conecte-se conosco


São Mateus

Câmara formaliza pedido ao CONFEF para criação do Conselho Regional de Educação Física no ES

Publicado

Com anuência de todos os vereadores, o plenário da Câmara de São Mateus aprovou nesta terça-feira (22), o Voto de Apelo ao presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Cláudio Augusto Boschi no sentido de criar o Conselho Regional de Educação Física do Estado do Espírito Santo. (CREF – ES) 

Idealizador da Moção
n°60/2021, o presidente Paulo Fundão, convidou os demais parlamentares para assinar com ele o pedido. A proposição foi acolhida por todo o Parlamento que, além de assiná-la, a aprovou por unanimidade. 

De acordo com o presidente da Casa de Leis, o apelo é motivado pelo pedido feito, especialmente, por professores de educação física de São Mateus em uma demanda  que é de todos os profissionais que já formaram e atuam no território capixaba. 

Conselho próprio 

Paulo Fundão justificou ter ouvido de vários profissionais da área sobre a necessidade de criar a própria representação no estado do Espírito Santo. Há 22 anos, a entidade de classe que os representa tem sede no Rio de Janeiro, onde se localiza o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região – CREF 1, com abrangência nos estados do RJ e ES. 

Leia mais:  Barracas, tendas e tapumes atrapalham trânsito no Centro de São Mateus

 “É uma moção de extrema importância porque nós temos milhares de professores de educação física e que recolhem uma anuidade para o conselho. Ocorre que ele fica no Rio de Janeiro. Esse dinheiro, que segundo eu fiquei sabendo, gira em torno de quase R$ 5 milhões, é direcionado para a sede lá no Rio. Os formados de educação física hoje no Espírito Santo, querem uma emancipação, eles querem que o Conselho Federal de Educação Física, possa fazer um conselho aqui no estado. 

O presidente considera que ‘o pleito é mais do que justo’, partindo do princípio de que haverá mais facilidade de atendimento aos profissionais, além da arrecadação circular no ES. “O dinheiro arrecadado por estes profissionais irá gerar, dentro do Espírito Santo, renda e também futuras obras”, disse Paulo Fundão. 

Quantitativo  

De acordo com professores de educação física, em 1998, quando foram instituídos o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física, o Espírito Santo não tinha o quantitativo mínimo de 2 mil educadores físicos necessário para a abertura de um conselho próprio, por isso os profissionais capixabas ficaram sob responsabilidade do Cref fluminense. “Vinte e dois anos se passaram e ainda estamos ligados ao Cref1 Rio de Janeiro. Hoje somos 12 mil profissionais registrados. Estamos com o movimento Cref Já, que luta pela emancipação e instalação do Conselho Regional no Estado do Espírito Santo”, explicou a professora Eliane Cunha Gonçalves. 

Leia mais:  Tribuna Popular mantém Câmara como caixa de ressonância da sociedade

Atribuições 

O Cref é responsável pela habilitação, regulação e fiscalização do exercício profissional de Educação Física. A classe alega que no Espírito Santo atuam apenas dois fiscais da entidade para atender os 78 municípios e que um conselho próprio tornaria a fiscalização mais ampla e atuante e que ofereceria mais segurança para os profissionais de educação física e para a sociedade capixaba. 

publicidade

São Mateus

Filho do radialista e ex-vereador Glesson Borges se envolve em acidente de carro

Publicado

O acidente automobilístico com o jovem Wan Borges, filho do radialista Glesson Borges, aconteceu neste domingo no bairro Seac

O acidente com Wan Borges, que é filho do radialista e ex-vereador Glesson Borges, aconteceu neste domingo (7), na BR-101, na altura do bairro Seac, logo após o Centro de Detenção Provisório.

Wan Borges relatou em uma rede social que apesar dos susto, estava bem, sentido apenas algumas dores no corpo, devido ao impacto.

“Ontem sofri um acidente grave, muita gente mandando mensagem, ligando… Eu estou bem! Não houve fratura, nem perfuração interna, só algumas dores devido ao impacto, agradeço aos meus amigos que prestaram atendimento na hora, minha família, e principalmente a Deus por me livrar desse ocorrido”, disse Wan.

“Quero deixar aqui essa data registrada, para me lembrar o quanto Deus me ama e me protege sempre, por onde eu for. Obrigado Deus!”, completou.

Em contato com a nossa redação o radialista Glesson Borges, reforçou que o seu filho está bem e agradeceu por toda solidariedade e manifestações de apoio recebido.

Leia mais:  Cassio é o pré-candidato do PP para disputar a Prefeitura de São Mateus

Continue lendo

São Mateus

São Mateus continua recebendo benefícios do Governo do Estado e governador quer fazer mais pelo Espírito Santo

Publicado

O governador Renato Casagrande participou de encontro regional e afirma compromisso com o ES e o Norte capixaba

A região Norte capixaba recebeu mais uma visita do governador Renato Casagrande (PSB), principalmente São Mateus e Jaguaré. Em São Mateus participou do Encontro Regional para a Construção do Plano de Governo 2023-2026, quando teve a oportunidade de falar das realizações do seu governo em todos os 78 municípios e que o voto não deve ser analisado não só pelo que fez, mas o que o governo está fazendo.

São Mateus é um dos 78 municípios que recebeu muitos investimentos do seu governo e programas sociais, demonstrando mais uma vez o compromisso e o cumprimento de descentralizar os investimentos da Grande Vitória, pulverizando pelos outros da composição estadual.

O mateense lembrou de que perdeu a montadora de aviões por pura briga de vaidades do prefeito para Jaguaré, quando o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve em Jaguaré, quando Casagrande participou de uma visita à filial da montadora de aviões Sling Aircraft, em Água Limpa. A empresa é coirmã da TAF – The Airplane Factory, de Johannesburgo, África do Sul, e é responsável pelo desenvolvimento e produção de aeronaves monomotores de 2 e 4 lugares no Brasil. Fez também visita às instalações industriais da Oxford Porcelanas, no Polo Industrial localizado no Bairro São Benedito (Rodocon), em São Mateus.

Leia mais:  PRTB realiza no próximo sábado, dia 12, sua convenção para oficializar candidaturas a vereador e oficializar Eliezer como seu candidato a prefeito de São Mateus

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana