conecte-se conosco


São Mateus

Câmara inicia adaptação de prédios para retorno ao centro de São Mateus

Publicado

Após a assinatura do termo de cessão de uso e da entrega formal das chaves dos prédios nº 40 e 70 da Avenida Jones dos Santos Neves, o vereador presidente Paulo Fundão realizou uma visita técnica aos imóveis, acompanhado de servidores do Legislativo e, em parte da agenda, do colega parlamentar Delermano Suim.

A expectativa é grande – de vereadores, servidores e a população em geral – para o retorno da Câmara Municipal ao centro da Cidade. A inauguração da nova sede do Parlamento está programada para o meio do ano, por isso estão sendo agilizados os trâmites para reforma e adaptação dos dois imóveis cedidos pelo Poder Executivo. Após a assinatura do termo de cessão de uso e da entrega formal das chaves dos prédios nº 40 e 70 da Avenida Jones dos Santos Neves, o vereador presidente Paulo Fundão realizou uma visita técnica aos imóveis, acompanhado de servidores do Legislativo e, em parte da agenda, do colega parlamentar Delermano Suim.

Para os primeiros levantamentos, estiveram presentes ainda a arquiteta Andreia Norbim e a engenheira Thais Palmas, ambas da Prefeitura, que ficará responsável pela licitação das obras, com recursos destinados pela Câmara Municipal. A previsão inicial é de, no prédio que abrigou o Fórum Estadual, instalar o Plenário (com espaço para assistência popular), a Mesa Diretora (completa ou parcial) e as secretarias Legislativa e de Comunicação, inclusive com cabine para transmissão ao vivo das sessões plenárias.

Leia mais:  Adeci de Sena quer o CRAS no Nativo de Barra Nova

No edifício ao lado, que possui estacionamento privativo e foi uma tradicional sede do Executivo, devem ser instaladas as demais secretarias de apoio legislativo, a recepção e gabinetes para os vereadores –individuais, se possível, ou coletivos. A primeira impressão dos espaços visitados foi bem positiva, possibilitando revitalizar os dois imóveis que fazem parte da história recente de São Mateus, com impactos positivos também no comércio do entorno.

Com muita confiança na competência das profissionais envolvidas, a expectativa entre vereadores e servidores é contar com uma estrutura que permita ampliar a sinergia, num sistema de cooperação, com a sociedade mateense neste retorno ao Centro.

Neste processo, uma das preocupações é adequar os prédios às exigências de acessibilidade, além, é claro, de potencializar o atendimento dos munícipes, com melhor ambiente de trabalho aos profissionais envolvidos. Essas recomendações foram reforçadas pelo diretor-geral Roberto Motta Gomes e pelo secretário de Administração Dierlisson Santos Justiniano.

A determinação do presidente Paulo Fundão é agilizar os trabalhos para que a mudança para o novo endereço já possa ocorrer em junho ou julho.

SEDES PROVISÓRIAS
Concretizando-se finalmente na gestão do vereador presidente Paulo Fundão, o sonho de construção de uma sede própria para a Câmara de São Mateus atravessa gerações. No início de sua instalação, inclusive, havia o costume de os vereadores realizarem as reuniões na casa do parlamentar que presidia o Legislativo.

O tempo foi passando e a Câmara Municipal fixou endereço na descida do Porto, em imóvel do saudoso Joãozinho Figueiredo, no Centro. Na gestão do prefeito Gualter Loureiro, no início da década de 1980, a Câmara teve sua sede provisória na Rua Coronel Mateus Cunha, em imóvel do empresário Ademilson Pimentel, que inclusive posteriormente foi eleito vereador.

Leia mais:  Líder do Cepaf recebe Moção, mostra serviços e pede apoio para os idosos

Mais tarde, na administração Amocim Leite, a Casa de Leis funcionou em imóvel do ex-prefeito Danilo Pirola, que acabou adquirido por Dinair Brisson Santos para abrir a Farmácia Santos, na Praça São Benedito, conforme levantamento da Secretaria de Administração.
Com o fim do contrato de aluguel no endereço anterior, a Câmara passou a funcionar no segundo andar do prédio histórico que abriga atualmente o Museu de São Mateus, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Praça Municipal). No térreo funcionavam à época o Instituto Nacional Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Gabinete Oficial do Prefeito.

Em 1990, ano em que aprovou a Lei Orgânica Municipal, já na gestão do prefeito Pedro dos Santos Alves, a Câmara mudou-se para um dos casarões do Sítio Histórico Porto de São Mateus, em imóvel tombado no Largo do Chafariz.

Em 2002, na presidência do vereador Edio Miranda e com comodato firmado pelo prefeito Lauriano Zancanela, a Câmara Municipal passou a ter sua sede provisória no antigo complexo da Aracruz Celulose (atual Suzano), no Bairro Santo Antônio, onde permanece funcionando até a mudança para a sede definitiva.

publicidade

São Mateus

MPES firma parceria com CREA-ES e Prefeitura para vistoria em casarões históricos de São Mateus

Publicado

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, formalizou na segunda-feira (07) o Termo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES) e a Prefeitura Municipal de São Mateus. O objetivo é realizar vistorias técnicas nos casarões do sítio histórico do município, que está em avançado estado de deterioração.

A iniciativa partiu do MPES, diante da necessidade de um diagnóstico técnico do local, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Estado, para viabilizar futuros investimentos na sua recuperação. O documento foi assinado pelo Promotor de Justiça Luciano Rocha de Oliveira, que atuará como fiscal do acordo.

“Era necessário fazer uma radiografia completa da situação dos casarões para buscar soluções concretas. O município alegava falta de recursos para isso, então propusemos a parceria com o CREA-ES, que prontamente atendeu ao chamado”, explicou o Luciano Rocha.

O trabalho técnico será realizado por 15 engenheiros indicados pelo CREA-ES, sem qualquer ônus para o município. As vistorias terão início no dia 21 de julho e devem ser concluídas até 5 de agosto. A partir desses dados, serão elaborados laudos sobre riscos estruturais, elétricos, hidráulicos, fundações e outros aspectos técnicos dos imóveis.

Leia mais:  Adeci de Sena quer o CRAS no Nativo de Barra Nova

Projetos

Segundo o Termo de Cooperação, os engenheiros também poderão propor projetos com soluções prévias para a reabilitação das estruturas dos imóveis e áreas adjacentes. Toda a atividade será registrada com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), conforme a legislação federal.

Após a conclusão dos trabalhos, o MPES promoverá uma audiência pública para apresentar os resultados à comunidade local, aos moradores do bairro Porto e aos órgãos responsáveis pela preservação do patrimônio histórico. A expectativa é que os dados técnicos subsidiem a Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) na elaboração e execução de projetos de restauração.

Além do CREA-ES, representado por seu presidente, Jorge Luiz e Silva, e do Município de São Mateus, representado pelo prefeito Marcus Azevedo Batista, o termo foi assinado pelo secretário municipal de Cultura, Rafael Cruz Tartalia.

O acordo tem vigência até dezembro de 2026 e prevê ações conjuntas, troca de informações entre os órgãos e eventual prorrogação, conforme o interesse dos partícipes.

Continue lendo

São Mateus

São Mateus encerra participação histórica na Feira dos Municípios com protagonismo e valorização cultural

Publicado

Após quatro dias intensos de programação, São Mateus encerrou sua participação na Feira dos Municípios com um saldo extremamente positivo. O município foi destaque pela força cultural, pela receptividade do estande e pela riqueza da gastronomia apresentada.

O espaço do município foi um dos mais visitados da feira, atraindo olhares por sua ambientação que resgatava a identidade histórica e cultural da cidade, incluindo elementos como a Igreja Velha, a Praia de Guriri, especiarias quilombolas e produtos cultivados localmente, como a macadâmia, o café e a aroeira (pimenta-rosa). Também estiveram presentes as belas peças produzidas por nossos artesãos, conforme destacou o secretário Rafael Cruz. A valorização do turismo local esteve no centro da proposta mateense, despertando o interesse de visitantes e representantes de outras cidades.

Durante o evento, o prefeito Marcus Batista fez questão de circular pessoalmente pelo pavilhão, conversando com prefeitos, autoridades e visitantes, além de marcar presença nos momentos de destaque da programação. “São Mateus é uma cidade com alma, com história, com futuro. Estamos aqui para mostrar isso ao Espírito Santo e ao Brasil”, afirmou o prefeito em uma de suas falas no estande.

Leia mais:  Polícia investiga morte de bebê de um ano em São Mateus

A comitiva contou com representantes de diversas secretarias, artistas locais e empreendedores que levaram produtos, artesanato, gastronomia e apresentações culturais. Ao longo dos dias, o espaço de São Mateus sediou rodas de conversa, apresentações musicais e uma degustação da culinária local que arrancou elogios dos visitantes.

Na programação cultural, a passeata pela feira animou o público e evidenciou a riqueza artística do nosso município. Além disso, o evento serviu como vitrine para projetos estratégicos e futuras parcerias. A equipe de São Mateus aproveitou a oportunidade para dialogar com representantes do Governo do Estado e lideranças de outras regiões, estreitando laços e apresentando as potencialidades da cidade em áreas como turismo, cultura e economia criativa.

Ao fim da feira, o clima foi de dever cumprido. A participação foi avaliada como um sucesso pela equipe organizadora municipal, que destacou o envolvimento coletivo como fator fundamental para a entrega de um estande atrativo, bem estruturado e alinhado com a proposta de exaltar o orgulho de ser mateense.

“Foi bonito ver nossa cidade sendo valorizada. As pessoas chegavam e se encantavam com o que preparamos. Isso mostra que estamos no caminho certo, promovendo São Mateus com identidade, com verdade e com entusiasmo”, destacou a primeira-dama Talita Batista.

Com uma presença viva, alegre e bem articulada, São Mateus mostrou, mais uma vez, que sabe representar sua gente e sua história com dignidade e brilho. A Feira dos Municípios de 2025 ficará marcada como um capítulo de exaltação à identidade capixaba — e São Mateus foi protagonista.

Leia mais:  Câmara abre ano legislativo com sessão nesta segunda-feira (06)

 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana