Quepes, quimonos e franjas são as apostas deste ano para os dias de folia
As marcas de vestuário já estão ligadas nos figurinos para o Carnaval 2020. Nesta semana, os lançamentos de coleções estão conectados com a festa popular e trazem novas tendências para a folia. Este ano são as franjas, os quepes e os quimonos que estão em alta.
— O nosso público é apaixonado por Carnaval e está disposto a gastar em produções diferentes para se destacar da multidão dos blocos —, afirma a empresária da El Gato, Heloíza Romão.
No ano passado, os grandes destaques da festa eram as tiaras de unicórnio e sereia. Porém, o Carnaval 2020 deve ser mais influenciado pelas tendências militares e orientais. Além disso, os festivais de música – como o Coachella e o Lollapalooza – são os grandes queridinhos para referências.
Com estas inspirações, os quepes dourados e as tiaras com franjas brilhosos são alguns dos itens essenciais para o Carnaval 2020. As tiaras devem vir com fitinhas de paetê penduradas nas laterais e os quepes podem ganhar decorações.
Tendências de vestiário
Os foliões vão buscar roupas versáteis para o Carnaval de 2020, de acordo com Livia Fioretti, analista de tendências responsável pela América Latina na consultoria de pesquisa e consumo TrendWatching.
— Existe uma mudança da perspectiva de consumo de moda, de comprar menos — disse Livia.
Outra tendência é a busca por produtores locais, o que favorece marcas menores. No ano passado, as vendas dos bodies de telinha transparente com aplicações sobre a região dos seios venderam tanto que fizeram com que a estilista Duda Carvalho, 22, se mudasse de João Pessoa para São Paulo com sua marca, a Carnavália.
— O Carnaval de São Paulo não tem um repertório muito grande de fantasias, então as pessoas estão animadas para se montarem —, afirma Carvalho, que espera triplicar o faturamento nas festas deste ano, para R$ 65 mil.
Ela contratou uma equipe com costureiras, bordadeiras e modelista. Nas duas coleções anteriores, cuidou sozinha da produção. Além dos bodies bordados, a Carnavália terá peças com fru-frus de tule e franjas, uma homenagem aos anos 1920. Um conjunto de top e calcinha, feito de fru-fru em tons quentes, é o mais buscado. Custa R$ 650.
A empresária Mayara Bitencourt, 32, dona da Polêmica, aposta no tapa-seios em formato de concha. A marca, especializada nesse tipo de acessório, nasceu em outubro passado, após Bitencourt, que é advogada e dançarina de pole dance, receber pedidos de colegas de dança para um modelo que usou em uma apresentação.
Desde então, Bitencourt diz ter vendido 60 pares. Ela oferece os produtos em uma conta no Instagram e deve inaugurar um site próprio neste mês.
— Vou levar o tapa-seio nos ensaios de Carnaval aqui de Porto Alegre. Acredito que eu vou vender bem nessa época —, afirma a empresária, que estima um faturamento mensal de R$ 5.000.
Aposta de maquiagem
Febre absoluta nos salões em 2019, o alongamento de cílios ganhou neste ano uma versão carnavalesca. A empresária Renata Bahia, do Centro das Sobrancelhas, oferece em sua loja opções de pelinhos dourados e coloridos, que podem ser usados sozinhos ou misturados aos fios pretos.
Ela diz que durante o Carnaval dobra a procura pelo alongamento, que vai de 15% a 30% do faturamento do espaço. Agora, com a versão colorida, mira uma clientela mais jovem. Os cílios duram até 20 dias, e a colocação custa de R$ 130 a R$ 240.