Medicina e Saúde
Campanha Novembro Azul chama atenção para saúde do homem
Publicado
01/11/2019 - 13:07
O Novembro Azul é uma campanha desenvolvida no Brasil pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida”, que teve sua origem em 2008. O mês é dedicado a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e à conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem.
Entre as ações voltadas ao mês no Espírito Santo, o Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves, promoverá no dia 19 de novembro, considerado dia Internacional do Homem, a palestra “Saúde do Homem”, ministrada pelo médico urologista Dr. Tharcísio Gé de Oliveira. Será aberta para pacientes, acompanhantes e funcionários.
Segundo a referência técnica estadual da Saúde do Homem, da Secretaria da Saúde (Sesa), Lucimar Ventorim Hamsi, ao falar da saúde do homem é preciso lembrar de sua integralidade e de seu cuidado como um todo.
“Trabalhamos durante todo o ano a saúde do homem de forma integral, como a promoção de vida, de saúde. Quando foi criada a Política Nacional de Atenção ao Homem, verificou-se que os óbitos não eram, em sua maioria, causados pelo câncer de próstata, mas sim por doenças crônicas, como as cardiovasculares e por causas externas”, informou a referência técnica.
Lucimar Ventorim Hamsi lembra que por uma questão cultural a maioria dos homens não procurara o médico ou o serviço de saúde e quando o fazem, é por já estarem doentes. A importância de trabalhar a integralidade requer abordar, principalmente, os cuidados que os homens precisam ter durante toda vida para seguir saudável e não adoecer, uma vez que estão mais envolvidos nos fatores de risco, como fatores de violências externas, ou de tabagismo, ingestão de álcool, etc.
“Precisamos atentá-los que ao seguir hábitos saudáveis como praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, fazer exames periódicos, ajudam a promover a sua saúde e a evitar o adoecimento por quaisquer doenças”, explica.
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos.
Por meio da PNAISH, a Sesa promove durante todo o ano ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de agravos, sendo foco principal da Atenção Primária, trazer conscientização de qualidade de vida, assim como informações sobre cuidados à saúde do homem para melhor viver e diminuir complicações.
A APS da Sesa prima por incentivar os municípios na implantação de políticas voltadas para toda Família, principalmente, no fortalecimento de ações nas Unidades Básicas de Saúde para cuidados aos homens.
Dados de câncer de próstata no Espírito Santo
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se para o biênio 2018-2019, mais de 68 mil novos casos da doença no Brasil. No Espírito Santo, segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, foram registrados, de janeiro de 2018 a agosto de 2019, 1.475 casos de internação hospitalar por neoplasia maligna de próstata, sendo 898 casos em 2018 e 577 de janeiro a agosto de 2019.
Lucimar Ventorim ressalta que a maioria dos casos de internação hospitalar por neoplasia maligna de próstata aconteceu em homens na faixa etária de 60 a 79 anos. Em relação aos óbitos, nos últimos três anos tem sido, no Estado, a sétima causa de morte entre os homens. Em 2017, foram 320 casos; em 218, 335 casos; e em 2019, até agosto, foram registrados 216 casos. A maioria dos óbitos ocorreu em homens idosos, na faixa etária de 80 anos e mais, seguidos da faixa etária de 70 a 79 anos.
Onde buscar tratamento
O Espírito Santo conta com um estabelecimento de saúde habilitado como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e seis estabelecimentos de saúde habilitados como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) para o tratamento de câncer de próstata:
Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC) – instituição filantrópica conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), classificada como Cacon;
Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon;
Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) – instituição pública Federal, vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), classificada como Unacon;
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Emescam);
Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – instituição filantrópica, conveniada ao SUS, classificada como Unacon, vinculada a instituição de ensino (Univix);
Hospital Maternidade São José (HMSJ) – instituição filantrópica, vinculada ao SUS, classificada como Unacon;
Hospital Rio Doce – instituição filantrópica, vinculada ao SUS, classificada como Unacon.
Programação Hospitais
Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares:
O hospital oferecerá atividades de sensibilização, à prevenção do câncer de próstata; disponibilização de exames e atendimentos com urologistas; roda de palestras educativas e informativas; atividade de relaxamento com a fisioterapia;
Dia 17 de novembro, das 8h30 às 15h: corte de cabelo e barba, para todos os servidores;
Dia 18 de novembro, a partir das 8h: Spa dos pés e limpeza de pele, para todos os servidores;
Dia 19 de novembro: Spa dos pés e limpeza de pele (das 8h às 15h) e palestra sobre saúde do homem, com Dr Itamar Soares Dias (às 15h), para todos os servidores;
Dia 20 de novembro, às 15h: palestra sobre câncer de próstata, com Dr Jorge Silva, para todos os servidores.
Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santo Neves:
– A fachada do hospital receberá a iluminação azul;
– Terá ação de conscientização para os pacientes, acompanhantes e funcionários de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde do homem;
– Dia 19 de novembro, às 11 horas: palestra “Saúde do Homem”, com médico Urologista Tharcísio Gé de Oliveira. Público-alvo: paciente, acompanhantes e funcionários.
Hospital Estadual Central:
– Iluminação da fachada azul durante o mês de novembro;
– Liberação para que os colaboradores venham de camisa azul as sextas-feiras;

Medicina e Saúde
Vacinados contra a covid-19 no ES não tiveram efeitos colaterais, diz subsecretário de Saúde
Publicado
22/01/2021 - 11:54
Ele destacou que o Espírito Santo vive uma estabilidade tanto na taxa de contágio quanto na ocupação de leitos de UTI há algumas semanas
Mais de 5 mil capixabas já foram imunizados contra o novo coronavírus. As primeiras 101 mil doses da vacina CoronaVac chegaram ao Espírito Santo na segunda-feira (18) e começaram a ser distribuídas para os municípios na terça (19). Segundo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o balanço desta primeira etapa, até o momento, é positiva.
Reblin relatou que ainda não foi registrada nenhuma situação de efeito colateral com a vacina, que está sendo aplicada, prioritariamente, em idosos que vivem em asilos, profissionais da área da saúde que trabalham diretamente com pacientes infectados e em indígenas aldeados. “Tudo tem transcorrido de forma absolutamente tranquila em todas as cidades do Estado. Segundo nossos registros, até o início da tarde de quinta, tínhamos um pouco mais de 5 mil pessoas vacinadas”, contabiliza.
Ele acredita que, com a liberação de um sistema online de registro feito pelo Ministério da Saúde, esse número pode ser maior já que atualmente a contabilidade é manual e naturalmente demora a atualização mais frequente.
O subsecret´ário vê com esperança a chegada de dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindas da Índia, e que devem ser entregues ainda nesta sexta-feira no Brasil. Ele afirma que o diálogo com o Ministério da Saúde é constante. “As vacinas vindas da Índia irão para a Fiocruz e serão distribuídas para os Estados. Nós estamos aguardando qual será a quantidade destinada a cada Estado e quais os grupos que serão definidos para receber esta vacina”, informou, lembrando que o Ministério pode ser que modifique o público-alvo das vacinas nessa fase.
O Espírito Santo, no momento, vive um quadro de estabilidade em relação à pandemia de covid-19. Com uma ocupação de leitos de UTI em 77%, o subsecretário acredita que não haverá mudança significativa no mapa de risco a ser apresentado no final da tarde desta sexta. “Nós temos alguma estabilidade nas internações há algumas semanas e continuamos monitorando, diariamente, esta situação. Se houver necessidade de ampliarmos os leitos de UTI, nós faremos essa ampliação para que a nossa taxa de ocupação não ultrapasse a faixa de 80%”, afirmou.
Pacientes de Manaus
Os 36 pacientes vindos de Manaus (AM) chegaram na noite de ontem ao Espírito Santo. Eles tiveram que ser transferidos a vários Estados devido ao sistema de saúde colapsado do Amazonas e da crise da falta de oxigênio. “Infelizmente, em Manaus, pacientes em enfermaria já precisavam de um cuidado mais intensivo. Eles foram avaliados ao chegar aqui. Alguns foram para UTI, foram entubados pois o quadro assim o exigia e outros permaneceram em leitos de enfermaria”, finalizou.
Medicina e Saúde
Vacina contra a Covid-19 é aplicada em mais de 5 mil pessoas no Estado
Publicado
21/01/2021 - 21:20
A primeira dose da vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19) já foi aplicada em 5.110 pessoas no Espírito Santo. Os dados são do Programa Estadual de Imunizações, da Secretaria da Saúde (Sesa), referentes às vacinas aplicadas até as 15h desta quinta-feira (21). As doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, começaram a ser distribuídas pela Secretaria da Saúde na terça-feira (19), para atender ao público-alvo definido pelo Plano Nacional de Vacinação (PNI) na primeira etapa da fase 1 da campanha de vacinação.
Os municípios da Região Metropolitana de Saúde realizaram, até o momento, a imunização de 1.223 pessoas; nos municípios da Região Sul foram 2.475; nos municípios da Região Central foram 644 vacinados; e os municípios da região Norte totalizaram 768 pessoas imunizadas.
A vacinação ocorrerá em duas doses, com um intervalo de tempo de quatro semanas. Para a aplicação da segunda dose, a Secretaria da Saúde realizará uma nova distribuição às Regionais, o que deve ocorrer na segunda semana do mês de fevereiro.
Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19
Para a primeira etapa da fase 1, a imunização se dará pelos trabalhadores da saúde (42.273); pessoas maiores de 60 anos residentes em instituições de longa permanência (2.970); pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (210) e indígenas aldeados (2.793), em conformidade com os cenários de disponibilidade da vacina. O público idoso acima dos 75 anos não institucionalizados (155.760 capixabas) será contemplado com a disponibilidade de mais imunizantes, na segunda etapa da fase 1.
Ainda segundo determinações do Ministério da Saúde, a população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 foi priorizada seguindo os critérios de exposição à infecção, além de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O escalonamento desses grupos populacionais para vacinação se dará conforme a disponibilidade das doses de vacina.
Em relação à imunização dos profissionais da saúde, os critérios utilizados, segundo a Resolução CIB N° 007/2021, leva-se em consideração: os profissionais vacinadores; os das Instituições de Longa Permanência para Idosos; os trabalhadores de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19, dos hospitais referências; trabalhadores da Urgência e Emergência; enfermaria dos hospitais Covid-19; e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); profissionais da sala vermelha de Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs e PAs); e profissionais dos Centros de Referência para a Covid-19, na Atenção Básica.

Flordelis: Filha diz que pagou R$ 5 mil para executar pastor

Governo amplia mais 30 leitos para atendimento à Covid-19 no sul do Estado

Novo Terminal de Itaparica é entregue à população nesta sexta-feira (22)

Final da Libertadores: decreto do Governo autoriza até 10% da capacidade do Maracanã

Governo do Espírito Santo divulga 41º Mapa de Risco Covid-19
São Mateus


São Mateus: Qualificar ES abre 60 vagas em retorno de cursos presenciais
O ano de 2021 começou com boas oportunidades para quem deseja se qualificar gratuitamente. O Programa Qualificar ES, desenvolvido pela...


Visitas suspensas nas unidades prisionais de São Mateus
A Secretaria da Justiça (Sejus) suspendeu as visitas sociais nas unidades prisionais de São Mateus, considerando o 40º Mapa de Risco...


Governador oficializa início do funcionamento do SAMU 192 na região norte
O Governo do Estado oficializou, nesta quarta-feira (20), o início do funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU...
Política e Governo


Governo amplia mais 30 leitos para atendimento à Covid-19 no sul do Estado
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (22), a disponibilização de mais 30 leitos adultos exclusivos ao...


Novo Terminal de Itaparica é entregue à população nesta sexta-feira (22)
O Governo do Estado entregou à população, nesta sexta-feira (22), o novo Terminal Urbano de Itaparica, em Vila Velha. Foram...


Governador Casagrande inaugura obras de infraestrutura em Ibatiba
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (21), no município de Ibatiba para a inauguração e o acompanhamento...
Segurança


Justiça nega pedido de liberdade para acusado de assassinar ex-governador Gerson Camata
A magistrada responsável pelo julgamento do pedido alegou que não há fatos novos que possam justificar a liberdade do réu...


Operação Estado Presente resulta em sete prisões no sul do Estado
Na última quarta-feira (20), forças de segurança deflagraram a Operação Estado Presente, no sul do Estado. Polícias Civil (PCES) e...


Polícia Militar apreende duas submetralhadoras de fabricação caseira em Aracruz
Durante patrulhamento no bairro Segatto, na sede de Aracruz, a equipe de Força Tática avistou dois individúos em atitude suspeita,...
Camisa 10


Final da Libertadores: decreto do Governo autoriza até 10% da capacidade do Maracanã
O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou decreto, nesta sexta-feira, autorizando a realização da final da Copa Libertadores,...


Flamengo bate o Palmeiras, cola no Inter e acirra ainda mais o Brasileirão
Rubro-Negro domina ações e vence confronto direto pelas primeiras posições do Brasileirão. Time agora é o 3º colocado O sonho...


Muricy se nega a assumir o São Paulo. Sem saída, Diniz fica
Conselheiros que sustentam Casares querem que Muricy assuma. O coordenador não aceita. Raí e Daniel Alves querem Diniz. Ambiente caótico...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado
-
Moda e Beleza21/04/2020 - 17:12
Rolinho de Jade – O que é, como funciona, benefícios e como usar