conecte-se conosco


São Mateus

Câmara realiza sessão solene para homenagear personalidades

Publicado

A Câmara Municipal, realizou sábado (30/11) sessão solene para homenagear 85 personalidades pela passagem dos 480 anos de colonização de São Mateus. Vale explicar que essa solenidade faz parte do calendário oficial, que se realiza no mês de setembro, aniversário da cidade, mas devido as eleições municipais, sua realização foi adiada para novembro.

O evento aconteceu no Sesc, quando foram entregues títulos de Cidadania Honorária (Cidadão Mateense), Cidadão Benemérito, Visitante Ilustre, Mateense Ausente Nº 1, Medalhas Vale do Cricaré e Amigos de São Mateus. Além disso, foram contemplados com 12 comendas cidadãos que se destacaram em vários setores da sociedade.

Para quem participou da cerimônia, reclamou dos “discursos enfadonhos de vereadores” o que causou certo desinteresse e cansaço, uma vez que tomou muito tempo da parte principal que foi a solenidade de entrega dos títulos aos homenageados. Várias pessoas presentes ao evento deixaram o auditório devido a longa cerimônia.

Outro problema pontuado foi com equipamento para a apresentação de vídeo e também com o som. Um dos homenageados preparou uma apresentação que usaria pouco menos de 10 minutos, mas não obteve o suporte dos equipamentos que poderiam ilustrar sua apresentação, preparada com tanto zelo.

Apesar dessa dinâmica, para os presentes o saldo do evento foi positivo.

Orgulho mateense.

Confira a lista dos homenageados em 2024

Leia mais:  MPC-ES aponta atraso em pagamento do INSS na Prefeitura de São Mateus e cobra responsabilidade

CIDADANIA HONORÁRIA (CIDADÃO MATEENSE)

Ivonete Trés

Keyla Cristina de Araújo Santos

Luciene Santos de Jesus Basílio

Cecílio José dos Santos

Roberto da Costa

Arnaldo Pires de Souza

Ester Fraga da Silva

Jairo Santos de Jesus

Joaci Souza Nunes

Rita de Cassia Santos de Souza

Vanuza Gonçalves Ribeiro

Wellington Santos Paiva

Zenilda Lavanhole de Souza

Kesia da Silva Souza

Roberto Motta Gomes

Odirley Rigoti

Clicia Saionara Andrade Duda

Murillo Faccini de Angelo

Carlos Eduardo Muller

Jocelino dos Santos Ramos

Fernando Fachetti

José Carlos Gonçalves

Wenison José dos Santos Reis

Doriedson Luiz Oliveira

Sonia Gomes Lubke

Welton Paulo da Silva

Rosilene Martins Costa Pasti

Dalva Costa Oliveira

Heraldo Quinelato

Valmir Oliveira Alves Filho

Marcelo Barreto da Silva

Ednara Oliveira Bonifácio

Natalice Oliveira Pinto

Jefferson Bonomo Barcellos

Rute Ribeiro de Oliveira

Cleidy Haeffner Martins

Eronilton Barbosa dos Santos

Maurilio Pereira Rodrigues

Sergio Marcos Vieira de Souza

Vanete Miguel Timoteo

Karina Arrebola Brahim

Clebson Coutinho Bazoni

Christiane Andrade Gomes Schemes

Duília Vianna Motta Alves

Marcelo Alves de Oliveira

Marlon Borges de Oliveira

Gracieli Corrêa Honorato

João Batista Gonçalves

Lucas Modenesi Vicente

Wanderson Bonomo

Jessé Cupertino

Rômulo Brito Sírio

Edmar Lorencini dos Anjos

Hudson Soares Leal

Julia Peruchi Guimarães Brito

Pedro Santana Gonçalves

Luzia Moreira Da Cruz

Osvailson da Silva Moreira

Celio dos Santos Mereles

Leia mais:  Força-tarefa entre Governo do estado e prefeitura para auxiliar famílias atingidas pelas chuvas

Gilberto da Costa Neves

 

CIDADÃO BENEMÉRITO

Frank Cardoso

Maria José Gomes Borges

 

VISITANTE ILUSTRE

Richardeny Luiza Lemke Ott

Elias Wagner

 

MATEENSE AUSENTE Nº 1

Lauro Nardoto Conde

 

MEDALHA VALE DO CRICARÉ

Jamily de Jesus Botelho

Everton Christ

Arthur Wagemacker Reis

 

MEDALHA AMIGOS DE SÃO MATEUS

Gilson Meireles dos Santos

Priscila Costa Souza

Marcos Dalbem Samaritano

Rodrigo Azevedo Batista

Marcus Azevedo Batista

 

COMENDA DE MÉRITO HERINÉA LIMA OLIVEIRA

Carlos Santos da Rocha

COMENDA DE MÉRITO “ANDRÉ ORLANDI NARDOTTO”

Dionny Felipe

COMENDA DE MÉRITO “JACKSON MENDONÇA BAHIA”

Michelle da Conceição Trés Santana

COMENDA DE MÉRITO “IVANA NASSUR DE PAIVA GONÇALVES”

Rui Carlos Baromeu Lopes

COMENDA DE MÉRITO “JOSÉ LUIZ NEVES”

Itamar Soares Dias

COMENDA DE MÉRITO “MANOELITO EMÍLIO DE ALMEIDA”

Bismark Zuliani Pavezi

COMENDA DE MÉRITO “GERALDO CASOTTI SIMÃO”

Ronan Hilario da Silva

COMENDA DE MÉRITO “OLAVO ZULIANI PESSANHA”

Giuliano Coradini Quinquim

COMENDA DE MÉRITO “IOSANA FUNDÃO AZEVEDO”

Luciana Moreira da Costa

COMENDA DE MÉRITO “WALLACE CASTELLO DUTRA”

Jailson Barbosa

COMENDA DE MÉRITO “MATHEUS CUNHA FUNDÃO”

Isaias Rosa de Oliveira

COMENDA DE MÉRITO “GUALTER NUNES LOUREIRO”

O ex-prefeito, Amadeu Boroto, recebeu a homenagem em sessão da Câmara desta segunda-feira (02/12) porque no dia da Sessão Solene estava em compromisso familiar.

publicidade

São Mateus

Estudantes da Ufes protestam contra precariedade do RU em São Mateus

Publicado

“Roletaço” marcou insatisfação com falta de garantias à permanência estudantil

Estudantes do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus, realizaram um ato no Restaurante Universitário (RU) na manhã de sexta-feira (9), para denunciar a falta de alimentação adequada, problemas sanitários, e o que classificam como “descaso institucional com a permanência estudantil”, especialmente dos alunos do turno noturno.

A mobilização teve como estopim o episódio da noite anterior, quando o RU serviu apenas 200 marmitas para o campus. Segundo relatos, não houve qualquer aviso prévio sobre a limitação no atendimento. De acordo com estudantes presentes, uma funcionária da empresa terceirizada – não informada pela Ufes – responsável pelo restaurante informou que a distribuição foi interrompida porque a comida havia acabado e parte dos funcionários não compareceu ao trabalho.

A situação, no entanto, não é pontual. Em nota divulgada pelo Diretório Acadêmico de São Mateus, os representantes estudantis afirmam que essa não foi a primeira vez que os estudantes têm seus direitos básicos e sua dignidade violados pelas condições precárias do campus, “especialmente no que diz respeito ao acesso e uso dos espaços por quem estuda no turno noturno”, destaca.

Além da falta de alimentação, os estudantes denunciam condições insalubres e inseguras no serviço prestado: alimentos vencidos, objetos estranhos encontrados nas refeições – plásticos e até pedaços de pano – e diversos casos de intoxicação alimentar. As denúncias têm sido registradas também nas redes sociais.

Leia mais:  Bairro Liberdade vai ganhar Unidade Básica de Saúde

“Essa situação é inadmissível. Estão negando nossos direitos mais básicos”, diz a nota do diretório. “Não é apenas por marmitas! É por todo o descaso com o corpo estudantil e suas necessidades. É sobre não pensarem no nosso bem-estar, na nossa saúde, na acessibilidade e permanência”, protestam.

Uriel Santana, presidente do Diretório Acadêmico, participou de uma reunião realizada pela manhã entre representantes da administração do campus, da empresa terceirizada, da Diretoria de Gestão de Restaurantes da Ufes (DGR) e estudantes. Ele criticou a falta de respostas efetivas e relatou o sentimento de abandono. “Em alguns momentos sugeriram que os próprios estudantes vissem quem vai precisar de marmita no dia seguinte. Tem gente que sai de Minas Gerais para ter aula todo dia. Imagina chegar e descobrir que não tem comida”, afirmou.

Beneficiário do auxílio estudantil da faixa A – voltado a estudantes em maior vulnerabilidade –, ele revelou que evita comer no RU por já ter sofrido intoxicação alimentar. “Prefiro me virar e trazer comida de casa. Nós não nos sentimos cuidados. O RU foi uma conquista histórica do movimento estudantil. Agora, nem conseguimos ter acesso digno à alimentação”, criticou.

O presidente do DA também apontou problemas na gestão de pessoal pela terceirizada. “Eles mesmos relataram dificuldade para contratar funcionários. Para o turno noturno, de sete, só dois estavam trabalhando e foram transferidos para concentrar todos no diurno, e o noturno ficou sem atendimento. Agora estão servindo marmitas. É muito complexo”, afirmou. Segundo ele, a única resposta concreta recebida na reunião foi o aumento da quantidade de marmitas noturnas de 200 para 250 — número ainda considerado insuficiente pelos estudantes.

Leia mais:  MPC-ES aponta atraso em pagamento do INSS na Prefeitura de São Mateus e cobra responsabilidade

Na tarde desta sexta, o Diretório solicitou o cancelamento das aulas noturnas como forma de garantir o direito à alimentação e segurança dos estudantes, mas segundo ele, foi negado pela Diretoria de Gestão de Restaurantes da Ufes. “Saímos da reunião sem garantias. Prometeram resolver até segunda-feira, mas não estamos confiantes. O problema é antigo, já trocaram a empresa, e tudo continua igual. Mesmo sendo um dos RUs mais caros do Brasil”, enfatiza.

Um novo ato já é sinalizado para os próximos dias, caso não haja avanços concretos até segunda-feira. “Não vamos nos calar diante do abandono”, garantem os estudantes.

‘Sanções’

Em nota oficial, a Diretoria de Gestão de Restaurantes da Ufes afirmou que acompanha de perto a situação do RU de São Mateus. Informou também que vai notificar formalmente a empresa terceirizada responsável, exigindo a regularização imediata do serviço sob pena de sanções previstas em contrato.

Ainda segundo a nota, desde o início do ano foram adotadas, em caráter emergencial, medidas como o fornecimento de marmitas durante o jantar por causa da “insuficiência de pessoal terceirizado”. A DGR diz “reiterar o compromisso com a qualidade da alimentação, a transparência na gestão dos RUs e o bem-estar da comunidade acadêmica”.

Continue lendo

São Mateus

Formação ‘Caminhos Compartilhantes com o PDDE’, em São Mateus (ES)

Publicado

Equipe do Cecampe Sudeste UFU promoveu dois dias de atividades no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Nos últimos dias 24 e 25 de abril, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe Sudeste UFU) realizou, em São Mateus (ES), sua primeira parada compartilhante do ano, promovendo dois dias da formação presencial “Caminhos Compartilhantes com o PDDE”, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). A formação foi realizada no Campus São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que também foi instituição parceira para a realização da atividade formativa.

O evento reuniu gestores/as escolares, representantes de caixas escolares e profissionais da educação básica de 18 municípios do Espírito Santo em suas duas turmas. No dia 24, participaram gestores/as dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, Nova Venécia, Pinheiros, Alto Rio Novo e Vila Pavão. Já no dia 25 a formação atendeu representantes de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Bananal, Vitória e Venda Nova do Imigrante, reafirmando o compromisso regional com o fortalecimento da gestão escolar.

Leia mais:  Bairro Liberdade vai ganhar Unidade Básica de Saúde

Formação 'Caminhos Compartilhantes com o PDDE', em São Mateus (ES)

A programação dos dois dias contou com mesas institucionais e dialogadas, nas quais foram discutidos temas como o PDDE como política pública, a gestão democrática dos recursos e estratégias para o uso responsável dos repasses federais. As mesas foram compostas pelo representante técnico do FNDE/MEC, Hudson Nogueira Santos, e por especialistas da UFU, da UFES e da UFMG, além de autoridades locais e regionais da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES), da Superintendência Regional de Ensino de São Mateus e da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

Formação 'Caminhos Compartilhantes com o PDDE', em São Mateus (ES)

Em ambos os dias houve apresentações culturais simbólicas, no começo das atividades. No primeiro dia, a Griô Gessi Cassiano e a professora Olindina Cirilo Nascimento Serafim refletiram sobre a ancestralidade e a resistência quilombola por meio da poesia. No segundo dia, estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Valério Coser, orientados pelo professor Alex e pela professora Olindina, emocionaram o público com uma apresentação artística de pertencimento, luta e resistência dos quilombos. As tardes foram dedicadas a oficinas práticas, seminários temáticos e assessoramento técnico para escolas diferenciadas, com foco em territórios indígenas, quilombolas e assentamentos. As atividades foram conduzidas com metodologias dinâmicas e interativas, valorizando o protagonismo dos participantes.

Leia mais:  Forte chuva deixa ruas alagadas em bairro de São Mateus

Formação 'Caminhos Compartilhantes com o PDDE', em São Mateus (ES)

Como em todas as ações formativas do Cecampe Sudeste UFU, o Cecampe Sudeste Atende esteve presente, oferecendo atendimento técnico especializado às dúvidas específicas das equipes escolares e contribuindo de forma direta para o fortalecimento da gestão educacional nas redes públicas. Toda essa mobilização só foi possível graças ao trabalho conjunto entre o Cecampe Sudeste UFU, a Universidade Federal do Espírito Santo, a Sedu/ES, a Superintendência Regional de Ensino de São Mateus, a Secretaria Municipal de Educação de São Mateus, a Secretaria Municpal de Educação de Pinheiros, lideranças quilombolas, além das secretarias de Educação e superintendências dos municípios participantes. A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Seccional Espírito Santo (Ucme-ES) também esteve presente durante as atividades. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana