conecte-se conosco


Entretenimento

Capital capixaba recebe festival dos 150 anos da imigração italiana

Publicado

Os italianos chegaram no Espírito Santo em 1874 e para celebrar este marco será realizado um evento na Praça do Papa, em Vitória, com música, cultura e comidas típicas

Com foco nas histórias, produções artísticas, cultura e culinária italianas, acontece, entre esta sexta-feira (31) e domingo (02), o Festival da Cultura Italiana: “tudo começou aqui, Noi Siamo La Storia”, na Praça do Papa, em Vitória. O evento é gratuito e tem como principal objetivo promover um intercâmbio entre as colônias de italianos, seus descendentes e toda a população, além de reunir fabricantes que comercializam produtos típicos, como massas e vinhos.

Para a presidente da Comunità Italiana, entidade cultural que organiza o evento, Rosa Maioli, a ação representa não apenas a ponte entre as culturas italiana e capixaba, mas também mostra a importância de fortalecer as histórias do povo italiano, que fez do Espírito Santo sua segunda casa. “A nossa cultura, mesmo fora do nosso país de origem, segue viva e forte. Basta visitar as colônias italianas, que estão espalhadas pelo território capixaba, como Santa Teresa, Santa Leopoldina e Aracruz. Por isso, o festival irá reunir toda a vivência e história dos italianos e seus descendentes, que permanecem aqui no Espírito Santo até os dias de hoje”, afirma.

Leia mais:  Projeto Congo Vivo abre inscrições gratuitas para oficinas de casaca, tambor, jongo, dança, estandarte e artesanato

O evento conta com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Secretaria da Cultura (Secult), do Ministério da Cultura (Minc), entre outras entidades.

As principais atrações

O Festival contará com três palcos: o “Espaço Vi e Vivi”, o “Palco Coliseu” e o “Palco Torre de Pisa”. Nesses palcos, ocorrerão diversas atrações para rememorar a alegria e o clima festivo dos italianos, como a pisa da uva, que representa a tradição de como o vinho era produzido antigamente, além da apresentação de corais, bandas, mini campo de bocha livre, cortejos com danças e roupas típicas, mini tombo da polenta, teatro e apresentações com grupos folclóricos das colônias italianas de várias partes do Estado.

 

Os italianos em terras capixabas

Na década de 1850, Pietro Tabacchi, por motivações políticas, emigrou do Trento para o Espírito Santo, onde adquiriu uma propriedade em Santa Cruz, Aracruz, a “Fazenda das Palmas”. Em 1874, chegou no Espírito Santo a Expedição Tabacchi e inaugurou a emigração em massa de italianos para o Brasil. O navio La Sofia partiu em 03 de janeiro do Porto de Gênova e chegou em 17 de fevereiro, pela manhã, na Baía de Vitória, em uma viagem de 25 dias. Quatro dias depois, ocorreu o desembarque no Porto de Vitória. Dos 388 camponeses da Expedição Tabacchi, 145 permaneceram no Espírito Santo e os outros 240 pediram transferência para outras províncias do Brasil.

Leia mais:  Festival do torresmo começa nesta quinta em Vila Velha. Veja a programação

Sendo assim, o Estado passou a ser considerado o berço da imigração italiana. Dos mais de 48 mil imigrantes que aqui chegaram, 75% deles eram italianos, segundo dados do “Projeto Imigrantes Espírito Santo”, do APEES. “É importante destacar que a presença italiana é vista de norte a sul do Espírito Santo, com protagonismo em áreas do setor econômico-produtivo. Ela também é percebida nas manifestações culturais, religiosas, costumes e transmissão dos saberes”, explica o diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto.

Serviço:

Festival da Cultura Italiana: “tudo começou aqui, Noi Siamo La Storia”

Local: Praça do Papa – Vitória.

Sexta-feira (31): 16h às 22h

Sábado (01): 10h às 22h

Domingo (02): 10h às 18h

A programação completa pode ser acessada no link: https://comunitaes.org.br/confira-a-programacao-do-festival-da-cultura-italiana-em-vitoria-de-31-de-maio-a-2-de-junho/.

publicidade

Entretenimento

Festival em Santa Teresa terá aulas gratuitas de gastronomia; saiba como participar

Publicado

O Festival Nostra Cucina vai oferecer aulas gratuitas de gastronomia em Santa Teresa, com cursos sobre pizzas, massas caseiras, bolos, hambúrgueres gourmet e pães artesanais.

As atividades acontecem na unidade móvel de gastronomia do Senac-ES, estacionada na Avenida Ricardo Pasoline, nº 52, no Centro do município, até o dia 24 de abril.

As vagas são limitadas e destinadas à população em geral, profissionais e empresários do setor de turismo. Interessados podem se inscrever pelo formulário online, disponível neste link.

Ao todo, 255 vagas foram disponibilizadas para 13 cursos. No dia 29 de março, o espaço também receberá uma rodada de networking voltada a profissionais e entusiastas da gastronomia.

Festival Nostra Cucina

O festival acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, reunindo 33 restaurantes que apresentarão pratos inspirados na culinária italiana. Além dos restaurantes, cafeterias, queijarias e gelaterias participam do evento com opções selecionadas para o público.

Entre os pratos disponíveis, estão risotto de tomatinho com páprica defumada e pollo al limone; gnocchi de batata ao molho alfredo trufado com filé mignon grelhado e crocante de mexerica; e fettuccine alfredo com camarão, bacon e espinafre. Os valores dos pratos variam entre R$10 e R$230.

Leia mais:  Maria Zilda Bethlem explica por que parou de atuar em novelas e alfineta jovens atores

A lista completa dos restaurantes participantes pode ser conferida no Instagram oficial do evento: @nostracucinafestival.

Continue lendo

Entretenimento

Pequena Miss Brasil, Wenna Dalpra Macci é de Santa Teresa do ES

Publicado

Com apenas 13 anos, Wenna Dalpra Macci se preparou para um grande desafio: e conquistou q a coroa e a faixa de Pequena Miss Brasil 2025

O concurso aconteceu entre os dias 19 e 23 de março, em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Além da competição, as candidatas se divertiram e tiveram dias de lazer no famoso Parque Beto Carrero.

Ao todo, 70 meninas de diferentes estados brasileiros participaram da disputa dividida em categorias — baby, mirim e infantil — e culminou com a coroação da grande vencedora, Wenna!

Escolhida como segundo lugar no Pequena Miss ES 2024 Wenna representou com orgulho a cidade natal Santa Teresa e todo o ES. Modelo, estudante e influencer, ela é apaixonada por cachorros e não dispensa uma boa brincadeira. Encarou com dedicação e elegância o maior desafio do ingresso na carreira como miss. Wenna agora não só levou o título de Pequena Miss Brasil 2025 como também terá a honra de representar o país no Miss Universo Infantil, realizado no exterior.

Leia mais:  Homem diz que é filho de Gugu, pede DNA e quer parte na herança

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana