conecte-se conosco


Cidades

Caminhada pelos Autistas reúne multidão em Camburi

Publicado

O evento, que aconteceu domingo (14), tem objetivo promover a inclusão e destacar a importância da conscientização sobre o autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi comemorado em 2 de abril, é uma data muito importante na sociedade, principalmente para as famílias dos autistas que precisam enfrentar inúmeras lutas cotidianamente. 

Mesmo sob chuva, uma caminhada promovida pela Associação dos Amigos dos Autistas no ES (Amaes) reuniu familiares e simpatizantes da causa. 

A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, agradeceu a presença de todos os presentes na caminhada.

“Mesmo diante da chuva persistente, nunca desistimos. Tantas famílias, tantos parceiros aqui reunidos, essa chuva foi como um renovo para nossa alma, uma prova de nossa resiliência, assim como das famílias que convivem com o autismo”, destacou. 

A presidente também ressaltou mais um ano de alegria. “Mesmo sob o céu cinzento, podemos ver claramente o espírito da Amaes, presente e resiliente. Nós, mães atípicas, jamais desistimos”.

Você conhece os sinais do autismo? 

Alguns sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) surgem a partir de 1 ano e meio de idade, podendo surgir até mesmo antes, em casos mais graves. Veja alguns deles:

Leia mais:  Mulher morre em grave acidente entre carro e carreta na BR-101

• Não manter contato visual por mais de dois segundos;
• Fazer movimentos repetitivos sem função aparente;
• Alinhar objetos;
• Não atender quando chamado pelo nome;
• Hiperfoco: apresentar interesse restrito por um único assunto;
• Escolalia: repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem a devida função;

• Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise.

Vale lembrar que a cor azul, que representa o TEA é pelo fato da prevalência ser, em média, de quatro homens para cada mulher com o transtorno.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o comportamento social, a comunicação e a linguagem.

A pessoa autista pode desenvolver manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Alguns Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos. A prevalência é maior no sexo masculino.

Leia mais:  Samu abre processo seletivo para médicos com salário de até R$ 13,3 mil

publicidade

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Campanha arrecada mais de 2 mil livros para Iconha

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Nova Venécia avança e conclui recuperação das principais estradas vicinais

Publicado

Desde o início do ano a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia tem intensificado os trabalhos de patrolamento e recuperação das estradas vicinais e ramais pelo município, chegando ao meado do mês de março com quase 100% das principais vias recuperadas.

A iniciativa trouxe importantes melhorias de acesso às comunidades rurais, garantindo um transporte escolar de qualidade, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e o ir e vir da população que resido no interior.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Nova Venécia, as estradas estavam precárias, chegando ao ponto de ter que interditar alguns trechos. “As condições de algumas estradas dificultavam muito a locomoção dos moradores e o transporte dos estudantes e da produção agrícola. Priorizamos a linha do transporte escolar e conseguimos concluir essa primeira etapa alcançando as nossas metas. Agora estamos nos aproximando da colheita do café e o nosso objetivo é melhorar a mobilidade e garantir que os agricultores possam escoar sua produção”.

Facilidade no escoamento da produção

Leia mais:  Mulher morre em grave acidente entre carro e carreta na BR-101

Além da recuperação das vias principais, a Secretaria Municipal de Agricultura também tem se preocupado com os carreadores das lavouras. Com a proximidade da colheita do café, a pasta agora se curva para deixar as estradas das lavouras em boas condições e facilitar a vida do produtor rural.

Pontos críticos

Em algumas localidades as vias estavam em condições precárias e até intransitáveis. Na região da Travessia, um trecho estava interditado desde dezembro do ano passado, impedindo o tráfego de veículos e o escoamento da produção. Na localidade do Córrego Santa Joana, um ponto que estava interditado foi recuperado, assim como a estrada que liga o Córrego Invejadinha ao Córrego Dantas.

Ação de prevenção

Além disso, foram realizados levantamentos em áreas baixas propensas a alagamentos, com ações preventivas para evitar novos problemas durante o período chuvoso. As intervenções visam garantir mais segurança e fluidez no tráfego, beneficiando tanto os produtores rurais quanto os moradores das comunidades.

Depoimentos

“Essa recuperação é muito importante, principalmente em relação ao transporte escolar, que agora está mais seguro para as crianças. Além disso, em épocas de chuva, o caminhão que transportava o leite não conseguia passar, o que prejudicava muito os produtores. Com as melhorias, o acesso está muito melhor”.
José Duíno de Freitas / Produtor rural do Córrego Maruí

Leia mais:  Campanha arrecada mais de 2 mil livros para Iconha

“As estradas estavam cheias de buracos, o que prejudicava muito o acesso à comunidade. Agora, com o patrolamento e a recuperação, o trajeto está mais seguro e eficiente”.
Elson Ponte / Produtor rural do Córrego do Ouro

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana