nossa tarefa é gerar oportunidades aos capixabas”, afirma o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

A Suzano emprega direta e indiretamente cerca de 5 mil pessoas em território capixaba. Mais recente fábrica construída pela Suzano, a unidade de Cachoeiro de Itapemirim é a quinta linha de produção da unidade de bens de consumo da Suzano, responsável pela fabricação de itens como papéis higiênicos, guardanapos e papéis-toalha. A companhia possui fábricas de produção de tissue em Belém (PA), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA), além de unidades de conversão em Maracanaú (CE) e Cachoeiro de Itapemirim.

Leia mais:  Empresários do ramo de panificação e confeitaria conhecem alternativas de investimento do Bandes

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana